Deu Cupim na Nossa Cozinha dos Sonhos

Antes de começar: muito, muito obrigada pelo apoio! É muito bom como me sinto amparada por vocês! Fiquei emocionada com os comentários e o monte de email que recebemos. E se preparem que a explicação da tristeza é longa… Mas antes de começar, preciso deixar claro três pontos:

– Não, não deu pra perceber antes. A infestação ficou entre o fundo do armário e a parede como poderão ver. Quando veio pra parte externa, o estrago já era grande;

– Não vamos entrar em detalhe da empresa, porque depois ainda vamos ser os errados, e eles podem pedir na justiça que tiremos o post do ar;

– Gostaria que por favor não fossem críticos nesse post específico. Esse é um assunto delicado. Acho que ninguém espera passar por esse tipo de situação com uma cozinha cara, de marca reconhecida, com menos de 2 anos de uso. Só estou dividindo isso, por que acho que devo isso a vocês, já que  nos dão tanto em troca aqui no blog, e podem ficar de olho pra que o mesmo não aconteça em suas casas. Somos duas pessoas normais e temos sentimentos. E estamos ainda um pouco sensíveis, já que tudo começou na sexta de manhã e só terminou ontem a noite. Mas sintam-se a vontade de contribuir com sugestões e quaisquer outros comentários, incluindo gritos de ódio ao cupim…rsrsrs

Enfim, fiquei pensando em como começaria esse post e o título dele, mas diante do assunto, fiquei sem nenhuma criatividade. Então vamos ser diretos: descobrimos cupins na cozinha. Como? Depois de algumas semanas sem mexer no armário, incluindo o carnaval, notei essa “coisa” na parte de cima. O armário estava cheio de coisas e essa meleca fica lá no canto, onde só totalmente abaixado dá pra ver. Por isso demoramos algumas semanas pra perceber (digo algumas semanas, porque eu organizei esse armário a coisa de um mês atrás).

Diante disso, resolvemos desocupar o armário inteiro, pra ver se tinha mais alguma coisa escondida.

Isso incluiu o forno. No fundo das outras partes, só tinha uma manchinha amarela na madeira. Mas nessa parte do forno…

… encontramos esse caminho, que seguia direto pra outra gaveta muito pouco usada.

Removemos a madeira que separa o forno do gaveta, e olha o que encontramos por baixo desse caminho…

Mas pior do que isso, foi o que encontramos entre a madeira do fundo do armário e a parede…

Olhe isso. Esse é o fundo do módulo que prendemos a gaveta. É o gavetão que fica debaixo do forno. Mas tem pior…

Olhem bem a primeira foto onde tudo começou, e prestem atenção nesse “quadradinho” que tem na quina do módulo…

E olhem o que encontramos atrás dele e atrás do fundo do armário…

Nojento é pouco! Nessa hora eu mal conseguia ficar perto. Na verdade tirei as fotos de longe, com zoom. Eca! Aí bateu o desespero em mim e no Namorido. De verdade… começamos a imaginar onde isso iria parar…

Pegamos essas partes e jogamos direto no fogo. Namorido ficou rindo porque eu gritava o tempo intero: Morram desgraçados! Mexeram com a cozinha errada! Bastardos! Voltem pro lugar de onde vieram!!! Agora eu quero vingança! E coisas assim… Sabe como é né, o stress tem que ser aliviado de alguma forma! hehe

No final da noite, a cozinha estava assim. E assim deixamos e fomos dormir. Foram muitas horas de trabalho. O fundo dos armários são presos entre as laterais e as paredes, e pra removê-los desmontando, teríamos que remover o granito da pia, e remover os módulos um por um. Como tínhamos certeza que os fundos estavam todos destruídos, resolvemos cortar com um formão. Imagina o trabalho que deu recortar em volta de um por um… Aí nessa foto dá pra ver bem o que tinha atrás das manchas amarelas do armário. E já era madrugada de sexta pra sábado.

Morram com o veneno enquanto dormimos – malditos!!

No dia seguinte (após deixamos os cupins remanescentes morrerem afogados no veneno), começamos a recuperar o móvel. A primeira coisa foi preencher o buraco deixado com “espuma química” (eu não lembro o nome correto).

Cobrimos tudo o que podíamos e nos preparamos pra fazer algo que odiamos…

Lixar! Afff…

Depois de lixadas as paredes foram pintadas. E assim terminou o sábado. Nesse momento posso jurar pra vocês que estávamos exaustos – física e emocionalmente. Saímos pra jantar e tomar umas caipirinhas.

No domingo de manhã, fomos a C&C em busca de uma solução pras marcas que ficaram na madeira quando recortamos os fundos.

Compramos uma peça de rodapé Santa Luzia.

E instalamos no fundo do armário. Bem melhor, não?! Tá vendo do lado esquerdo no alto uma parte mais escurinha? É a espuma que aplicamos, depois de aparada e pintada. Não fica perfeito,  mas no dia a dia a gente não abaixa tanto…

… e a visão que temos é essa, ou seja, aquela parte não é vista. Por isso que não vimos os cupins, olha até onde enxergamos no dia -a -dia…

Fundos pintados, armários limpos, hora de começar a colocar as gavetas no lugar. Mas primeiro passamos WD 40 nas ferragens…

… e passamos massa nos encontros dos módulos, que ficaram um pouquinho rachadas com o quebra-quebra.

Olha aí o módulo da gaveta.

Arrancamos o fundo, que estava todo comido. As laterais tinham começado a serem afetadas também, mas não podíamos nos dar ao luxo de jogarmos fora.

Então aplicamos remédio em todos o os orifícios do módulo,

e passamos massa pra dar um melhor acabamento.

Esfregamos bem com detergente neutro aquelas marcas marrons asquerosas, e no final do dia, o módulo estava assim:

Remontamos a cozinha inteira, e começamos a organizar algumas coisas. Já era tarde da noite de domingo.

Uma pausa pra um comentário aqui: Como a cozinha estava interditada, não podíamos fazer caipirinha, então a solução foi uma Ice de maracujá – testada e aprovada! hehehe

Na segunda-feira, largamos a bagunça pra trás e fomos pro trabalho. Depois do trabalho fui pra faculdade, e quando cheguei, ajudei Namorido na última parte: remoção dos módulos superiores pra checar se eles não estavam infectados.

Ainda bem não! A melhor notícia das últimas noites! Mas já era madrugada quando os módulos foram instalados de volta no lugar, e todos os passos foram seguidos. Eu estava super preocupada com como eu ia encaixar a limpeza e arrumação no meu horário (voltei pra faculdade), já que estávamos super cansados do fds, e eu não ia conseguir conviver bem com essa zona de terça a sábado. Fora que a cozinha estava interditada. Então, na noite de segunda, recebi uma segunda ótima notícia: a moça que trabalha pra família da minha amiga de infância aceitou vir pra minha casa uma vez por semana. E adivinha quando ela estaria vindo? No dia seguinte, isso mesmo, ontem, terça-feira ela chegou de manhã cedinho na minha casa.

Avisei no trabalho que chegaria um pouquinho mais tarde, passei as instruções, e na noite de ontem, quando cheguei em casa depois da faculdade, minha cozinha estava assim:

Todos os módulos limpos e tudo, tudo o que tinha dentro deles lavado e guardado!

Ahhh… a paz voltou a reinar lá em casa! Lei e ordem – é disso que eu tô falando!

E agora?

Bem, hoje vai uma empresa especializada lá em casa pra ver o tipo de cupim. Se for cupim subterrâneo (a pior espécie) vamos contratar a colocação de iscas, porque o ninho deles pode estar metros fora da casa, e se não atingirmos o ninho, teremos novas infestações. Se for cupim de madeira seca (o que eu tenho quase certeza que não é o caso), vamos continuar monitorando e aplicando remédio nós mesmos. Manteremos vocês informados.

Quanto a cozinha: ligamos pra loja onde compramos. E a resposta foi que a garantia não cobre cupim, que ele tinha certeza que não vieram no armário, mas que ao mesmo tempo, o fundo é um “pudim” pra eles e que ele (o gerente) já viu infestações ocorrerem com cozinhas com muito menos tempo que a nossa. Acredita?! O engraçado é que na hora de comprar, falam que é resistente, tratado, bla, bla, bla… inclusive pagamos mais caro na nossa cozinha por ser da referida marca, que é dita de primeira linha e tem 10 anos de garantia.

Baseado em tudo o que já passamos, resolvemos não brigar. Primeiro porque pretendemos deixar o móvel sem fundo na maior parte dele. Na parte que queremos recolocar, só pensamos em fazer isso depois de uns 6 meses no mínimo – queremos monitorar de perto se não teremos uma reincidência. Só que nunca mais compraremos lá e não indicaremos pra mais ninguém. Ponto.

Se antes eu estava mal, agora que tudo se normalizou, estou bem tranquila. Acredito que dos males o menor. Poderíamos ter perdido o móvel inteiro.  E não encontramos infestação em mais nenhum móvel da casa. E já passamos remédio em tudo.

Agora vamos dar os próximos passos pra prevenir, e buscar minha filhota, que está na casa dos meus pais desde o carnaval (sabe como é, cachorro e veneno não combinam). E ficar de olho… olho muito aberto contra esse inimigo! Assim que tivermos novidades, eu volto a postar. Até lá, vamos dar uma descansada – estamos exaustos! Nada poderia nos preparar pra isso!

Mas e aí, entenderam por que eu estava mal?! Tinha razão, não tinha? Logo na minha cozinha, minha menina dos olhos daqui da casa… não podia ser um móvel velho?!

