Cozinhando pra Dois – Panqueca Americana

Depois de falarmos sobre comida diversas vezes aqui no blog, iremos inaugurar o “Cozinhando pra Dois”. Estou um pouco desconfortável no momento, sem graça, sei lá… porque não quero passar a impressão que estou tentando ensinar a cozinhar aqui. Quem sou eu pra isso?!

Então, se você é fera na cozinha, pule esses posts. Se você quer algo deliciosamente-maravilhoso, pule esses posts. Se você quer algo requintado, isso mesmo…kkkkk.

O objetivo aqui é mostrar um pouco do que fazemos  em nossa casa e quem sabe, deixar que isso sirva de sugestão pra variar o cardápio por aí. Então por favor, mantenham as expectativas baixas, tá?! Só vou postar o que é rápido, ou que gere pouca louça, ou que é devagar mas não dá trabalho. Nada-de-enfeitar-o-pavão! Nada de gastar todo o tempo na cozinha, afinal, são tantos projetos por fazer, não é?!

Então, pensando em algo fácil e prático,  resolvi começar com a panqueca nossa de todo final-de-semana.

Pra isso você irá precisar:

Sal, açúcar, farinha de trigo, manteiga ou margarina, ovos, fermento em pó e uma cobertura – eu uso Maple Syrup (xarope de bordo).

Comece dando uma batida nos ovos. Não precisa se esforçar aqui e nem tem essa de temperatura ambiente. Do-jeito-que-tiver-está-bom!

Acrescente o leite. Temperatura ambiente ou gelado. Tanto faz. Eu usei o semi-desnatado. Dá certo também!

Acrescente manteiga derretida. Essa tem que ser derretida. Mas não precisa ser manteiga, pode ser margarina. Ou gordura vegetal. Ou óleo de amendoas. Ou gordura de porco. OK, é mentira! Ou manteiga ou margarina. No meu caso usei margarina light. Só pra me sentir menos culpada! hahahaha

No mesmo pote que usou antes, misture as partes secas – açúcar, farinha, sal e fermento. Porque no mesmo pote? Porque não queremos mais louça pra lavar! E não se preocupe por ela estar suja de leite e manteiga a essa altura. Vai tudo pro mesmo lugar afinal de contas! Pro meu estômago, ou melhor dizendo, pro seu – se estiver fazendo a receita.

Depois de misturar as partes secas, misture a mistura seca na molhada. KKKK. Agora, sério, misture a parte seca na manteiga, leite e ovos que tinha misturado antes,  mas de forma delicada, e o mínimo pra que todos os ingredientes se combinem. Esse é o pulo do gato pra massa ficar fofinha. Se bater a massa, não fica boa!

Esse é o ponto da massa. Meio molenga, mas sem estar líquida. Ela deve ficar molinha, tipo um mingau. Mas se a sua massa ficar muito mole, acrescente um pouco mais de farinha. Mas confie em mim – raramente é preciso. No geral seguindo as medidas exatas, as panquecas ficam perfeitas!

Eu adoro fritar as minhas no grill elétrico. Saem mais bonitas que na figideira, mas se não tiver, vá de frigideira mesmo. Use uma concha pra fazer as panquecas de mesmo tamanho. Deixe elas gorduchinhas, nada de panqueca magrela! É pra ser panqueca ou não?! Nas receitas por aí o pessoal fala de usar óleo pra untar. Eu vou de manteiga, no melhor estilo americano de ser. Mas só uma leve pincelada é suficiente.

Quando a panqueca estiver com essas bolinhas de ar, é hora de virar. Não tente fazer antes, senão vai desmontar a panqueca, além dela correr o risco de ficar crua por dentro. Virou? Deixe assar do outro lado, até ficarem douradinhas – não marrons! rsrsrs

Jogue Maple Syrup em cima. Quanto-mais-melhor! Porque a margarina já é light, né?! Então podemos mandar ver na calda… kkkkk. Não tem maple? Coloque mel. Ou coloque nutella. Nutella e morango! Huuummm… Só não coloque Karo. A não ser que seja uma das pessoas que gosta de Karo. O que eu respeito. Mas eu não gosto.

Fala sério?! Diz pra mim que não ficaram deliciosas?! Duvido que você não estará em alguns minutos comendo panquecas perfeitas: gordinhas, fofinhas encharcadas com calda! Huuuuummmmm

Tem uma receita da Nigella que eu também faço, e leva bicarbonato – o que muitas vezes eu não tenho.  E essa aqui é mais fácil, e acaba sendo tão boa quanto. Mas se quiserem algum dia posso postar essa outra versão, onde inclusive ela ensina a deixar a parte seca já pronta em um pote, e aí é só acrescentar a molhada na hora de usar.

