Como Você Limpa o Chão?

Por aqui somos totalmente DIY quando se trata de limpar a casa. Não gostamos da idéia de ter uma pessoa estranha dentro de casa, nem sozinha e muito menos com a gente. Imagina perdermos o sábado inteiro por causa de uma faxina?!  Sabemos que pode chegar a hora onde ter uma ajuda extra se torne indispensável, mas estamos tentando postergar isso ao máximo.

Uma das formas de fazermos isso, é encontrando medidas mais rápidas e fáceis para efetuarmos o serviço mais básico, aquele do dia-a-dia.

Quando se trata de limpar o chão, começamos bem, comprando um aspirador de pó. Mas aí vem a hora de uma parte que detestamos: passar pano molhado. Começamos a pesquisar o que poderíamos usar para fazer um trabalho mais rápido, mas simples, menos chato, irritante, cansativo… melhor parar por aqui, né?! Hehehe

Foi com isso em mente, que resolvemos experimentar:

Melhor do que o rodo comum (ou vassoura) + pano de chão. Único porém até o momento: aquela junção do meio, acaba dobrando toda hora, e ele é meio “molengo”, então não dá firmeza quando você tem que fazer uma força maior pra tirar uma mancha mais resistente. Um pró: não precisa colocar a mão na água suja, porque tem aquela alça pra tirar o excesso, além de ser fácil de lavar. Estamos vendo como faremos pra reforçar o cabo, mas mesmo assim, passou no teste. Vamos ver até quando. 

Pensamos em comprar um daqueles aparelhos de limpar a vapor. Mas não conhecemos ninguém que tenha e que use para limpar o chão no dia-a-dia. Por um acaso alguém aí tem? Será que é prático?

Aqui onde moramos, por ser um bairro novo com muitas casas em obra, e que venta muito, a casa suja muito rápido. Então passar pano é algo que tem que ser feito com certa frequência. Usamos na maioria das vezes apenas água, porque achamos que ajuda a manter o brilho do porcelanato. Às vezes nós passamos um pouco de amaciante (acredita?!).  Aprendemos a algum tempo atrás que ajudam a manter o brilho e deixam um cheirinho super gostoso pela casa (mas tem que ser beeem pouquinho, dissolvido na água).

Aí, nos lembramos de alguns blogs e de conversas pessoais com a mulherada dos EUA e não acreditamos como elas conseguem só passar pano molhado a cada alguns meses, enquanto o ideal aqui em casa seria passarmos todos os dias… afffff… Mas é claro que não dá, então… tentamos manter a maior constância possível, sem que isso atrapalhe a nossa vida.

Quem tem dica pra limpar o chão de forma mais efetiva? Quantas vezes por semana você passa o pano de chão de na sua casa? Usa algum produto químico? Divida com a gente o que funciona pra você!

36 comentários em “Como Você Limpa o Chão?

  1. Muito interessante seu blog. realmente não imaginava que tantas pessoas de todo o Brasil compartilhem as mesmas dúvidas.

    Minha visão de limpeza mudou, no dia que recebi uma visita do pessoal da rainbow. Moro em Florianópolis e nunca tinha ouvido falar, e olha que sou do ramo da decoração há 15 anos.

    E no geral a limpeza, é um tema ótimo para um blog que trata da vida a dois, justamente a limpeza, que estava acabando com meu casamento, o fato de não gostarmos de algum funcionário limpando nossa casa. ( ja fica a sugestao para um tema, pessoas que nao se sentem a vontade em deixar alguém fazer nossa limpeza, por diversos motivos)…

    O fáto é que faxina sempre foi sinônimo de trabalho duro, agora poupo esforço e tempo, limpando de verdade… Tudo começou quando recebi um telefonema.

    Bem, nunca fui fã de vendedores que batem na porta vendendo livros mas quem me ligou foi uma amiga, falando desse tal de rainbow. e que eu precisava ver algo bem interessante sobre limpeza. Não tenho mania de limpeza, mas aceitei a visita. A cada etapa uma surpresa, que mudou meu conceito de limpeza, principalmente pra quem tem rinite. Impressionante!

    Bem, acabei comprando um e virou mania la em casa. Agora fica tudo limpinho e sem ácaro!

