Minha Pata Tá Mal…

Não pessoal, não é minha pata, quero dizer, é minha porque comprei, mas não estou me referindo a minha patinha, ops, pé… hehehehe. Tô falando da minha Pata de Elefante, que por causa do meu trabalho, cismo em chamar de Pata de Mula (é o nome de um equipamento que temos)…  Bizarro! E foi assim que chamei ela na loja de plantas quando fui comprar (a atendente riu demais da minha cara)…  Affff… pra ver como ando trabalhando muito!

Mas voltando, olha a minha plantinha como está feia, caíiiida:

Daí que tudo o que li na internet sobre cuidados eu fiz, melhor, Namorido fez… as plantas são dele…hehehe. Mas não teve jeito. Aí Namorido tirou ela do jardim e colocou do lado de fora da casa pra tomar um sol… mas não pára de chover!! A bicha ficou ainda mais encharcada…kkkkkkkkkkk

Alguém aí tem essa planta? Alguma dica pra dar (que não envolva dedicação total, é claro… somos pais agora…kkkk)?

PS: Esqueci de falar, ainda não tirei a foto da sala, mas vou tentar fazer isso no fds. E fiquei tão feliz porque dessa vez houve maioria e a maioria votou a favor do arranjo de quadros… yupiiiii…

Anúncios

43 comentários em “Minha Pata Tá Mal…

  1. Bom dia ! Tenho uma Pata de Elefante.Obedece os criterios citados como recomendação lida.Todavia esta morrendo a cada dia Suas folhas estão ficando secas.Se cortar o caule no toco, nascera outro robusto,pois o que existe já esta fino e sem firmeza e vida faz dó ?! obrigada pela resposta que venha como socorro.EU
    AMO ESTA PLANTA

  2. deixo pergunta, pois não tenho respostas kkkkkkkkkkkkkkk, mas minha pata de elefante está com cochonilha, achei muito boa a dica de usar pinho sol e água, incluisive ja apliquei, mas a dúvida é: aplico uma única vez, eu várias vezes e com que intervalo. quem souber me diga.

      • s maiores problemas em sua aparência e apodrecimento das raízes aparecem por conta das regas em excesso, afinal são plantas que absorvem toda a água para sobreviver em estações de seca e estiagem e, por conta disso, não precisam ser regadas com frequência. O ideal é deixar o solo secar bem antes de regar novamente.

        É uma planta que pode ficar sem ser regada por até um mês seguido e o indicado é cultivá-la em um solo mais seco, que não deixe a planta suscetível ao apodrecimento da raiz.

        Para ver flores nessas plantas você deverá procurar pelos exemplares mais velhos, pois somente aqueles com características já arbóreas é que tem a capacidade de produzir flores. Essas belas flores nascem de inflorescências longas e eretas com uma grande quantidade de flores pequenas e brancas.

  3. Pessoal, perdi uma pata de elefante enorme, estava morrendo no vaso, troquei para o chão, quando ela estava apresentando sinais de que iria sobreviver, meu esposo sem queres encostou na ponta e imaginem estava mole e caiu, acho que perdi esta planta. E, o pior a maior de quase três metros está apresentando um buracos escuros e fazendo a circunferência, acho que vamos perdê-la também. Tiramos fotos e levamos em dois lugares que vendem plantas, mas ninguém sabe dizer o que é. Ensinaram-nos a ideia do fumo, mas creio que perderemos mais uma Pata, que lástima, nem ouso colocar a foto, pois ficarão impressionados com o tamanho da pata, do caule e dos “lindos cabelos” que ainda há nela. Estou muito triste.
    Abrs a todos e quem puder ajudar, não gostaria de ver esta pata morrer também.
    Marcia

    • Márcia, cultivo Patas, hoje ainda tenho +- 800 plantas. Quando inicia o processo de podridão do tronco ela invariavelmente morre, pode levar alguns anos devido sua grande resistencia, mas é irreversível. Bata em sua base, se estiver com som oco, desista. Caso contrário, trate infecções, cuidados com formigas e besouros, regue bem pouco sem molhar folhas e tronco (molhe 1 vez semana, pouca água). Adube com 101010 a cada trees meses. Deixe ao sol. a propósito, com todo cuidado já perdi mais de 200 plantas. É triste quando chegam a 3metros e apodrecem.

