Faça-Você-Mesmo: Como Instalar o Cooktop

Todos prontos para o primeiro DIY do ano?

Estamos muito enrolados, né?! Mas tenham calma de devagar a gente volta ao normal.

Outra coisa que vamos pedir, é paciência com esse passo-a-passo, porque ele não é simples de ser explicado. Faremos da melhor forma possível e esperamos que todos possam entender. Mas se mesmo assim ainda ficar confuso, nos perdoem, tá?!

Ah, antes, temos que dizer:

Não somos especialistas, somos apenas um casal que gosta de fazer as coisas por conta própria. O que serve pra gente, pode não funcionar pra outras pessoas. Avalie sempre os riscos envolvidos e contrate um especialista sempre que achar necessário!

Primeiro, vamos a lista de materiais. Você irá precisar de pistola de silicone, magueira para gás, abraçadeira sem fim, conexões para tubo de cobre de 5/16″. Entre as conexões estão: 1/2″ NPT, 5/16″ NPT, 1/4″ NPT e conexões para tubo com anilhas.

Como os fios são embutidos por debaixo da pia, usamos silicone para deixá-los colados no lugar. Como sempre dizemos, silicone resolve tudo!

 Usaremos a conexão tipo anilha para fazer a transição do tubo de cobre para a mangueira. Ela é composta de três partes. Duas delas ficarão no tubo desde a primeira vez que colocar, que são essas abaixo. A outra parte, você usará primeiro para apertar aquela espécie de anel, e depois a retirará para conectar em outro conjunto.

Conforme falamos acima, para fixar a anilha ao tubo de cobre, é necessário apertá-la contra a conexão. Olhe como fizemos nas fotos abaixo:

Agora que a conexão tipo anilha está no lugar, vamos retirar a ponta que você está vendo na foto de cima para fazer a conexão com outra parte (Lembra que dissemos que uma das partes iria ser removida? Então…). Antes disso, precisamos passar teflon.
Atenção: todas as conexões tipo NPT precisam de teflon para perfeita vedação.

 Agora que usamos o teflon na conexão 3/8″ NPT, vamos uni-la ao “rabo de tatu” – que fará de fato a transição do tubo de cobre para a mangueira do gás.

 Depois de unido, fica assim:

 Agora, vamos conectar o conjunto ao restante da conexão tipo anilha, que ensinamos a fazer naquela sequência de 3 fotos, lembram?! Naquelas duas partes que ficaram no lugar, lembram?!

 Aperte bem a conexão para evitar vazamentos.

 Meça a distância entre a entrada do gás no cooktop e as conexões já montadas no tudo de cobre, para cortar a mangueira no tamanho certo.

 Para conectar a mangueira nas conexões, usaremos uma abraçadeira sem fim. Essa da foto:

O mesmo será feito na entrada de gás do cooktop.

 Resolvemos colocar uma abraçadeira também em um orifício do cooktop para manter a mangueira escondida por debaixo da bancada de granito. Como podem ver, dessa forma ela fica escondida por trás da saia de granito.

 Depois que a instalação do gás estava pronta, era a hora de cuidar da eletricidade. Como viram no início, deixamos além da saída do gás, os fios elétricos para o acendimento automático do cooktop. Com a tomada conectada, decidimos qual seria o melhor local para deixarmos o ponto elétrico.

E pra variar um pouco, passamos silicone para colar a tomada no local escolhido.

 Com a tomada no lugar, foi apenas conectar os fios.

 Tadãaaaaaaa… Cooktop instalado!!!

Realmente é um passo-a-passo um pouco mais complicado que os demais, já que estamos falando de conexões e isso não é algo tão comum no dia-a-dia. Mas nada que com o manual técnico e uma boa conversa na loja de peças não possam resolver!

Esperamos ter ajudado aqueles que estão pensando em fazer por conta própria, e não os confundido ainda mais… hehehe

Eii, quer ver como instalamos o forno e como é a instalação do gás lá no botijão? Clique aqui.

About these ads

152 comentários em “Faça-Você-Mesmo: Como Instalar o Cooktop

  1. Boa tarde,
    Estou com um problema….houve um erro no projeto da cozinha e o cooktop ficou em cima da máquina de lavar louça, porém o projetista não verificou o tamanho da entrada de gás tipo mamadeira com a altura da maquina. Agora preciso tentar fazer uma adaptação com joelho para que a maquina de lavar vá até a parede. A ìtalínea que colocou os móveis não tem interesse em resolver. Chamei uma assistência técnica, porém o joelho que eles conhecem é muito grande e não resolve o problema…podem indicar alguém que possa dar uma olhada e resolver ? estou em São Paulo-Butantã. Tenho medo de mandar fazer a depois vazar gás. Prefiro alguém especializado. Muito obrigado desde já. Abs. Alexandre Palley

    • Alexandre,
      Infelizmente não temos ninguém para indicar… mas quem sabe não aparece alguém aqui que tenha?!
      Boa sorte!

  2. Olá !!! Comprei um cooktop de vidro e meu marido quer instar em um móvel de madeira com o tampo em vidro de 6 mm . Pode ser instalado assim ?

    • Troque o vidro por um temperado caso o seu não seja, se puder passar calor do cooktop para este vidro ele irá aguentar.
      De qualquer forma vidro não pode sofrer impacto e nem choque térmico, pois panela quente e vidro frio não da certo!