E aí, o que acharam? Gostaram da ideia? Por favor me falem – até pra eu saber se devo postar outras comidinhas. E pra quem aprovou, segue a receita (clique que aumenta), já prontinha pra imprimir:

PS: Yupiii… respondi a todos os comentários do último post. Dê uma olhadinha lá…hehehe

Anúncios

93 comentários em “Cozinhando pra Dois – Panqueca Americana

  1. Eu já fiz essa receita várias e várias vezes e te garanto uma coisa: é gostosa a qualquer momento…até de madrugada.
    Que tal ensinar mais receitinhas que não deixe um montão de louça pra lavar? Obrigado.

  2. Oiii Ju,te sigo a um tempao,simplesmente adoro o blog! super sigo! me diz de quantos ml eh a sua xicara de cha? eh q as xicaras variam muito de uma a outra.Super beijos

    • Oi Sônia,

      Mil desculpas pela demora em responder! Eu uso aqueles copinhos de plástico graduados, que compra no 1,99, sabe qual? Então, lá tem a medida em xícaras, ml, e é nele que meço.

      Beijos

  3. Eu faço panqueca ha um tempao mas as minhas nunca ficam pequenas e gorduchas feitos essas, elas espalham pela frigideira e ficam mais fininhas e largas, vou tentar pela sua receita pra ver se da certo. Tenho tb a grill eletrica, mas a minha e ondulada, dai acho melhor continuar na frigideira mesmo. Tambem acompanho seu blog ja ha algum tempo e so comentei hj quando vi as panquecas! beijos

  4. acabei de fazer as panquecas!! êêêêê o/
    ainda não acertei a mão (eu fiz na frigideira e elas ficaram meio cruas por dentro) mas vou te falar, que receita delicinha!!

    e continua postando receitas sim. eu não levo o menor jeito na cozinha e receita facinha é alegria demais no coração!

  5. entro no seu blog a um bom tempinho mas nunca comentei ..
    hj nao resisti sou um fiasco na cozinha mas acho que essa panqueca vou conseguir rsrs …
    vou fazer hj a noite com nutella e morangos.. apesar de estar 6,00 – 7,00 a bandejinha aqui na minha cidade acredita ..

    aaaaah, e essa coluna nova vai bombar.. alias, já esta bombando.
    parabens..seu blog é otimo.. seu jeito de escrever é super engracado..

    bjbjbjbjbjbjb

    • Oi Vi,

      Que bom que resolveu comentar! É um prazer te conhecer.
      Faça mesmo, que é mole, mole…
      E fico feliz que goste do cantinho e que tenha gostado dessa nova parte do blog.

      Beijão!

  6. Pode me dizer qual é oseu grill? estou precisando de um novo e não sei qual o melhor. Parabéns pelo blog, adoro! beijos
    Magali

  7. Que bom que você gostou da dica!!!
    Esse produto realmente salvou minhas unhas! Eu não aguentava mais aquela mão de pedreiro! hahahahahaha
    Se precisar, depois te passo o nome do vendedor que eu comprei!

    Quanto às panquecas, nunca fiz panquecas fofinhas! Vou experimentar fds que vem e te conto!!

    Beijo!

  8. Oi Ju. Sou seguidora a algum tempo mas nunca comentei. Acabei de fazer as panquecas. Uma delicia!!!! Adoro essas receitas fáceis, pois trabalho e estudo. Não tenho muito tempo de estar na cozinha. Uma coisa rápida que adoro é risoto.

    Adorei essa sessão do dias a dois.

    • Oie…

      Ebaaa… que bom que aprovou a receitinha!
      E pode deixar, que como estamos no mesmo barco (trabalho+estudo) só vou postar o que sei que dá certo pra pessoas como nós!

      Beijão!

    • KKKK
      Camila, sabe aquelas receitas onde se usa o que tem na geladeira?! Então…
      Vc vai rir quando eu postar…rsrsrs
      Mas quando eu fizer de novo eu posto!

      Beijão

  9. Adorei, ficaram lindas! Nunca tinha feito no grill, e acho que meu café da manhã de amanhã será com panquecas, fiquei com água na boca! Só que meu grill é daquele canelado, sabe? Será que fica legal? BJão e ótimo fim de semana.

    • Oi Dani, que bom que gostou!
      Olha, não tenho certeza se ficariam boas ou se elas escorreriam pelas gretinhas, sabe como?!
      Mas como essa massa é mais consistente, acho que pode dar certo sim.