  4. SE FOR PRAGAS…
    Aprendi com Sr. José Alexandre Maluf, um orquidófilo maravilhoso, que para pragas como cochonilhas, pulgoes, caracois, etc…Diluimos 30ml de PInho Sol em 70ml de agua e pulverizamos na planta atacada. As pragas secam e caem…
    Boa sorte!

  5. tambem tenho uma pata de elefante
    tava indo muito bem até q aparecerão uns fungos néle ta dificil de acabar
    ja comprei um funjicida passei agua com fumo q meensssinaram melhorou mas não
    acabou são umas coizinhas brancas eparecem tambem q tem ferrugens naas folhas o que fazer

    • Oi Angélica,

      A nossa tá começando a se recuperar. Plantamos em um vaso mais fundo e colocamos do lado de fora debaixo daquelas telinhas que bloqueiam parte do sol, sabe como? Tente algo assim e continue com o fungicida… quem sabe resolve?!
      Vou ver se posto sobre ela esses dias…

      Beijocas

    • Oi Angélica!

      Aprendi com Sr. José Alexandre Maluf, um orquidófilo maravilhoso, que para pragas como cochonilhas, pulgoes, caracois, etc…Diluimos 30ml de PInho Sol em 70ml de agua e pulverizamos na planta atacada. As pragas secam e caem…
      Boa sorte!

    • oi queria eu tenho uma pata de elefante evite nunca joque agua nas batatas da planta e sim envolta dela pois de vc jogar agua no caule ele podresse bjsssss

  6. Opa.. bom dia =]…. Vamos lá…
    Parabéns pela aquisição.. A pata-de-elefante é um trunfo no paisagismo, porém há um pequeno detalhe, para que ela fique bonita na disposição do jardim, vocês precisam de um pouco de espaço, ou seja, o jardim não pode ser tão pequenino. Sobre as folhas estarem caídas é simplesmente pelo fato de não está recebendo sol suficiente e principalmente pelo encharcamento causado pela chuva. Ela é uma planta de clima semi-árido/tropical, essa “barriguinha” é na verdade um reservatório para acúmulo de água, então já dento bastante água em seu interior, não há necessidade de tanta água no solo. Minha sugestão.. Troque esse vaso ai.. ta muito raso.. fica bonito em vaso raso, porém a planta fica impossibilitada de espalhar as raízes, e isso ira acarretar no apodrecimento da mesma, como você disse, ouve mudança de local do jardim para o vaso, e isso causa um estresse muito grande na planta quando não é feito corretamente, então, troquem o vaso, compre um composto melhor para colocar no vaso, pois a planta necessidade de solo fértil, bonderem na adubação, é chegar e jogar qualquer adubo NPK e pronto, cada planta tem uma necessidade, se não vai fazer igual ao amigo ai do comentário acima, a planta ficou “enferruchadinha” devido ao excesso de fósforo, e também assim que possível, coloque-a no sol, ela precisa está no sol, não a deixem na sombra, e se não tiver onde colocar, deixem no local que pelo menos tenha meia sombra e o restante do dia ensolarado, abraços e boa sorte.

    • oie…
      adorei as dicas!!!!
      E com certeza vou pedir mais quando formos finalmente fazer o paisagismo lá de casa… hehehe

  7. Ju, a minha “pata” tb tá mal! rs Tava terminando as coisinhas lá em casa, porque só queria mandar as fotos pra vcs com tudo pronto e bonitinho, mas cometi uma imprudência. Fui tentar usar uma serra-copos sem muita orientação e quase arranquei meu polegar fora! O pior é que estava só em casa e o corte foi muito grande e profundo, saí no corredor pedindo socorro, então vizinhos me acudiram e levaram pro hospital. Resultado: 8 pontos, braço engessado e a perda de um pouco de sensibilidade na região, porque atingi alguns nervos. Mas os tendões estão inteiros, portanto ainda consigo mover o polegar! Ufa! Que sufoco, viu? Daqui a 8 dias tiro os pontos, concluo minha “obra” (só que agora sem ferramentas cortantes.. rs) e mando as fotos pra vcs! bjoooo

    • Analice do céu!
      Quase caí pra trás quando li o que você aprontou!
      Vivo falando pro Leandro que acho que às vezes somos descuidados demais…
      Poderia ter sido pior. Graças a Deus que no final vai ficar tudo normal… ufa!
      Vê se toma cuidado mulher! E com certeza nós também tomaremos.
      Mas me manda as fotos… mesmo com o polegar ruim…rsrs

      Beijãooooo querida!!

