Nosso Novo Cantinho

Antes tarde que nunca né?! Não só porque acabei postando apenas no final da semana, mas também porque ando prometendo há um tempo mostrar o projeto que fizemos aqui em casa.

Então, não sei se lembram, mas já falei algumas vezes que Namorido e eu éramos loucos pra ter uma horta e ele queria também um lugar onde pudesse cuidar das plantas (é isso mesmo, aqui em casa as plantas são do Namorido – e eu adoro isso nele!).

Resolvemos um belo dia colocar os planos em ação, usando uns pedaços de eucalipto que tinha sobrado da construção do muro.

Se não estão reconhecendo o local, esse é o terreno que temos ao lado da nossa casa, que é totalmente independente e que não pretendemos anexar a casa, mas deixar como uma “poupança” para o futuro.

Com os eucaliptos no lugar, começamos a colocar a tela que bloqueia 70% do sol. Compramos em uma loja de produtos agropecuários e prendemos no eucalipto usando o grampeador (daqueles pra estofado).

Com a tela no lugar, separamos o espaço interno em duas áreas, uma pra hortinha…

… e o restante do espaço ganhou as pedras que estavam jogadas na frente do terreno e ficou pras plantinhas do Namorido…

Tentamos deixar arrumadinho, usando apenas o que tínhamos em mãos…

… lá dentro colocamos a pata de elefante que ficava debaixo da escada e que reclamos que não estava muito legal

E aí começamos a preparar a terra… e essa não é uma das melhores posições pra tirar foto…

… humpuf… continua não sendo uma boa posição pras fotos!

Foi muito gostoso fazermos isso juntos… mexer na terra, plantar sementes, transplantar as mudas… sei lá, achamos uma delícia! Da esquerda pra direita: cebolinha (semente), hortelã (muda), coentro (semente), estragão (muda) e manjericão (muda). Não plantamos salsa, porque não tinha na loja, então ficou pra próxima…

Sinceramente, até que pra uma coisa feita basicamente com restos de obra ficou bonitinho, não?!

E aí ficamos super ansiosos pra saber se tinha dado certo, se alguma coisa iria crescer e todos os dias depois do trabalho íamos molhar e ver o andamento. Com uns 5 dias literalmente pulamos de alegria quando vimos que tinha começado a brotar…

Olhem a cebolinha e o coentro dando o ar da graça!

Se comemoramos quando ela começou a brotar, imagine o que sentimos quando olhamos pra ela hoje em dia e vemos isso:

O estragão acabou tombando – vamos colocar uns palitinhos pra dar sustentação. E o manjericão não alastrou, apenas cresceu.

A cebolinha cresceu, mas ficou muito fininha, sabe como?! Minha vó diz que cebolinha só pra plantar só muda, que semente não “encorpa”. Bem, aqui em casa ela provou seu ponto! Mas como ainda temos um pacotinho de sementes, vamos plantar de novo quando tivermos espaço.

Agora, o coentro… sem palavras! Foi a perfeição!

Agora que vimos que nossa hortinha deu certo, estamos planejando aumentar o tamanho num futuro próximo. Mas por enquanto essa quantidade tem atendido bem – estamos cozinhando com nossos temperos do jardim! Mas não vejo a hora de aumentar a variedade…hehehe

Quando vou até lá e recolho um ramo fresquinho, com cheirinho de terra, sinto uma alegria, uma paz… sério! É uma das pequenas coisas que me fazem feliz, um daqueles momentos que me sinto realizada – olhem o que uma horta pode causar a uma pessoa! rsrsrsrs

E aí, o que acharam da nossa “reciclagem”? Literalmente verde, não?! Mas esse é apenas o início da transformação… como não iremos construir lá (apenas uma garagem provisória no futuro) pretendemos ter uma horta maior, plantas, rede… montar um cantinho bem verdinho pra gente!

40 comentários em “Nosso Novo Cantinho

  1. Nossa, perfeito! Uma ótima inspiracao. Comecei uma hortinha em apartamento, cuido com muito carinho dos meus bebês e mal vejo a hora de estarem grandes e viçosos assim e de poder usufruir do resultado. Boa sorte para vcs!

  2. ola sempre acompanho seu blog.. e gostaria de saber qual a marca e modelo da coifa da sua cozinha e vc recomenda.. obrigada.

  3. Nossa JU, amei sua horta, realmente para iniciantes ficou super bacana! Dá pra deixar de fato este terreno um lugar maravilhoso, fazer psicina (rs), etc! Podem fazer o espaço recreação kkkk! Bjaum

  4. Nossa, que delícia Ju! Ficou tudo tão gracinha… Imagina depois quando vocês forem arrumando mais e mais… Vai ficar uma legítima área de meditação, reflexão e terapia (Oh, viajei… rs…). E esse namorido tão prendado com as plantas… Ah que lindo! Essa parceria de vocês me parece muito harmoniosa… Isso é tão romãaantico… rs…

    Parabéns por mais esse projeto de sucesso!