      Beijão!

  10. Vc já está no cozinhando em módulo avançado 2 Ju! Aqui cozinha é só de domingo, quando tenho preguiça de sair… E nada muito avançado. Por enquanto, o básico mesmo… Vou me matricular nesse curso do cozinhando para dois! kkkkkkkkkk

    Beijosss!!

  11. Que lindas, Ju.

    Eu faço uma receita de Waffle que peguei na internet, e é bem parecida.
    As proporções mudam um pouco, e no lugar de manteiga, leva óleo. Fica mais líquida, então eu faço de uma em uma na frigideira pequena, que dá a forma e elas ficam todas iguaizinhas.

    Faz um sucesso … meu marido e minha mãe sempre pedem pra fazer, e cada um usa um tipo de cobertura. Eu gosto de leite condensado, já eles gostam das coberturas salgadas (requeijão, margarina).

    Acho que vou tentar do seu jeito agora.

    bj

  12. Olá! Faz um tempinho que acompanho seu blog e A-DO-RO seus posts!!!
    Menina, eu era assim que nem você, tinha que fazer comida pra semana toda, sabe? Só que agora tô em casa e aproveitando pra variar o cardápio vou experimentar fazer essa receitinha que é super simples e parece muito boa. Vou abusar da Nutella que eu amo de paixão. Eu volto pra contar se consegui fazer, tá? (é que sou recém casada e não sabia nada de cozinha, então sempre que faço algo que dá certo eu fico feliz da vida… hehehe =D)

    • KKKKKKK
      Nunca tinha ouvido falar! Adorei!
      Michele, tentei comentar no seu blog, mas acho que essa opção está desabilitada…

      Beijão

  13. Noooossa, COMO EU TE ODEIO!!! Rsrsrrs Não Acredito, como voce consegue fazer essas coisas tão bonitas?? Eu me contentava só de ficar olhando essas panquecas… ta bom.. tá bom… só uns segundinhos antes de ataca-las!! Rsrrsrsrs Grande Beijo.

    • Hahahahaha
      Só vc Félix! Mas olha, elas são tão fáceis de fazer, que eu não tinha como estragar a receita…kkkkkk

      Beijão!

  14. já ta marcado a primeira coisa que vou preparar no sobrado vai sei isso to marcando de ir dormir lah já faz tempo agora já sei o que fazer mas me conta uma coisa; será que dá pra por cobertura salgada sabe aqui em casa não kurtem doces eu pensei em um creme de 3 queijos será que dá?

    • Taty, acho que você pode tirar o açúcar da receita, colocar um pouquinho mais sal e misturar na massa uns pedacinhos de queijo curado.
      Mas eu não sei se fica bom, porque eu sempre comi delas doce…

      Mas tenta aí e conta pra gente…hehehe

      Beijocas

  15. Oi Ju,

    Comentei , mas agora voltei aqui e acho que meu comentário sumiu!! rsrsrs…
    Essas panquecas me deixaram com lombriga.. Vou fazer agora assim que chegar em casa!!
    Viu fiquei curiosa pra essa outra versão de panqueca da Nigella que ela deixa pronta os ingredientes secos em um pote..prático não?? Aliás , é lendo que aprendemos , eu nunca ouvir falar da Nigella e acho que estava pendendo muita coisa boa.. pesquisei sobre ela no Google e quero muito o livro e assitir ao episódio só que ainda não tenho Tv a cabo .. Se possível fala um pouco dela e de suas experiências com as receitas que ela ensina, vamos adorar!!!

    Bjsss.. Ju.. Vou fazer a panqueca hoje e lhe conto minha experiência com a sua receita!!! Até Mais…

    • Erica, a Nigella é mara! Minha musa inspiradora e adoro o jeito dela cozinhar – embora as receitas não sejam nada saudáveis!
      Mas falo dela por aqui em breve então!

      Beijocas

  16. Obrigada pelo comentário lá no blog e panquecas são realmente muito boas e com sorvete fica show.. rsss.. To curiosa para ver os novos projetos ;*

  17. Essa receita é maravilhosa, até hoje ninguém tinha me ensinado uma jeito tão prático de fazer as panquecas americanas, as que eu marido fazemos saem parecidas com…crepes, bem fininhas, aí só fica legal com recheio, essa sua é deliciosa! Bjs e continua postando receita sim!!!!

    • Val, que bom que gostou! Tente essas sim, são diferentes dessas fininhas e pra mim é uma das receitas mais parecidas com as originais americanas… mas ponha bastante calda!

