Chapada Diamantina – Parte I

Voltando as férias (que já morro de saudades), vamos dar sequência a viagem que fizemos. Ah gente, pra quantidade de fotos que temos, escolher “só” essas foi muito difícil! hahaha

Chapada Diamantina é um lugar maravilhoso que super recomendamos. Se tornou um dos nossos destinos mais queridos, pela natureza, pela magia do lugar. Vamos falar de Lençois (cidade onde ficamos) mais pra frente.

Vamos começar a conhecer alguns dos pontos de visitação?

Cachoeira do Diabo

Caminhada de uns 25min, difícil pra quem não tem preparo (eu). Mas compensa! E na entrada dela tem um poço onde você pode ir pra passar o dia, ao lado de um barzinho.

Pratinha

Delicioso lugar pra passar uma tarde! Tem tirolesa e uma gruta pra visitar. A água é tão transparente que mesmo do alto dá pra ver os peixes.

 

Gruta Azul

Essa você tem que visitar na hora exata em que o sol bate dentro dela. O azul e a luz é algo indescritível. Só indo pra ver… a sensação é que você está em outro planeta!

Gruta da Fumaça

Nesse passeio um guia do próprio lugar irá te acompanhar com um lampião. No início é tranquilo, mas vou ser sincera: quando você começa a descer mais e mais, o medo aumenta. É um silêncio absurdo, uma escuridão…

Essa estaligtite tem cerca de 270 milhões de anos, e é a segunda maior do Brazil.

Ao antigir os últimos níveis, você estará a mais de 50m abaixo do solo e começa a ter que se curvar.

No último salão aberto a visitação, você só pode andar abaixado e o caminho é um pouco difícil. Mas ao contrário do que achei, não me senti sufocada, só minúscula em comparação aquilo tudo.

É nessa hora onde você se senta no chão, a poucos centímetros do teto, a luz é apagada e você faz um minuto de silêncio. Eu, medrosa que sou, me sentei aos pés do Leandro, morrendo de medo. Foi o minuto mais perturbador da minha vida, juro pra vocês!! Silêncio e escuridão absolutos, pensei em tudo e em nada ao mesmo tempo… foi louco, uma das experiências mais loucas que já vivemos!

Temos mais pra contar, e faremos isso em breve. Mas já vamos deixar o convite pra que vocês pensem em conhecer pessoalmente essas maravilhas, ainda muito pouco conhecidas pelos brasileiros. Com certeza não irão se arrepender!

E lembrem-se: deixe apenas pegadas e leve apenas as memórias! Não vamos acabar com esse paraíso!

E aí, alguém se animou a conhecer?

26 comentários em “Chapada Diamantina – Parte I

  1. Olá…
    Cheguei ao seu blog em uma pesquisa pela internet de viagem do RJ até a chapada da Diamantina!
    Queria uma ajuda sua… vou fazer essa viagem com minha noiva em fevereiro… estou traçando a melhor rota pra perder menos tempo na estrada e curtir mais o lugar…tenho 14 dias pra ir e curtir o máximo que der…
    Será que vc pode me ajudar com o seu roteiro?
    A estrada daqui até lá é boa?
    Qual trajeto vcs fizeram?
    Quanto tempo vc demorou até chegar lá?
    A volta vcs fizeram o mesmo caminho?
    Caso eu esteja deixando de perguntar alguma coisa que vc ache interessante eu saber te agradeço muito!
    Obrigado pelas informações e parabéns pelo blog!

    • Oi Allan! Nós fomos direto pra Caraíva. Ficamos lá cerca de 5 dias só descansando… daí de lá fomos pra Chapada.
      A estrada é o padrão BR… pontos bons e pontos ruins. Mas não achamos nada demais, como aconteceu quando viajamos pro Ceará. Na ida fomos por Vitória. Na volta viemos por Governador Valadares. Honestamente não me lembro muito bem, mas nos arrependemos do caminho da volta. Muuuuito demorado, cheio de curvinhas. Não acho que vai ter o que fazer 14 dias lá… 5 é mais do que suficiente (a não ser que seja adepto a caminhadas de dias de duração). Aproveite pra intercalar sua viagem e descansar: passe uns dias no litoral. Você não irá se arrepender!

