Antes e Depois: Escada

Uma das maiores preocupações que tivemos durante a obra, era o fato da nossa escada de madeira ficar exposta ao tempo. Chovia, molhava a escada… além disso, o pessoal passava com massa, entulho… o máximo que pudemos fazer para protegê-la foi colocar papelão. E ela ficou assim a maior parte do tempo.

Acreditem ou não, nos mudamos com a escada desse jeito. Esses fios que estão vendo pendurados, foi o gato que fizemos enquanto o Leandro e um amigo faziam a instalação elétrica. Tínhamos luz em apenas um dos quartos, no banheiro e chuveiro. Isso depois de três dias morando na casa… rsrsrs.

Viram que na foto acima as peredes não tem spots? Então, esse foi um dos primeiros trabalhos que deveria ser feito: a colocação dos spots. Na foto debaixo você já pode ver os lugares pros spots, mas isso não foi tão simples, tão rápido e principalmente tão limpo… rs

Já tínhamos deixado o fio passado por um conduíte, faltava quebrar a parede pra colocar os spots.

Resolvemos colocar os spots a cada dois degraus, porque nosso espaço é pequeno e não queríamos que ficasse iluminado por demais.

Depois de quebrar os buracos, O Namorido usou a técnica básica de nossa casa, o armengue. Para não correr o risco de ter buracos maiores ou menores do que deveríamos…

… cortamos alguns pedaços de cano PVC que sobrou de outras coisas…

… e colocamos na parede, para servir de nicho pro spot…

… e como dissemos em outro post, usamos o gesso para dar o acabamento, que é muito fácil de usar.

Depois que o cano estava assentado, o acabamento com gesso fica assim:

Daí é só lixar. Ahhh… notaram nosso brinquedinho? Uma das melhores compras que fizemos. Nos poupa muitas horas de trabalho! Além de lixarmos as paredes, ainda lixamos a escada com ela.

Escada lixada e limpa, hora de envernizar. Dá pra ver meu cabelo todo branco de pó nessa foto?

E olha que maravilha de posição para se trabalhar… não tinha uma parte do meu corpo que não doesse quando eu terminei. Escada é uma droga. Na maior parte do tempo, ou está alto demais, ou baixo demais…

E aí, um truque que usamos enquanto o verniz secava… pulamos alguns degraus pra usarmos pra subir e descer e três dias depois envernizamos os que faltavam. Parece besteira essa dica, mas quase que não pensamos nisso… hahaha.

E a pintura das paredes… outra dificuldade devido a altura.

Primeiro Leandro raspou todo o silicone que estava entre o vidro e a parede. Pra que um dedo de silicone nas paredes? Só pra não deixar a tinta do pobre coitado que vai pintar depois pegar…

Isso sim foi mega chato… rsrsrs

Isso aí é uma parte das porcarias que foram tiradas. Tiramos mais de 4 vezes essa quantidade.

Quando finalmente tudo estava raspado e os jornais estavam no lugar, já era muito tarde pra pintar e resolvemos deixar pra outro dia. Esse outro dia chegou apenas 3 semanas depois… hahahaha. Imagine você entrar na sua casa e ver essa cena por três semanas? Paciência, outra característica que precisamos ter quando fazemos por conta própria… rsrsrsrsrs

Finalmente a pintura começa. Já tínhamos pintado de branco anteriormente, então a parede já tinha passado pelas etapas do selador e massa.

As fotos abaixo não ficaram muito boas, porque a luz do sol estava atrapalhando, então vocês praticamente não conseguirão notar a diferença da cor. Mas olha aí contrastando com branco, a diferença enorme que ficou:

E aí a nossa escada como ficou, depois de muitas horas de trabalho:

Ainda falta pendurar o lustre…

…olha aí o pedaço do móvel que fizemos… rsrsrs

… os spots no lugar… e não pessoas, não tivemos nenhum problema com fogo por causa do cano. Já fizemos isso há muito tempo e nem cheiro…

Falta também o jardim de inverno (que iremos começar essa semana, então em breve sai um PAP quentinho… rsrs) e a cortina, que aproveitaremos um tecido que já tínhamos…

Mas o charme mesmo é a noite…

Adoramos chegar em casa, e acender apenas as luzes indiretas…

E nessas horas que vemos que todo o trabalho valeu à pena!

E aí, o que acharam do resultado? Gostaram? Quando olhamos a primeira foto e comparamos com essa, ficamos orgulhosos com o resultado!