Anúncios

143 comentários em “Deu Cupim na Nossa Cozinha dos Sonhos

  1. Algumas pessoas têm difundindo a ideia de que o MDF e o MDP seriam resistentes ao ataque de cupins, mas isso não é bem verdade.
    O que realmente acontece é que o processo de prensagem utilizado na fabricação dessas chapas faz com que elas sejam expostas a um calor de cerca de 200°C. Essa temperatura é capaz de exterminar todos os insetos que por ventura possam estar na mistura da madeira com a resina, garantindo assim que, ao final da produção, as chapas estejam livres, inclusive, de cupins e seus ovos.
    No entanto, a partir desse momento, nada impede que ocorra uma contaminação durante o transporte e a armazenagem do produto nas revendedoras e nas marcenarias.
    Em revendedoras e marcenarias com alta rotatividade, a contaminação é quase impossível, pois as chapas não ficam estocadas tempo suficiente para que isso ocorra, além, é claro, de haver um controle por parte das empresas. Por isso é importante, ao escolher quem irá produzir seus móveis, optar por uma empresa séria e responsável.Uma vez instalados, os móveis correm o mesmo risco de ataque de cupins que um móvel de madeira maciço. Caso sua casa tenha problemas com cupins, é recomendado que se contrate uma empresa de dedetização para eliminar a praga antes que os novos móveis sejam instalados.

  2. Faço móveis planejados, a grande verdade é que as lojas te cobram o móvel como MDF e acreditem… nem 30% é MDF, eles utilizam aglomerado (chapa de madeira, com miolo composto de resíduos de madeira como pó e serragem, resina e cola) essa além de ser mais barata é resto de eucalipto e pinus (comida predileta dos cupins). Na verdade o MDF realmente cupim não come, mas o aglomerado sim. Não uso aglomerado em nenhum móvel que faço, o lucro é alto demais pra fazer essa sacanagem com o cliente!
    Talvez esse seja o grande motivo da garantia não cobrir destruição por cupins, já que o móvel é 70% aglomerado. Nesse caso caberia ressarcimento sim, pois o cliente é enganado paga MDF e recebe aglomerado. Já ví móveis que só as portas eram MDF!

    Parabéns pela iniciativa DIY (Faça você mesmo), no conserto do móvel!

    • Antonio, muito obrigada mesmo pelo comentário! É raro termos profissionais da área participando e de maneira tão positiva! 🙂

  3. nossa aki em casa ta por cima de tuuuuuuuuuuuuuuudo, desde o forro do quarto, banheiro, na pia da cozinha, geladeira, no armariiio do micro-ondas, sofa, rack, tudo mesmmo. eles soltam uma sujeira q gruda na gente,, q rraaaaivaaa q eu fico. eles entram por dentro dos armarios, nos copos, panelas, pratos, dento do micro-ondas, dentro de panela de comida, meu Deus, eu nao aguento mais, sera q emuito caro uma dedetizadora?? eu tenho uma bb de 6 meses e tenho medo de passar veneno,,

  4. É triste muito triste, na hora que você vai comprar os móveis planejados, dão toda a garantia, na hora que vc vai reclamar de infestação de cupins, a informação que a garantia não cobre esta praga. Também estou passando por isso. comprei minha cozinha na NEW MÓVEIS PLANEJADOS, aqui em Niterói, paguei caro com 08 meses apareceram estes bichos, quando vi já tinham acabado com o fundo dos meus armários. Tiramos o fundo de todos eles. Mandei discupinizar as paredes numa firma especializada, vamos ver como vai ficar no futuro. A minha cozinha está uma bagunça só, porque os armários só serão montados dia 18 agora, de dezembro. Estou muito preocupada.

    • Sinto muito… só quem passa por isso sabe o que é! Tô na torcida pra que dê tudo certo!! E não deixe de ficar de olho depois, sempre! Essa é a maior garantia de que eles não vão voltar.

  5. Comprei minha sonhada casa a cerca de 1 ano, e na época durante a reforma nos deparamos com os cupins. Por conta deles tive que trocar praticamente todo o madeiramento do telhado. Contratei uma empresa de dedetização e os bichinhos sumiram por um tempo.
    Agora (1 ano depois da primeira dedetização) eles voltaram =/. Chamei a mesma empresa pra fazer um novo combate, e eles identificaram que os cupins estão vindo do vizinho e pediram pra eu conversar com o vizinho para eles dedetizarem la também.
    Vou fazer armários planejados e estou muito receoso afinal é um grande investimento pra virar comida de cupim… Então gostaria de fazer um controle a cada 3 meses como vocês fazem.
    Sugiro que vocês fizessem um post sobre essa dedetização caseira preventiva, com mais detalhes de como pulverizar ao redor da casa e tudo mais (se compraram alguma bomba especifica)… Acredito que ajudaria muita gente! Parabéns pelo Blog! E que os cupins não voltem!!!

    • Oi Rafael!

      Desculpe a demora em responder! Olha, realmente é preocupante e honestamente sinto como se eles esperassem a gente esquecer pra atacar de novo. Nós passamos remédio ao redor da casa e dentro de alguns móveis. Na casa de podutos agropecuários saberão te indicar. Infelizmente vou dever o post, porque assuntos assim geram muita polêmica, e é muito ruim… infelizmente… sempre tem alguém que acha que vc vai se envenenar, mesmo tomando todos os cuidados, e entendidos do assunto que vão dizer que não vai adiantar, mesmo não tendo nenhum foco em anos…

      Desculpe mesmo!
      Abração,
      J

  6. bom dia meu nome é Fabiana acabei de ver a situação que vc passou acho que estou na mesma faz 4 meses que me mudei e acabei de ver cupins em minha cozinha novo toda planejada em mdf paguei uma fortuna liguei na loja eo gerente me falou que em mdf não da cupim acho que ele está mentindo aa e minha casa tambem é nova e de material qual sugetão vc me da desde ja obrigado..

    • Fabiana,

      Dá cupim sim, e inclusive uma leitora que trabalha com modulados falou que isso acontece… Infelizmente é muito difícil provar que o cupim veio na cozinha, e não que o problema foi da casa, que infectou o armário. Nós optamos por fazer o procedimento do post, porque achamos que ia dar menos dor de cabeça. Infelizmente você vai ter problemas, ou tratando o móvel como fizemos ou brigando na justiça… aí a escolha é muito pessoal…
      Te desejo muito boa sorte, e muita paciência, porque isso é de dar nos nervos de qualquer um!

      Um abração!

    • olha queridos eu e meu esposo passamos por isso na minha casa na praia , quando fui perceber já tinha tomado todo o fundo do meu armário de cozinha com poucos meses de uso . o pior tive que ir arrancando partes dele e o fundo tive que botar fogo na parede porque estava colado e era tanto bicho que caia e o nojo, eu arrepio só de pensar , graças a Deus que vocês não perderam o armário infelizmente o meu foi embora beijos e felicidade há essa semana atrás perdi a porta do quarto que fica perto da cozinha vou observar o que vcs disseram, acho que é subterrâneo .

      • Bernadete,

        Que triste! Não gosto nem de pensar!
        Nunca mais deixe de observar e passar remédio!
        Aqui ficamos de olho, porque cupim é difícil de tratar, ainda mais se for o subterrâneo!
        Graças a Deus (e ao nosso cuidado), contrariamos a previsão de alguns profissionais e nunca mais tivemos problemas. rsrsrsrs

        Beijos e fique de olho!

  7. Olá!! Acompanhamos os posts de vocês e somos impressionados com seu bom gosto e disposição! Nos mudamos há 3 dias pra uma casa mista – alvenaria e madeira Grápia – linda, a casa dos nossos sonhos, só que pra minha infeliz surpresa, encontrei cupins num dos móveis planejados da cozinha, e os grânulos da madeira em outro. Queria saber o que vocês usaram pra tratar a infestação e o que vocês usam pra prevenir, e também se foi muito difícil acabar com essa praga. Um grande abraço pra vocês e parabéns pela casa e pelas ideias!!

    • Oi Airton!
      Me lembro de vc pelo nome… hehehe
      Olha, nós pulverizamos em volta da casa de 2 em 2 meses com k-othrine, e no móvel usamos jimo, bem como queimamos as partes infestadas como puderam ver.
      Apesar de alguns terem dito que não fizemos da forma correta, que tínhamos que contratar um profissional, não tivemos reinfestação. Porém, não damos moleza… nós estamos sempre de olho tanto nos móveis quanto em volta da casa. Dá trabalho, mas é possível controlar, acabar… não sei…

      Um abração e desculpe a demora em responder!

