Vivendo e Aprendendo: Problemas na Pintura

Editado: A cor é referência Coral C9072 feita na loja da Suvinil. Infelizmente desconhecemos outro código e em todas as vezes que compramos, identificamos assim.

E aí pessoal, como foi o fim-de-semana de vocês? O nosso foi devagar por aqui. Leandro trabalhou, eu estudei… não fizemos nada na casa. Mas isso não significa que não tenhamos o que contar! Aquele tempo que passamos longe daqui rendeu um pouquinho…

E eis que fomos pintar a sala. Lembram que pintamos tudo de branco porque eu não conseguia decidir as cores que queria para o interior? Então, resolvemos pintar a sala/cozinha/sala de jantar/home de cinza. A cor escolhida foi Campo Nevado da Coral. Não compramos a lata de teste, porque as nuances dos cinzas escolhidos eram próximos demais e como o teste costuma ficar diferente, não conseguiríamos decidir pela tonalidade correta. Então, fomos direto pro galão e quando chegamos em casa, passamos em dois pontos diferentes muito ansiosos pra ver como ficaria:

Já de início achamos que ela estava meio “falhada” mesmo depois de duas demãos, mas como usamos um rolo velho, achamos que poderia ser o rolo e que depois com a parede toda pintada, o visual seria diferente. Então, seguimos em frente…

O primeiro passo foi passar fita crepe em todas as junções, porque queríamos manter os rodapés e tetos brancos e também não queríamos sujar desnecessariamente o chão. Pense em um trabalho chato… aí você só está vendo o início do negócio e se prepare, porque cansa…

Passamos o sábado só colocando as fitas, e no domingo, programão: assistir Domingão do Faustão enquanto pintávamos a sala… rs. Sim, aquilo ali são dois macacos pendurados na antena. E sim, eu sei que é mega brega… hehehehe

Demos duas demãos no total e achamos que não estava ficando bom, mas como era de noite, não dava pra ter certeza. E na segunda-feira, antes de ir pro trabalho, fomos avaliar a pintura e realmente, surgiu o primeiro problema:

A cor acabou ficando mais clara do que deveria, quase não dando pra perceber que era cinza e além disso a cobertura deixou a desejar. Após duas demãos, a superfície ainda estava muito imperfeita, toda pigmentada…

Então, resolvemos não só mudar a cor, como comprar da Suvinil dessa vez e podemos dizer que foi uma das melhores decisões que fizemos. Tanto que com uma só demão, já é possível perceber que a cobertura é infinitamente melhor: Olha a parede da esquerda com uma demão e a da direita com duas.

E olhando mais de longe:

E depois de duas demãos, olha que maravilha que ficou a pintura… problema resolvido?! O primeiro sim, mas aí vem a outra parte da história…  se você olhar na foto abaixo um pouco mais além do que a pintura, vai dar pra ver que tem fita crepe em volta da porta e entre a parede e o teto.

Com essa história de mudar a tinta, a fita ficou lá por cerca de uma semana. Aí, quando fomos tirar… olha o estrago:

Olha o que fez no teto de gesso:

E em todos os cantos por onde passou:

A solução? Tirar a fita de todos os lugares e repintar. Na porta foi fácil, só passar o rolo de novo…

Mas no teto e em volta dos rodapés, tivemos que usar um pincel beeeem fino e ir pintando com todo o cuidado os lugares onde a tinta saiu.

Eu fiquei com o rodapé e o Leandro com o teto. No final do dia, um com dor nas pernas, um cor dor no pescoço, mas ambos divimos a dor nas costas… rsrsrsrs

Só que valeu a pena! Olha o resultado que ficou:

E pra quem tem dúvidas do que uma pintura faz pela casa, olha antes e depois de pintar:

Não deu pra ver direito??? Ahhhh… é porque depois vamos mostrar o resultado da sala inteira, com o sofá, cortina e a cozinha pronta… rsrsrs. Não tem graça mostrar tudo de uma vez só né?!  rsrsrs

Mas enfim, aprendemos algumas lições:

1- A partir de agora só vamos comprar tinta da Suvinil, porque com apenas duas demãos conseguimos o resultado esperado, enquanto testamos uma outra parede com quatro demãos da Coral e a parede simplesmente não fechava.
2- Quando for passar a fita crepe pra pintar, tenha certeza de iniciar a pintura e terminar no mesmo dia, para retirar a fita com a tinta ainda úmida, porque de outra forma, ela vai “puxar pele” da tinta na hora que você for arrancar. Ela não arranca a tinta que está por baixo, mas traz junto a tinta que estiver por cima dela.
3- A menos que passe a fita por cima do gesso. Aí o que está embaixo vem junto, pelo menos na nossa casa. A pintura dos cantos do gesso foi feita pelo &%¨¨%&% do pintor, então não sabemos se saiu porque é normal ou se porque foi mal pintado. Pelo sim pelo não, sugerimos um teste em uma área pequena antes.
4-Pra espaços muito claros, a tinta tende a ficar mais clara do que a cor da cartela, enquanto se o espaço for pouco iluminado, o exato oposto acontece: a tinta vai ficar mais escura. Avalie sempre o seu ambiente antes de escolher a tonalidade.
5- Se você é como a gente, que sempre comprou Coral porque ela dá as cartelinhas de cores pra levar pra casa, enquanto a Suvinil não, não tem problema! É só pegar as cartelinhas, escolher a cor e levar pra loja da Suvinil que eles fazem similar. É o que continuaremos a fazer por aqui, porque essa é a primeira de muitas cores que virão (mas só quando esquecermos do trabalho que dá, porque agora estamos sem coragem de começar… rsrsrs)

