O Projeto da Nossa Pequena Cozinha

Ontem eu ia escrever sobre minha indecisão com as cadeiras da casa, quando me dei conta de antes disso eu tinha que falar sobre o projeto da nossa cozinha. Por que? Pra que vocês possam entender o que significa a nossa mesa/bancada.

Os móveis da cozinha foram uma das primeiras coisas que compramos para a nossa casa, porque com muito pouco espaço disponível, tínhamos que ter certeza do que queríamos para que a intalação hidráulica e elétrica não acabasse no final se tornando um transtorno, e nos impedindo de utilizar o espaço do jeito que quiséssemos.

Todo mundo já sabe que nossa cozinha é integrada com a sala, porque espaços integrados aumentam a impressão de amplitude. Uma das coisas que eu não me conformava era com o fato de no projeto inicial da nossa casa, a cozinha não ser nada mais do que uma parede de 3m, no canto da sala. Eu sonhava com uma ilha, com forno embutido… e pior ainda: achava que além de pouco espaço para a cozinha, não teríamos lugar para colocar uma mesa sem entupir demais o nosso pequeno espaço. Mas como abrir mão de uma mesa para tomar as refeições?! Um belo dia, visitando a minha tia, vi numa revista de decoração na casa dela, um apartamento pequeno onde a solução encontrada foi uma mesa retrátil. Não tive dúvidas: tinha encontrado a solução dos nossos problemas. Ia aproveitar a idéia e adaptá-la ao nosso espaço. E como em um passe de mágica, todo o projeto apareceu na minha cabeça. Falo sério gente, eu já sabia exatamente o que eu queria. O único problema foi fazer as pessoas das lojas de móveis planejados entenderem a minha idéia, e mais que isso: que concordassem com ela, porque todos achavam que era impossível ter tudo o que eu queria em tão pouco espaço. Mas como sou teimosa, insisti e consegui em uma das lojas exatamente o que eu queria (a resolução aqui que não ficou muito boa…):

Já de cara dá pra ver a geladeira-sonho-de-consumo, o microondas e o forno embutidos.

Perceberam que a mesa tem rodinhas? No dia-a-dia ela fica parcialmente embaixo da área do cooktop, servindo apenas como bancada. Mas ao chegar mais pessoas, puxamos ela de lá e acomodamos confortavelmente de 4 a 6 pessoas.

Cooktop de frente para a sala e pia de frente para a área de lazer. Mesa parcialmente debaixo da bancada de granito,

A cozinha tinha sido planejada para ter toda essa área de vidro atrás. Seriam três portas de correr, mas infelizmente não pudemos manter, por questões de segurança: porta tripla não tranca. Só serve para área interna. Então construímos um murinho, acompanhando a altura da bancada. Vai ficar assim (claro que agora está muito mais adiantada…):

Vista do lado de fora, sem a parede. A porta próxima a geladeira é a área de serviço e a outra é a do lavabo. Um porém aqui: a porta do lavabo não fica do lado de fora assim, mas recuada. Temos o vaso sanitário, a porta, e depois a bancada de mármore com a pia. Assim, ao sair do vaso, a pessoa não entra diretamente na sala. A área da bancada serve para separá-lo da área da sala. Só temos fotos antigas, mas acho que dá pra entender:

Como dá pra ver, na primeira porta já tem até a aduela no lugar. Já na segunda, não tem, porque aí não vai ter porta. Olhando essa porta de frente, temos a vista daí debaixo. Do lado esquerdo vai ficar a bancada com a pia. Logo em seguida está a porta. E só lá dentro fica o sanitário.

 

 

A escada nesse ponto é toda de madeira, e aí embaixo vamos fazer um jardim.

Teremos três cadeiras que vão ficar sempre ali na “bancada”. Depois compraremos uns puffs, ou poltronas, ou algo assim para compor a sala, mas que no caso de usarmos a mesa, também servirão como outros três assentos.

Assim conseguimos resolver nosso problema de espaço, sem abrir mão do conforto. E aí, o que acharam? Não deu pra entender muito bem? Então a aguardem as primeiras fotos em breve!