  8. Caramba! Fiquei chocada com as fotos! Achei seu post pois comprei uma casa nova e a recebi para morar no início de março/14. Há cerca de 10 dias aparceram uns caminhos de cupim num armário que fixei na área de serviço, que fica fora da casa (assim que sai da cozinha). Comeram todo o fundo do móvel e vi que eles vinham de um furinho na parede. Chamei o construtor, ele mandou arrancar os azulejos e haviam vários caminhos de cupim por baixo. Tiraram tudo, um cara veio detetizar, recolocaram, beleza! (Detalhe que eu que paguei pela obra). Ontem, no banheiro social, cuja parede do box é a mesma da área de servico pelo lado de dentro, onde estava o tal movel comido, apareceu um caminho de cupim na base da cerâmica, no chão do box. Tomei banho pela manhã e à noite já tinha um caminho de cupim de uns 12cm!!! Tô achando que eles vem do solo, dessa região do chão que pega área de servico e banheiro. Mas e aí, a casa é nova, recebi a chave e me mudei há 5 meses!!! Vou ter que sair quebrando a casa e arcando com as despesas toda vez que aparecer um foco de cupim? O construtor culpa o detetizador, e este diz que o problema está no solo…. Se alguém tem culpa nessa história, só não sou eu…

  9. Esse é o tal do cupim de solo. Tem muito prédio com essa praga, já morei em dois (rio de janeiro) com mais de 10 anos de construção e foi a mesma história. O condomínio dedetiza as áreas comuns, advinha q madeira eles vem comer? Esse tipo de cupim é extremamente voraz e furtivo, vem pela parede e não voando. Até quem já já passou pela situação consegue ter o mesmo problema duas vezes (meu caso!). Minhas dicas para conviver com a situação (acreditem, é impossível resolver definitivamente, não sonhem com isso): mínimo possível de armários colados na parede. Se isso não for possível, fazer igual o casal do blog, dedetizar periodicamente (se for com profissionais a cada 2 anos tá bom- pois é caro -, a prioridade são móveis embutidos e rodapés de madeira). Usar um estetoscópio daqueles de médico a cada 3 meses nos seus principais móveis. O barulho dos bichinhos comendo sua madeira é bem alto e característico, se escutar alguma coisa comece a se fazer dedetização preventiva de 2 anos. E lembre-se, é impossível (principalmente quem mora em prédio) acabar com o problema. O objetivo deve ser preservar sua mobília embutida. Para este tipo de cupim, 3 meses de descuido e seu armário pode ficar igual ao do casal deste blog. Os cupins vão circular no entorno da mobilia para sempre, o importante é que eles não ataquem sua casa. Pra quem tá mudando para prédio antigo, antes de sair instalando armário embutido pela casa inteira pergunte aos vizinhos se há ou não esse problema de cupim de parede. E não se desespere, 15 dias com a casa fedendo a dedetização a cada dois anos não é assim tão horrível. BOa sorte a todos.

  10. Estou vivendo atualmente a mesma coisa, só que no meu dormitório dos sonhos
    fiz a mesma coisa. Já estou resignada pois sei que vamos brigar na justiça para perder pois” MDF não dá cupim”. Palhaçada não é?

    • Zuleide, sei pelo que está passando e a frustração, a revolta, o medo, tudo junto! Mas vão encontrar um jeito de lidar com isso no final, vc vai ver! Estamos torcendo por vc e que dê tudo certo!
      Boa sorte e um grande abraço!

    • Zuleide, sei que vc deve estar revoltada. Infelizmente isso que dizem , que MDF não dá cupim, é mentira. O cupim que vem pela parede come qualquer coisa que esteja colada nela. Na realidade, como o MDF é mais frágil, este tipo de cupim consegue destruir placas inteiras em poucos dias. O ninho do cupim, que é gigantesco, não está dentro do seu quarto. É um exército de cupins quase infinito, pronto para atacar quaisquer móveis q desejem. Sinceramente é perda de tempo brigar na justiça, até pq, conforme comentei acima, vc pode ganhar outro quarto mas os cupins continuarão rondando seu imóvel e eventualmente atacarão novamente. Dedetização periódica para espantá-los e induzí-los a comer madeiras de outros lugares é o que lhe resta a fazer. Boa sorte!

  11. Entrei por acaso e fiquei curioso com as fotos,não li todos comentários, trabalho a muitos anos com controle de pragas e posso garantir que os precedimentos que fizeram não estão corretos(este tipo de Cupim o procedimento e outro) e ele certamente voltara.
    Não porque trabalho no seguimento,mas o correto e consultar uma empresa(dedetizadora) para não ter custos altos no futuro.

    • Oi Albezio! Obrigada pelo comentário honesto! Sabemos que não é a opção ideal, mas so uma empresa em nossa cidade sugeriu algo diferente de jogar veneno, e o que cobrou era quase o valor de uma cozinha. Então, resolvemos correr o risco e fazermos o controle nós mesmos. Usamos o remédio indicado por um profissional que veio fazer um orçamento, reaplicando a cada 3 meses no máximo. Por enquanto, tudo certo! Até quando, veremos…
      Muito obrigada pela preocupação, e esperamos que volte ao nosso blog mais vezes. Se tiver alguma dica extra, somos todo ouvidos! Hehehe
      Abraços

  12. Oi!!!!!! Estou pra comprar uma cozinha . Qual o melhor material que devo empregar mdf ou compensado. Vcs sabem o que é mdf plus? o que devo escolher como madeira? Já não chega os seus problemas e eu aqui querendo ajuda! Bjs boa sorte.

    • Oi Vania!
      Olha, esse assunto é meio polêmico porque vai encontrar opiniões diferentes. Particularmente achamos que se não é madeira maciça, tanto faz, pq o cuidado com o móvel é que fará ele durar mais. No geral nos móveis modulados, vc encontrará os dois tipos de material, então… foque mais na espessura, no tipo de acabamento e boa sorte!
      Beijao

  13. Gostei muito das dicas!!! Vlw… Descobri q tem estas pragas no meu armario da cozinha… Amanha vou pegar eles com jimo e depois arrancar e limpar como vcs fizeram… Deu certo?? Eles nao voltaram mais??? É muito nojento!!!!
    Obrigada

  14. Olááá! Encontrei o blog de vcs por acaso, qd fazia uma pesquisa sobre cupins. Essa praga maldita acabou com o armário caréééérrimo dos meus pais e agora tá atacando a minha cama. Descobrimos da pior forma, com uma verdadeira “revoada” desses nojentos dentro do quarto dos meus pais. Uma coisa horrivel, No início achamos que eles estavam entrando pela janela, mas em seguida percebemos que estavam saindo de dentro do armário, justamente daquela parte de trás, onde a madeira é de péssima qualidade. Resultado: foi td pro lixooo!Eu posso imaginar o que vcs sentiram qnd descobriram, é uma sensação de impotência perante um bichinho tão pequeno que parece inofensivo. Eu to traumatizada! A td tempo fico olhando pro chão e paredes pra ver se há “rastros”. rs. Mas, voltando pro caso de vcs que ta me servindo de exemplo: vcs conseguiram controlar? O que utilizaram como prevenção para não passar pra outros móveis?

    Beijoss, fiquem com Deus!

  15. Nossa que situação estou passando por isso tb em casa mas ja faz uns 3 anos eu acabo com eles em uma parte dai passa um tempo e eles voltam em outra parte da casa ja não sei mas o que faço ontem a noite mesmo cheguei em casa e qdo abri a porta da sala saiu um monte de cupins voando (aleluias) estou desesperada pq eles ja destruiram quase todos os portais de casa inclusive dois armários meus , me passa o nome do remédinho que vc esta usando pois irei detetizar em casa e depois irei passar este remedinho sempre se caso nao der jeito o jeito vai ser jogar a casa no chao

    • Oi Susan,

      A gente continua passando remédio a cada 3 meses no máximo, porque sabemos que essas pragas sempre reaparecem.
      No início usamos Gimo, mas agora usamos k-otrine mesmo, em volta da casa inteira, por cima dos forros de madeira, em volta da pia.
      Só tome muito cuidado que ele é super toxico. Mas mantendo essa periodicidade, ainda não notamos mais nenhuma alma viva…hehehe

      Boa sorte!

    • Nossa! Passei por isso também, perdi um armario de quarto, como a casa é alugada, o proprietario mandou descupinizar, fizeram a tal barreira quimica, mas não fico mais sossegada, o que atacou os meus moveis é o cupim de terra, e percebi que apos a barreira, os meus vizinhos começaram a ter o mesmo problemas, então resolvi me mudar antes que eles voltem.Mesmo porque não fui indenizada, então não quero arriscar mais.

      • Fez muito bem Vania, porque nunca mais temos sossego… aqui passamos remedio a cada 3 meses no máximo, com medo deles voltarem…

  16. Sem querer descobri vocês adorei toda essa aventura de construção, antes e depois eu sou e sempre fui de colocar a mão na massa hoje já nao estou fazendo mais nada porque tive que vender minha casa adorada e se Deus quiser logo terei outra pra começar tudo de novo. Parabéns os dois são muito talentosos.

    • Oi Sueli,

      Com certeza terá de volta, tudo o que queremos de verdade, conquistamos. Às vezes é só questão de tempo.
      Muito obrigada pelo carinho, e esperamos que volte pra nos visitar outras vezes.
      Beijos

  17. Sua cozinha é maravilhosa!!! Linda!!! E o q mais me emocionou é vc ter um namorido que te ajuda em tudo! Vc está de parabéns mesmo!!!!Q deus sempre te abençoe!

  18. Sei o que vc passou ,aqui em casa deu no meu armário de quarto .Estou apavorada já chorei horrores .tenho medo de atacar toda á minha casa ,vc fica em um estado de nervos ,fica tensa todo o tempo ,que inseto nojento …tenho tanto ódio só de falar o nome dele ,me indicaram o remédio butox ,dizem que é batata e então estou testando .até agora está dando certo .Outra coisa é identificar se tem um ninho em árvores perto da sua casa ,pq eu descobri que 5 vizinhos tbm tiveram a casa infestada .Depois descobrimos que uma árvore de nossa vizinha estava infestada dessa praga .

    • Giselle, o nosso tá na vizinha também, que até agora não fez nada a respeito.
      Já estamos passando mais remédio pela casa, por precaução!

      Boa sorte nessa guerra!

