Como “Ampliar” Sua Casa – Escolha do Piso

Nós falamos nesse post aqui sobre a escolha do piso para nossa casinha, e como ele pode aumentar a sensação de espaço em sua casa. Iremos agora falar um pouco mais sobre o assunto.

Casas pequenas exigem muito mais cuidado com tipo de acabamento a ser utilizado do que casas grandes. Por que? Porque além do bom gosto que é exigido, mesmo acabamentos lindos podem ajudar ainda mais a “diminuir sua casa”. Acabamentos muito escuros, listras utilizadas de forma errada, muita informação junta, dão a sensação de que o espaço é menor do que realmente é. Como prova, todos os que estão construindo, costumam achar que a casa é muito pequena, ao verem só o entijolamento. Mas quando o pintor passa a primeira demão de massa, nossa, como a casa cresce!

Partindo desse princípio, a primeira coisa a fazer é escolher revestimentos claros. Não precisa ser branco, mas cores neutras ajudam. Por isso escolhemos os revestimentos abaixo para nossa casa. Vocês não conseguirão ver direito, porque está super-empoeirado e ainda sem o brilho típico dos polidos, mas… deve dar pra ter uma idéia…

A primeira foto é da nossa sala/cozinha e a segunda do nosso quarto, olhando para onde será o closet.  Não sei se dá pra perceber, mas os pisos foram assentados na diagonal, o que ajuda a esconder quaisquer imperfeições nas paredes. A colocação com o menor espaçamento possível entre os pisos, a chamada junta seca, ajuda ainda mais na impressão de espaço, pois parece um único bloco.

Bem, além do revestimento claro, a utilização do mesmo piso para vários ambientes dá a impressão de continuidade, pois quando utilizamos o mesmo, não precisamos usar soleiras, que delimitam o espaço, integrando ainda mais os ambientes.

Aqui na porta da esquerda, é o hall de chegada da escada, e no final, é o banheiro social. Imaginem se tivéssemos soleiras nessas duas portas… o hall ficaria um quadrado minúsculo, mas o fato delas não existirem, faz com que o hall se extenda nas duas direções.

É claro que o gosto pessoal é o fator determinante quanto a utilização ou não de soleiras, ou a instalação do mesmo piso para vários ambientes. O pedreiro que assentou nosso piso, não se conformou em não colocarmos soleiras… Ele choramingou o tempo inteiro: – Esse piso merecia uma soleira!!! Hehehehe.

No final, o seu gosto deve prevalecer, afinal, nossa casa é pra nos agradar, e não aos outros. Mas caso esteja em dúvida, esperamos que esse post te ajude na hora de escolher…

E aí, gostaram do piso?

Anúncios

30 comentários em “Como “Ampliar” Sua Casa – Escolha do Piso

  1. Olaaaa adoreii seu porcelanato…é igual ao meuu… ahuasshau

    Que rejunte vc usou…nao axoo uma cor q bate certo!Espero q me ajudee
    obrigadaaa
    lindaaa sua casaaaa
    bjos
    Grazi

    • Grazi, agora vc me pegou! Não lembro o nome, acho que foi gelo… sei que é o mais claro que tem, sem ser o branco.
      Desculpe não saber responder…

      Mil beijos e muito obrigada pela visita!

  2. Olá…vocês comentaram que usaram o porcelanato Porto Design cor pérola. Eu vi ele na loja, achei bonito, mas fiquei com receio de que fique escuro. O que vocês acharam?

    • Olha, ele é bem clarinho e amplia o ambiente. Acho que não irá se arrepender. E quanto a durabilidade, bem, o nosso está intacto, e olha que aguenta é obra em cima dele…hehehehe
      Boa sorte na decisão!

    • Oi Andreia,

      Onde existe a troca de piso é bom ter soleira sim. Você pode usar desde um granito clarinho até uma peça de porcelanato que imita madeira, tipo régua, sabe qual?! Ou até mesmo madeira, como fizemos na porta de entrada da casa, na subida da escada…
      Mas sinceramente, acho que deve usar soleira sim!