Anúncios

19 comentários em “O Projeto da Nossa Pequena Cozinha

  1. Boa noite,
    Adoreiiii sua cozinha…. Parabéns pelo projeto ficou incrível! Estou fazendo o projeto da minha cozinha, e me deparei com os valores absurdos dos micro-ondas de embutir. Você está satisfeita com a Fischer? Compraria novamente? Por favor me ajude!!!

    • Oi Marina,
      Compraria sim… não tem muitas funções, mas funciona super bem e nunca tivemos qualquer tipo de incidente.

      Mil beijos e obrigada pelo carinho!

  2. amiguinha acho que vc não viu meu post acima estou precisando urgente da sua resposta sei que vc ta viajando mas nas suas parada lembra de mim rsrsrrs,como vc é minha fonte de inspiração vim aqui te pedir a medida da sua mesinha da cozinha isso se for possivel quero mandar fazer uma só que não tenho nem base de altura,largura e comprimento se não for incomo mim passa essas medidas?desde de já obrigada

    • Olá,

      Vamos ficar devendo, porque não sei as dimensões de cabeça, e nossas férias demoram um pouco mais pra acabar…rsrsr
      Mas o que fizemos, foi medir o espaço que tínhamos embaixo da bancada e fizemos a mesa de acordo com isso, e não o contrário, por isso até que não sabemos a medida.
      Como sugestão, use uma mesa padrão como referência e adapte pro tamanho que tiver disponível, acho que isso ajudará na sua decisão.
      Um beijão e boa sorte!!!

  3. Amiga como vc é minha fonte de inspiração vim aqui te pedir a medida da sua mesinha da cozinha isso se for possivel quero mandar fazer uma só que não tenho nem base de altura,largura e comprimento se não for incomo mim passa essas medidas?desde de já obrigada

  4. Me tire uma dúvida, a arquiteta que fez o atual projeto, falou que não devo colocar o forno ao lado da bay side, o calor prejudica, é verdade???
    A minha bay side é sansung de 735l, forno lofra e microondas Brastemp com vidro espelhado, ela falou que tenho deixar espaço e assim fará uma moldura, senão pode ter problemas no futuro, só eletrodoméstico (normalmente importados) foram feitos para não deixar espaço no armário.
    O você sabe disto?
    Beijos
    Você tem tantas idéias. Adorei todos seus projetos

  5. Como você coloca o desenho(planta) no blog, gostei muito, estou com 3 projetos para minha cozinha e não consigo decidir, tenho que resolver até quarta que vem para começar o quebra-quebra.
    Você colocou moldura no microondas e forno para não aparecer o espaço, pois me disseram que só os eletrodoméstico importados pode fechar.
    Eu pensei em fazer uma moldura para ninguém perceber, que não é de embutir.
    Beijos
    Adorei seu projeto super.
    Você é ótima

  6. Obrigada pelo elogio!

    Ju, eu até ri quando li se os pintores não eram os mesmos. Vai saber né?! De repente… Mas falando sério, pior que isso é uma situação bastante comum nesta região… muitos profissionais agem de forma nada responsável. Achar alguém bom por aqui é coisa rara!!!!

    Sabe que estávamos tão enloquecidos com esta coisa de pintura que este final de semana quase saimos pintando e consertando tudo (tem vários lugares q a pintura está péssima: mancha no gesso, portas sem lixar, rebarbas de massa corrida…). Mas desistimos da idéia. Achamos melhor falar com o empreiteiro e mostrar os defeitos, para que mande o pintor que está lá na obra agora consertar. E o que não ficar da forma que gostaríamos, com o tempo, decidimos ir fazendo…como vocês. Tem coisas que não tem jeito… nao deveria ser assim, mas a gente chega num ponto que cansa falar sempre a mesma coisa, que preferimos fazer do que repetir tudo de novo.

    Mas mudando de assunto, vamos falar de coisas boas. rsrs
    Adorei o projeto da sua cozinha, ficou muito massa!!! Parabéns! Você realmente solucionou todos os problemas, com as suas idéias!! Que loja vai executar?