  19. Olá… Achei seu blog dando uma pesquisada sobre cupins, pos as portas da minha casa foram infectadas, joguei fora e comprei outras, mas as caixas das porta estão com cupins e vou passar o Jimo Cupim.
    Tenho muitos móveis em MDF em casa e estou com medo de infecta-las tb.
    Reparei nos seus móveis, e eles são em MDP e não em MDF né?
    Bom, vi que passou quase 1 ano. foi resolvido? descobriu de onde vinha os cupins? e os remédios resolveram?
    Espero que esteja tudo certo aí pois sua cozinha é linda d+. Parabéns pela coragem em encarar esses bichos nojentos.
    Beijos…

    • Sol, sempre nos perguntam isso, mas infelizmente eu não sei. Ela foi comprada muito antes da casa ficar pronta e nem me atentei pro nome…
      Espero que consiga encontrar igual em alguma loja…
      Mil beijos e boa sorte!

  20. Ju, sei muito bem oque vcs passaram tanbem tive o mesmo cupim ma minha cosinha, o meu armario ficou pior q o seu, tive que jogar fora e subistituir por um de aço vamos ver se aguenta.
    tambem usei o veneno q vcs passaram e detetizei a casa, tambem estava começando a infestar no neu quarto bem no quarda roupa, mas deu para perceber a tempo.
    so q a noticia que tenho não é muito boa. isso ja faz 03 meses e acabei de perceber que os malditos voltaram, estão saindo do buracao (que foi passado veneno e tampado com massa plastica) da broca do azulejo, e tambem no meu quarto eles são terriveis estou desesperada, por isso entrei no site para achar ajuda, se alguem puder me ajudar por favor se não vou ter que mudar de casa.
    obrigada

    • Fabiana,

      Fiquei muito triste em saber que está passando por isso de novo.
      O que eu pesquisei e pessoas que já tiveram o mesmo problema falaram, é usar isca centricon (acho que é assim o nome), que é o único meio garantido de acabar com isso.

      Dá uma pesquisada pra ver se tem na sua cidade…

      Um beijão, força e espero que isso se resolva!

  21. Meu Deus tô bege de ver o que passaram e que coragem a de vcs! Que bom que li a tempo, jamais indicarei ou farei móveis lá com eles. Como te disse, como sou arquiteta de interiores sempre tive muito cuidado ao escolher algumas empresas…Muitas delas vendem o produto já infectado..
    Bem, que bom q a paz voltou a sua casa. Bjossssssss amiga.

    • Boa noite! Minha cozinha é da Italinea e acabo de perder toda a caixa que fica sob a pia para os cupins. Detalhe, a mesma tem apenas 1 ano e meio, e a casa é uma construção nova. A garantia da empresa não cobre cupins. Sabe de algum caso dessa empresa?
      Obrigada!

  22. Ola, espero que agora esteje tudo bem…( depois do desespero e sufogo que vces devem ter passado.) venho lendo o seu blog, desde quando decidi mecher em minha cozinha… novembro 2011). Quero parabenizar vces, pois me ajudou muito.. Hoje minha cozinha esta quase pronta( nossa quanto tempo é .. rs a cauza da demora é pq o meu pedreiro é muito procurado, e tem muitas casas pra construir… então como eu confio nele …aceitei a proposta dele… : ) Vir so aos sabado..
    Hoje ao conversar com um moço do deposito de materiais de construção, ele comentou comigo sobre mascas amarela no armario,( devido o aquecimento do forno a gas) comesei a ficar preocupada. rs ( pois ele estão montando o meu armario hoje ( 23/05/2012 ) Ai decidi procurar no google, sobre manchas amarelas no armario que pode ser cauzado por aquecimento do forno a gas. ai vi uma foto do vão do forno cliquei e era o de vces…. nossa quando começei a ler até chorei… imagino o que vces sentiram… deve ser horrivel vc batalhar pra realizar um sonho,e derrepente tudo se transforma em decepção. ( Mas graças a deus que vces viram em tempo de fazer alguma coisa. Obrigada por todas as informações postadas em seu blog… pode ter certeza que esta ajudando muitas pessos que senha tanto com a sua cozinha pranejada. Parabens e muitas felicidades a vces.
    Espero ter mas contatod com vces.. tenho facebook, msn, orkut. me add bjosssssssssssssss fique com Deus.

    • Oi Damarys,

      Ficamos muito felizes com seu comentário! Obrigada de verdade pelo carinho!
      Então, ainda bem que tudo deu certo no final, mas foi muito, mas muito difícil…
      E sua cozinha, já está pronta? Esperamos que dê tudo certo!

      Te aguardamos por aqui mais vezes.
      Grande beijo e muito obrigada!

  23. Oi, tudo bem com vcs?
    Encontrei vcs por um acaso no google. Eu e meu noivo estamos na fase dos acabamentos da casa e da compra do móveis. Li esse post e me assustei, pq nossa cozinha é igual a de vcs, e a nossa casa é de madeira, creio que seja mais facil ainda de ter cupins, ainda mais que a casa não é nova. Mas adorei o jeito como vcs levaram a situação. Madaram os bichinho p longe ☺

    • Oi Viviana,

      Que bom que nos encontrou!
      Olha, considere-se sortuda, cozinha de madeira tem menos chances de dar cupim e dependendo do tipo de madeira, não vai dar cupim nunca!
      Mas vale a pena sempre manter o olho aberto…

      Um beijão e aguardamos vc mais vezes!

  24. Sei o que vcs estão passando, é bem desanimador mas com certeza superamos isso, vcs mostraram o que é dar a volta por cima, muito legal…
    Tive o mesmo problema a alguns anos atras e chamei uma empresa de dedetização que literalmente “detonou” com meu apartamento. Recentemente, o cupim retornou e estou no dilema de chamar outra empresa dedetizadora, alguém poderia me indicar uma empresa idonea em Guarujá-SP?

    • Oi Ana,

      Nossa, imaginamos o que vc está passando.
      Só quem passa por essa situação entende que cupim não é só um bichinho inconveniente…
      Infelizmente não tenho nenhuma empresa pra indicar…
      Estamos torcendo pra que dê tudo certo pra você e que consiga resolver o quanto antes!

      Um beijão e boa sorte!

  25. Juliana,realmente é desesperador ter cupins invadindo a sua cozinha…Eu Flavia e meu marido André tivemos que jogar a nossa cozinha e area de serviço inteira no lixo,pois realmente não dava para aproveitar nada…Só tem tres anos que reformamos o ap e não sabiamos que tinha cupim na nossa casa…Agora estou sem cozinha e area de serviço.tendo que detetizar toda a nossa casa,para pensarmos em fazer outra cozinha e não sei se será de aço inox,totalmente de MDF ou até de vidro…Boa sorte para voces e para mim e meu marido é claro.

      • Oi Flavia,

        Nossa, fiquei triste com seu comentário. Consegui sentir o que vc sentiu tendo que se desfazer dos seus móveis…
        Só quem passa por esse tipo de situação sabe o quanto doi, e o quanto é inesperado… ninguém acha que uma cozinha dessas vá dar cupim assim…
        Olha, mas não desanima não e use essa experiência pra ficar de olho. Infelizmente nunca mais nos livraremos desses bichos, mas podemos controlá-los…

        Boa sorte pra vocês e espero que dê tudo certo e que tenham de volta a cozinha dos sonhos!

        Beijos

  26. Olá
    Tambem comprei moveis dessa referida marca, criare, e me arrependi. Paguei muito, mas muito mais caro que outras marcas acreditando nessa suposta qualidade e pra minha surpresa, os moveis sao frageis. Tive problema na entrega, na montagem, até a cor do guarda roupa veio errada. As medidas vieram menores que a cozinha… um horror. So da vontade de chorar.
    Acho que estou com sorte, pq comprei um movel na tokstok e ele veio com defeito e a loja nao quer efetuar a troca. Me pergunto pq neste pais os consumidores sao sempre prejudicados. Um beijos e boa sorte com a cozinha

  27. Nossa, sério, que horror!!!!
    Espero que dê tudo super certo pra vcs!!!!
    Estou sumida, pq voltei pra faculdade e to morando com meus pais agora..
    Mas to torcendo usper por vcs!!!

    • Oi Adil,

      Infelizmente descobrimos que esse é um problema mais comum do que pensávamos.
      Por enquanto estamos indo bem… mas acho que não relaxo nunca mais! rsrsrs

  28. Oi Ju…andei meio sumida e quando venho me atualizar dou de cara com isso! Jesusssssss…imagino a situação de vocês…eu teria ficado desesperada!!! Mas graças a Deus agora já está tudo sob controle. Muita força aí viu amiga…e se precisar de ajuda para fazer uma faxina pode me chamar…rs…

    Super beijo

    Val

  29. Oii Ju sempre acompanho seu blog, mas essa eh a primeira vez que comento. Nao dava pra ler esse post sem expressar a dorzinha no coração que eu senti quando vi as fotos. MEUDEUSSSSSSS sua cozinha linda e perfeita destruída.. Deu vontade de chorar soh de ver as fotos. Fico com a sensação que se fosse comigo que eu ia surtar, mas antes ia na loja com um pedaço do armario cheio de cupim e PICAR NA CABEÇA DO DESGRAÇADO. Mas ainda bem que no final ficou tudo bem. Mas investiga menina de onde vem esses bastardinhos, pra nao destrirem sua casa que eh LINDA!!

    Bjus bem grande,

    Paula Monteiro sua leitora assidua de Aracaju Sergipe (duvido que um dia vc imaginou ter uma leitora de Sergipe, hem??

    • Oi Sergipana!

      Adoreiiii saber de você! E vou te falar, a vontade de jogar a madeira com cupim na casa do gerente é maior do que na cabeça dele…kkkkkk
      Pode deixar que estamos de olho bem aberto por aqui.