      Um beijão e boa sorte!

  3. Gostei, mas no meu caso eu teria que fazer um milagre, mesmo sem soleiras e com piso de porcellanato com junta seca! Meu apartamento é BEM pequeno (44m2), mas mesmo assim eu desisti de por piso de madeira por vários motivos e um deles é o seu post.
    Obrigada e boa sorte com sua casa nova!

    • Oi Ingrid!
      Seu ap é pequeno sim, mas com certeza você conseguirá deixar ele “maior” com pisos claros e espelhos! rsrsrs
      Tamanho não é documento e seu ap vai ficar uma graça com porcelanato!

      Um beijão e boa sorte nas compras!

  4. Oi,
    Estou pensando em colocar em minha casa piso branco mas com listras. Ao entrar na casa o piso ficaria com suas listras na vertical. Gostaria de saber a sua opinião sobre isso, será que vai dar ideia de amplitude>>
    Adorei o piso mas estou apreensiva.
    abraços.

    • Oi Daniela!

      Você tem razão, listras podem aumentar sim na vertical. Apenas tome cuidado, porque se aumentam na vertical, diminuem na horizontal. Você precisa estudar o seu espaço pra ver se isso pode acontecer. Pra espaços pequenos, o melhor é piso liso, mas se sua escolha é mesmo o listrado, use para todos os ambientes sem soleiras. E lembre-se que tudo o que você escolhe como revestimente, vai influenciar diretamente na decoração, assim, você vai ter que ser mais seletiva com suas escolhas, caso coloque acabamento com listras. Mas se gostou mesmo do piso, vá em frente!

      Um beijão e boa sorte!

  5. Oi…
    De novo eu com minhas dúvidas a respeito do porcelanato. Amei o porcelanato de vocês e gostaria de saber qual marca é e qual o nome da cor. Eu havia escolhido um “travertine crema” mas não tem o brilho que eu tanto sonhei.
    Obrigada novamente e tudo de bom p vocês.

    • Aline,

      Muito obrigada! Que bom que está gostando!
      Olha, nós colocamos dois porcelanatos na nossa casinha:
      No andar debaixo (sala/cozinha, lavabo e área de serviço) usamos o piso Portinari 60×60 A polido
      No andar de cima (quartos e banheiros) usamos o piso Porto Design 60×60 A polido pérola
      Ambos custaram entre R$50 e R$60 e mesmo sendo claros, escondem muito bem a poeira. Estão aprovados!

      Um beijão, esperamos ter ajudado e te aguardamos aqui de novo!

  6. Que coisa difícil é a tal da reforma!São tantas as opções que fico em dúvida: O porcelanato polido não pesa muito o visual em ap pequeno?(por causa do brilho). O rústico não fica melhor?

    • Márcia,

      Pessoalmente achamos que o polido dá um aspecto mais “clean” ao visual, o que ajuda em espaços pequenos. O mais importante é que sejam claros para aumentar ainda mais o ambiente. A nossa casa é pequena (um pouco maior do que a maioria dos aps vendidos atualmente, é verdade, mas não é tão grande quanto parece) e uma das coisas que colaborou para ampliarmos visualmente o espaço foi a escolha desse piso para a casa inteira, o que nos possibilitou não usarmos soleiras, que são uma das responsáveis por compartimentar a casa e diminuir ainda mais o espaço. Falamos mais sobre isso aqui, caso queira ler.
      Esperamos ter ajudado.
      Te aguardamos aqui mais uma vez!

  7. oi…
    parabéns pela linda casa construída. Gostaria de saber se o mito de que o porcelanato risca demais é verdadeiro?
    Estou em dúvida devido a isto. Abraços

    • Aline,

      De jeito nenhum!!! O porcelanato é cerca de 10x mais resistente do que o piso comum. E tanto é mais resistente que o nosso sobreviveu a andaime, cimento, pedras… tivemos muita obra depois da colocação do porcelenato e se fosse outro tipo de piso, com certeza estaria todo riscado. O nosso ficou 95% intacto. O único problema que tivemos foi causado por causa do aindame, que de tanto arratarem, acabaram quebrando as pontinhas de alguns pisos. Mas não temos arranhões em parte alguma, pra ver como o piso é resistente.
      E se tinha dúvida por causa disso, não tenha mais… são de excelente qualidade, além de ficarem liiiiiiindos!!!

