Faça Você Mesmo: Pintando as Portas

Na verdade, acho que o título deveria ser pintando as aduelas ou algo assim, porque as portas foram apenas envernizadas. Mas enfim, vamos falar sobre o assunto. Vocês se lembram que compramos os rodapés Santa Luzia? Como esquecer né, estamos sempre falando deles… rsrsrs

Pois bem, essa marca também tem peças exatamente iguais aos rodapés para serem colocados em volta das portas. E ficam lindos… olhando de longe. Porque de perto, sem acabamento, são assim:

 Estão vendo que fica um espaço entre o acabamento e a aduela da porta? E nosso falecido pintor queria deixar assim…

 E olha aqui embaixo a desarmonia do conjunto…

 

O que fizemos?

1- Tiramos as portas do lugar,

2- Passamos primer à base de óleo na madeira, para criar um fundo repelente a água,

3- Passamos massa corrida,

4- Lixamos,

5- Passamos a primeira demão tinta a base de água, a mesma usada nas paredes, semi brilho,

6- Passamos mais massa nas imperfeições que ficaram visíveis,

7- Lixamos de novo,

8- Passamos uma demão de tinta,

9- Passamos a segunda demão de tinta,

10- Passamos a terceira demão de tinta (quando necessário),

11- Recolocamos a porta no lugar.

E…

Viou como com esse tratamento, a aduela e a moldura parecem ser a mesma coisa?

 

 

 

Tirando a fita crepe ainda no chão, falem a verdade, não ficou outra coisa?! Nós pelo menos, achamos que valeu a pena todo o  trabalho!

66 comentários em “Faça Você Mesmo: Pintando as Portas

  1. Oi Ju, até agora fiz apenas uma porta, faltam quatro..rsrrs…bom eu passei massa a óleo pra madeira e tinta esmalte base água, a mais recomendada pra esse tipo de pintura, e ficou ótimo, quando suja é só passar uma paninho com detergente e pronto, branquinha de novo, fica a dica…bjus

  2. Pessoal beleza! O trabalho ficou muito bom. Eu recomendo vcs usarem ao invés de massa corrida, usar massa acrílica. Porque ? A massa acrílica é hidrorrepelente e ajuda muito na questão de infiltração, embora ela seja dura de lixar qdo totalmente seca. Mas uma dica boa é vc lixar depois de uns 40 min. apos a aplicação, assim ela fica macia para lixar. detalhe 3 demãos de cada produto, superfície lixada aplicar massa acrílica, lixar tirar o pó com pano e em seguida dar uma demão de tinta diluída em 30%, depois repetir o processo mais duas vezes totalizando 3 demãos. acabamento perfeito. abçs.

    • Não sai, mas tô achando que suja mais que a outra. Vamos repintar com uma tinta nova que dizem que não amarela e faremos um post em alguns meses.

      • Olá! Parabens ficou muito bom! Gostaria de saber como está o portal e o alizar? Não amarelou? Vocês repintaram? Obrigada

      • Kelen,

        Amarelar não amarelou não, nem um pouco, mas ficou com marcas do aspirador, vassoura… estamos repintando sim, devagar, com outro tipo de tinta. Vamos fazer um post em breve, só aguardando um tempo pra termos certeza do resultado!

    • Lya, se não estiver muito espesso, não precisa diluir não! Não lembro se o nosso precisou… acho que não!

      Beijocas

  3. Ola, adoro o blog de vocês, meu marido e eu também somos metidos no faça você mesmo, até comecei um blog mas não me animei, muita coisa pra fazer..rsrs…que primer vocês usaram? Estou querendo copiar as portas de vocês, pode…rsrs

    • Cris, manter um blog com tudo o que acontece em nossa vida é punk mesmo… por isso que de vez em quando o nosso empaca! kkkkkk
      Não lembro a marca, mas foi primer pra madeira a base de água.
      E manda ver que dá super certo!

      Mil beijos!

  4. Ficou perfeiTo adorei o passo a passo.estou com este mesmo problema com as porta de nossa casa o pintor nao soube fazer nada,ficopu horrivel.agora com suas explicacoes passo a passo tenho certeza que consertarei.

  5. Estou laqueando as minhas portas,ai parei para pesquisar o melhor acabamento para elas,casualmente os achei e por minha alegria estava seguindo o mesmo passo a passo,que bom agora ja sei que vai ficar muito bom…parabens pelo trabalho…ALEX.

  6. Oi Ju,
    estou voltando no tempo para ler seu blog por inteiro, então tenho uma dúvida:
    Vocês pintaram a casa antes ou depois de instalar os rodapés?
    Eles são pintados junto com as paredes?
    bj

  7. ficou muito massa, mas me diga qual tipo de massa vc usou? e é mesmo preciso usar primer, não poderia aplicar a massa direto na aduela?