Anúncios

61 comentários em “Antes e Depois: Escada

    • Durante a obra deixamos um conduite no lugar e os furos pra depois, já que não sabíamos onde exatamente ficariam os degraus. Na primeira foto dá pra ter uma ideia de por onde o conduite passou. 😉

  1. boa noite ,

    me chamo tatiane , estou num dela aqui em casa pois o espaço que temos é de 1.60 largura e 2.40 de profundidade , até então vamos fazer a escada de concreto mais a varias pessoas que indicaram a escada de madeira mais nao sabemos como proceder para fazer orçamento, o projeto da sua escada foi feita por marceneiro e executada pelo mesmo ???por quanto saiu sua escada???
    agradeço desde já a ajuda.

    • Oi Tatiane, o proprio marceneiro fez o projeto. Com certeza a escada de madeira vai ser uma boa… a nossa ficou na epoca por 3.500, mas ja faz algum tempo… espero que consiga um bom valor.

      Boa sorte!

      • Obrigado pelo retorno. Esse Acetinado é o Cetol? E a durabilidade desse stain é boa? Abs

      • Marcio,

        Isso mesmo, é o cetol! Honestamente, tem horas que acho que ele dura um pouco menos que o normal, mas não é justo afirmar isso porque só aplicamos o cetol em áreas de muito trânsito ou expostas diretamente ao sol e chuva, enquanto o verniz comum aplicamos só nas portas e teto do quarto. O que posso afirmar com certeza é que a manutenção do cetol é infinitamente mais prática, então mesmo que dure menos (o que vou poder falar daqui há alguns meses, pois aplicamos em uma área coberta pela primeira vez) ainda vale a pena, porque é só reaplicar, ao invés de lixar e limpar pra aplicar…
        A marca que mais gostamos foi da Sparlack (acho que se escreve assim). Testamos um pigmentado, que não deu nada certo, e em breve postaremos sobre isso…rsrsrsrs
        Abração 🙂

  2. Olá, conheci seu blog e estou adorando… parabéns…
    Gostaria de saber como é a instalação destes spots, eu queria fazer… não entendi como vocês fizeram a ligação da energia nele, só fazendo esse buraquinho na parede… não tem que descer um fio de energia lá de cima para ligar? OU já havia fiação passando por essa parede sua onde foram colocados?

    • Mari,

      Já tínhamos deixado um conduíte na parede, daí foi só fazer os furos na posição que queríamos e passar os fios… na primeira foto dá pra ver o conduíte amarelo… 😉

      Beijocas

  3. olá?….
    navegando pela net procurando alguma ideia que pudesse clarear as minhas, estou fazendo uma escada em minha casa no formato de “U”, e não estava achando um jeito de colocar a iluminação, até que achei vcs, muito bom gostei mesmo…. peço permissão para copiar a sua ideia rsssss… gente um abraço a vcs.

  4. Olá, boa noite, e parabens, ficou muito bom e pratico. Gostaria de saber qual o Diamento dos Spot que voce utilizou. Obrigado e boma noite!

  5. Maravilhoso!!!
    foi isso que pensei quando vi o modo como vocës, colocaram a iluminacão na escada, adorei…. Parabèns…. vou copiar…rs….

  6. Olá novamente,gostaria de saber o diâmetro do cano de pvc e qual spot devo comprar essa está sendo uma grande dificuldade…vou tirar uma foto quando estiver pronta..Obrigada!Beijo GRANDE…

    • Camilla,

      Não tenho mais as especificações dos spots, mas não pesquisamos não. Fomos até a Leroy e compramos os mais baratos que achamos. Quando chegamos em casa, pegamos a parte de trás deles e tentamos encaixar nos restos de tubos que tinham…
      Como foi no chutômetro, acabamos não anotando nada. Mas não se preocupe com isso não, essa é a parte mais fácil. E se for na Leroy ou algo assim, lá mesmo vc pode abrir a embalagem e testar em um dos canos…

      Beijo e me perdoa por não ter detalhes?!

  7. Simplismente Magnífico … estou tentando fazer em minha casa, mas está um pouco difícil,pois o mestre de obras não sabe como fazer então mostrarei as imagens para clarear …parabéns

    • Oi Camila,

      Que bom que gostou da escada. Espero que com as fotos o seu mestre obras consiga reproduzir.
      Um beijão e te aguardamos mais vezes!

  8. oi pessoal…vcs estão de parabéns…adorei essa iluminação da escada…só uma pergunta e a rede passa por dentro…como vc fez para ligar a um interruptor? muito bacana…

    • Oi Ricardo,

      Deixamos a iluminação pronta como se faz no restante da casa, conduíte já no lugar, conectando os spots no interruptor.
      Depois foi só cortar no lugar certo pra instalar os spots e passar os fios.

      Ficamos felizes que tenha gostado!