      E obrigada pela visita!
      Juliana

    • Solange, eu não medi, mas a junta seca é caracterizada por você colocar o piso o mais perto possível um do outro, de modo a usar o mínimo de rejunte. Apenas observe o tipo de piso que vai colocar, pois isso não é indicado para pisos que dilatam muito. De preferência, use a junta seca para porcelanatos e pisos vitrificados de alto PI.

      Um beijão, e obrigada pela visita!

  8. Junta seca é recomendado mais para casas terreas, onde não ha muito movimento estrutural do solo, já para apartamentos não é muito recomendado, ou até mesmo para pisos superiores da casa, pois a estrutura sofre dilatações e oscilações naturais, o que pode ocasionar o estufamento dos pisos e trincas. Quando o piso estufa ouve-se um estalo que parece que alguem deu um tiro dentro da sua casa. O susto é garantido.
    Na minha casa preferi não arriscar, a junta minima especificada na garantia do meu porcelanato era de 3mm, mas acaba que o pedreiro vacilou e acabou ficando com 5mm. Mas consegui me controlar e deixei ficar assim mesmo. O rejunte ficou bom. Rejunte tem que ser o epoxi.
    Antifungos, superlavavel devido a superfície ultra lisa.

    Abraços

  9. Eu acho que o seu piso é muito parecido com o meu.
    As ausencia das soleiras no hall é a solução perfeita para ampliar o ambiente.Concordo totalmente com a não colocação delas em ambientes pequenos. Na minha casa só haverá soleiro nas portas externas e nos banheiros que tem pisos diferentes do piso da casa. Parabéns! Sua casa ficará linda!

  10. Nossa, nem vi junta nenhuma na 1ª e na 2ª foto, parece uma coisa so!! Sua junta seca tem qtos mm de espessura? Vc não ficou com medo de perder a garantia do fabricante do porcelanato? Bjs!!!

    • Oi Flávia…
      Não temos a medida de distância das juntas, mas ficaram o mais perto possível. Não ficamos com medo em relação a garantia porque porcelanato praticamente não expande, tornando esse espaçamento praticamente dispensável. E no final, mesmo arriscando um pouco, valeu a pena, porque o resultado dele com junta seca é outra coisa…. rsrsrs

  11. Oi, vc falou algo sobre junta seca? Poderia me explicar melhor, pra fazer isso só com porcelanato? Eu usarei ceramica normal, e queria muito saber se existe algum rejunte q não deixe ele encardido, é muito chato vc ter um piso clarinho e um rejunte preto, rsrs. Se puder me dar dicas…obrigada!

    Bjs

    • Oiee…
      Olha, a junta seca propriamente dita, no geral só se consegue com o porcelanato, porque o acabamento dele nas laterais é reto, permitindo que um piso fique bem encostado no outro, usando o mínimo de rejunte possível. Assim ao olhar, se tem a sensação de que é tudo uma coisa só… Mas mesmo com piso comum, você pode pedir ao pedreiro para assentar com junta seca e ele vai aproximar os pisos ao máximo. Se você fizer isso, você diminuirá a área ocupada pelo rejunte, diminuindo portanto esse problema da sujeira, que realmente acontece com o passar do tempo.
      Outra coisa importante: use sempre rejunte Quartzolit. É um pouco mais caro que os outros mas a qualidade é superior. Falo isso porque o meu pai já trabalhou com isso… Assim, você evitará que com o tempo o seu rejunte comece a se soltar.
      Esperamos ter ajudado. Fique a vontade se tiver mais perguntas.
      Um beijão!!!

    • Sônia,

      Que bom que você gostou. E o melhor é que quando se trata de piso nesse estilo, você pode se dar ao luxo de escolher um modelo mais em conta, não precisa ser aquele porcelanato extra caro, já que ele não tem detalhes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s