    • Oi Walter,

      O bom de usar o primer é que ele vai te mostrar melhor as imperfeições pra saber onde você deve mesmo passar a massa.
      Usamos massa de madeira, a que tínhamos perdida em casa… nem sei a marca…rsrsrs
      Agora, se for pintar com tinta de parede a base de água como fizemos, o primer é indispensável, pra proteger a madeira, mas pode ser aplicada depois da massa.

  8. Gente vcs pintaram os rodapés com a mesma tinta da parede ou usaram alguma em especial? Outra coisa o esmalte impede que os rodapés e guarnição fiquem amarelados com o tempo?
    To meio perdida…
    bjs!!!

  9. Ju, vcs são bem dispostos demais da conta… sabe que pensei em fazer o mesmo aqui em casa, pois meu rodapé é branquinho e as portas e batentes são da mesma cor dos teus!!! Mostrei pra marido… mas ele tá no rebote da mudança ainda… quem sabe ano que vem…
    Viu tem selinho pra vc(s) lá no blog!

    ps. eu nunca sei se estou falando com a Ju ou com vcs dois…

  10. Oi, Ju Top Comentarista, tem selinho lá no blog pra você!
    Show essa série faça você mesmo! Sou fã!
    Vocês mandam bem!
    bjs e boa sorte!

  11. Oi Ju!!!
    Dá para você aparecer?!!!
    volta tá??
    E quando aparecer vai lá no blog, porque você foi escolhida para participar de uma brincadeira muito legall!!
    bjss

  12. oi!
    minha net chegoiu hj e corri nos blogs amigos ver o que se passou nests dias.
    amei o acabamento das aduelas, que aqui chamam batentes.
    vcs estao ficando mestres nisso.
    já pensaram em muda pro ramo da engenharia civil?
    ahahahahhaha
    ju, minha casa ficou linda.
    eu fiz posts la no meu trabalho… pois aqui nao tinha net… baixei as fotos no note, usando a net da rua…. e assim vai sair uns dois ou ntres posts por dia…
    cada dia fotos novas…
    veja lá
    bjs
    lilly
    http://blogdareforma.wordpress.com
    e
    http://coisadelilly.wordpress.com

  13. Nossa…
    Show de bola a “aventura” de vocês!
    Eu descobri o blog somente há 2 dias, e já li inteiro! eheheh
    Realmente inspirador.. com certeza vocês já ajudaram muito na minha “aventura”…
    Parabéns!!!
    PS: Postem logo o “proximo capitulo” !!! (Sou muito ansioso! ahahaha)
    Abs

    • Nossa, Marcelo, assim ficamos até sem graça…
      Muito obrigada pelos elogios!
      Estamos devendo uns posts, mas nossa vida deu uma acumulada de coisas nessas últimas semanas, que nem sabemos por onde começar, ou terminar… rsrsrs
      Mas em breve estaremos por aqui com mais novidades, então, venha nos visitar mais vezes!
      Um grande abraço!
      Juliana e Leandro

  14. Oi Ju, a cada post voces se superam… Ficou lindo esse acabamento nas portas. Mas pra isso tem que ter muita disposição!!! Parabéns mais uma vez! bjus

  15. Juu, não sei se vc publica selinhos, nunca vi por aqui…Mas mesmo assim te indiquei um lá no bloguito…Se vc não publicar não tem problema, é apenas um carinho a vc que me recebeu tão bem tá?
    Bjokass
    Rosane

  16. realmente nem se compara!!
    fala sério, dá ums raiva quando pagamos alguém pra fazer o serviço e deixam como seus pintores deixaram… já diz o ditado: “quer bem feito? faça você mesmo!!” vocês estão de parabéns pelos “dotes” que adiquiriram, nos inspiram muito!
    abraços

  17. Nossa ficou ótima, trabalho de profissional hein…
    Nós já temos as portas que serão colocadas lá no apê(dá uma olhadinha lá no Blog) e pretendemos pintar todas de branco, mas não sabemos direito como fazer. Ficou com um ótimo resultado, Parabéns!!!
    Adorei o post, um Grande Beijo.

  18. Olá casal

    Vou também fazer um post falando sobre como pintar as portas, mas estamos fazendo doferente de voces.

    Muita coincidencia, nosso rodapé e guarnição também são Santa Luzia e exatamente o mesmo modelo que o de voces: 457 se não me engano. Só sei que é identico.

    Colocamos o de 10cm de altura.

    Bom, o que estamos fazendo é:

    – Lixar a porta crua
    – Passar agua raz com pano umidecido
    – Dar uma demão de fundo nivelador
    – Emassar com massa para madeira, 2 ou mais demãos.
    – Lixar a porta emassada
    – Dar outra demão de fundo
    – Pintar de branco.