E aí, o que acharam da cor escolhida? Alguém tem alguma experiência com pintura de parede que gostaria de dividir?

PS: Estamos adorando os comentários que temos recebidos em tópicos antigos. São ótimas fontes de pesquisa pra quem está começando agora e pra nós, que somos sempre surpreendidos com informações e novidades…

41 comentários em “Vivendo e Aprendendo: Problemas na Pintura

  1. ola!sera que vc poderia informar em que loja vc comprou essa tinta?ja fui em mil lojas de tinta da suvivnil,informei o código e disse que eh um código da coral feito na maquina da Suvinil como vc orientou acima,mas ele sempre dizem que esse código não existe nem na coral e nem na Suvinil :(((( vc dizendo em qual loja comprou,eu entraria em contato com a loja ou iria ate la!brigadao!!:********

    • Glauce,
      Já perguntei ao vendedor que me atende se teria outra identificação, mas a resposta foi não. Devo ir lá em breve, e vou ver se consigo alguma informação diferente. Mas me passe um email a respeito que conversamos.
      Beijos

  2. Ola Casal

    Amei a cozinha de vocês !!! Parabéns…bom eu gostaria de saber qual a medida da cozinha, pretendo fazer um projeto parecido com o de vocês e não sei se dará certo.

    Grata

    Patricia

  3. Bacana a dica da troca de marca.
    Estou com o mesmo problema, pois pintei uma parede do meu ap com coral e realmente passei várias demãos e nada de ficar bom. Já estava pensando em trocar para suvinil, mas vendo o teu blog agora tenho certeza. Valeu a dica. ;~)

  4. Olá…adorei seu blog…estou contruindo, estou na parte de escolher a pintura…Vc lembra qual cor pintou sua sala? Suvinil, qual nome?

  5. olá queridos, seu blog e show eu ja acompanho a mais de um anos e fico facinada pelo bom gosto que vcs tem. VSC poderiam me dar a cor exata dessa tinta da suvinil pois esse codigo 9072 na loja eles nao encontram beijos e obrigada ,

    • Oi Sandra,

      Esse codigo pertence a Coral, feito na maquina da Suviinil. Tem que falar isso senao eles nao encontram mesmo. Na loja Suvinil onde fiz ja perguntei mais de ima vez se tinha outra referencia e a resposta e sempre a mesma, que nao pois e uma referencia coral. Espero que consiga encontrar assim.

      Beiijos e boa sorte!

  6. eu ja trabalhei muito com a coral e nunca tive esse poblemas.
    vc deve ter usado a 2° linha dela pra acontecer isso a decora (1° linha, 100% acrilica) é sem comparação passa 1 mao e parece q ta pronto

    • Pedro, eu não me lembro exatamente qual da Coral usamos, mas a mesma linha da Suvinil deu de 10 a 0.
      Já a emborrachada da Coral é maravilhosa! Vou me atentar ao tipo da próxima vez pra ver se foi isso… obrigada!

    • Pri, a tinta foi feita na Suvinil com o código da Coral.
      Tem que falar isso pra eles, senão eles não encontram…rs

      Beijão

  7. olá parabens pelo blog! sobre a fita na pintura, quanto mas tempo ela fica na parede mas ela gruda entao, o melhor é retirar a fita no mesmo dia para q nao aconteça isso eu usso fita para os rodapes e portais. o recorte em cima da parede é feito sem a fita mas tem q ter pratica

    • Oi Junior,

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso cantinho!
      E obrigada pelas dicas! Sinta-se a vontade por aqui!

      Grande abraço

  8. oiii…adoro seu blog, e sua casa é perfeita.
    estou em duvida com qual cor pintar a minha sala, e vi a cor que vc pintou e achei linda, mas nao sei se vai combinar com a minha sala, pois o porcelanato é creme, e o sofa ele é um nescau sabe?
    vc tem alguma ideia, ou dica para me ajudar?
    bjs

    • Oi Pri,

      Muito obrigada! O porcelanato é creme, mas assim tipo o nosso?
      Me manda uma foto… a princípio, cinza combina com tudo… não vejo porque não daria pra usar…
      Mas um rosa velho, bem pastel, sabe?! Ia ficar maravilhoso!