  3. Estou precisando de uma informação, estou instalando um cooktop, e quero continuar com o meu fogão comum de 4 bocas até poder comprar um forno a gás.Como o botijão vai ficar fora a uma distância de 4 metros, já passei um cano de cobre e gostaria de saber se posso ligar na entrada da cozinha um T com duas saídas, sendo o do cooktop de mangueira metálica e o do fogão com mangueira comum.

  4. Parabéns! Vocês ajudaram muito, eu já tinha comprado a mangueira de metal flexível que não deu carro!. Agora já sei o que compra, nas lojas não sabem orientar eu esta bom o manual do fogão nas mãos.

  5. Gostaria de saber o seguinte se o cooktop e só encaixado no granito,se derramar algum tipo de liquido o mesmo não vai entrar no espaço entre o fogão e o granito?sei que os cooktops vem com uma borracha para vedar, mas será que mesmo assim não seria bom passar silicone em toda borda do fogão?

    • Oi Tain,
      Olha acho que pode ser uma. Aqui em casa nunca aconteceu de vazar assim… acho que vai depender tb de quão justo ficou o cooktop no espaço. Se algum especialista passar por aqui, por favor dê sua opinião.

  6. Posso colocar gavetas embaixo do cook top? Ou seria melhor colocar prateleiras por causa das mangueiras e fios? Grata Cristina

  7. olá amigo tudo bem?
    então comprei um forno e um cooktop consul facilite o nicho do forno ficou com espaço bom para os lados em torno de 50 centímetro uns 2 centímetro para o fundo e 2 para baixo e ficou com 40 centímetro entre o foção e e forno com as tomadas dentro do nicho. quando liguei o forno a primeira vez veio um cheiro de plastico queimado mas nada muito forte. é normal ou fiz algo errado?

    • Olá!

      Sugiro que retire o forno e olhe a tomada e fios, pra ter certeza que não é lá. Outra coisa é ver se não tem resto de plástico da embalagem colado em algum lugar. Isso é o que um leigo como eu pode sugerir. Esse cheiro não é normal, e se não encontrar nada, melhor chamar um especialista. Se um dos profissionais que frequenta o blog puder contribuir aqui, agradecemos!

  8. Ola, gostaria de uma informação. Minha cozinha está passando por r reforma e estou na dúvida de fogão tradicional ou um cook, pois como ela se localiza ao lado da saída da casa não teria como instalar um botijão na área externa. Gostaria de saber se é possível instalar abaixo do cook ou ao lado num espaço devido por uma pedra de granito?
    Muito obrigado pela atenção. Aguardo resposta..

    • Oi Roberta,
      Olha, o fato de ser fogão ou cooktop não vai fazer diferença quanto ao problema com botijão. É necessário que a área seja ventilada e que o botijão não fique próximo da chama, pra segurança. Pode usar um espaço dentro de casa, bastam ser tomados cuidados. Mesmo assim, eu não deixaria de comprar cooktop, porque é muito bom! Hehehe
      Boa sorte!

  9. oi querida
    qual a marca do seu cook? Você tem gostado dele, da eficiência dele?
    Deus te abençoe
    Beijo
    Rosana

    • Oi Rosana, ele é da Built e gostamos sim. Até vou fazer um post porque agora vamos trocar os botões que começaram a quebrar com o uso, mas nada demais.

      Beijossss

  10. Olá! Tudo bem?
    Gostaria de saber se a mangueira do gás do cooktop tem que ser obrigatoriamente a flexível ou pode ser a de borracha msm? Qual seria a diferença?
    Obrigada!
    Carol

    • Oi Carol!
      Quando estamos falando de distâncias grandes, a mangueira de borracha não é indicada. Não tenho detalhes, mas existe uma distância máxima segura que pode ser usada. Mas a mangueira metálica que viu ali na foto, na verdade foi usada no forno, não no cooktop. Usamos tubo de cobre até próximo do cooktop e dali usamos a de borracha comum, usada em fogões.

      Espero ter ajudado…

  11. Por favor, preciso de sua ajuda.Tenho uma pia de profundidade 47 centímetros.Será que fica legal colocar um cooktop de 4 bocas. A profundidade do cooktop é de 44 centímetros.Obrigada pela atenção ,Ana.

  12. Olá, meu nome é Mary e estou precisando de um esclarecimento, será que vocês sabem me informar????É o seguinte……vou construir e estava pensando em instalar meu cooktop à gás em uma bancada de concreto, será que isso é possível???Desde já, muito obrigada!!!! PS: amei o blog de vocês!!!!

  13. moro de aluguel e a familia ficou menor tenho vonbtade de me desfazer do fogao e comprar um cooktop ,tenho dois balcoes de cozinha posso mandar furar e colocar o cooktop ja que e de madeira e tem gavetas a base e removivel e quero comprar a gas a mangueira e diferente das de fogões me responda por -meil pois esqueço com facilidade como encontrar o site mas mesmo assim vou colocar no meus favoritos

  14. Eu gostaria de saber se a bancada onde vai ficar o cook top deve ser inteira, para colocá-lo em cima ou deve ter o buraco para colocá-lo?