      Muito obrigada pelo carinho!

      Grande beijo!

  30. Oi Ju, que droga isso tudo cara! No seu lugar já teria surtado… pegava o gerente da loja de porrada (rsrs estou em um momento mega-stress obras), mas enfim, tudo se normalizou e isso que importa… Agora, queria te pedir um help… Acabei de “fechar” a compra da minha cozinha mas ainda não tenho os eletrodomésticos… Vi que seu forno vem com o respiro (acho que é assim que se chama)… ele é elétrico ou a gás? O que você acha dele? E o microondas?

    Desde já agradeço,

    Força e Paz pra vc’s!

    Priscila

    • Oi Pri…

      Ehh, parabéns pela cozinha nova!
      Dá uma lida nos posts: Venax testado e aprovado, no post como instalar o forno e o antes e depois da cozinha.
      Procure na caixa de procura do blog por esses posts. Tem muita informação lá, principalmente nos comentários trocados, sobre todos os itens.
      Acho que vai te ajudar muito nas escolhas.

      Um beijão! E qualquer coisa me avise!

  31. Juliana e Leandro, Estou chocado com essas cenas!! O Cupim realmente é uma praga que nao perdoa nada! Quando colocamos os armarios aqui de casa, o montador na hora da instalação disse que era melhor deixar sem os fundos porque é mais facil identificar quando tem infiltração ou cupim. Ele também falou que o tipo da madeira que forma o fundo é o preferido dos cupins mesmo! (assim como o gerente lá da loja onde voce comprou disse!). Diante das colocações, deixamos os armarios sem os fundos. Ver as imagens do post agora, me faz pensar que as vezes a pró-atividade de alguem pode fazer muita diferença! Mas Ju… o importante é a força que voces demonstram em resolver problemas, o sorriso do Leandro (Rindo de voce!) e queimando “o problema” já alivia bastante a situação. E voces tem sempre uma boa solução para as coisas… isso é admirável!! Força e bola pra frente….

  32. AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    FUI DORMIR PENSANDO COMO VCS SE SENTIRAM AO VER A CALAMIDADE NA COZINHA PERFECT DE VCS NOSSA COMO PODE QUE DESESPERO.

    OLHA A MINHA SOGRA QUE EH MUITO DA IMPLICANTE PEDE PRA GENTE SEMPRE PASSAR PANO COM DETEFON NO CHÃO PQ EH INSETICIDA E ASSIM ESPANTA ATÉ FORMIGA FICA A DIA

    PS O DETEFON NAUM DEIXA EMBAÇADO NAUM DA ATÉ UM BRILHOSINHO

    AH QUERIA CONTAR PRA VC QUE NOS ESTAMOS COMEÇANDO A MEXER NO SOBRADO ESSA SEMANA VAMOS COLOCAR PISO DA LAVANDERIA COM AS NOSSAS LINDAS MÃOZINHAS ESPERO QUE NAUM FIQUE RUIM MAS SEMANA QUE VEM PASSA NO MEU BLOG QUE EU VOU POSTAR COMO FICOU BJUS

    E NAUM SONHE COM OS MONSTROS COMEDORES DE COZINHAS MARAVILHOSAS

  33. Ai meu Deus!!!! coraçaõzinho apertado com essa má notícia aff…
    quando li o título do post, falei logo com marido, ele ficou assustado tanto quanto euzinha aqui… QUE ISSO? COMO? A COZINHA NOVINHA!!!! E aí fomos vendo as fotos e ele nem me deixou ler direito APAVORADO!!! e eu imaginando vcs nessa situaçao, gente!!! Nossa como isso mexeu comigo!!! pq sei que isso pode acontecer, mas a gente nunca tá esperando uma coisa dessa né?! Mas Deus nos dá força pra enfrentar e colocar td nos eixos!!! Se precisar de alguma coisa estamos aqui viuu!!!Abração apertado nos dois!!!

  34. Poxa, Ju. Compartilhei do espanto de vcs, viu. Pelo desgosto de encontrar esses vizinhos na sua cozinha e pelo desgosto com os vendedores.
    Se precisar de ajuda para dar porrada é só falar, rsrs.

    Agora, amei a atitude just in time de vcs: queimar os bichanos na hora! Hu-hu. Morram bastardos!!!

    Abraços para vcs dois.

    Leitora fiel e pouco avessa a comentários (mas fiel),
    Fernanda

  35. Juliana, não sou de comentar não, apesar de estar sempre aqui, amo esse blog… mas hoje não dá pra passar em branco, realmente fiquei angustiada só de ver as fotos.. Acho que vcs estão de parabéns mesmo!! são determinados como poucos.. Desejo muito paz e sucesso pra vcs!! Abç.

  36. Ju,

    Quando vi o título do post já fiquei com o coração apertado. Quando eu era mais nova, aconteceu uma infestação na cozinha externa do meu pai. De fato, acho que a melhor opção é a dedetização com iscas, que não é tão assustadora quanto a barreira química, que me dá medo só de pensar… Mas o $$$ não é dos mais amigos… Mas ainda é muito melhor do que ter que refazer tudo. O pior é que os cupins estão em todos os lugares, é uma praga super difícil de ser controlada… Vou torcer por vc!

    Beijos

  37. Nossa Ju, posso imaginar sua tristeza. É, as empresas são todas assim, na hora de vender prometem mundos e fundos, são as melhores, as mais confiáveis… mas na hora em que precisamos delas tiram o corpo de todas as formas possíveis.
    O mais importante é que o problema foi resolvido por vcs, que aliás como disse alguém nos comentários, são uns heróis. Fiquei comovida com a história, mas o mais emocionante do post é ver como vcs são unidos e dispostos a qualquer desafio. Se fosse aqui em casa estaríamos até hoje sentados no chão olhando e chorando.
    bjs!!

  38. olá dupla, já passei pela mesma situação e as empresas de móveis planejados geralmente trocam as peças danificadas sem custo, pois o material utilizado na fabricação, normalmente, possui tratamento anti cupim, e garantia de cinco anos. O meu vizinho teve experiência identica, tudo foi trocado, e foi recomendado colocar azulejo na parede com armario, porque cupim gosta de calor e umidade e armário contra parede sem revestimento é uma tentação, e uma dica antes de instalar armários contra paredes passar querosene na peça que ficará contra a parede pois o cupim odeia.
    Além disso, aconselho a vocês recolher alguns exemplares dos miseráveis para identificar o tipo de cupim, se de madeira ou de solo, esclareço que se for de solo a indicação é detetização das paredes da casa e madeiramento do telhado.
    Veja bem, não quero assustá-los é que eu moro em um bairro com remanescente de mata atlântica à beira mar, e o meu bairro inteiro é o paraíso do cupim de solo, basta enterrar um pontalete e em 15 dias está todo comido, portanto a dedetização é mais barata do que o estrago a longo prazo, pois comem cimento, fiação e madeira, façam uma verificação na parede para evitar dores de cabeça no futuro.
    beijão dupla.

  39. Oi Ju!!! Quando vi seu poster sobre os novos moradores que insistiram em invadir usa casa e se apossarem da mesma, os fios da minha cabeça ficaram arrepiados, pode acreditar!!! Imagino como vcs se sentiram no exato momento que descobriram essa praga… Caramba ainda bem que foram em tempo rápidos e combateram esses imundos que tiraram a paz de vcs!!!
    Conquistar um sonho ainda mais uma cozinha maravilhosa!! É de grande sacríficio e num piscar de olhos vc perde boa parte dessa conquista é de se desesperar né amiga!! Fique de olho sempre bjão e se precisar conte comigo torço por vcs!!!

  40. Oi Ju

    Meu Deus, que situação mais difícil!!!!! Não sei o que eu faria numa situação dessas!!!! Só sei que ia chorar horrores!!!!! rs
    Que fotos mais desesperadoras, qtos cupins!!! Isso é uma praga… eu trabalho com defensivos e inclusive vendo produtos pra acabar com esses bichos nojentos!!!! Meus clientes me contam cada coisa, tem uns que comem até concreto, então tomem muito cuidado!!! Façam sim uma dedetização, com certeza fará muita diferença!!!!

    Eu fico admirada, vcs realmente são meus heróis!!!!
    São tão determinados, tão centrados q já resolveram o problema… não tenho nem palavras pra expressar o qto admiro vcs!!!! Parabéns!!!!

    ah Ju, muito obrigada pelo carinho que vc sempre tem comigo… adoro muito qdo te vejo no meu cantinho, suas palavras sempre me fazem refletir e são de grande ajuda!!!!!

    um bjo

  41. percebeu que temos que monitorar a casa o tempo inteiro? ja passei da fase do cupim, agora o que me tira o sono são os morcegos no telhado, que ja esta manchando meu gesso. aaaai.. e a vida segue.
    bjos
    boa sorte
    torço muito para que o episodio de cupins não se repita, a casa de vcs é linda, e vcs formam um casal fofo que nao merecem.

  42. Ju,
    Há alguns anos atrás descobri um ‘caminho de cupins’ ao lado da janela do meu quarto, por trás da cortina. Ao acompanhar o ‘rastro’, eu e minha mãe descobrimos que os famigerados, lazarentos, nojentos, já haviam tomado praticamente todos os rodapés do quarto…tivemos que arrancar tudo. E o medo de eles terem chegado à porta, ao guarda-roupas, à cama!?! Tivemos que aplicar o Jimo cupim (ô troço fedorento) em toda a volta do quarto (isso significa que tivemos que tirar todos os móveis que ficavam nas paredes….imagina….) e o cômodo ficou praticamente inabitável por quase 15 dias… Tive que dormir na sala por um bom período, até que o cheiro saísse e os móveis estivessem novamente no lugar. Cupim gosta de madeira, boa ou ruim…se gosta de madeira maciça e boa, não vai gostar dessas madeiras que as empresas dizem ‘ser tratadas’? É propaganda para vender…e bem caro por sinal…Fica calma, pq no final tudo dá certo. Se ainda não deu é pq não chegou ao fim…bjs e boa sorte!!!!