  8. Oi Ju!!

    eu tenho uma pata de elefante… e no começo demorei pra pegar o jeito dela. fui adubar e ela ficou “enferrujada” no terceiro dia aqui, dai consultei um paisagista, e o que ele me disse foi o seguinte:

    – ela veio do deserto Mexicano, e não gosta de muita água… ela retém a água na “pata”, tipo um cactus, e se molhar demais, ela apodrece na raiz.. o vaso deve ter furinhos pra escoar a água….não deve deixar nem água parada no pratinho;

    – sobre as regas, ele recomendou no máximo uma vez por semana, mas disse pra antes colocar o dedo na terra… se a terra estiver meio húmida, pra esperar mais um dia pra molhar (eu rego +ou- de 10 em 10 dias… ou 1x por semana se o clima estiver muito quente);

    – o vaso deve ter uma profundidade maior, mas não muita largura, ela se desenvolve melhor em um vaso mais estreito nas laterais (não sei pq..)

    – ela gosta de luz, mas não precisa ser direto debaixo do sol.. pode ficar perto da janela onde bate mais sol.

    acho que tu deveria “transplantar” ela para um vaso mais fundo e alto, pois também sei que ela não gosta de encostar suas folhas no chão/paredes etc…

    espero ter ajudado…. estou tri bem com a minha pata de elefante, a planta que está me dando mais trabalho é o bambu mossô que fica super sensível dentro de casa….:(

    abs, Sabrina

  9. Juliana, Plantas sao sempre assim, cheio de altos e baixos!! Coloque ela no sol, deixe ela descansar um pouco que tudo volta ao normal. Plantas tambem ficam Stressadas… Voce vai ver como depois ela vai ficar bem melhor.
    grande Beijo, FELIX.

  10. Oi Ju, fico uns dias sem passar por aqui e veja tantas mudanças!!! Pelo jeito sua sala ficou bem aconchegante. Gostei das composições com o pufe e tapete…
    Quanto aos quadros ainda falta lá em casa tbm e gosto dessa forma “dessarumada” que voce montou! Curiosa agora…haha!
    De plantas não entendo nadinha… Não sei como as poucas que tenho sobrevivem…
    Ah, deixa te contar…acho que o deck vai rolar la em casa, mas não feito por mim…Bem que eu queria, mas não tenho a disposição de vcs! Se der certo mostro lá no blog!!!
    Bjos!

  11. Ju, sou uma catástrofe com plantas. Aqui, nada vai para frente. No máximo, a grama sobrevive… Então… acho que não sou a melhor pessoa para dar dicas nesse assunto… Eu ja ia até pedir ajuda com as falsas vinhas que plantei e não saem do lugar…

    Beijos!!

  12. Jú olha o que achei na net:
    Pata de Elefante.
    Como cuidar: Cresce bem em locais de alta à baixa luminosidade; mas se dá melhor quando há pelo menos um pouco de sol direto no decorrer do dia.

    Na fase juvenil é excepcional para plantio em vasos ou para formação de pequenos grupos, a pleno sol. Na fase adulta e idosa, em parques e jardins impressiona pelo aspecto estranho, exótico, e muito imponente de seu conjunto arquitetônico.

    Os maiores problemas acontecem por regas em excesso. Precisa de solo mais seco, pois é suscetível a algumas podridões de raiz. A planta armazena água na sua base, não pedindo regas freqüentes. Deixe a terra secar bem antes de regar. Em certas situações, você pode não precisar regar por até um mês! Se estiver em dúvida, não regue.