  15. Boa tarde, quero ligar o cooktop e o forno, ambos a gás, num mesmo botijão. Como faço? Moro no Rio de Janeiro.
    Obrigada

  16. Quero instalar um botijão de gás de na área externa da minha casa, porem fica a uma distancia de 6,10 metros do fogão, com a mangueira serão mais os menos 7,5 metros de tubos e conexões.
    Qual a distancia máxima que posso instalar um botijão de 13 KG sem prejuízo da pressão?

  17. Boa noite!!
    Preciso que vcs me socorram por favoooor!
    Vcs conectarm o cooktop e o forno em só um ponto de gás?
    Como eu faço isso por favor, eu e meu marido já estamso ficando de cabelo em pé!!!
    Seria muito grata se nos ajudasem…

    • Olá Cris,

      O botijão é um só, mas na saída dele tem um Y, que divide o gás em dois tubos de cobre que foram instalados, um pro forno e um pro fogão.

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!

      • Hum… nao pode ser aqueles flexivel metalico? Compramos 4 :(
        Obrigada pela atenção que estão me dando ! De coração!

      • Cris, sinceramente? Isso é melhor confirmar com um profissional…
        Quanto as fotos, de que parte está precisando?

        Beijos!

  18. Queridos, procurei o post sobre como instalar o forno (Venax) mas não encontro, foi apagado? Caso contrário coloca o link na resposta pra eu tentar acessar porque o link ao fim desse post não leva até lá e também já tentei pela pesquisa e nada. Vocês são uma inspiração, parabéns! Tô tentando convencer meu namorado (e a mim mesma, rs!) de que devemos colocar a mão na massa (literalmente) para concretizarmos os projetos do nosso apartamento, tanto pela economia de dinheiro quanto de paciência. Beijos, seus lindos =*

  19. OLÁ Gostaria de saber que tipo de mangueira ou cano eu devo usar para o meu forno e cooktop, pois quero instalar o butijão no térreo da minha casa e fazer toda passagem para casa de cima? ok!!! aguardo sua resposta.

  20. gostaria de saber eu ja tenho uma cozinha toda em aço da itatiaia quro saber se eu posso instalar um cooktop na pedra e depois da o acabamento a invéis de armario de madeira colocar armario de aço
    aguardo a resposta de vcs urgente com quem devo tirar minhas duvidas ?

    • Olá,

      Acreditamos que sim, no processo em si não vemos diferença alguma.
      Apenas se certifique que o tamanho do armário é suficiente pra “caber” a parte debaixo do cooktop.
      Mas essa é a nossa opinião, não somos profissionais…

      Boa sorte no seu projeto!

      • Olá, gostaria de saber se tem algum problema de instalar um Cooktop em uma bancada de madeira? Ou só pode ser de Mármore ou granito?
        Caso possa usar a madeira, você saberia me informar qual a mais resistente?

      • Thay, não sabemos informar… somos apenas amadores… mas quem sabe alguém por aqui não saiba?!

  21. gostaria de saber se o botijão fica em baixo da pia. Estou fazendo a cozinha planejada e minha casa é em cima de uma loja, e não sei onde por o botijão. Gostaria de uma opinião, obrigada. Ass. Fátima

    • Oi Fátima,
      Não, fica do lado de fora da casa…
      Na sua casa tem área de serviço? Você pode colocar lá.
      Mas uma coisa é certa: precisa ficar em uma área ventilada…

      Um beijão e boa sorte!

  22. Oi gente inteligente é a primeira vez q abro o site de vcs , bom adorei o passo a passo , mas tenho uma dúvida tenho uma balcão em casa e queria aproveitá-lo mas ele ñ é furado e é sentado no concreto , posso mandar furar? ñ vai quebrar? Bjos e parabéns vcs são DEZ!!há o espaço é do lado da pia ñ tem problema?

  23. Olá queridos, sou eu de novo por aqui.
    Ando pesquisando uma forma de instalar meu forno (que ainda nem chegou) em uma parede looooooonnnge do botijão de gás. Andei olhando as instalações de vcs novamente, cooktop e forno, entendi bem a instalação do cooktop, parabéns pelo PAP mais completo da blogesfera! Mas, não consegui compreender por onde passa a tubulação do gás até o forno e qual teria sido o tubo usado(estou falando daquele de cor acobreado que vcs colocaram logo após a conexão em T). Me deem uma luz aí, por favor.
    Bjos!

  24. Olá… Boa Noite! Mandei fazer a pedra para colocar o cooktop no balcão, mas fiquei com dúvidas em relação a como devo colocar a tomada para instalação do acendedor automático, tenho uma tomada já na parede mas acredito que seria mais bonito como vocês fizeram embaixo… só não sei como devo fazer para puxar esses fios, é com caneleta? ou tem que abrir a parede? tem que ser antes de colocar a pedra? e a tomada fica colada na pedra? no caso esse meu balcão tem gavetas…queria seu auxílio de como proceder…. Obrigada!

    • Olá,

      Olha, provavelmente vai ter que abrir a parede, e passar um conduíte. Não tem problemas ter gaveta, porque pode acessar a tomada por dentro do espaço onde irá instalar o cooktop. Ele pode ficar tanto colado na pedra como a nossa, ou lateralmente no armário.
      Boa sorte!

