Jardim Vertical – Como Fazer

Meninas, 

Como sempre vocês vem me socorrer né?! No post abaixo eu pedi ajuda de como fazer um jardim vertical de samambaia, e não demorou nada nada pra vocês me ajudarem… Queremos agradecer em especial a Mauren e a Sônia (que também está construindo e tem esse blog aqui e está precisando de uma ajudinha para decidir a fachada), e sempre nos ajuda. Um beijão pra você Sônia! Então, vamos dividir as respostas com aquelas que possam ter a mesma curiosidade. 

Primeiro: o jardim vertical pode ser feito de vários tipos de plantas, misturadas ou não. Tudo vai depender do seu gosto e bolso mesmo. Como exemplo de plantas que podem ser usadas, podemos citar: 

 

a) bromélia
b) Acorus
c) Bromélia
d) Pilea nummularifolia
e) bromélia
f) orquídea pingo de ouro
g) bromélia
h) orquídea
i) peperômia riscada
j) rhypsalis chata
k) peperômia
l) maranta
m) rhypsalis
o) Callisia repens
p) Trepadeirinha
q) Begônia
r) Avenca
s) Peperômia obtusifolia
t) Dendrobium miniatura 

Esse jardim por exemplo, foi feito utilizando fibra de coco (pessoal, xaxim não é ecologicamente correto!). Monte um quadro com tábuas de madeira na parede que vai receber o jardim vertical. Essas tábuas com o tempo ajudarão no desenvolvimento das raízes e fornecerão subestrato para as plantas. Depois, basta prender as plantas na placa de fibra de coco que ficará presa na parede. Ah, outra coisa importante: 

….uma a uma, vamos colocando as placas, tomando a precaução de calcular como será o crescimento de cada planta e assim evitar que o crescimento de uma prejudique o desenvolvimento de outra menor, e também às vezes até usando a sombra da maior para favorecer ou proteger uma planta menor que não aceita muita luminosidade…. 

Outra forma de fazer o jardim, é utilizando blocos de cimento, como o jardim abaixo: 

Divulgação

O primeiro passo é comprar os blocos de cimento de acordo com a área desejada, para calcular quantas unidades serão necessárias (observar se tem furos para escoar a água). Depois tem chumbá-los na parede. Agora, olha que dica legal: 

Além de decidir o tamanho e local da parede verde, você precisa escolher o estilo: a definição do tipo de planta é a etapa mais importante da montagem do jardim vertical. “Um mix verde passa uma cara mais tropical. Já as florzinhas coloridas dão um ar mais campestre”, diz a paisagista. É recomendável misturar plantas que tenham a necessidade do mesmo volume de água. Assim, quando você for regar, não corre o risco de uma das plantas ficar molhada ou seca demais. 

Se o jardim vertical for exposto ao sol, a paisagista aconselha comprar ripsales, russélia vermelha ou amarela, liriope e samambaia-do-Amazonas. Se a parede ficar à sombra, algumas espécies indicadas são barrigas-de-sapo, heras e samambaias. Para quem gosta de cores, outra que funciona bem é a planta peixinho, que dá flores vermelhas. 

Compre terra vegetal adubada e, ao colocar a muda no bloco, incline a planta a 45 graus. Com isso, ela crescerá para fora da parede, e não paralela à base. 

É preciso regar as plantas todos os dias para deixá-las sempre úmidas. Dica: regar mais a parte superior, já que a água escorrerá parede abaixo. A cada dois ou três meses é necessário afofar a terra, quadradinho por quadradinho. Quanto à adubação, ela deve ser feita uma vez por mês, com húmus de minhoca. 

Resumindo, temos esses materiais: 

 

Agora, a Flávia também estava certa. Para aqueles que não podem querem gastar muito, pode-se fazer um jardim mais simples, colocando uma tela e pendurando os vasinhos diretamente na parede. A escolha da samambaia ajuda para que este seja um projeto econômico. 