      Enfim, boa viagem, me avise se tiver mais perguntas e te aguardamos por aqui na volta!

    • Olá… ficamos felizes com sua visita! Que bom que gostou das fotos… o nosso Brasil é lindo, não é?!

      Um beijão!

  2. Meu Deus…….. que lugar maravilhoso, é o paraíso??? rsrsrsrs
    As fotos estão maravilhosas…. prinpalmente da Gruta Azul…e a Pratinha
    E a Gruta da Fumaça, deve ser algo inesquecível!
    Esse ano fui para Porto Seguro, mas no ano que vem quero voltar aproveitar mais e conhecer a Chapada Diamantina. Apesar de ficar bem longinho nehh…

  3. Meu Deus…….. que lugar maravilhoso, é o paraíso??? rsrsrsrs
    As fotos estão maravilhosas…. prinpalmente da Gruta Azul…e a Pratinha
    E a Gruta da Fumaça, deve ser algo inesquecível!
    Esse ano fui para Porto Seguro, mas no ano que vem quero voltar aproveitar mais e conhecer a Chapada Diamantina, de avião nehh.. rsrsrs de carro são 700 km… muito chão!!!!
    Quero saber tudo, sobre hoteis ou pousadas e a agencia que vcs foram..
    ate mais

  4. Ju nossa fui em lugares parecidíssimos só que em Bonito-MS. A Gruta do Lago Azul foi um dos lugares mais incríveis que já fui. As cavernas são iguaizinhas….quero conhecer a Chapada Diamantina tbbbb !!

  5. Ju, esse lugar é mágico!!! Amei as fotos, mas tbm me sentiria sufocada com o “teto” tão baixo! Mas acho que vale a pena a experiência! A foto da gruta ficou maravilhosa! Ameiiii!
    Bjos

  6. Voces têm realmente muito bom gosto!!! A chapada Diamantina é maravilhosa realmente!!!
    Fiquei encantado com as Estalaguinites (É assim que se escreve?) e também com a gruta… que coisa linda!!! Eu fiquei animado em conhecer também, quem sabe nas ferias!!!

  7. Oi Ju!!! quanto tempo!! amei as fotos, como é bom aproveitar as féria spra relaxar e deixar o stress do dia- a-dia, vale a pena mesmo!!! dar um basta e sair por ai curtindo nosso Brasil!!! que é lindo por sinal. Ju se não for pedir muito estou indo no final de outubro pra Fortaleza de carro nunca fiz essa viagem, sempre vamos de avião, será que vc pode me mandar algum roteiro pra poder ter uma idéia de onde passar ou até mesmo dormir devo sair de juiz de fora ou de Resende-RJ, se puder me passe por e mail. bjão e td de bom!!!

    • Oi Cris!

      Olha, saindo do RJ nós dormimos fomos direto pra Porto Seguro, descansamos uns 3 dias e depois seguimos por dentro, por Feira de Santana e dormimos em Bedengó em um posto na beira da estrada, que tem segurança.
      Muito importante dizer que nesse trecho vocês não devem em hipótese alguma viajar a noite. Parem no máximo as 18:00, devido ao grande risco de assalto.
      Sugerimos que saiam de Porto Seguro por volta das 4:30 pra dar tempo de chegarem em Bedengó de dia.
      No dia seguinte, se sair por volta das 4:30, dá tempo de chegar em Fortaleza no final do dia.

      Acho que se tiverem tempo, vocês podem dirigir até Vitória, dormir e depois ir pra Porto Seguro, ficar um dias… aí fica menos cansativo.
      Se precisar de mais informações nos avise! Dá uma lida nos nossos primeiros posts que tem muita informação da viagem.