  25. Olá eu gostaria de saber se o cooktop é so encaixado no granito ou tem que colocar algum tipo de borracha nas bordas do cooktop entre o mesmo e o granito.
    Desde já eu agradeço!!!

    • Olá!
      O nosso é instalado diretamente na pedra, sem nenhuma borracha, já que ficou bem justinho o espaço.
      Mas pode dar uns 4 pinguinhos de silicone, um em cada ponta se precisar, caso ele fique frouxo ou algo assim…

      Boa sorte!

    • Oi Mariane,

      Olha, sinceramente não sei responder. Já vi cooktops instalados em madeira em revistas e programas, mas não sei como foi feito ou se de fato funcionam.
      Sugiro pesquisar na página do fabricante.

      Boa sorte!

  26. Olá , meu nome é Uil, sou da Só Fogões, gostei demais da sua explicação, gostaria de duas permissões para utilizar esse passo a passo fantásctico seus para colocar em nosso site para orientação de nossos clientes, já que também vendemos estas conexões.

    • Olá,

      Desculpe a demora em responder.
      Com certeza pode usar sim – se achar que está tudo certinho… sabe como é, não somos especialistas! hehehe
      Mas por favor, não deixe de citar o blog nas fotos.
      Grande abraço!

  27. Posso instalá-lo em uma balcão já existente na minha cozinha? Quero aproveitar a bancada da cozinha planejada comprada nas casas bahia… e assim aproveitar as gavetas de baixo.

    • Não entendi… recebi e-mail confirmando resposta, mas percebi que foi pra pergunta depois da minha, pq n quero forno. Posso cortar o tampo do meu armário e utilizá-lo na instalação?

    • Ih, nem eu entendi o que aconteceu…
      Acreditamos que sim, vai depender do tipo de espaço, e da instalação elétrica.
      Lembre-se de deixar espaço pras grades de ventilação, pro ar quente não condensar.
      Sugiro conversar com um marceneiro pra avaliar a adaptação.
      Mas com certeza, é possível. Só seja bem detalhista nessa hora, pra não haver surpresas.

      Um beijão e noa sorte!

  28. ah! ia me esquecendo. podem me dizer se posso colocar um forno elétrico abaixo do cooktop? a bancada é de granito, a torneira do gás canalizado fica na parede de fundo e a tomada elétrica também. como fazer pra não aquecer tudo? pode ser feito como uma gaveta, todo fechado de fórmica à volta: meus armários ainda serão feitos. têem uma dica? agradeço desde já. márcialy

    • Olá,

      Pode sim pra tudo! Pode instalar debaixo do cooktop, pode colocar todo fechado. Inclusive na nossa casa é assim.
      Só não se esqueça das grades de ventilação! Isso é muito importante…

      Boa sorte e adoramos a sua visita!

      Beijos

  29. nossa!!! finalmente encontrei aquilo de que tanto preciso: saber qual mangueira colocar no cooktop. também fiquei sabendo pra que servem aquelas “presilhas” debaixo do “cook” , pensava que fosse pra prender o fogão por baixo. o manual dele não explica. já coloquei a página no meu “favoritos’. obrigada. márcia.

  30. Olá!
    Eu tenho um fogão de embutir e vou trocar, mas gostaria muito de colocar um cooktop e o forno. Seria possivel nesse espaço colocar os dois? A bancada é de granito e tem o movel de madeira. Como posso fazer isso me ajudem!
    Obg!
    E parabéns!!!

    • Oi Francine,

      Poder pode, mas é preciso ver se tem espaço suficiente, tem que ver se o granito vai ficar bom com uma emenda…
      Lembre-se que é preciso uma espécie de bancada pra sustentar o cooktop, e um módulo de madeira pra “envolver” o forno.
      Se o fogão estiver na ponta da bacada, pode pensar em mover o cooktop pro lado e colocar aqui uma torre pro forno por exemplo.
      Enfim, pense na disposição dos móveis, na passagem do gás, considere os tamanhos dos aparelhos…

      Um beijão e muito boa sorte!

  31. O passo a passo da montagem esta excelente, da para compreender perfeitamente e como eu sou a curiosa da casa, farei eumesma a montagem do meu cooktop.
    obrigada

    • Oi Elisete!
      Fiquei duas vezes feliz… uma por saber que com o passo a passo dá pra entender e outra por ser você a meter a mão na massa!
      Arrasa!!!!
      Beijocas e boa sorte!

  32. Olá !!!
    Estou amando o blog de vcs !
    Gostaria de tirar uma dúvida. Vcs estão satisfeitos com o cooktop Built de vcs ?
    Eu achei ele lindo e gostaria de saber se vale a pena.
    Bjão

    • Oi Luana,
      Estamos sim… acho ele lindo.
      Só faz uns dias que acabamos quebrando o pininho que ascendo a boca do meio (a maior).
      Tirando isso, tudo 100%!!

      Beijos

  33. Boa tarde,
    Preciso de ajuda, moro em apartamento e gostaria de saber se é possivel instalar
    um cooktop a gás e um forno a gás junto, com apenas uma saida de gás.
    Poderia me informar qual a melhor marca de cooktop? E qual o melhor 4 ou 5 bocas?