    Acho que é mais complicado que o de voces, mas é assim que estamos fazendo.

    Beijos e sucesso

    • Oi Daniel,

      Então… sinal que temos bom gosto?!?! hehehehe
      Olha, acho que estamos fazendo bem parecido… e verdade seja dita, dá um trabalhoooooo… rsrsrs
      Vou estar de olho no de vocês, porque aqui somos dois metidos que não tem experiência nenhuma, então, adoramos ver outras formas de fazer.
      E ainda temos mais uma porta pra pintar, então…

      Beijão
      PS: Sua casa hein?! Tá ficando demais…

      • Com certeza a segunda opção.

        Dois casais de muito bom gosto e mesmo assim, sempre conciliando preço bom com beleza.

        Parabéns pela casa tb.

        Beijos

    • Os rodapés precisam ser todo emassados ou poder pintar direto, já que eles já vem com acabamento? Passei massa só nas eendas

      • Rodrigo, passamos somente nas emendas e no encontro do rodape com a parede, pra dar acabamento.

      • Bom, pois isso o técnico que instalou os rodapés já o fez , agora basta eu pintar. Já comprei a tinta o rolinha e tudo mais . Muito obrigado pela atenção

  19. Estou esperando carregar o vídeo da Xuxa no youtube com a minha filha de 3 anos e enquanto isso tô passeando pelo blog. Vendo as fotos sabe o que ela disse? “Que casa bonita”. As crianças tem sempre razão…rs

  20. Show de bola!
    Pena que não tenho pique pra isso, não. rs
    Chego na obra e fico louca com aquele calor e os coitados trabalhando no sol, dá vontade sair correndo.
    Afe, Ju, vcs são demais!!!!

    • Oi Ana,

      Olha, não é todo dia que estamos animados também não… rsrsrs
      Mas é só começar que o ânimo aparece… rsrsrs

      Beijão
      Juliana

  21. Ju que espetáculo! Cada dia vcs se superam, como disse a Grace, daqui a pouco abrem uma empreiteira hehe talento vocês tem de sobra. Me tira uma dúvida, a moldura da porta e o rodapé são unidos ou encaixados? Quando compra o rosapé vem a moldura? Não sei se me expliquei direito srsrsrs adoreii essa moldura da porta.
    Parabéns, mais um resultado maravilhoso saído das mãozinhas de vocês.
    Beijitos
    Rosane

    • Oi Rosane!

      Muito obrigada pelo elogio… rsrsrs
      Oha, eles não vem juntos não, você tem que encomendar especificamente os dois: rodapé e guarnição. A colocação porém, é igual a do rodapé (vai em pesquisar aqui no blog e coloca rodapé santa luzia que vc vai ver o passo a passo da instalção). Pra comprar, meça as portas tanto na parte interna quanto externa de cada ambiente. As varas vem com mais ou menos 2,4m cada uma e você tem que comprar a mais, porque não é qualquer lugar que pode fazer emenda. E uma última observação: o que se coloca nas portas, se sobrar, dá pra colocar no chão porém o inverso não acontece, so sobrar rodapé, esse não dá um bom acabamento nas portas.
      Espero ter respondido sua dúvida, mas se não, me fale!
      Beijão
      Ju

  22. Oi, Ju!!! Aiai… então vcs mudaram pra obra como eu vou fazer, é?! Pois, é, amiga… estou aqui me acalmando e me encorajando pra ir sem cara feia e talvez até feliz! Vou ficar só no tancão um tempo e vou levar o fogão velho pra não ficar sem, já que meu micro tá variando.
    Viu… acho que vamos nos inspirar em vcs dois, pois a casinha vai precisar de muitas coisinhas ainda!
    AMEIIII o post das portas!!! Só eu sei como eu quero as aberturas brancas, então combinei com marido que vamos pintá-las ano que vem… vou guardar o PAP!
    Brigadão pelo apoio e pelo post!
    bjãooo

  23. Gente o trabalho de vocês ficaram perfeitos!!
    Daqui a pouco vocês já podem abrir uma empreiteira, rsrsrsr
    Adorei que vcs mantiveram as portas com as cores originais, aqui em casa estávamos pensando se pintávamso as portas de branco, mas vendo o de vcs vamos manter eles do jeito que estão pois o efeito é lindo!
    Bjs!!!!!!!

    • hahaha… somos dois metidos a achar que sabemos fazer alguma coisa… rsrsrs
      Que bom que você gostou. Gostamos do resultado final do branco com madeira, o que foi um alívio, porque ficamos com medo do resultado não ficar muito legal.
      Um beijão!

Deixe um comentário