    Beijos
    e boa semana

    • Ju,

      Fizemos nosso projeto na Criare. Foi o que mais gostamos e o que apresentou o melhor custo x benefício. Que bom que gostou!
      E quanto a nossa cidade… aff… já to cansada de reclamar… rsrs

  7. Amei a sua cozinha! Adoro cozinha com ilha! Ficou lindíssima de viver. Na minha, também foi uma das primeiras coisas que fechamos para não ter problema com hidráulica e elétrica. Importante isso, né?
    Pelo que acompanhei aqui, a viagem foi fantástica. Bjs!

  8. Menina, como vc é boa de projeto! Adorei a ideia da mesa sob o cooktop! E é isso que eu estou planejando pra minha sala de jantar, um banco que fica embaixo da mesa pra salvar espaço tb.
    Sua cozinha vai ficar muito linda, vc conseguiu deixá-la bem funcional mesmo num espaço reduzido!!
    Beijos!!

  9. Humm achei que vcs conseguiram uma boa solução para a falta de espaço. Aqui em casa acho q ñ ía conseguir viver com pouco espaço!rs
    A família do marido vem em bando e são todos enormes em uma família enorme…ai ai é uma bagunça danada.
    Ju, não comprei porra nenhuma por causa daquela parada de ñ ter forma de pagamento. Achei os preços bem legais se comparados aos do shopping, mas o lustre que eu quero é bem simples. É daqueles pendentes com 3 bolotas brancas sabe!?
    Vi no site da Etna, um que gostei muito. se chama Wave e lá na rua dos lustres ñ tinha, mas o preço dos dois era bem parecido, mas a Etna não costuma ter bons preços não.
    Se vc for e comprar a vista, vale mais a pena ainda e lá tem cada lustre maravilhoso.
    Calassara agora tá com a idéia de reformar o que já tinha aqui na casa. O cara ue reforma lustres, cobrou 200 reais, mas acho q ñ combina com a minha sala que ficou moderninha 😦
    Se eu voltar lá pra comprar, eu vou colocar no blog.
    Bjuuus

  10. Oi flor!! Que bom que apareceu!!

    A minha cozinha tbm é integrada com a sala. Dá pra ficar um charme com a decoração certa.

    P.S.: a respeito dos preparativos, pode contar comigo sim!!

    Bjos!

  11. OI! Tudo bem?

    Brigadão pela força lá no blog. 🙂 Eu achei muito legal todo o seu projeto da cozinha! É super espaçosa e prática, mas acho que só vou entender tudinho que vcs projetaram quando estiver pronta, rs… Bjs!

  12. deu pra entender sim!
    aliás, eu entendi sem dar!!
    hahahah
    excelente o projeto da cozinha…que nem é tão pequena assim.
    na revista minha casa do mes passado, colocaram a mesa igualzinha nas costas do sofá, vc viu?
    serindo de aparador…o que ficou muito chique!

    • Hahahaha… só vc…
      Não tenho essa revista. Toda vez que vou a banca comprar já acabou.
      Me dá um ódio… tinha planejado colecionar, mas quem disse que Juliana Isaura consegue??!! Fico presa no trabalho e quando consigo pegar a banca do centro aberta, todo mundo já comprou as revistas, menos eu!
      Me manda essa página???!
      Beijão!

  13. Nossa.. sua cozinha ficou muito bem planejada.. e que bom que você viu esta revista, né.. achei que ficou uma cozinha super prática para o dia a dia.. e no dia de festa a opção de puxar a mesa que fica abaixo do cooktop também é bem legal.. adorei..

    Ainda não estou nesta fase.. não vejo a hora..

    Outra coisa.. esta geladeira é meu sonho de consumo também.. vc deixou pronto o ponto de água?

    No meu projeto foi umas das coisas principais que pedi..

    Um super beijo e parabéns pela casa…
    O ladrãozinho não quis a de 14′ né.. menos mal…

    Patricia

    • Ihh, quando a gente ta em obra fica sonhando com essa fase de decoração! Ainda nem estamos totalmente nessa fase, porque falta muito detalhe de obra ainda. Aff… o ansiedade pra ver tudo no lugar!
      Deixamos sim. Por isso fizemos com bastante antecedência. Mas a geladeira nem tão cedo aparecerá na minha cozinha… snif, snif…
      A tv de 14″ foi salva pela desorganização. Estava debaixo de um monte de tranqueiras, eí ele nem viu… viva a desordem!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s