Vivendo e Aprendendo: A hora de comprar as soleiras

Nós estávamos super em dúvida quanto ao granito que iríamos comprar para as portas e janelas de nossa casa. Até porque, queríamos dentro do possível meio que “uniformizar” a parada. Optamos então por escolher o granito que combinasse com os móveis da cozinha e com o tipo de  piso que tínhamos em mente e o restante, para as bancadas dos banheiros por exemplo, escolheríamos mais tarde.

Enfim, o pedreiro (o antigo, “Aquele Cujo Nome Não Pronunciamos”… rsrsrs) nos passou as medidas de todas as soleiras que tínhamos que comprar. Resolvido então o que fazer, fomos as compras e dentro do padrão que queríamos: neutro, claro, bonito e barato, viemos para casa felizes e faceiros com as soleiras abaixo (não reparem que ela tá meio sujinha).

 

Até então, tudo estava muito bem. As soleiras chegaram com o fundo branco exatamente como tínhamos pedido (nessa parte, vale uma informação: compranos o granito Branco Ceará tipo exportação. Se você comprar o “nacional” correrá o risco do fundo vir bastante amarelado) e no prazo  certo, com todas as medidas batendo.

Como mandamos o pedreiro embora antes dele terminar o reboco, só descobrimos o problema com as soleiras quando o novo pedreiro, o “Mineiro Salvador da Pátria” começo a fazer o reboco da casa. Daí o diálogo foi mais ou menos assim, quando ele ligou para o Leandro as 5:30 da manhã de uma segunda-feira:

– Ôh seu Leandro…
– Mineiro?! Que aconteceu? (Era 5:30 da manhã…)
– É que eu ia colocá as pedra no lugá e tem uma coisa muito errada… Quem mandô o sinhô comprá as pedra desse tamanho? (Ele se referia a largura da pedra).
– Foi o outro pedreiro… por que?
– Pruquê as pedra tem 2 centímitro a menos do que as parede.
– O que eu tenho que fazer?
– Si o sinhô num gosta de pedra remendada, mió comprá ôtras…

Conclusão do assunto: o nosso antigo pedreiro era tão ruim, que nem o tamanho certo das pedras ele soube medir, porque na verdade, ele não sabia fazer o reboco de forma que esse terminasse com a medida planejada. Perdemos as soleiras das portas.

Então, senhoras e senhores, não confiem no que o seu pedreiro fala de cara, a menos que ele tenha muita propriedade como é o caso do Mineiro da Salvador da Pátria. Paredes já acabadas tem em média 15 cm de espessura, mas pode acontecer dela ficar menor ou maior, dependendo do pedreiro que estiver trabalhando. As soleiras devem ser compradas levando isso em consideração. Todos nós sabemos disso… menos o nosso antigo pedreiro, “Aquele Cujo Nome Não pronunciamos”.

19 comentários em “Vivendo e Aprendendo: A hora de comprar as soleiras

  1. Amigos, fiz uma obra em casa, três quartos, duas salas, uma cozinha, uma área para churrasco, uma varanda gigante de 30m quadrados e três banheiros. Fizemos todos os pisos e azulejos, trocamos box, privada, torneiras, usamos só porcelanato, tudo retificado, construimos um mini depósito na varanda para guardar matérias de sobra. Tudo bem decorado e até meio complexo nos encaixes dos pisos. Por incrível que pareça em toda a obra não tive problemas com os dois pedreiros. O único problema foi que eles eram rápidos demais então se pensássemos em alguma mudança, quando chegávamos no AP, já estava feito e não tinha como mudar, se é que isso é problema. Enfim, estou aqui contando e compartilhando com vcs porque todos sabem a dificuldade de se encontrar pedreiros bons, bons de verdade. Meu e-mail é mmfotograficos@gmail.com. Como não falei nada para eles sobre o que estou escrevendo aqui, não deixarei o telefone mas me mandem um e-mail se estiverem interessados que passo o contato após falar com eles que estão finalizando a obra. Detalhe, minha obra vai ser finalizada em 1 mês e uma semana.

    • Marcelo,

      Tu tá ligado que pode jogar na mega sena né?! Você é um privilegiado e com certeza vai ajudar muita gente por aqui! Obrigada por nos contar e se colocar a disposição!
      Me deu até esperanças…rsrsrsrs

      Abração!

  2. Vcs sao tremendamente preconceituosos e taxativos, conheço mineiros que escrevem muito melhor que vcs, alem de nao terem a capacidade de vcs mesmos pegarem uma simples trena e medirem a soleira da propria casa…mimados!

    • Jorge,

      Entendo seu ponto, mas se ler o texto novamente, verá que o pedreiro mineiro a quem me refiro, que fala com esse jeitão, foi o salvador da pátria na nossa casa. Não foi ele quem mediu errado, pelo contrário, foi ele que viu que estava errado e que consertou toda a cagada feita pelo nosso antigo arquiteto e pelo pedreiro dele, que tinha um português perfeito e que nos passou as medidas erradas, entre outras coisas.
      Aliás, se conhecesse o mineiro a quem me refiro, saberia que ele é altamente sagaz, e que ele leu o meu texto e morreu de rir.
      Mas tudo bem, o ponto que quero mostrar é que não somos 100% politicamente corretos o tempo todo, nem quando escrevemos um texto com uma dose de humor em um blog pessoal, e nem quando lemos o texto e enviamos um comentário taxando o outro de mimado e preconceituoso sem conhecer. Ou você não está nos taxando?!?! E aí se eu te chamar de volta de preconceituoso por causa de um comentário em blog qualquer na internet?! Isso nunca iria acabar! Entende onde quero chegar?!