    Abraços apertados meus queridos lindos!

  5. Oi! Adorei o novo cantinho de vocês! Tem que ter muita sensibilidade pra perceber o bem que interagir com a natureza, faz. Cultivar os próprios alimentos então? Além de ser super saudável!
    Adorei!
    Abraço

  6. Ei JU, vcs são mesmo bem criativos, estão de parabéns!!! É gostoso ver as plantinhas crescendo, e ainda por cima saborear-las… Ah!!! Uma dica… na casa da minha mãe teve uma horta bem bacana mas quando plantamos o hortelã com os outros temperos, aí desandou tudo. Infelizmente o nosso querido se alastrou e sua raiz sufocou a cebolina, salsa, manjericão e as couves ficaram sem vida!!!
    Então vai a dica: se não der certo, plante-o separado, se possível em um vaso.
    Mas no resto tá show!!!!! linda,linda… no meu lote quero tbm fazer uma hortinha, acho o máximo colher fresquino do pé.
    Abraço e até logo…

  7. Nossa que lindeza esta Horta, é tudo de bom né! Eu tinha uma hortinha linda, mas meu dog acabou com tudo. Até os meus pés de laranja ele arrancou.
    Sobrou apenas 1 pé de manga guerreiro, rsrsrs.
    Tenho intenção de fazer uma horta vertical para ele não alcançar, mas esta nos planos para o futuro…

  8. Eu qroooooooooooooooooo uma hortinha dessa no meu apê de 70m² (num eh um ovo nao eh uma uva)
    #COMOFAZ?!#

    Adoreiiii, ate eu senti uma paz vendo o verdinho, imaginando pegar raminhos fresquinhos e por na comida.. Eu qrooo tb.

  9. Oiii Jú !! Nossa, SIMPLESMENTE AMEI sua hortinha !!!!
    Eu tbm tenho esse sonho de cozinhar com os temperos da minha hortinha, mas como moro num super apertamentinho, isso não foi possível. Eu e maridão temos planos de mais lá pra frente nos mudarmos para uma characazinha num condomínio fechado nos arredores de São Paulo. E com certeza vou ter essa mesma sensação gostosa que vc está tendo !!! É tudo, né?? Isso não tem preço … algo que só sinto qdo faço comida na casa da minha vó que mora no interior de São Paulo … ô coisa boa !!!
    Ficou lindo tudo, Jú !!!
    Beijo beijo.

  10. Adorei a idéia, e vocês estão de parabens! nem todo mundo tem mão boa pra isso, tem que ter carinho, adorei tudo, a horta, a tela, as plantas, imagine esse lote inteiro com varias plantas bem vivas? nossa!!! vai ficar muito bom.

    beijos t- chau!

  11. Oiiiiii
    Deixei a resposta lá no post do meu blog.
    Mas vim aqui tbm pra ver o seu heheheheh
    Ai que delicia ter um cantinho especial, adoraria poder ter uma hortinha minha!
    bjuss

  12. ahh planta são tudo de bom, nem sou tão fofy’s assim, mas coisas da terra sempre me deixam contente com sensação de bem estar, imagino que devam ter sentido algo parecido… sinto falta disso, na casa dos meus pais tinha mas desfizemos agora tudo é piso… mas já estou com planos de voltaR com o jardinzinho , já que no apê fica dificil, vai na casa dos meus pais mesmo…rsrs. O de vocês ficaram ótimo e o melhor com baixíssimo custo. bjs. e bom fds!

  13. Muito legal! parabéns, na nossa antiga casa uma das poucas coisas que amávamos era nosso jardim, não tinha horta, só jardim, mas já nos deixava muito felizes, quando começamos a procurar casa de novo, a única coisa que minha filhota menor perguntava era: aqui vai ter jardinho, né? um pedaço de terra plantado pela gente faz muita diferença, esse contato com a natureza renova, parabéns de novo, ficou lindo, mostrei pra minha pequena e ela aprovou, disse: Nossa que jardinho lindo né mamãe… bjs!

  14. Aqui na casa de mammy tbm tem um monte de plantas, iclusive ela já teve algumas hortinhas, mas pappy acabou estragando quando começou a reforma, mas é muito gostoso pegar os temperinhos ali na hora, a horta de vcs ficou bem bonitinha, quando terminar o espaço e colocar a rede, aí sim, vai ficar um sonho!!!! Ê vida boa!!! KKKK…bjs.