    Bjs,bjs…

  13. hum acho linda essa planta
    bom ainda não posso te ajudar hihih aqui em casa não sobreviveu quase nada
    to com uma flor que acho linda que ela na verdade é um abacaxizinho não sei o nome e uma que apanhou muito e ainda ta em pé rsrsr mas quero muito verde aqui em casa mas temos que parar com o cimento
    como disse as meninas ai em cima coloca ela num vaso maior ou no chão mesmo
    bjus

    obs adoro pintar kikiki ai ja vil maridon abusa kkkkkkk

  14. Ju, eu tenho uma no meu quintal tb em um vaso, mais acho que é isso mesmo que as meninas falaram, Pode ser a altura do vaso.
    A minha ficava em uma vaso “magro” qdo mudei para um mais “gordinho” ficou ótima!!!!!!!!!!
    Esta linda e feliz…. e no SOL…..
    Bjs

  15. Oi Jú, dozinha que dá! Adorei o nome novo que vc deu hahaha… só você mesma! A planta é lindona, minha mãe também tem uma,mas fica do lado de fora da porta, porque ela precisa de bastante sol, e água é pouca viu?! Ah, o vaso também é bem grande, mas a dela é maior. Tô indo lá amanhã, vou perguntar mais, qualquer segredinho venho te contar…

    bjão!

  16. Olá….
    Como muitos postaram eu tbm acho que é por causa do vaso , é muito raso ele…tem amigas que tem em vaso raso , mas nao tao raso como o seu.
    Eu tenho uma ela esta no vaso fundo, mas ela nao toma sol algum , fica na minha varanda , ela toma somente uma brisa e esta crescendo cada vez mais, ta linda..
    bjussssssss

  17. Olha só, ela não vai morrer, só que vc terá que colocá-la num vaso bem grande e sol muito sol, elas sem sol direto com certeza pode morrer.
    Embora seja bem resistente. Eu tenho e a minha está linda, uma vez meu marido foi passar um veneno para matar uns bichinhos nela e errou de frasco e passou dessecante, coitada amarelou toda apodreceu a ponta, mas viveu…. ebaaa… e tá lá… lindona. Então troca de vaso e sol direto. Bjos

  18. Oiee… Não posso te ajudar, pois não entendo de pata de elefante… Dá uma dor quando elas ficam caidinhas, né?
    Logo você acha uma solução!
    Beijinhos,
    Fer

  19. Eita Jú, temos 4 delas aqui na casa da minha sogra… todas plantadas em jarros.. (apesar de eu achar mais bonitas no chão…)..

    Possivelmente é o vaso que realmente está raso… ee outraa… a nossa aqui fica direto no sol, na chuva.. por sinal são bem resistentes…

    Busque outra planta para ficar nesse local, talvez seja a solução..

    Beijosss

    • Oi Shaene,

      A maioria tá achando que o vaso é o problema principal.
      Vou seguir o conselho de vocês e trocar o vaso!

      Obrigada querida!

  20. Oi Jú acho que o problema aí é o tamanho do vaso, ele é muito pequeno e raso.
    Tente mudar ela pra um vaso maior e fundo e coloque cacos de tijolo no fundo antes de colocar terra, isso ajuda a não deixar ela encharcada demais.
    O ideal seria vc replantar em um vaso grande, pois ela cresce bastante e não teria que replanta-lá novamente no futuro.
    Bjs,bjs.

  21. OI 🙂 Eu pensei que você tinha comprado uma pata (animal) rsrsrsrs é que tem uns dois post’s que não leio por falta de tempo rsrsrsrsrs
    Eu não sei como cuidar dessa plantinha, infelizmente, mas acho que ela está sofrendo com o clima, não sei bem.Ela aparentemente precisa de muito sol, não deicha ela enxarcar não, molhe o suficiente.Eu sei que tem plantas que tem que tirar o pedaço ressecado, não sei se essa daí pode tá? kkkkkkkkk As que podem é porque não consegue passar nutrientes para essa parte ressecada, mas como te falei eu não sei se essa pode fazer isso.
    Coloca no google sobre a planta que você vai saber melhor.

  22. Olá pessoal,

    Eu tenho uma plantinha desta lá na casa do meu irmão, vai mudar só para a casa nova. E modéstia a parte ela ta linda, e não tem nenhum cuidado especial não, espero que ela não sinta a mudança, a única coisa é que ela toma bastante sol e o vaso que ela esta é bem fundo, talvez seja isso, por causa do seu vaso se as raízes estiverem encostando no fundo ela esta sentindo. Assim que for lá, tiro uma fotinho e posto para vcs verem.

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s