  9. achei muito bonita a escada com as luzes, fiz na escada da minha casa também, só que ainda não foi dado acabamento, gostaria de saber sobre as luzes, é aquela luz que usa em sanca? e a voltagem? pois só achei com a voltagem de 50w. será que vai ficar muito forte? GOstaria de esclarecimento sobre isso. Vi que no começo a lampada ficou para fora da parede e depois embutida, como fizeram?, me responda por favor.Obrigada.

    • Oi Geni,

      Compramos dessa mesmo de colocar em sanca. Não me lembro mais se era de 30 ou 50w… mas acho que são de 50w (eu tinha que ter anotado isso). Acho que não terá problema com a de 50w se colocar de dois em dois degraus como fizemos, caso contrário acho que ficará muito claro. A forma como ela foi fixada na parede, foi com aqueles canos cortados como mostramos. O cano é exatamente do diâmetro que o buraco tem que ter para que a luminária se encaixe. Ela tem como se fossem aletas, que fazem a fixação automática na parede. Então é só fazer o buraco do tamanho certo e encaixar, mais nada.

      Esperamos ter tirado suas dúvidas, mas se ainda tiver perguntas, por favor nos avise.

      Um grande abraço, boa sorte e volte pra nos visitar mais vezes!

  10. Olá, o trabalho que vocês estão fazeno está fantástico. Parabéns!!!

    Gostaria de saber o tamanho do espaço em que vocês colocaram a escada, o ângulo dela, o tamanho de cada lance, e por fim, qual o tipo de madeira utilizada.

    Abraços.

    • Oi Felipe,

      Ficamos felizes que tenha gostado!
      O espaço da escada é de 2m de largura por 2,50 de profundidade.
      Já os degraus, largura 26 cm de profundidade, altura de 18cm e largura de 80cm. Como o nosso espaço é limitado, o patamar ficou com apenas 60 cm de largura, o que não é o ideal.
      A madeira é angelim pedra.
      Olha, não sabemos o espaço que você tem aí, mas lembre-se: o projeto deve começar de cima pra baixo e os degraus não podem ter medida alguma menor do que o nosso sem que isso torne a escada desconfortável e até perigosa!
      Muito boa sorte no seu projeto e volte pra nos contar!

  11. Também adoro iluminação indireta.

    Olha vcs merecem mais que parabéns pelo trabalho bem feito, a casa de vocês esta cheia de personalidade. Já tinha adorado a escada antes, mas não tinha percebido essa iluminação nos degraus, ficou um luxo!

    Engraçado como pequenos detalhes fazem total diferença.

  12. Parabéns para vocês, fiquei super admirado e inpirado pelo trabalho de vocês na casa, trabalho de profissional, digo porque aqui na nossa casa também fiz um monte de coisas e sou perfeccionista demais e vejo que tudo na casa de vocês tem ficado lindo!

    Mais uma vez parabéns

  13. Que trabalho heim, mas adorei a escada é bem parecida com a que quero em casa!!amei as luzes nos degraus, já quero tbm.
    Xeru

    • Oi Camila,

      Que bom que gostou! E coloca mesmo a iluminação que que você não irá se arrepender, dá um charme a mais.
      Ah, mas planeja antes pra não ter o mesmo trabalho que tivemos.

      Um beijão!

  14. Oiee

    Nossa é impressionante ver todo o trabalho que vcs tiveram, mas com certeza absoluta o resultado valeu muito a pena…

    Ficou maravilhoso…

    Parabéns para vcs, com certeza vcs já me inspiraram para colocar a mão na massa tbm

    bjuu

  15. PARABÉNS!!!!

    Vcs são super , hiper , mega talentosos!
    Acho muito bacana esse lance de vcs fazerem tudo…
    Aqui em casa eu até tento fazer alguma coisa , mas o marido não leva o menor jeito…rs
    Parabéns mais uma vez!
    Beijinhos!!!

  16. Oi Casal!

    Vcs são demais mesmo. Aqui em casa eu e meu maridão tbm adoramos colocar a mão na massa, literalmente.
    Nesse momento não estou ajudando muito pelos enjôos da gestação, mas estou sempre por perto, rs.

    Os spots deram um charme incrível, e sai muito mais barato. Dá trabalho mas vale a pena.
    Vou fazer um jardinzinho embaixo da escada então vcs nem imaginam como estou ansiosa para o PAP de vcs, rs.

    Bjs e parabéns!

  17. Nossa, o resultado ficou lindo! Foi uma trabalheira, mas valeu a pena, não?
    Os spots deram um charme todo especial para a escada vazada!
    Acabei de conhecer o blog de vocês e já dei uma olhada nos posts anteriores! Estou adorando tudo 🙂

    Beijos

    • Larissa,

      Que blog é esse seu hein?! Fiquei perdida nele… até com medo de comentar… rsrsrs.
      Tudo lindo demais… pena que não conhecia antes.
      Agora estou com muitos posts pra botar em dia por lá… rsrsrs

  18. Primeira vez comentando aqui….

    Nossa… ficou perfeita!!!