      Beijão

  18. Oiiii casall
    espero q estejam bem bem bem
    amei a receita de panqueca, normalmente aqui em casa eu faço das fininhas com apenas 3 ingredientes e recheadas e com molho hummm….mas tbm amei essa americana juro que fiquei com vontade de fazer!!!Deve ser ótima!!
    eeeeee acertei o escritório né eeeee
    BEIJÃOOOO

  19. Ju , o que são essas panquecas??? Fiquei com água na boca !! Vou chegar em casa e fazer pro lanchinho da tarde !!
    Poxa , me sinto tão ausente e com saudade de vir aqui todo dia…Na verdade tenho um monte de novidades para colocar no Blog , mas como mudei á três semanas ainda estou sem Net em casa … Estou pirandooo..
    Temos um novo projetinho também que quero lhe mostrar , fiz um painel para minha orquídeas , acho que vai gostar!!
    Mas quanto as suas receitas , amiga nós amamos !!! Pode postar sempre por que agora vamos lhe cobrar esses posts.. Adoro receita prática e gostosa !!! E como cozinhar faz parte do nosso cotidiano , tenho certeza que será divertido dividirmos experiências!!!

    Bjsss….Até Mais!!!

    • Obaaaa projeto novo por lá?! Vou ficar vigiando…rsrsrs
      Poxa, que bom que gostou da receitinha e do quadro novo… ainda mais vc, que manda super bem na cozinha!

      Beijão!

  20. Oi, Ju !!
    Sumi, mas sempre estou de olho nos seus posts !! Maior coincidencia: no fds passado fiquei de fazer a massa de panquecas da Nigella (q eu já tinha feito uma vez) e vc vem e posta a sua receita – imprimi tbém, é claro ! Não tive tempo ainda e vou fazer esta semana….
    Ah !! Adorei a nova seção, afinal, eu tbém quero receitas práticas e rápidas, pois com a correria do dia a dia não tenho tempo para ficar horas na cozinha, né ?? Não se preocupe em ser “chef” – se precisarmos algo mais elaborado existem “n” sites e programas (no Bem Simples por ex) q ensinam comidinhas maravilhosas para um jantar mais “trés chic” !!!
    bjus

  21. As panquecas estão com uma cara ótima! Não fique desconfortável em colocar suas experiências culinárias aqui, eu não fico, qdo faço alguma coisa que ficou legal eu tiro fotos e posto no Facebook. E como eu digo a cozinha é um laboratório as vezes as experiências dão muito certo e as vezes nem tanto, daí acaba virando outro prato e pronto!!!
    Estou curiosa para ver o projeto novo.
    Bjsssss…

  22. Olá Jú,
    Vou confessar, acompanho seu blog há pelo menos um ano, nuca comentei, nem sei te dizer por que, mas com essa receita, ai você me pegou literalmente pelo estomago (estomago de gorda), que maravilha !!!!!!
    Nem sei como cheguei no seu blog, é essa loucura de estar em um blog, ai já começa e ver outro e vai, mas quando cai aqui lembro bem que fiquei pelo menos umas duas horas lendo tuuuudo.
    Quando abro minha caixa de email e vejo Dias a Dois, e o primeiro que leio.
    Querida, quero lhe dizer que admiro profundamente o casal. Hoje não e comum ver um casal jovem, que trabalham e estudam com saco para fazer tantas coisas em casa. Vocês são um exemplo, colocam a mão na massa e nos ensinam.
    São inteligentes, interessados…
    Adoro todos os projetos. Amei a horta…
    Eu rolo de rir com seus textos, mulher tu é uma figura, esse negócio de internet é muito louco, quando leio seus posts parece que te conheço desde garota (garota da minha parte, pois vc ainda é).
    Bom, chega né, pra quem nunca comentou, fiz um testamento.
    Beijo grande e boa semana.

    • Oi Andréa,

      Que bom que comentou! Assim tenho a oportunidade de conhecer vc!
      Muito obrigada pele apoio e pelo carinho!
      Vou lá te visitar no blog.

      Mil beijos

  23. Huuuuuuuuuuummmmm que ótima ideia!!! Era só isso que faltava para esse cantinho aqui ficar nota 1000!!!!!! Essas panquecas estão com uma cara deliciosa….

    • Poxa Paulo, muito obrigada! Ficamos felizes em sempre ver você por aqui!
      Olha, tente sim… pra um café da manhã ficam ótimas. E com bastante calda, viu?!

  24. Jú, acabei de ter uma ideia: já pensou em congelar as panquecas??? E depois, qdo for comer, só esquentar no forninho elétrico ou no forno convencional mesmo … será que dá certo ????