    O que me chamou atenção foi esse clima de mistério e segredo sobre o rainbow, perguntei pra algumas pessoas se alguém ja tinha ouvido falar desse tal de rainbow, e várias pessoas ja tinham conhecido, e alguns amigos possuiam.
    Achei estranho, e me senti “a escolhida”, por ter sido indicada por uma amiga entre um seleto grupo de amigos que já comprou.

    ps:
    nao sei se pode falar aqui, mas o vendedor que me atendeu. quem quiser ver as fotos da “sujeira”que saiu, rss takuts@gmail.com se vcs perguntarem pra mim, eu posso ainda ganhar um brinde!, rss até logo tem um 0800 tambem do rainbow no google

    um abraço a todos . Juliana k.

      • Bianca, até onde sei é um aspirador que usa água pra filtrar o ar, só isso.
        Eu vou até fazer um post a respeito reavaliando meu mop a vapor, mas continuo na busca por uma solução ideal…
        Beijão

  2. Olá, adorei o blog!! Eu moro num apartamento pequeno, piso porcelanato tb e super dificil de limpar. Bom, eu passo aspirador de pó umas 5 vezes na semana e pano a cada 15 dias, pq a sujeira sai toda com o aspirador. Bjos!!

    • Oi Giani,

      Desculpe a demora em responder, mas estivemos afastados do blog…
      Que bom que gostou do nosso blog. Espero que não tenha deixado de ler devido ao nosso sumiço…rs
      Então, você passa pela mesma situação que a gente. Temos que viver com o aspirador na mão se quisermos o piso limpo.
      Isso me deixa meio frustrada às vezes. A única coisa que me consola é que é um piso muito bonito, não?!

      Um beijão!

    • Oi Selma,

      Compramos o nosso na Casa & Video e já vimos no supermercado. Não sabemos se dá pra comprar online.

      Boa sorte!

  3. Desde ontem que estou com o blog de voces aberto e toda hora leio um pouquinho.
    Cheguei aqui e resolvi dar um alô antes de continuar (porque vou ler tudo).
    Aqui em casa tambem é assim, a gente tenta fazer quase tudo. E tambem amamos ferramentas. Temos em comum que vi ate agora a furadeira, a lixadeira orbital e a serra de bancada. Se bem que essa serra de bancada quando é algo maior que 30 cm para cortar é meio chatinho ne? E eu ri muito do post que voce queria cortar a placa de MDF com ela inteira… (eu sempre peço pra dividir em 3 partes quando compro). Mas vou seguir a sugestão de alguem que comentou e falou sobre uma extensão que fez pra ela.
    Bem..se li (de tras pra frente) tudo até agora então é porque to adorando toda esta aventura. E dizer que voces estao de parabens.
    Quando eu chegar la no inicio do blog eu dou outro olá…rs…
    beijinhos pra esse casal faz tudo.

  4. Oie…sou mais uma nova visitante ao seu blog, que por sinal tenho adorado visitar.
    Ainda não consegui saber qual o lugar e cidade que você mora…mais mesmo assim vou lhe dar uma dica, pois minha casa é grande, e eu uso um rodo maravilhoso oqual se parece com este, só que a espuma não é colada como este parece….ele é muito bom pois pega todo e qualquer pelinho que tenha na casa, pois fica grudado no rodo, além de tudo dá para aplicar ceras e lavar vidros com ele, aqui em São Paulo você acha ele por no máximo R$ 50,00 e o refil por R$ 15,00…ele é simplesmmente o máximo e a marca é betanim.
    Bem espero poder ter ajudado…estarei sempre te visitando.

  5. Oi Casal. Fiz um post hoje sobre isso.
    Vocês acham porcelanato chato? Eu acho. Aff
    Infelizmente passo pano todo santo dia…odeio sentir poeira no pé.
    (viu post polemico que escrevi um tempo atrás sobre não entrar de sapatos dentro de casa?rs)

    O que me mata mesmo nisso tudo, é que meu esposo parece um macaquinho, tem muuuuito pelo no corpo e o porcelanato MOSTRA tudo, quando varro ele escorrega para outro canto, no pano fica agarrado…ódio!!

    aspirador de pó não uso muito…não sei porque não tenho saco. hehehe

    Bjks !!

  6. Eu também morro de vontade de comprar um aparelho de limpeza a vapor, mas não conheço ninguém que tenha. Se funcionar como na propaganda ia ser meu sonho de consumo… abolição da escravatura de passar pano na casa, rsrs.
    Fica lindaaaaaaaaaaa a pintura das porta, parabéns!