    Grato,

    • Oi Cadu,

      Pode sim, basta instalar um “Y” na saída do gás. Dá uma olhada em como instalamos o forno (http://diasadois.wordpress.com/2011/04/29/dyi-como-instalar-o-forno-de-embutir/) que vc vai ver essa conexão, só que no seu caso, ela não seria no botijão, seria já próximo aos eletrodomésticos.
      Quanto ao cooktop, vai do espaço que tem. Eu gosto muito do 5 bocas com tripla chama… a boca central é maravilhosa! Já a marca, eu não sou muito ligada não… comprei o mais barato com as especificações que eu queria…

      Boa sorte!

  34. Muito bacana este blog,estava procurando justamente isto,alguem com espirito Macgiver de ser.
    Um tubo de silicone e acredito que vocês fecham o buraco na camada de ozônio.

    Valeu e ajudou bastante…

    • Oi Marcos…
      KKKKK morremos de rir com seu comentário! Olha, aqui em casa silicone é tão necessário quanto pasta de dente e papel higiênico!
      Ficamos felizes que tenha gostado!

  35. posso colocar este tipo de fogao em cima de uma mesa marmore ; poi estou pensando em compra um ja que minha cozinha e muito pequenina mal tem espaço. gostaria de um resposta urgente. Gostei muito deste sate e muito explicativo;bjs

    • Márcia,

      Poder pode, mas tem que levar alguns detalhes em consideração:
      – mármore absorve muito a gordura, não é indicado pra cozinha, melhor granito,
      – a mesa tem que ser muito firme pra aguentar o peso do cooktop+panelas,
      – a mesa tem que ter uma espécie de “vista” embaixo, pra esconder o acabamento do cooktop e a mangueira de gás (dá uma olhada no diâmetro da nossa pia, que é o mínimo pra esconder)
      – o botijão de gás deve ficar pro lado de fora da casa.

      Enfim, espero ter ajudado… boa sorte!
      Beijos

  36. oi diasdois quero pedir uma ajuda meu sonho é ter um fogão assim , mas me tire um duvida ele pode ser instalado num movel de madeira ou não só em pedra. aguardo resposta obrigado.. cinira alencar

    • Oi Cinira,

      Olha, não somos profissionais no assunto, somos apenas dois amadores…
      Se fosse eu, eu instalaria sim, mas daria um jeito de isolar a parte que fica em contato direto com o cooktop, com azulejo ou coisa parecida.
      Sugiro pesquisar junto ao fabricante.

      Um beijão, boa sorte e volte pra nos contar!

  37. Olá, gostaria de saber como é e onde é que fica o botijão de gás, a questao da instalação, pois nunca vi um instalado e acho muito lindo

  38. Olá denovo!!! Bom, eu sou meio conhecido como sr. super bonder, mas pelo jeito vocês são o casal silicone rs.

    Outra coisa, gostei do fundo musical do finalzinho: ” Tadãaaaaaaa… ” heheheh além de tudo vocês tem um humor ótimo!

    Parabéns denovo!

    • KKKK
      Helberto, somo mesmo o casal silicone… seria um dos itens que levaríamos pra uma ilha deserta… kkkkkkkkk
      Não queremos ofender, mas achamos melhor que super bonder… hahahaha

  39. Bom dia meu marido e eu estamos pensando em trocar o fogão embutido de 4 bocas que temos na cozinha de casa por um cooktop, voce saberia dizer se as conexoes de mangueiras e rede eletrica que uso no fogão embutido pode ser usada para o cooktop, uso gas de botijão, gostei muito deste post ,muito obrigado .

    • Oi Mary,

      Desculpe a demora em responder, mas estávamos afastados do blog devido ao trabalho.
      Não são as mesmas. Você precisará de conexões NPT, mas isso é barato é fácil de encontrar.
      O ccoktop já vem preparado pra gás de botijão e você pode usar o mesmo pro forno.
      A rede elétrica é a mesma.

      Se tiver mais algumas dúvida, ficaremos felizes em ajudar.

    • Olá,

      Em cima sem nada não. A parte debaixo que fica encaixada tem cerca de 10cm de espessura e ainda tem as saídas pra mangueira e fiação.
      Você pode fazer uma adaptação, fazendo uma espécie de bancada sobreposta, mas não tenho certeza se ficaria bom…
      Outra coisa é comprar um módulo só pra isso, e anexar a sua cozinha.

      Boa sorte, e obrigada pela visita!

  40. Olá! Primeiramente meus sinceros cumprimentos a ambos pela coragem de instalar um cooktop sozinhos! Eu sinceramente estou pensando em fazer isso com o meu que já está em casa, mas sem instalação ainda. Moro em um kitnet e optei por um cooktop por questões de espaço. Além disso, tive de comprar um móvel desenhado para esse tipo de fogão, mas apesar disso, ainda acho que este móvel deveria ter sido melhor planejado, pois terei de fazer os furos e entradas necessárias nele, por minha própria conta. O meu receio é justamente as instalações de gás (entrada do cooktop e do botijão). Também veio junto com o meu cooktop uma tal “fita de isolamento” que nem sei como usar… rsrs. Pude ver pelas fotos que postaram que não usaram a tal fita no de vocês. Sabem informar como é colocada essa fita? Bom, deixo um grande abraço a ambos. É parabéns novamente!