  43. Ju, li seu post ontem e passei o dia mais do que triste com o que aconteceu, fiquei revoltada. Hoje voltei aqui e lendo novamente o que voce escreveu… voce eh mesmo uma fofa e conseguiu me acalmar;-). Quem dera todo mundo fosse eficiente como voces, obrigada por, em meio ao caos, ainda ter a consideracao em nos alertar. Mais um apredizado! Ah, mas o que eu gostei mesmo foi de saber que voce voltou para a faculdade. Tomem cuidado com estes venenos por aih, principalmente na cozinha, nos queremos voces sadios mental (sem estresse) e fisicamente. Ainda bem que voces tem um ao outro!

  44. To aqui passada ….que triste , muito triste….
    Graças a Deus que vcs conseguiram acertar tudo por ai ….o caso é serio , mas impressionante mesmo em estado de nervos conseguiram dar conta do recado..
    bjusinhos pra vcs , e xô zica….

  45. Oi! Li ontem seu post, mas não tive tempo de comentar. Fiquei apavorada com o que aconteceu. Uma cozinha super nova, recém instalada, isso sem falar no pavor de passar para os outros móveis e o próprio madeiramento da casa! Tive problemas com pulgas na casa que alugava antes de mudarmos pra nossa. Não desinsetizamos quando alugamos e tinha pulga no parquet, foi um caos fazer isso com tudo lá dentro, sem falar que o Romeo estava sempre “pulguento”, com infestações altíssimas e sempre magrinho por causa daqueles parasitas horríveis! Foi só mudar e tudo se resolveu! Apesar de tudo, melhor vocês terem descoberto agora, porque os danos poderiam ser bem maiores.

    Adorei teu cometário lá no bloguinho e principalmente o fato de ter lembrado de mim, fiquei super feliz com teu gesto! Já coloquei o livro no topo da minha lista de “próximos livros”. Nós mulheres sabemos o quanto é complicado conciliar tudo e ao mesmo tempo tão compensador.

    Espero que o problema com os cupins já tenha sido contornado e que esses bichinhos danados se mantenham longe daí!

    Abraço
    Keli

  46. Ju… que coisa triste. Imagino a tua aflição ao descobrir e ver que tinha mais, mais, mais….
    Eu, no teu lugar, sentaria e choraria, por semanas. Afinal, eu nem Marido temos todo esse jeito com ferramentas e afins. Certamente jogariamos tudo fora e tomariamos um mega preju.
    Como vocês são ‘profissionais’, conseguiram dar uma lição nos invasores e ainda salvar o móvel! Nossa, fiquei bem mais aliviada ao ver que no final tudo deu certo!
    Grande beijo e parabéns por serem tão feras, (morro de orgulho… hehehe)
    Fer

  47. Adoro seu blog e acompanho a tempos, porém nunca comentei, senti uma tristeza imensa quando vi sua cozinha daquele jeito então me lembrei do blog Falo melhor que escrevo (que tambem acompanho) eles passaram por um problema parecido a tempos atrás,troque umas figurinhas, se arme de informação pois disposição eu sei
    que vocês tem de sobra!!!!

  48. oi…acompanho o blog de vcs..acho o maximo oq vcs fazem e as soluçoes…sou arquiteta e gostaria de ter as habilidades manuais de vcs…ADORO o blog…
    mas o seguinte cupim é terrivel mesmo…nada como uma itauba e um mdf…
    infelizmente qdo compramos um movel..ele fala que é em mdp..que é melhor que mdf…(furada)…outra dica…os fundos, sejam de gavetas e do moveis (na parede) sao de eucatex realmente um pudim para o cupins…entao caso vc comprem ou mandem fazer outros moveis, sem duvida solicitem os fundos tambem em mdf 6mm…vcs pagarao mais caro mas com certeza os cupins nao atacarao..pelo menos tenho moveis 100% mdf e estao em otimo estado..o cupim nao passou nem perto….rsrsrs
    grande abraço

  49. Nossa Jú, chega fiquei arrepiada… que coisa chata, mas fazer o que né? brigar, chorar não vai levar a lugar nenhum né? Vocês fizeram bem em eliminar o fundo do armario, assim fica facil perceber a origem dessa praga.
    Fica triste não, sua cozinha não foi totalmente afetada, vai dar tudo certo!!

  50. Oi Ju!
    Que horror esses cupins… o pior é que meu jogo de quarto do sítio está todo infestado e como o Jimo cupim não resolve ( como comentado), e por experiência própria, vou fazer uma bela figueira com eles. Só estou esperando o momento da reforma da casinha de lá…faltando t$empo.
    Chame uma empresa especializada e livre-se de todo material contaminado, pois eles voltam sem dó nem piedade! As vezes é necessário fazer pequenos furos nas paredes e piso para colocar os venenos… triste, mas é assim… Que uruca!!! Mas, Deus é maior!!! E vcs não merecem isso! Um beijo!

  51. olá, acompanho o seu blog a um tempão e nunca comentei esse é o primeiro coméntario de muitos que virão por aí. Nossa fiquei muito triste com essa situação e feliz por terem acabado com os cupins, agora é bola pra frente rsrrs Boa Sorte!

  52. Oi JU!
    Li atentamente sobre toda a desagradável e terrível trajetória de vocês com relação a essa ação dos cupins. Sou proprietário da “PIngo D’água”e fabricamos mesas e cadeiras com mosaico. Gostaria que visitasse nosso blog a título de conhecimento.
    Em nossa fabricação,já desenvolvi vários materiais que compõem a proteção dos nossos produtos contra ações do tempo,pois eventualmente são requeridos os jogos para áreas externas. Sempre que precisarem de opiniões a esse respeito ou sugestões em outras eventuais necessidades,estamos pronto a trocar informações,ok? Abraços ao casal e parabéns pela bela decoração e pelo sucesso na batalha contra os cupins.
    Airton Feitosa

  53. Nossa, odeio cupins também!!! Que bad essa situação! Mas enfim, conseguiram resolver o problema, parabéns para vocês mais uma vez! Tenho certeza que depois de incinerados, os bastardos vão ficar com medo de voltar, rsrsrsrs… Mexeram com a cozinha errada mesmo!!!
    Bjos

  54. Nossa, fiquei assustada com as fotos!… Conforme ia vendo o pavor aumentava. Mas posso falar? Sou fã de vocês! Caramba!… E boa sorte… que tenha parado por aí! Beijos

  55. JUuuuuu,

    Sempre estou por aqui, mas ultimamente tudo anda tão corrido que nem comento, apenas leio. Tem coisas que não da pra entender não é mesmo? Passamos por tantas coisas que ficamos pensando, por que comigo?
    Mas pelo pouco que conheço de vc e do seu esposo, ops namorido.. rsrrs não vaão se abalar com isso.
    Ju, vc é guerreira, determinada e não vai ser isso que vai abalar mesmo.. que a sua alegria completa volte logo… beijossssss e faça mts posts com as ideias maravilhosas que vc sempre traz…

  56. Credo, isso parece até inveja e mal olhado. Benze essa casa, acenda uns incensos de limpeza. Só de ler esse post fiquei chateada, me coloco em seu lugar, eu surtaria.
    Ainda assim você e seu namorido fizeram um ótimo trabalho de restauração e está tudo lindo como sempre. Estão de parabéns.

    Volto pra saber mais notícias.
    Beijos

  57. Oi Jú,
    Tinha ido viajar e deixei uns posts programados, por isso não tava acompanhando a história. Poxa, fiquei super triste com seu post hoje, ainda bem que perceberam rápido,né?! Espero que achem logo a casinha deles e se livrem de vez dos pestinhas. ODEIO CUPINS!

    Quando começamos a construir, o Vi e eu saímos do ap e alugamos uma casa barata e prox. do trabalho, para facilitar e economizar. Assim que mudamos percebemos que a casa, estava infestada de cupins. Mais ou menos eles moravam lá e nós eramos os intrusos. Deixei na casa da minha sogra os móveis que queria levar pra casa nova. E só levamos os pobrinhos, tipo “quer pagar quanto” No fim, descobrimos que eram cupins de madeira seca, e só perdi um espelho e um porta retrato (graças a Deus). Na época a Dona Dete (Santa que me ajuda em casa) passava uma mistura de removedor e álcool nos móveis pra proteger – mal não fazia, então deixei… fica a dica se quiser tentar. Acho que funciona mesmo, porque até os “quer pagar quanto”, resistiram.
    Ah, mas os meus(??) são totalmente diferentes dos seus, a casinha deles não fazia esse caminho aí, que aparece nas suas fotos.

    Bom fica a dica, né?!