  15. Cada vez que venho aqui me surpreendo com a capacidade que vcs tem para construir e criar novidades!!! Vcs são nota 1000!!! Meu maridão precisa ter um pouco esse espírito empreendedor… Adorei a horta…Aqui em casa eu tive mais logo depois da colheita elas foram ficando bem fraquinhas e não replantamos…
    Acho que vou fazer uma visitinha nesse fim de semana pra comer uma saladinha…rsrsrsrs.
    Beijos e um ótimo fim de semana.

  16. Oi Jú, eu adorei a horta, aqui em casa eu tenho mania de manjericão e pimenta frescos, planto em vasos pq não tenho espaço, já estou providenciando um lugarzinho pra eles lá na casa nova. A sua avó tem toda a razão sobre as cebolinhas, tem que ser muda mesmo, semente não fica boa! Me conta uma coisa, vcs que instalaram a coifa? Não achei o post! Vc instalou como depurador ou coifa?
    Bjos!

  17. Que deliciaaa!!! Na minha mãe tem uma horta, meu pai que cuida, é muito gostoso poder colher o que plantamos! Em casa tem um espação vago no quintal, vc me deu uma boa idéia do que fazer lá!!! Bjs e ótimo final de semana!

  18. Oi ju, adorei a hortinha!!! Ficou muito legal… E a recompensa de poder criar e depois colher com as proprias mãos não tem preço. Parabéns!!! Qdo eu era crianca meu pai plantava tudo que via…então cresci com esse gostinho de poder ir no fundo do quintal e sempre ter algo pra colher… Frutas eram o forte dele!!! Rsrsrsr bom… Acredito que de forma geral, esse contato com a terra e a natureza nos tras uma calma… grande beijo.

  19. Realmente é uma beleza!!! Quase deu pra sentir o cheirinho das ervas, humm!!
    O que me faz falta,morando em apartamento é isso. As vezes que tentei fazer uma hortinha não deu certo por causa da iluminação e da ventilação.
    Fico feliz vendo vocês juntinhos cuidando das coisas.

    Bjs

  20. Aiiiiii morri aqui! kkkk eu amo plantas, hortinhas, tudo do gênero! Aqui em casa meu pai também é o homem das plantas (como o seu namorido) rsrsr ele sempre plantou de tudo! Sempre gostei da couve (será por uma certa mineirice rsrsr!!)! A parte mais gostosa da horta é vc pensar, hummm tá faltando tal coisa no tempero disso… corre lá no quintal pega um chumacinho e pronto! Não tem preço! Na casa da minha Vó sempre teve horta, galinheiro (nunca tive coragem de comer as galinhas… sempre fazia amizade kkk), pé de tudo (é o meu recando mineiro, para esquecer um pouco da agitação de Sampa)… e a parte mais gostosa das férias é ir lá no quintal da vó e colher a Salada… pisar na terra! Tudo de bom!

    Quero ver sua horta bem grandona em breve! Com muita variedade (planta orégano, fica super lindo e cheiroso… planta hortelã-pimenta tb, não sei se vc conhece com esse nome mas é uma folha bem aromática perfeita para tempero de carne! Segredíssimo mineiro!)

    Beijo grande para vocês!
    Saudades (andei suidinha né… nem mandei uma msg de solidariedade pelo que aonteceu na casa de vcs… Graças a Deus está tudo em paz)

  21. Porr…amei isso!
    Quero fazer uma também…mas aqui talvez tenha q ser em caixotes…pois não tenho espaço suficente…
    O espaço ficou lindo, gostoso…é uma mesinha q vi lá?…ja pensei numa caipirinha um papo, outra caipirinha, mais um papo, uma caipapo, mais um caipira batendo papo …ihhh…deixa pra lá rsssss
    Adorei de verdade…dá pra sentir o cheiro do coentro daqui.
    Parabéns mais uma vez pelo lindo projeto! E q venham mais…adoro!!!

    Bjssssss

  22. Que delicia…Livinha tbm ta assim(saltitante) com a hortinha dela no sítio,a primeira coisa que ela quis plantar foi brócolis(pois é ela é uma criança que troca lasanha por brócolis,vai endender).Jú planta lavanda assim é um ótimo jeito de manter sua casinha cheirosa…te envio na segunda os endereços e telefones ainda não me passaram todos…bjocas e boa semana

  23. Ei amiga imagino como vc está se sentindo simplismente por ver sua hortinha!!
    O mesmo que vejo no sorriso do maridão aqui em casa, quando desde a escada e vai direto pro quintal, e se senta a beira da lagoa que temos rsrrs peixe que é bom nadaaaaaa kkkk. Mas só pelo fato do desestresse em ver aquilo que vc mais gosta da certo isso é bom demais!!!
    Nada melhor do que ter uma hortinha feita por vcs…

Deixe um comentário