    • Samantha, muito obrigada pelo elogio!
      Então, nossa dúvida é se esse raio desse aparelho substitui o rodo. Ainda estamos tentando achar alguém que tenha, mas até o momento… nada!
      Talvez a gente crie coragem de comprar assim mesmo. Se isso acontecer, contamos aqui o resultado.

      Beijão!

  7. Olá, juliana, nada a ver com o post, mas qual a metragem do seu terreno? frente e comprimento… Sua casa é muito linda, parabéns! E eu uso esse rodo aí, é muito bom, mas com o tempo a espuma vai se desfazendo, mas é muito melhor que rodo normal! beijos

    • Oi Karol,

      Por incrível que pareça, nosso terreno tem 10×10.
      Isso mesmo, dez metros de largura por dez metros de comprimento.
      Viu como aproveitando bem os espaços e caprichando na planta dá pra caber tudo o que você quer?

      Um beijão e volte mais vezes!
      Juliana

      • Nossa, parece ser maior, bem maior!!! Nossa é verdade, parabéns a casa é linda. Vou Voltar, e vou deixar sempre um comentário, amei o blog, beeijoss

  8. Oiiee linda! Que saudade desse cantinho, fazia tempo que eu não vinha aqui. A verdade é que perdi seu end, acredita? mas agora já te linkei no meu blog e vou voltar sempre.

    Sua casa está MARAVILHOSA! sem palavras…

    Beijo grande! E apareça por lá tbm;

    • Oi Geisy!

      Que bom te receber novamente por aqui! E obrigada pelo elogio à nossa humilde casinha…
      Com certeza estarei sempre por aqui!

      Beijão,
      Juliana

  9. Oi Ju.. sou usuário do aspirador!.. Que maravilha.. na casa alugada os quartos são em carpete laminado, a sala em porcelanato rustico e na cozinha um piso branco… (que terror)… passo aspirador em tudo e depois passo pano… como é sobrado, lá em cima eu limpo 1 vez por semana, em baixo eu limpo quase todo dia, pois agora temos o Teodoro (o cachorrinho)..
    um super beijo
    Pati

  10. No nosso condomínio tem muita construção também, então eu passo um dia sim outro não, mas se não tiver muito movimento em casa dá para ficar uns dias a mais.
    O meu rodo não dobra no meio, ele é ótimo, coloquei lá no blog.
    O pessoal do porcelanato falou para usar só água ou usar um sabão neutro(sujeira mais difícil) para não tirar o brilho.
    Beijos

  11. Boa dica! Aqui no meu bairro é a mesma coisa… muita obra e muitaaa poeira. Do lado d casa tem uma construção, na frente tem outra… ai ja viu.

    E ai Ju, me conta… novidades sobre o seu guarda-corpo? Puxa, fiz o primeiro orcamento do guarda-corpo d vidro e quase cai dura no chao, rsrsrs. Estou tentando conseguir informações a respeito do prestador d servico da Criare. Quem sabe, uma segunda opiniao sobre guarda-corpo d vidro nao eh mais em conta.

    bjs e bom findi

    • Oi Ju…

      Nenhuma… nem fui orçar… rsrsrs
      Ai, tanta coisa ainda pra fazer, que nem sabemos por onde começar direito.
      O guarda corpo acabou ficando pra depois. Acho que agora vamos mexer na área externa da casa.
      Barro puroooo…
      Mas me manda o que conseguir por email, se lá for realmente mais barato.
      Perguntei lá de onde era a empresa (quando fomos ver o armário da nossa suíte) e parece que é de Nova Friburgo ou coisa assim.

      Um beijão e boa sorte!

      • Oi Ju!
        Realmente a area externa é mais importante que um guarda-corpo, principalmente quando o lado d fora esta so na terra. Aqui a sujeira era constante, so melhorou depois d colocarmos piso.
        Buenas, eu to passando rapidinho aqui pela inter e como nao vou ter tempo d te mandar um e-mail agora, vou t dizer resumidamente o que consegui…

        Consegui uma indicação de um prestador de servico em aço inox. Tu te interessa? Vamos optar por este material, ja que o vidro vai sair extremamente caro e nao achei ninguem que fizesse esse servico em escada alem da empresa q t falei.

        me avisa se quiseres fazer uma cotacao, t passo o email, tel da empresa.
        bjs
        ju

  12. Ju, aqui em casa a faxineira vem uma vez por semana, pq não gosto da ideia de ter alguém todos os dias. No apê, isso era suficiente, mas em casa vou ter que aumentar para dois dias. Aqui, é o básico, água e desinfetante, querosene nos vidros e onde tinha taco no apê.