 

Provavelmente essa será a nossa opção, por motivos óbvios… rsrsrs. 

E aí, gostaram? O que estão esperando pra ter um? Entrem em um dos links abaixo para mais detalhes e mãos-a-obra! 

http://www.istoe.com.br/reportagens/6087_O+JARDIM+SUBIU+NA+PAREDE?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage,  
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,jardins-para-qualquer-tipo-de-imovel,553802,0.htm 
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2433627.xml&template=4187.dwt&edition=11881&section=1252
http://plantasonya.blogspot.com/2009/03/jardins-verticais.html
http://colunas.casaejardim.globo.com/cheirodemato/category/paineis/page/2/ 

http://www.jardinaria.com.br/site/tag/jardim-vertical
 

 

About these ads

22 comentários em “Jardim Vertical – Como Fazer

  1. Olá eu amei as dicas de jardins verticais, e amo tudo que se relaciona com plantas, mais gostaria de uma dica, moro em apartamento e gostaria de uma idèia para um jardim vertical em uma das paredes, um abraço!

    • Olá,

      Ficamos felizes que tenha gostado! Olha, em ap eu acho que o jeito mais fácil é pregar vasinhos diretamente na parede, com plantas como samabaia, que cobrem o vaso da planta de baixo. Fica fácil de trocar aquelas que morrerem, você mesma pode fazer e colocando todas bem juntinhas, vai parecer um jardim vertical.

      Grande abraço e boa sorte!

  2. Gostaria de agradecer, este projeto é o que eu estava precisando. Prefiro fazer a maneita mais economica! rsrs
    vou tentar a ultima opção
    Marli

  3. Olá pessoal se alguém se interessar em comprar o bloco e para fazer a instalação pode entrar em contato comigo.

  4. Olá, achei ótimas ideias, tenho aqui uma parede com alguns defeitinhos que ficara muito bom com essa opção. Onde posso comprar os tijolos, aqueles de cimento, sabe? Estou na Zona norte de\ São Paulo, vc tem uma dica??? Valeu e parabéns!!! bjao

    • Oi Simone,

      Vamos ficar devendo essa informação. Infelizmente não sabemos onde encontrar. Mas fique de olho aqui no bloguinho que em breve vamos tentar fazer com uma idéia mais fácil e barata. Vai que dá certo?! Aí você poderá aproveitar pra fazer na sua casa.

      Um beijão e obrigada pela visita!

    • Amiga,

      Vê como a gente nunca conhece 100% da outra pessoa… vc nunca me falou que tinha um blog… e lindo… tentei deixar um comentário mas não consegui. Depois vamos conversar sobre isso… rs
      E claro que vou te ajudar, dentro das minhas limitações, afinal, sua amiga é só uma metida… não sabe nada de decoração… hahaha

      Beijão!!

  5. Oi, acompanho seu blog, e gostaria muito de uma opinião sobre um novo produto justamente para criarmos jardins verticais foi lançado no mercado. Vi em Holambra, na Gardenfair. Chama-se Green Wall Ceramic. É um bloco ceramico para criação dos jardins verticais. O resultado é maravilhoso. O site é http://www.greenwallceramic.com.br
    Achei interessantíssimo e resolvi compartilhar!!!!

    • Oi, eu também quero um jardim lindão na minha casa, adorei o post, esclareu várias dúvidas que eu tinha!!
      Bjs e ótima semana pra vc!!!!
      ellen-andrade.blogspot.com

  6. Ueba, olha eu aí!!
    Que delicia essa blogosfera hein, uma ajudando a outra!!! Obrigada pelas suas palavras de carinho sobre meu problema viu, adorei!! Vc tá certíssima sobre a lente de aumento hehe…beijão!!!

  7. Obrigada pelas dicas, vou fazer o que você falou.
    Estou acompanhando a parte de jardim, pois como te falei tenho uma parede que pretendo fazer algo assim.
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s