    • Oi André,

      Desculpe a demora em responder, mas andamos afastados do blog… fim de ano=loucura… hehehe
      Você nos pegou… o nosso não veio com essa fita…
      Acredito que seja pra “enrolar” a mangueira de gás e/ou cabos elétricos, devido a temperatura.
      Se já resolveu, volte pra nos contar, porque ficamos curiosos…kkkk

      Grande abraço e ficamos felizes que tenha gostado!

      • Olá!

        Não tem problema quanto à demora da resposta. Eu entendo! Também estou nessa correria de final de ano. Ter filhos adolescentes não é fácil! rsrs
        Quanto à fita que falei antes, serve para isolar o cooktop da bancada onde é instalado e também ajuda a dar mais estabilidade ao produto. E… não ousei instalar o cooktop sozinho, não! rsrs. Chamei o instalador da Fischer que, por sinal, realizou um ótimo trabalho!
        Obrigado pelo retorno e um Feliz Natal para vocês!!! Abraços.

    • Oi Thiago,

      Mesmo sendo cônica isso não garantirá que a vedação metal x metal seja suficiente pra gás.
      Muitas roscas cônicas são vendidas já com selos te teflon ou viton, como na indústria de petróleo por exemplo.
      Já outras vem recobertas c/material à base de politetrafluoretileno ou PTFE. Nesse caso o teflon seria dispensável.
      No caso dessas mais simples que usamos no cooktop, o teflon é indispensável.

      Esperamos ter ajudado!
      Obrigada,
      Juliana e Leandro

    • Oi Adriana,

      Não… pode usar qualquer uma. A única coisa que tem que fazer é respeitar o diâmetro máximo de panela, mas isso vai vir avisando no manual de instruções.
      Se a panela for maior do que o especificado, os botões podem derreter.
      Eu uso todas, mas fico de olho quando uso uma maior do que o tamanho permitido…hehehe

      Beijão!

  41. Bom dia!

    A sua bancada tem quantos cm de profundidade?

    A minha bancada terá no máximo 0,60 cm. Gostaria de saber qual o espaço mínimo que tenho que deixar depois de instalar o cooktop.

    • Oi Adriana,

      Nossa bancada da cozinha como um todo tem 60cm, mas a do cooktop especificamente é maior um pouquinho eu acho.
      De qualquer forma, 60cm dá muito bem pro cooktop. O nosso tem 46cm na parte externa e na parte que fica embutida na pedra, 34cm, ou seja, essa é a largura mais ou menos do buraco que vai ter que fazer pra encaixar o coocktop.
      Ui, espero ter conseguido me explicar.

      Um beijão e te aguardamos mais vezes!

    • Oi Júlia,

      Que com que gostou do post! E adoramos a dica que mandou do outro!

      Muito obrigada pela visita e te aguardamos mais vezes!!!

  42. Ahhhhhhhhhhhhhhhh eu sabia que com paciencia eu encontraria o blog perfeito!!!!Obrigadaaaa casal.Vcs não tem noção do bem que isso me fez!!!Eu já estava caduca.Vcs saberiam me responder sobre a mangueira de aço flexível?No forno de embutir que ficará abaixo do cooktop teria mesmo de ser essa mangueira?No manual está escrito que é obrigatório,mas… como vcs fizeram e já ví outros com mangueira comum fiquei na dúvida!Ah vcs saberiam dizer sobre conectar forno e cooktop num mesmo botijão?Beijusss e muito grata!Esse blog é showwwwwww vou indicar para minhas amigas hubhuhuhuuuuu…

    • Oi Carine,

      Que bom que gostou do nosso blog! Adoramos quando pessoas animadas como você nos encontram!
      Olha, no forno de embutir não vai mangueira normal não. A que você viu foi no cooktop apenas.
      No forno usamos a de aço flexivel como manda o manual.
      E pode usar um botijão só sim, é só colocar um Y na saída dele, como fizemos aqui em casa.

      Um beijão, obrigada pelo carinho e aguardamos sua visita mais vezes!!

  43. Nossa adorei o blog de vcs pq sou uma aventureira das ”coisas da casa”.Ja me arrisquei desde pintura a emboço de parede!
    Vou me aventurar agora na colocação do cooktop!
    Bjs e obrigada pelas dicas

    • Olá,

      Temos diversas fotos da nossa cozinha no blog.
      Dê uma olhada que com certeza encontrará uma que irá tirar a sua dúvida!

  44. preciso ligar um fogão a 5 metros de distancia do botijão,esse material q vcs usaram seria o mesmo q eu precisaria e qual o nome de todas as peças.

    muito obrigado

    • Oi Junior,

      Você vai usar o mesmo material sim.
      Uma características da rosca NPT é que ela é formada de mais de uma peça.
      Nomear todas é muito difícil pra nós dois que somos amadores, até porque algumas nós conhecemos mas não sabemos o nome.
      Sugerimos que procure uma loja especializada em conexões que eles te ajudarão a comprar todas que precisa.

      Muito boa sorte na instalação, e obrigada pela visita!

  45. Olá, conheci o blog hoje e adorei o PAP dessa instalação. Gostaria de saber se voces chegaram a postar sobre a instalação do cano de cobre que ficou abaixo do piso? Pois terei que fazer isso aqui em casa!