      Agora, em uma coisa concordamos: existem milhares de mineiros que escrevem melhor do que eu, que são mais cultos, ricos e bonitos… isso é mole de encontrar! Eu não sou referência de porcaria nenhuma, e nem represento nenhuma classe, assim como o “mineiro” do texto não representa Minas – o que é uma pena, porque estariam extremamente bem representados!
      Infelizmente só encontramos o “mineiro” no final da obra, e com nosso orçamento apertado, não foi possível pagar para consertar tudo, e muita coisa tivemos que fazer por conta própria.
      E o resumo disso tudo, é que não só aprendemos a medir, como a fazer. Vivendo e aprendendo, não é?!

      Um abraço!

  3. Estamos começando a construir e no primeiro contra piso da garagem, tivemos um probleminha pois o pedreiro não quis usar a régua e o que aconteceu? Gastamos mais do que devíamos simplesmente porque ficou desregulado. Foi aí que decidimos ficar de olho em tudo o que fosse feito daí pra frente pra não correr o risco de perder material. Agora, meu marido só autoriza um serviço quando ele pode acompanhar de perto (porque ele trabalha viajando). A obra está caminhando mas só sob a supervisão dele…rsrsrs Inclusive, ele mesmo decidiu entijolar e fazer os vigamentos (mesmo não sendo pedreiro), mas sob a supervisão de um excelente pedreiro amigo nosso. Tá tudo ficando muito bom! (sou suspeita, né?) Ah, e acabei de decidir que colocarei filetes em lugar de soleira, são mais discretos…Obrigada pela dica!

  4. Estou reformando meu ape, mas na duvida sobre a soleira. O piso é porcelanato bege. Não gosto muito de soleiras, fica muito errado se eu colocar soleira filete?

    • Re, nao existe muito certo ou errado, existe o que vc gosta ou nao. Aqui em casa se vc for olhar, praticamente nao tem soleira, so nas portas de entrada pra casa. A questao do filete, vc tem que imaginar como ele ficaria em relacao as portas… Pessoalmente, de uma pessoa que nao gosta de soleira pra outra, acho que vale mais a pena se limitar a minima quantidade delas, do que a um filete, correndo o risco de continuar nao gostando no final… Mas isso e so uma sugestao…rs

      Mil beijos e boa sorte na decisao!

  5. Caro colega você tem toda razão sobre pedreiros ruins que temos por ai, mas fica uma dica estas pedras são de acabamento final portanto nunca tente adiantar a compra daquilo que seja acabamento, pois acabe sempre a parte mais pesada da obra (levantar paredes, contra pisos, rebocos e algumas coisas mais) para depois se atentar em comprar a parte fina da obra que seria o acabamento. Apenas uma dica, pois não sou pedreiro.

  6. O melhor mesmo é a gente ver, primeiro, um trabalho do pedreiro que vamos contratar, inclusive com a opinião da pessoa que o contratou anteriormente a nós. Isso é imprescindível, sabia? Graças a Deus eu dei sorte. Seu Miguel, além de ser uma pessoa de confiança é um bom profissional.
    Bem gente, espero que vocês tenha a mesma sorte que eu, pois, também já passei por tudo isso, com outro pedreiro, claro. Rsrs.
    Ah, amei o seu Blog!
    Um abraço sortudo a todos!

    • Olá,

      Olhe, levante a mão pro céu por ter encontrado um bom profissional!
      Todos os que vieram aqui em casa foi por indicação e mesmo assim só tivemos problemas…
      Mas ainda bem que passou! Ufa!

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso cantinho e aguardamos sua visita mais vezes.

      Grande abraço!

  7. Oi vim conhecer o seu blog, super legal adorei, vou voltar sempre aqui acompanhar o seu dia a dia de obra, rsrs…
    Adorei esse post das soleiras pq essa semana eu vou comprar as minhas mas ainda estou em dúvidas sobre as cores, adorei essa cor que vc comprou bem clarinha.
    MAs essa vida de obra não é fácil mesmo né, ui ui, esses pedreiros são tristes já tive 3 que me deram a maior dor de cabeça, credo pensei que era só comigo mas pelo visto não, já vi várias blogueiras passando por esse problema, mas fazer o que né? Faz parte, rsrs…
    Mas Boa sorte pra nós! bjs!!!

  8. Oii, já te linkei no meu blog, muito interessante se blog e lindo tbm. Obrigada pelo comentário no meu. Eu adoro esse granito o branco ceará…pretendo botar as soleiras nesse tom tbm, mas e seu piso? Qual cor vc vai botar pra combinar com o branco ceará? Bjs

  9. Oieee
    Que bom ver vocês de volta 😀
    Menina, ô raça é pedreiro né!?
    Lá em casa tudo q o pedreiro media era “RE-MEDIDO”!RS
    Até para comprar os pisos ele fez a conta errada. A sorte que maridão não confiava nas contas dele e refazia a conta na frente dele. O cálculo saía perfeito 🙂
    Tô tentando buscar forças para dar continuidade no blog, mas tá brabo!rsrs
    Beijos

  10. Putz! Estou com o mesmo problema, minha soleira veio com 15 quando deveria vir com 14. E foi o cara da marmoraria quem mediu… Ai, ai… Reformar é legal, o que estraga é a mão de obra…
    Bjs e paciência mesmo, não tem outra solução, né?

  11. Nossa, isto tudo me dá medo de começar a obra,e muita dor de cabeça, conforme você mesmo me disse :mesmo sendo indicado, é complicado.
    Comprei a casa quase nova, mas o pedreiro que fez a obra construiu a casa com cada coisa errada que você nem imagina, por isto tenho que fazer uma grande reforma.
    Até o chão do banheiro, você toma banho é desliza, água sobe e fica parada etc..
    Nem te conto.
    Mil beijos

Deixe um comentário