    Olha vendo as fotos do PAP, bati o olho no “brinquedinho”, fala mais um pouco dessa lixadeira, estou pensando em pintar o ape junto com o namorido, depois que vi essa foto no blog… me motivou ainda mais.

    Beijos.

    • Fernanda,

      Como muitas pessoas tem perguntado a respeito dela, faremos um post rapidinho pra contar…
      Por isso, não deixe de voltar pra nos visitar!
      E não deixe de fazer mesmo… vale muito a pena…

      Um beijão!

  19. Oi!
    Também moramos no mato rsrsrsrs Moramos na região dos lagos (interior do RJ) então tudo que compramos ou é internet, ou é de carro e pegando estrada mesmo rsrsrsrs
    Lembro quando compramos andaimes pra obra e colocamos em cima do nosso Ka 12 painéis de andaimes hahahahaha
    Adorei seus posts, gostei muito da idéia dos canos pras luminárias da escada, adorei a canjiquinha, e só de ver o trabalho de colocar a grama fiquei cansada hahahaha
    A bancada que o Zé Luiz (meu marido) fez tem o pé dobrável, por isso pensei dela ser útil pra vocês. Ele colocou fotos no GDM. Aliás meu atual projeto é fazer uma mesa de centro quebra cabeça, atualmente estou colocando as fotos no GDM, quando terminar vou fazer um pap no meu blog.
    Tentei ver seu email pelo comentário no meu blog, mas não consegui. Vou terminando por aqui senão esse comentário vai ficar enooorme
    bj

  20. ju
    este foi o PAP mais bem feito que ja vi.
    bem postado o que so vem comprovar aquilo que todo mundo ja sabe
    vc e leandro são show de bola, pois fazem muita coisa que a maioria PAGA PRA FAZER.
    A ESCADA FICOU MARAVILHOSAAAAAA.
    o jardim de inverno vai embaixo dela????

  21. Deus abençoe este lar!!!! que linda Ju, ficou sua escada o contraste das luzes…. sabe aquele pano de vidro atrás da escada me inspirou a fazer um daqueles na minha e atrás dele é meu quintal onde tem um tronco de árvore, que plantarei órquideas. vai ficar lindo não acha? vou ver se faço um blog quando começar a construir minha casinha bjim Cris

    • Oi Cris,

      Ficamos mega felizes em saber que servimos de inspiração! E com certeza o tronco com as orquídeas vai ficar a coisa mais linda do mundo! E quando começar o blog, nos mande o endereço. Adoramos bisbilhotar obra alheia… hahaha.

      Beijão!!

    • Oi Verônica,

      Que bom que gostou. Nosso patamar tem 60cm. É confortável, mas o ideal é que ele tenha no mínimo 80cm. É que não tínhamos espaço suficiente e se quiséssemos um patamar com os 80cm padrão, teríamos que modificar o patamar da escada, o que eu não estava a fim de abrir mão. Mas pra quem tem pouco espaço como nós, podemos garantir que 60cm funciona tranquilamente…

      Um beijão!

  22. Nossa, só posso dizer: parabéns!!! Eu também adoro fazer as coisas por conta própria e depois é muito bom olhar e saber que foi a gente quem fez… Mas vocês são ousados… e tá tudo lindo!… Beijos e felicidades!

    • Dani,

      Que bom que gostou! Ficamos muito felizes por aqui… hehehe. Ousados? Somos mesmo é malucos… rs.
      Mas é uma delícia ver algo que fizemos pronto, não é?!

      Um beijão!

      • É, a gente precisa ser um pouco maluco para se arriscar nessas coisas… mas vale a pena. Vocês têm bom gosto… são caprichosos… tá tudo incrível!
        Beijos!

  23. olá queridos!! Adorei o resultado, realemnte deve ser gratificante ver tudo prontinho!
    deve ter sido instinto, pois lá em casa tambem teremos spots na escada e fizeram tudo antes, inclusive usaram cano também… isso já faz meses!! e até agora não ligamos uma luz se quer!! que raiva dessa demora! estou super ansiosa!
    bjs

  24. O antes de depois ficou maravilhoso!… aproveitei para dar uma olhada na sua porta.. que ficou linda envernizada!..

    A parte de eletrica lá de casa será feita pelo marido e sogro!… com isso economizamos um pouco né.. nesta fase final temos que segurar o $.. pois com a casa pronta ou não, teremos que mudar!.. rs.. assim como vocês fizeram..

    bjs
    Patricia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s