    Boa sorte pra vocês casal. E não percam a cabeça, tomem mais caipirinhas…

  58. Cara…meus olhos ficaram marejados! É muita sacanagem, muita falta de ética uma empresa dessa, quando vc diz que foi caro posso imaginar o quanto foi. Trabalho em uma organização que ensina marcenaria moderna a jovens e adolescentes. E acompanho de perto valores, projetos e, principalmente os cuidados com o pós venda aos clientes, mas essas empresas gigantes estão pouco se importando, se vc não comprar mais deles…outros vão comprar…
    Boa sorte pra vcs no combate, pq ele tem que continuar pq essas porcarias não morrem fácil e que não apareçam mais…

  59. OOO Ju que dózinha de ver esse estrahguinho violento. Mas fui descendo minha barrinha de rolagem e fiquei feliz. Oque importa é que vc e seu namorido conseguiram salvar tudo!!!! Não danificou o movel inteiro né, o fundo fica até bom aberto, em casa é assim.. acho que alguns marceneiros fazem isso pra baratear, seila…pelo menos há 10 anos atras kkkkkkk.
    Vc dois trabalharam duro juntos e vão ter historia pra contar! Não fique triste..agora o negocio é descobrir de onde vem essa praga! Boa sorte.
    Sua cozinha continua linda como sempre.. e suuuper organizadaaaa. Isso é muito importante!!!! kkk
    Beijuuuuuuuuuuuus

  60. Coisa mais absurda minha gente! Armários novinhos! De onde esse infelizes surgiram?????
    Olha, Juliana e Leandro. Vocês são de uma paciência incrível. Eu, no lugar de vocês, tinha queimado era tudo logo kkk. Mentira! Só vocês sabem quanto gastaram né?
    Ai que dóoooo! Ainda bem que passou, resolveu. Mas eu adorei a narrativa da Ju detonando os bichinhos enquanto eles eram queimados!
    Ainda bem que vocês não desistem nunca. Depois de passar por tanta coisa, isso é briga pequena!
    Até logo
    Abraços

  61. Que visao assustadora, lamentavel isso. Deixa eu te fazer uma pergunta, voce colocou ceramica atras dos moveis ou instalou ele direto na parede??? A loja onde comprei o meu disse q eu poderia economizar na ceramica pq o armario tem fundo e tal, mas fikei com um certo receio de colocar ele direto na parede, cupim é um dos motivos do meu medo… Boa sorte ai pra vcs…

  62. Nossa foi puxado hein, mas o interessante é que voce e seu marido são unidos e tudo acaba dando certo né, que bom que vc conseguiu alguem para te ajudar pq realmente a vida durante a semana para mulheres que trabalham fora e ainda estuda e corrida, sei bem o que é isso rsrrs, mas sua cozinha está maravilhosa tudo voltou ao normal…

  63. nossa estou muito triste por vcs ….mas graças a Deus vcs encontraram a tempo,
    fica de olho na parte de de fora da casa e no lambril e na escada também

    se fosse eu ia morrer de raiva assim como vc ,eu nunca vi cupim assim de perto
    meu marido disse que parecia cupim la na madeira do telhado ,da nossa casa ,meu cunhado que passa veneno na casa da minha sogra, vou pedir pra ele olhar pra nós
    espero que vc ache de onde eles vieram
    bjus

    adolu caipirinha geladinha,uiiiii e de ice tambem hihihi

  64. Ju…. poxa eu teria tido um piripaque…. vendo minha linda cozinha infestada desses malditos…. Mais Graças a Deus vc viu a tempo…. e prendados do jeito que são deram cabo dos bichinhos…..
    Parabéns…. E Parabéns tb pela cozinha “decorada” ta linda;
    Aproveitando …. queria ver mais de perto aqueles vidros no canto são lindos,
    Bjs
    Fiquem com Deus

  65. Olá cá estou eu de novo. Quando vi esse post não pude deixar de comentar. Eu sou marceneiro e nunca tinha visto nada igual.Na verdade não sei se aqui em Portugal existe este tipo de praga,já vi e tratei várias vezes madeiras danificadas por térmitas mas como isso eu nunca vi. Mais uma vez deixo aqui registada a minha sincera admiração por vocês que perante tão dificil situação resolveram tudo pelas próprias mãos. Desejo-vos muita sorte e que espero muito sinceramente que tudo tenha ficado resolvido. Um abraço:-)
    Semião

  66. Aff, agora fiquei sem palavras, realmente vocês são meus heróis!!!
    Passar por uma situação dessas e ainda estarem equilibrados, mostra o quanto são centrados .
    Cupim é o pior pesadelo dos móveis atuais( comida boa e mole) feitos de MDFs e MDPs. O pior é que é difícil de exterminar. mas com paciência(vocês tem de sobra)
    logo, logo isso será passado.

    Bjs

  67. Puxa… que ruim! Eu teria citado o nome da empresa…

    Ah, alguém falou acima sobre madeira do tipo naval. Eu acho que é beeem mais cara.

    Beijos

  68. Oi Juliana, é a primeira vez que comento, mas já acompanho vocês um tempinho.
    Realmente senti raiva dos cupins ao ler o post rsrs eu teria ficado extremamente nervosa… sairia do controle, como uma vez quando um enxame de abelhas invadiu o forro do meu banheiro expalhando pelo corredor e saindo dentro de casa pela luminária, aff surtei, imagina ter que retirar o forro p/ limpar depois.
    Sua experiência serve p/ nos deixar atentas, ao chegar em casa vou checar minha cozinha rsrs Tenho grande admiração por vocês resolverem tudo e tenho aprendido muito por aqui.
    Que bom que tudo deu certo.
    bjs
    Rosi

  69. Que horror!!! No meu armário que desmontei lá do quarto deu cupim tb, quase comeu tudo, mas demos jeito, tem que dedetizar mesmo.

    Admiro a força de vontade e a persistência de vcs.

    Amo o blog, descansem bastante, mas não esqueçam da gente, mantenha-nos informados, e o desafio, pode esperar, quando vc tiver pront, postaremos nossas fotos.

  70. Eh querida sempre dou essas sortes de morar em casa com cupim tambem….quer uma dica? passa o remedio todo mes, vc vai gastar horrores com dedetizacao e vai voltar (desculpa a sinceridade)…..melhor agora q vc ta com faxineira, pede a ela todo mes tirar tudo do armario, limpar direitinho joga o remedio e pronto….e naftalina atras e embaixo de tudo.
    prefiro prevenir do q ficar sempre na duvida e quando descobrir o estrago estar enorme!

    bjoo

  71. Quando comecei a ver o post nem acreditei, imagino o desespero inicial q vcs passaram, se fosse comigo teria chorado e xingado muito…
    E no meio desse caos nem acreditei em ver depois a cozinha toda no lugar novamente, fiquei encantada com a disposição de vcs em acertarem tudo de novo, realmente foi um susto imenso, mas apesar disso vocês conseguiram com muito trabalho dar a volta por cima.
    parabéns e adeus cupim
    bjos

  72. Oi Ju.
    Caramba!!!!! Eu tbm tenho esse medo quando for comprar os móveis da cozinha vou ficar atenta. Fui informada que o MDF naval e´ o melhor de todos. Não sei… vou pesquisar. O melhor de tudo que agora vc esta´ em paz. Isto que e´ o importante.
    Bjokas

  73. Oie.
    Eu passei por algo parecido, mas fico sempre admirada de ver como vcs cuidam da casa, fazendo com as próprias mãos…isso é muito legal.
    Essas criaturianhas tão fofas deram as caras lá em casa uma vez, e eu tive que tirá-los até dos meus álbuns de foto, eles iam comer todas as minha
    recordações. Foi de chorar, mas passou.
    O melhor mesmo é o que vcs já estão fazendo. Estão de parabéns, pelo cuidado e capricho.
    Até mais.

  74. Gente, o que é isso?!?! Deu nó na garganta só de ver as fotos, no lugar de vcs teria um piripaque de parar no hospital.
    Cupim é algo muito complicado, vcs têm que ficar bem atentos e principalmente olho vivo nos outros pontos da casa.
    Vcs não mereciam uma coisa dessas, na verdade ninguém merece, mas com vcs para uma injustiça maior.

    Bjs

  75. Olá,
    passo quase todos os dias pelo blog de vocês, mas nunca comentei. Porém diante de um caso tão triste, decide aparecer por aqui também.
    Imagino mesmo o desespero de vocês, tudo tão novinho e ainda no coração da casa…
    Acabamos de por no chão o único armário que ficou na cozinha da casa compramos. Estava superinfestado de cupins. Quando nos mudamos, colocamos o mesmo produto Jimo, trocamos as prateleiras e confiamos. Se posso dar um conselho, é que não podemos confiar. Os bichinhos são muito resistentes aos venenos. O negócio é mesmo ficar vigilantes.
    Mas ao ler o post fiquei pensando: “ainda bem que aconteceu com pessoas tão resolutas e dispostas.” desculpem, mas a verdade é que a maioria dos casais deitaria no chão e choraria até terminar a quaresma. vocês estão de parabéns pela forma com que resolveram tudo.
    Grande abraço ao casal.

  76. Ju meus sentimentos. Que decepção acontecer isso num móvel tão novo. Que situação horrívelllllllllll =O

    To abismada com o poder de destruição desses fdxxxxxxxx. Como podem, tão pequenos fazer um estrago desses.

    Parabens pelo empenho e coragem em vcs mesmos resolverem isso!

    beijooo e estejam bem!

  77. Nossa, que situação horrível mesmo!!! Você está super certa de fazer uma dedetização pra se livrar de vez dessas pragas. Esse tipo de cupim deve dar só em casas né?!
    Bjs!

    • Oi Dani,
      Não menina, essa praga pode dar em qualquer lugar… fique atenta!
      Mas aqui estamos correndo atrás do prejú.

      Um beijão!