      Quem sabe não tem algo que te ajude??

      Beijos!

  8. Eu estou aqui de boca aberta ainda, que maravilha, criação divina, é lindo demais.
    Agora se vc que é uma aventureira assídua ficou com medo, eu nem imagino como ficaria…kkk
    Mas mesmo assim vale a pena conhecer, é maravilhoso.
    Mudando de assunto, tenho as mesmas duvidas da Drielly sobre sua porta, e acho que todas suas portas internas são assim né?!?!
    Eu tb não quero pintar minhas portas de branco, quero que fique só com verniz, e gostaria do rodapé branco, mesmo que fosse só na sala.

    Bjs

    http://umlarumsonhoeumdesafio.blogspot.com/

  9. Meu Deus que lugar mais LINDO!!! Tem foto que parece até montagem!!!! simplesmente MARAVILHOSO!!! Eu e o maridão iamos adorar conhecer!!! Até mostrei as fotos pra ele, vai que anima a ir né!!!rsrs
    Morri de ri com seu comentário no blog!!! Amo seu senso de humor!!!!kkkkk
    Aki deixa eu te perguntar, ontem vasculhei o blog procurando uma foto que mostra os detalhes da sua porta pivotante da entrada. Vou te explicar, vamos colocar os rodapes Santa Luzia e pretendo colocar as molduras da porta do mesmo material, só que o marido quer a porta em madeira sem pintar de branco, não estava conseguindo imaginar se ficaria bom. Só que vi que vc fez isso, a porta em madeira e vc pintou os alisares de branco pra combinar com a moldura da porta. Só que eu estou numa dúvida o que vc fez de moldura no lado de fora. Vc colocou as faixas de cimento como nas janelas ou fez em madeira mesmo e pintou de branco? Por favou me dá uma luz que não sei como eu faço essa combinação!!!!!
    Bjusssss

    • Oi Dri,

      Desculpe a demora em responder!
      Do lado de fora fizemos a moldura em madeira, Usamos na época umas peças de deck de ipê que sobraram na casa, e pintamos de branco também.
      Faremos alguns posts do lado de fora em breve e mostraremos com mais detalhes. Mas fizemos basicamente a mesma coisa que fizemos do lado de dentro!

      Beijos!

  10. Ah com certeza deu para animar, com registros tão lindos deste lugar! Fico louca para comprar essas promo dos sites de compras coletivas para a chapada, agora com seus relatos que o lugar realmente vale a pena, com certeza entrará para a lista de desejos a serem realizados! Agora como foi a rota de vcs? gastos? esses pontos na chapada sempre foi acompanhado por guia ou algum conseguiu chegar sozinhos? a segurança do local (tipo pessoas estranhas)? aff quantas perguntas, né…rsrs! mas apesar de gostar de viajar ainda não nos lançamos mesmo nesse mundo por isso tantas dúvidas. abraços ao casal!

    • Oi Cris,

      Vamos fazer mais um ou dois posts a respeito e colocaremos as respostas do percurso lá.
      Comtinuo com problemas pra comentar no blog de vcs, por isso estou respondendo por email.
      Um beijão!

  11. Puxa, vcs me fizeram lembrar de um lugar queconheci, uma cidade chamada VazanteMG. Visitei uma gruta fantástica – A lapa – as imagens são muito semelhantes, isto é realmente uma aventura inesquecível, quero conhecer a chapada…

  12. É mesmo de encher os olhos florzinha…eu não tenho vontade de conhecer outros países, pois acho q o brasil ainda não foi “descoberto”, é uma terra lindaaaaaa, um dia não tão distante e o maridão ainda vamos desfrutar desses paraísos brasileiros….
    Vc é como nós, sabe mesmo aproveitar cada momento cada flash, lindo lugar, lindas fotos, parabéns!!!

Deixe um comentário