    • Oi Caren,

      Ficamos felizes com sua visita!
      Não temos, porque a instalação dele foi feita pelo pedreiro.
      O que podemos dizer é que não existe segredo. O tubo é colocado no lugar na hora do contrapiso. É só apoiá-lo no chão, tomando o cuidado de saber onde ele está e sem dobrar as extremidade que ficam pra cima e jogar o cimento em cima…hehehe.
      Fique tranquila que essa é a parte mais fácil!

      Esperamos que dê tudo certo e aguardamos sua visita mais vezes!

    • Oi Gris,
      Olha, não somos experts, mas achamos que podem ser instalados em praticamente todo tipo de superfície, menos superfícies que não aguentam altas temperaturas, como madeira e compensados.
      Por experiência de amigos, evite também pedras porosas, pois elas mancham com o passar do tempo com a gordura que respinga das frituras.

      Grande Abraço,
      Juliana

  46. Pessoal,
    vale a pena lembrar sobre os bicos injetores das bocas,… como fizeram neste caso?
    o meu esta preparado para gás de botijão, só que como tenho gás de rua, precisamos alargar a saida do injetor… me orientaram a furar com 1 mm (broca) que resolveria… sera mesmo? fiquei incerto…
    alguma dica?
    vlw

    • Ih Daniel,

      Nesse caso vamos ficar te devendo. O nosso é botijão comum e não precisamos fazer nada mais do que instalar o gás como mostramos.
      Boa sorte no seu e volte pra nos contar!

    • Oi Lélia!

      Ficamos muito honrados em ver que você achou que nosso serviço é bom o suficiente pra outras pessoas se arriscarem a nos contratar…rsrsrs
      Infelizmente não trabalhamos com isso, fazemos só na nossa casa.

      Um beijão e obrigada!

    • Oi Vitor!

      Realmente não tem segredo! Mão na massa que vai dar certo!
      Ficamos felizes que tenha gostado e agradecemos pela visita.

  47. Vocês estão de parabéns,
    Procurei em muitos sites e este foi o mais esclarecedor, um passo a passo mesmo.
    Agora já posso economizar na instalação.

    Muito obrigado,

    • Oi Bruno,
      Nossa, adoramos quando o nosso PAP é de alguma utilidade pra alguém.
      E que bom saber que poderá economizar nisso. Aqui em casa economizamos muuuuito com essas coisas: instalando a coifa, o forno, a pia, pintando… enfim…
      E no final, dá muito prazer olhar pra tudo prontinho e saber que foi você que fez.

      Muito boa sorte na instalação e volte pra nos contar!

  48. Queridos, parabéns pela iniciativa,lhes pergunto o seguinte: no caso do bujão de gás ficar do lado de fora, o cano de cobre terá as conexões idênticas nas extremidades, ok? Uma faz a conexão no Cooktop e outra no bujão de gás, certo? Usando em ambas, um pedaço de mangueira própria.

    • Antônio,

      Que bom que gostou!
      Sim, são as mesmas conexões em ambas as extremidades, cada uma delas ligadas também a uma mangueira.

      Se tiver mais alguma coisa em que possamos ajudar, por favor nos avise.

      Grande abraço e te aguardamos mais vezes por aqui!

  49. Adorei saber que vocês “adoram se meter em obra alheia” vou começar a minha em assim que entregarem minhas chaves (prometidas para 09/2011), estou querando ajuda, principalmente de pessoas tão especiais como vocês !!!

      • Simone, infelizmente vamos ficar devendo o passo-a-passo do forno… só temos do cooktop mesmo.
        Mas siga as instruções do fabricante, que são fáceis e vai dar tudo certo!

        Boa sorte!

  50. você é bem modesto em dizer que é apenas um curioso de sorte, Hein!! Ta mesmo é com pinta de “especialista”!!
    Vamos lá… to querendo montar uma pia de granito onde vai me restar apenas 70cm de largura para colocar meu cooktop. É possível instalá-lo com segurança, mesmo com tão pouco espaço? E o forno? como monta-lo?

    • Oi Daniel,

      Dá uma passada no blog que postamos o depois da cozinha e lá tem os links de tudo o que fizemos por conta própria, incluindo o forno.
      Quanto a ser especialista, só se for em armengue… hahahaha.
      Olha, a sua pia dá tranquilamente para colocar o cooktop. A nossa tem apenas 60cm de largura. Apenas atente para três questões:
      – nossa bancada tem o acabamento em meia esquadria, o que acaba ajudando a reforçar dos dois lados. Dependendo do acabamento que for escolher, será melhor mandar reforçar por baixo, como se fosse mão francesa.
      – o cooktop tem a base bem menor do que a parte que fica exposta, então a bancada não terá um corte tão grande quanto parece. No nosso caso, o corte tem 34cm de largura, enquanto a parte “de fora” onde ficam as bocas tem 46cm de largura, praticamente do tamanho da bancada.
      – nós optamos por cortar com a bancada já no lugar. Assim evitamos a movimentação, o que sem os acabamentos das laterais poderia ter resultado em algum acidente, como aconteceu com a bancada de mármore da nossa suíte.

      Achamos que atentando para esses pontos, você irá diminuir muito a chance de quebrar a sua bancada.

      No mais, muito boa sorte e volte pra nos contar!
      Juliana e Leandro

  51. Ola Adriana tenho uma duvida precisa dois bojões de gás tanto para o cooktop, e outro para o forno….
    Linda sua ksa
    Felicidades

    • Oi Janaina,

      Não precisa não. É só usar o a peça que usamos na saída do nosso, um “T” de cobre, que vai dividir o gás entre o forno e o cooktop.