    • Dani,

      Não tô conseguindo postar comentário no seu blog por causa das letrinhas… eu escrevo as palavras mas o botão de enviar some…
      Enfim, ia falar que adorei as fotos da viagem…

      Beijocas

  78. Oi Ju! Saudades!!!
    Não resisti em vim comentar, pq qndo pequena, a casa onde eu morava com meus pais foi atacada por cupins e comeram TUDO! Só ficamos com os eletros e para piorar, o chão era de taco.
    Precisava te dizer que Jimo não resolve, nem querosene e nem nada q se vende por aí. Os cupins só acabam de vez qndo vc dedetiza a casa com uma dessas empresas que cobram uma fortuna.
    Não pense 2 x em dedetizar, esse bicho é uma praga em todos os sentidos!rs
    Bjuuus e boa sorte 😉

    • Oi!
      Que coisa boa sua visita!
      Você tem razão e estamos cientes… agora vamos tratar a casa.
      Pode deixar que vamos tomar todos os cuidados. Obrigada pela preocupação!

      Beijocas minha amiga!

  79. Oie, nunca escrivi nos comentários, mas sempre acompanho vocês.
    Mas hoje tive que escrever, estou aqui admirada com vocês ….. vcs conseguiram dar a voltar por cima, arrumar tudo depois de tudo que encontraram.
    Parabéns, acho que é uma lição pelo menos pra mim, pra não se abalar com as pequenas coisas, e ter uma ação e resolver as coisas!
    Sucesso pra vocês!

    • Oi Janaina,

      Muito bom receber um comentário seu, ainda mais assim tão motivador…
      Olha, não vou dizer que ficamos tranquilos… foi muuuito difícil lidar com isso tudo.
      Mas sempre mantemos em mente que quanto mais tempo levamos pra resolver, por mais tempo sofremos.

      Enfim, ficamos muito felizes com seu comentário! Obrigada pelas belas palavras.

      Um beijão!

  80. Oi queridos, nossa fiquei muito triste com o que aconteceu na sua cozinha linda, eu odeio cupim do fundo do meu coração, lá em casa tenho que trocar os forros pq esta cheio. Nunca vi cupim em moveis novos como o seu, acho que a empresa usou o fundo um material ruim, e parecia que estava molhado, tinha umidade no fundo ou era sujeira do cupim mesmo? Acho melhor vc deixar so na parede por enquanto, quanto menos madeira pra esse bixo comer melhor.
    Boa sorte, e não desanima, cupim é desgraçado mesmo, daqui a pouco nao poderemos ter nada de madeira em casa;;;

    Bjs, Jaque

  81. Oi Juuu nem deu tempo de eu comentar no outro post…Cupim realmente é uma coisa muito triste mas já aviso TEM CURA!!! hehehe…
    Aconteceu aqui na casa da minha mãe, há uns anos atrás, eu que descobri também….meu armário estava infestado…aliás a casa toda no fim das contas… o processo foi árduo….até os batentes das portas tiveram que ser trocados…Mas enfim estamos há uns 3 anos livre da pagra… O mais importante você fez, que foi eliminar o que você achou e chamar a empresa especilizada… aqui em casa a detetização foi feita pela própria empresa…
    Agora uma dica, sabe aqueles bichinhos da luz que aparecem? Eles viram cupim depois… foi o que o cara da detetização falou pra gente… por isso, se vc ver algum mate logo!!!!!

    Beijos

  82. nossa fiquei muite triste com o que passaram…muito chato mesmo! A gente trabalha e se esforça para pagar por um produto ” de qualidade” para isso acontecer….

    O importante é que a vida de vcs já está dentro da normalidade.. Sou do RJ, mas se precisar de alguma coisa, estou aqui.

    Além disso, a história de vcs é linda. Continuem firmes.

    bjs

  83. Ai amiga…por isso q existe um dia após o outro com uma caipirinha ou melhor, Ice de maracujá no meio! rssss
    Foi punk né? Mas virou história pra contar e ponto!
    Bora seguir em frente…adorei ver sua cozinha linda e brilhando novamente como nunca devia ter deixado de ser! Vcs são foda! Bjsssss

  84. Oi

    Tem todo direito de estar e ficar chateada, eu teria xingado muito! muito mesmo!

    Mas que bom que conseguiram dar cabo dos mequetrefes. Espero que nunca mais voltem, mas é sempre bom mesmo consultar empresas do ramo.

    Deve estar com saudade da sua filha né?!

    E adoro sua cozinha, acho ela muito bonita, com essa luz acesa no topo dos armários em amarelo fica mais belo.

  85. Nossa Ju! Imagino o seu desespero! Ver uma coisa que você sonhou e planejou com canto cuidado se acabar assim…e o pior, a sensação de impontência diante desses bichinhos nojentos e da própria loja que “cagou” pra vocês né? Como se contrar outros casos fosse amenizar o problema. Ainda bem que vocês são versáteis e sabem como agir quando encontram algum problema. Eu entraria em pânico toral e sinceramente não saberia o que fazer. Que batalha hein! O importante é que no final, graças a Deus deu tudo certo! E a abençoada ajudinha na cozinha, veio na hora certa! Um beijo e bola pra frente! Casa é assim mesmo!

  86. AFFF que situaçãooo…é brochante mesmo!!! Mas infelizmente acho que nem dá para culpar o pessoal dos moveis, acho que nenhumaloja cobre garantia por cupim, a nao ser q o material seja resistente ao mesmo, nao sei se o seu é madeira e se tem madeira q resiste a essas praguinhas, mas pelo visto seus cupins sao danados mesmo, o que tb leva a crer q sua opinião está correta, acho q nao sao aqueles mais comuns. engraçado que mesmo antes de chegar na parte q dizia q colocou o rodapé, lendo eu já estava pensando nisso…rsrs… pelo menos ali esses bichinhos vao se ferrar….rsrs…bom seria um movel todo nesse material …rs! Mas vocês são mto rapidos e safos na resolução do problema, abatidos mas não destruídos e agiram bem rapido, e agora já estao pensando preventivamente. Em meio as circunstancias parabéns ao casal, imagino que devam ser bons profissionais no ambiente de trabalho, porque nao só ficam lamentando mas poe a mao na massa para resolver o problema, é isso aí, essa é a postura. e a caipirinha nao pode faltar…eita nós….rsrs…estou na torcida, espero que a empresa dê boas novas…

    ps: comprei um armario ainda nao montaram mas vou ficar atenta.

  87. Ai meu DEUS!!!!! Fiquei apavorada só de olhar as fotos, olha vcs são guerreiros mesmo, eu terei me acabado de chorar primeiro e depois de xingar a empresa lógico, prometem tudo e no final não fazem nada, aí sim procuraria a solução. Vcs foram muito rápidos na limpeza, e quando os dois ajudam tudo fica relativamente mais fácil. Fico feliz que agora as coisas estejam voltando ao normal. Parabéns pela iniciativa de vcs terem feito todo o trabalho sujo e no final ter dado tudo certo. Sucesso. E nesse fim de semana nada de trabalho tá bom?

  88. Jú, falando sério, se fosse na minha casa eu choraria horrores e depois viraria HItler huahauahau Entendo vc perfeitamente, vc planejou a cozinha toda linda, tem o maior carinho por ela, além do fato de ter gastado notas,enfim, eu ficaria pior! Eu odeio insetos de todas as raças, cores, tipos, cheiros ahhhhhhhhhhhhhh que ódio huahauhauahau
    Desculpe, não tenho muito o que falar, fiquei triste de verdade e imaginei se acontecesse na minha casinha que eu ainda nem comprei :S putz, tanto trabalho, tanto amor para estas pragas acabarem com tudo? ¬¬’
    Vcs como sempre surpreenderam, pois primeiro, Jú, eu ia ter um ataque de gritos eufóricos seguidos de choro intenso e raiva instantânea , vc mandou bem, ficou calma e fez o que tinha que fazer.E vc e seu marido reconstruíram muitíssimo bem, lembram que vcs não sabiam fazer nada disso? Olha o trabalho que fizeram? Só tenho a dizer, parabéns e sinto muito pelas P.O.R.R.A.S dos cupins, desculpe o palavrão !

  89. Oi Ju… Ai querida… Que situação! Imagino seu decepção!

    A gente cuida, limpa, organiza, ama, dá carinho e acontece isso…
    Nossa, queria trocar de lugar com vc pra que vc não tivesse que ficar triste assim!

    Mas, ainda bem que passou, né? E que tá tudo consertado! Assim, me livrei de trocar de lugar! kkkkkkkkkkkkkk….

    Vcs são super! Nossa, que trabalheira que deu e conseguiram salvar tudo.

    Ainda bem que já passou!

    Nos deixe informados! bjo!

    • Oi Amanda,

      Muito obrigada pelo apoio viu?!
      Mesmo que não tenhamos acabado definitivamente com o problema, estamos felizes por termos salvado a cozinha… rs

      Um beijão!

  90. Que terrível, fiquei agoniada com as fotos! Mas, vcs tem uma disposição incrível (fisica e emocional).

    Vocês dois estão de parabéns 🙂

    Logo logo vc estará mais tranquila e tenho certeza que essas praguinhas não voltam a mexer com vcs!

    Beijos,

    Liss

  91. Ju, que coisa hein ?!?!?!?! Mas agora (se Deus quiser) é página virada! Remoer não adianta e vcs tem projetos maravilhosos pela frente. É levantar a cabeça e seguir em frente.

  92. Menina, q situação hein…é bem triste mesmo…fiquei chocada com a quantidade de cupins e o desastre q eles causaram…mas admiro mto vcs, a força de vontade q vcs tem e a determinação de resolver qq problema….
    Se precisarem de qq ajuda, podem chamar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s