Olinda e Sua, Quer Dizer, Nossa História

Sem dúvida alguma, a parte mais interessante de Olinda é a sua história. Não a história apresentada da forma antiga: sentado na sala de aula com aquele professor chato falando sem parar, enquanto você vigia o relógio torcendo pra aula acabar. Aqui a história é viva, e a medida que o guia (achamos imprescindível contratar um) vai contando a história, você vai revivendo aqueles momentos, andando pelas ruas de Olinda. E que ruas!

DSC08027

DSC08037

DSC08078

DSC08073

Olinda foi escolhida por ser um sítio protegido por um porto natural formado pelos arrecifes, água em abundância e terras férteis, e fácil de defender, segundo os padrões militares da época. Conta-se, o nome Olinda foi dado a partir de uma frase dita por Duarte Coelho: “Oh linda situação para se construir uma vila”. E isso foi dito próximo a esse ponto:

DSC08120

DSC08129

DSC08139

Essa é a igreja da Sé, construída em 1537. A igreja possui dois altares folheados a ouro, azulejos decorativos portugueses e o túmulo de Don Helder Câmara.

DSC08102

DSC08117

DSC08108

Além desta igreja, também visitamos a Basílica de São Bento, construída em 1582. Ela tem um altar de cedro foleado a ouro, com grandes castiçais de prata maciça portuguesa.

DSC08085

Outros lugares muito interessantes são as lojas de artesanato, com destaque para uma que acontece onde antigamente era o mercado de escravos e a do Alto da Sé, com artistas brasileiros renomados, como Geraldo Andrade.

DSC08068

DSC08152

Não se sabe o dia da fundação de Olinda; sabe-se apenas que o povoado prosperou tanto, que em 1537, já estava elevado à categoria de vila.

Com certeza esse passeio valeu a pena! Ver onde a história aconteceu é algo mais do que interessante…

DSC08148

Anúncios

Um comentário em “Olinda e Sua, Quer Dizer, Nossa História

  1. E vida dificíl, ja to ficando puto vcs tão demorando demais po chega, gasta um pouco dessas férias com a gente caramba. sdssss bejãoooo divirtan-se faça valer a pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s