      Beijos

    • oi, esse blog é bem legal né gostaria de compartilhar entao minha ideia é!!! pra nao ficar muito fechada e escura a sua sala paredes branco fosco acrilico. com uma parede pintada ou uma textura rustica ou suave num tom aproximado da cor do sofá um toque de requinte e REQUINTE E SOFISTICAÇÃO a sua sala.

    • Oi Lucilene,

      Nossa cozinha tem cerca de 3,20 lá na parede da geladeira e 2,80 até a ponta do balcão, na parede da janela.
      Ficamos felizes que tenha gostado.
      Se tiver mais alguma dúvida, dá uma olhada lá no blog na parte da cozinha que tem um monte de respostas nos comentários.

      Beijão!

    • Oi Cláudia!
      Desculpe a demora na resposta. A cor é a 9072 da Suvinil. Acabamos de pintar a escada com essa cor também. O acabamento fica perfeito.
      Beijão!

  9. Olá, tudo bem!
    Sou nova nessas coisas de visitar blogs de decoração, mas adorei o sei, principalmente com os milhões de dicas de “faça vc mesmo”… hehehe… o que é sempre bm, né?!
    Também estou reformando meu apartamento e como sou um pessoa apaixonada pela cor cinza tenho que perguntar o nome da tinta da suvunil que vcs usaram… estou apaixonada por ela!
    Obrigada.
    Marcela.

    • Marcela,

      Finalmente estamos aptos a responder sua pergunta. O nome da cor tinha apagado da lata e tive que revirar a casa pra encontrar o papel onde tinha anotado… rsrsrs. Desculpe a demora, tá?! A cor é a 9072 da Suvinil. Não tem nome, por isso não gravei. Ainda deu tempo de ajudar?? Espero que sim.
      Um beijão e não fica brava com nossa demora não, tá?!?!

  10. Adorei o tom usado. Também estou reformando, mas o meu é apê… Voltei no seu blog hoje (ele mora nos meus favoritos) e por coincidencia estamos na fase da pintura. Muito bom ter dicas assim precisas de marcas e jeitos de fazer. Também pretendemos pintar nós mesmos… Boa sorte pra vocês, a casa está linda!
    bj

    • Oi Paula,

      Seja bem vinda! Que bom que gostou. Como viu, não tem segredo, só dá trabalho.
      Mas vale a pena!
      Beijos

    • Oi Dri,

      Muito bem vinda ao nosso cantinho!
      Obrigada pelo comentário, mas na verdade a nossa casa é um grande laboratório, sabeeeerrr a gente não sabe, mas tentar… ah como a gente tenta!!! hahahaha

  11. Ju, fico boba de ver como vcs são inspirados em fazer as coisas em casa. Aqui, não terminei nem de pintar o portão… Imagine que o tiner destruiu minha pele e até hoje está lá, todo manchado com uma só demão…. kkkkkkk

    Bjs!

  12. Ola adorei a nova cor,realçou as molduras da porta e rodapes
    meu esposo é pintor alias um faz tudo.
    mas profissionalmente pintor
    Ele sempre recomenda a suvinil por melhor cobertura e rendimento os tons são exatos
    É realmente a fita tem que ser tirada com a tinha umida se nao é um estreago so

    Ha como me inspirei em vcs para instalar o cooktop deu tudo certinho ficou lindo bejsus foi ate facil rsrsrs

  13. Olá casal,

    Tivemos esse problema da fita crepe puxando pele também. Mas assim que percebemos usamos estilete para passar nas arestas e ficou tudo beleza. Mas também tivemos em alguns locais que ir no talento com o pincel.

    Pintamos toda casa por dentro com coral e relamente ela pede muitas demãos. Usamos branco gelo, essa cor pede duas só, mas o restante era de 3 pra cima. Quando mais escura, mais demãos.

    Para a area externa da casa só compramos suvinil, mas ainda não começamos a pintar não.

    Ficou muito bonita a casa de voces!

    Abraços

    • Oi Daniel,

      Pro lado de fora usamos Coral, mas compramos a tinta emborrachada, que foi bem mais fácil de usar.
      Mas você vai sentir a diferença entre a Coral e a Suvinil assim que começar a pintar.
      Obrigada pelo elogio! Sabe como é né, casa é igual filho, mesmo que não seja a coisa mais linda do mundo a gente acha o máximo… rsrsrsrs

  14. olá! eu sou suspeita pra falar pois adoro cinza, tanto que é a única cor que tenho certeza que teremos lá em casa! Bom saber dessa diferença de qualidade das tintas, prtendemos logo começar a pintar lá em casa e estavamos em dúvida.
    Bjs

  15. Oiii
    Sempre acompanho o seu blog, mas este é o meu primeiro comentário. Não trabalho com construção, por isso não posso dar uma opinião exata. No entanto, acho que o problema da tinta de vocês é que acho que faltou passar um selador. Então quando vocês passaram a tinta da Suvinil, a tinta da Coral serviu como selador. Este relato é baseado numa casa antiga que eu morei e que também aconteceu o mesmo. Adorei a cor, ficou entre um cinza e um azul muito confortável.
    Xero!

Deixe um comentário