    Os americanos demoram para fazer faxina pq eles usam carpete na casa toda, quase não entram de sapatos em casa e ainda a casa fica lacrada com ar condicionado ou aquecedor o dia todo. Acho que mantém mais tempo limpo… Ai que inveja! hehehe

    Bjsss

  13. Oi Ju, em primeiro lugar quero agradecer o seu carinho com sua msg lá no meu cantinho. momento dificil, mas vai passar. Se aconteceu dessa forma, tinha que ser assim.
    Minha mãe que acaba limpando minha casa.. E eu pago pra ela em vez de pagar para um estranho, pois trabalho longe de casa e nos fins de semana é complicado perder o dia fazendo faxina. Para limpar, vasoura, rodo e pano úmido. Não conhecia essa “vassoura moderna”! vou procurar pra fazer o teste. Bjus

  14. Ah e obrigada pelo elogio ao desenho da casa lá no blog hehe Vou colocar ele agora na mão de uma profissional pra ver que jeito dá rsrs
    Bjinhos

  15. Eu simplesmente detesto limpar o chão kkkk Comprei um aspirador antes de casar pois não gosto nem de pensar em ficar com vassoura varrendo casa, marido é que varre o quintal, um fofo!
    Eu comprei um rodo mágico desse, só que o meu é lilás, aliás como tudo lá em casa rsrs eu gosto, mas com o mesmo porém que vc falou rsrs
    Quanto à frequência, eu passo só uma vez na semana, pois no condomínio onde moro não tem nenhuma obra em andamento então não entra muita sujeira, só aspiro mesmo três vezes na semana. Quando passo uso esses produtos tipo veja específico pra passar no chão, mas o teu é porcelanato então acho que não pode né?
    Beijitos querida!
    Rosane

  16. Eu limpo o chão chorando!!! Mesmo!!!
    Hoje passei um tempo na obra enquanto marido regava a grama e fiquei limpando meu porcelanato que um dia foi claro e teve o rejunte cor palha.
    Se vc descobrir alguma coisa que desencarda rejunte, ME AVISA, JU!!!
    Ah, osó uvi falar super bem dessas vassouras automáticas… quem sabe eu me arrisco!
    bjão

    • Oi, eu moro sozinho a 3 anos, e descobri que existem 2 tipos de sujeira: bolor e tudo que não é bolor.
      Vou dar umas boas dicas com que aprendi na internet colocando em prática e dá muito certo!!
      Se você lava o chão/rejunte com sabão, detergente ou qualquer coisa que faz espuma e a sujeira não sai, é porque é bolor!
      Bolor só se mata com ácido acético, e isto existe em produtos de limpeza como alvejante, cândida, cloro, água sanitária, etc (existe um pouco deste ácido no vinagre que usamos em saladas, qualquer um, seja de maçã, de vinho branco, etc), aliás quando eu borrifo cândida pura no box do banheiro nem preciso limpar porque o bolor se dissolve e desaparece sozinho (depois de aplicar saio do ambiente e espero evaporar para jogar bastante água, porque cloro faz mal a saúde se ficarmos exposto a ele).
      E como você pode ter certeza que aquele produto de limpeza tem esse ácido acético?
      Quando você lê na embalagem que um dos componentes é “hipoclorito de sódio”, e não precisa estar escrito que tem “cloro ativo”. Porque não aparece o nome do ácido e aparece este “hipoclorito”, não sei, mas são o mesmo.
      Mais uma:
      Minha casa tem muito bolor, mofo, fungos, nas paredes, eu borrifo cândida pura nas paredes, deixo escorrendo mesmo, todas as manchas desaparecem nem fica amarelo e não preciso passar um pano, a parede volta a ficar branca (testado com parede pintada com tinta comum de interiores, branca neve, não deteriorou e a marca da tinta é de segunda categoria).

  17. Olá!!!
    Olha aqui em casa têmos que passar pano todo dia, devido à obra do lado de fora…
    Vcs estão no caminho certo…
    Pena que não conheço ninguém que tenha àquele aparelho à vapor…
    Bom é isso!
    Mil beijinhos!!!

Deixe um comentário