      Beijão! E obrigada!

  52. Juliana, muito legal a iniciativa de vocês,parabéns.Queria umas dicas, estou reformando toda a minha cozinha e quero instalar um cooktop em uma pedra de marmore,é so cortar e fazer o buraco na pedra do tamanho e encaixar?Passa cola nas bordas?Posso usar o mesmo cano de cobre e dividir para o forno? E como instalar o forno? Por favor se der me responda tambem no email.Muito obrigado de ajudar os desorientados que querem economizar. p_c_pinto@hotmail.com

  53. Oie parabens tambem estou em reformas e traformei minha cozinha em americana para ampliar o espaço,
    Estamos contruindo tambem tudo nos mesmo ,e procurando como instalar cooktop achei o blog de vcs que por sinal lindo parabens
    Ate me animei em fazer um blog .acho que vou fazer heheh
    Adorei a explicação da instalaçãO VOU SEGUIR DIREITINHO

    Vcs estam de parabens li o blog todinho e peguei varias dicas adorei as da porta aquele acabamento agora nao lembro o nome amanha mesmo vou colocar empratica em pleno carnaval
    assim que fizer meu blog deixo o endereço
    bjs Ju

    • Oi Vivi!
      Que legal que vocês estão fazendo por conta própria! Com certeza essa é uma maravilhosa experiência, que une muito o casal.
      E ficamos felizes em poder ajudar.
      Boa sorte na criação do blog e volte pra nos contar!

      Juliana

  54. Olá….sou a nova construidora do pedaço, adorei sua dicas, me tiraram mil idéis de como instala fogão e coifa….Mas pera aí uma coisinha….Onde ficou o seu gás???

    beijos!!!! Sandra.

    • Oi Sandra!

      Nosso gás fica do lado de fora da casa e a tubulação de cobre passa por baixo do piso até o cooktop.
      Mostraremos esse detalhe em breve!

      Muito obrigada pela visita e te aguardamos mais vezes!
      Juliana

    • Essa tbm era minha duvida, aonde fica o gás?
      Mas posso colocar o gas em baixo da banca do cooktop?
      Tipo detro do balcão aonde ele vai ficar?
      Bjs desde já obrigado!

  55. Incrível como nosso blog tem nome parecido e assunto tb, aliás, ainda bem que nos relacionamos com os homens que fazem…rs

    Por aqui tb preferimos fazer por conta própria e ter a certeza como ficou instalado e seguro!

    • Oi Nanda!

      Com certeza a preguiça é que é o grande diferencial! Com o tempo vamos melhorando e aprendendo, porque pode ter certeza, se nós fizemos, qualquer um pode fazer! hehehhe
      Um beijão!

  56. Publiquei um comentário, mas acho que não foi…rs

    Bem, eu queria te perguntar se já usa esse cooktop. Se sim, acha que uma leiga na cozinha como eu, se viraria bem com ele ou é melhor um fogão mesmo?

    Obrigada por sua presença constante no meu blog, significa muito prá mim!

    Beijinhos…

    • Paty,

      Desculpa a demora, viu?! Olha, com certeza o fato de ser cooktop ou fogão não vão influenciar em seus dotes culinários… rsrsrs. Mas, pelo menos por equanto, na questão da limpeza, o cooktop dá de mil a zero no fogão! Fora que você acaba tendo mais opções de local pra colocar, então facilita também a socialização, além de ser lindo demais, né?!

      Beijão!

  57. Oi Ju.. realmente este pap é bem complicadinho… porém foi feito como profissionais!.. tenho certeza que não vai aparecer um vazamento tão cedo!… quando é feito com amor e carinho é outra coisa, né..

    bjs

    Patricia

    • Patrícia, feito com amor e carinho, você está totalmente certa… agora quanto a ser feita por profissionais… hehehehe. Curiosos que até agora deram sorte!

    • Oi Raquel,

      Dá trabalho, mas o prazer de ter sido feito por você mesmo é o maior que existe!

      Um beijão e obrigada pelo carinho!

  58. Oi casal, show de bola o pap e o blog de vcs tb é maravilhoso, tô sempre por aqui.
    Agora queria que vcs tirassem uma dúvida sobre o aspirador que vcs compraram: o que vcs acharam? Gostaram dele, funciona bem?
    Pq tenho olhados os comentários nos sites de compra, uns dizem q é maravilhoso, outros dizem que ñ funciona bem, que esquenta e ele desliga e tem q esperar meia hora pra usar novemente, pf me tire essas dúvidas.

    Bjão pro casal!

    • Oi Adriana!

      Desculpe a demora em responder! Pra sermos sinceros, não compraríamos novamente esse aspirador. Ele é pouco potente, demooooora pra vc conseguir deixar tudo limpinho, além de ser mega barulhento. E é verdade, quando ele esquenta desliga. Às vezes volta a funcionar rápido, outras só no dia seguinte. Nosso próximo vai ser um com bem mais potência, pra economizar tempo… pra mim, esse é o pior defeito da nossa escolha: falta de potência!
      Ficamos felizes em saber que vc sempre nos visita, e te esperamos mais vezes!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s