    • Olha, eu nao tentei, mas acho que ela dura no maximo na geladeira.Depois de congelada, acredito que va ficar “empapada”.Mas vou te falar, da taoooo pouco trabalho fazer, que nem sei se vale a pena…Mas se tentar congelar, me avisa se deu certo? Beijos

      > Date: Wed, 3 Oct 2012 14:18:42 +0000 > To: dias.adois@hotmail.com >

  25. Nossa, Jú, me deu água na boca de verdade !!! Tudo nem q está quase na hora do almoço, mas fiquei com uma super vontade … hoje mesmo estava pensando que ando enjoada do “pão de forma integral com queijo e presunto” de todo dia … hummmmmmmmmmmmmm …. essas caldas q comentou tem em qualquer mercado ??? amanhã é o dia da compra do mês, vou aproveitar !!!
    Ah! na frigideira fica igual mesmo ???? eu não tenho esse gril … 😦
    Beijo beijo.

    • Dri, Essa panqueca aquece nossos dias la na casinha… reconfortante!Olha, maple syrup nao tem em todo mercado nao, mas se nao achar, comprar pela internet e facil!Na frigideira fica bom tb, mas vc tem que fazer no maximo de duas em duas e tem que ver se ela bem niveladinha, pra panqueca nao escorrer.Faz sim que vai ver como e gostosinha…. Beijocas

      > Date: Wed, 3 Oct 2012 14:17:46 +0000 > To: dias.adois@hotmail.com >

  26. Jú que maravilha, deu até água na boca….
    Pode mandar mais receitinhas fáceis e saborosas que nós adoramos.
    Beijos!!!

  27. Ju do céu, tô pra te falar que essas são as panquecas mais lindas que já vi e vou fazer COM CERTEZA!!!! Nossa, me deu vontade de comer esse computador, logo na hora do almooooooooo!!!!

    Beijos e boa semana…
    Há! Um projetinho lá em casa ficou pronto, nossa lavanderia. Logo logo eu mostro no blog.

    • Eiii… obrigada! Que bom que gostou! Olha, pode fazer essa receita rindo, porque é moleza e fica muito gostosinha pra um café da manhã.
      E pode deixar que vou lá te visitar em breve!

      Beijão

  28. faz um tempinho que eu não posto aqui mas sempre que venho adorooo ficar lendo seus posts, como pode neh!!! rsrsrs e quanto as panquecas, só de ver as fotos já deu vontade de provar, muito facil e rápido vou tentar fazer acho q que meus babys vão adorarrrr…

  29. Humm… Parecem deliciosas.. aqui meu marido faz umas panquecas de liquidificador bem fáceis e gostosas, mas confesso que a sua está com uma cara de panqueca de restaurante hein rsrs! vou testar com calda de morango e te conto depois!

    Ah, eu tô aqui de cama depois de uma cirurgia morrendo de curiosidade pra ver o que vcs estão aprontando com tanta madeira naquele carro rsrs Acho que é o escritório…

    bjãoo e uma ótima semana!!

    • Obrigada pela “cara de restaurante”… me senti! KKKKK
      Mas o que você tem? Tá tudo bem? Se cuida hein moça?!
      E as madeiras… mistério… kkkkkkk

      Tô mega ansiosa pra mostrar!
      Beijão

    • Cilene, vai mesmo, e manda uma pra mim…kkkkkk
      Olha, vale super a pena pra quem gosta de uma panquequinha no café!

      Beijos

  30. Nossa Ju, fiquei com água na boca, 10 horas da manhã! É injusto colocar isso numa hora do dia que não é nem almoço nem café da manhã, e no meio do meu expediente, que nem tenho pra onde correr! kkkk….

    Amei essa ideia “cozinhando pra dois”, sério mesmo! lá em casa as receitas são assim tb: práticas, rápidas e gostosas pro dia-a-dia. Pode postar, que por mim tá aprovado! AMEI! 🙂 Vc tá de parabéns amiga!

    • KKKK… Amanda, sei exatamente o que está sentindo…hahahaha
      Que bom que gostou! A ideia é compartilhar o que sei que funciona… estou feliz que aprovou!

      Beijos

  31. que delícia!!!! agora fiquei morrendo de fome no trabalho 🙂
    vou experimentar nesse fim de semana.
    adorei a parte da culinária, continue assim. quero a receita do macarrão de forno.
    bjs

    • Thaísa, vale super a pena! São 15 minutos bem gastos, viu?!
      E pode deixar que posto o macarrão, mas ele é ridículo de fazer, já vou avisando!rsrsrsrs

      Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s