13 em 13

Esse ano resolvi fazer uma coisa diferente. Além da minha usual lista de objetivos do ano (na área financeira, na parte profissional, projetos na casa, etc), resolvi fazer uma lista de 13 ideias pra colocar em prática em 2013. Sabe aquilo que passa na sua cabeça: “Ah, devíamos um dia…” e aí você acaba esquecendo? Então…

Acampar

Diversas0514

Tá aí uma coisa que Namorido e eu fazíamos muuuito, principalmente na época das vacas magras (leia-se construção da casa). Mas no ano de 2012 nós acabamos não acampando. Essa é a foto da última vez que acampamos… pra ver o tempo – aparelho nos dentes e cabelo curto! Então esse ano, iremos acampar pelo menos uma vez!

Ir a uma festa típica

Diversas 375

Gente, se tem uma coisa que eu adoro é festinha de cidade do interior. Melhor que isso, só festa de cidade do interior com comida como tema. A idéia é procurarmos alguma festa específica próxima a nossa cidade e nos programar pra ir.

Levar uma vida mais saudável
Jantar 5 jan 12 H

Não posso reclamar de 2012 nesse quesito. Quando voltei de férias em julho, deixei não só o stress, mas  praticamente 7kg pra trás. Foi uma das metas que atingi para o ano, e que só tomei coragem de encarar de frente no segundo semestre de 2012. Não fiz dieta, e vai soar até meio clichê, mas fiz reeducação alimentar. Como regradamente (agora mais durante a semana) e a não devoro tudo só-porque-estou-com-vontade-mas-sem-fome. Porém, continuei sedentária, e esse ano, além de melhorar ainda mais meus hábitos alimentares durante a semana, incluindo mais frutas, e outros grãos integrais além do arroz, quero ter mais energia. Não sei ainda se vou entrar na academia (conciliar com a facul e mais mudanças no trabalho vai ser punk) mas estou começando a ser mais ativa.

Também quero me expor menos a ambientes tóxicos, pessoas tóxicas. Já repararam que pra colocar defeito, dizer que você é maluca, que não vai conseguir, pra reclamar da vida, do marido, do filho, do chefe, tem aos montes? Durante meu emagrecimento, toda vez que falava em beber uma cervejinha, ou que alguém me via comendo um pedaço de chocolate, eu ouvia um ué-mas-você-não-está-de-dieta?! Com “aquele” tom de voz…  Ou quando chego no trabalho e perguntam o que fiz no fim-de-semana e falo que trabalhei na casa, ouço um sonoro tá-louco-se-vou-gastar-meu-tempo-com-isso!

Mas pra caminhar na praia, pra falar de um livro, fazer um curso, estudar, viajar, decorar a casa e fazer qualquer coisa que seja pra felicidade e crescimento essas pessoas se afastam. É muito mais fácil encontrar desculpas, do que trabalhar pra ser feliz. É mais fácil criticar o outro que está fazendo algo que você também quer ou precisa fazer, do que se esforçar em fazer também.  Odeio escutar “não tenho tempo”.

Quem tem tempo hoje em dia?! O tempo é igual pra todos, você precisa estabelecer as suas prioridades. Por isso gasto o meu com muito objetivo, porque senão, não faria metade das coisas que faço. E prioridade cada um tem a sua. Mas não me diga que não tem tempo. Nem que seja só domingo, a gente arruma tempo pro que queremos de verdade! E quero pessoas assim ao meu lado, pra somar, pra me incentivar, não pra sugar as minhas energias, ou dizer que não vai dar certo. Sempre falo que ser feliz dá trabalho, cansa, é desafiador. Ser infeliz e ver a vida passar do sofá é infinitamente mais fácil.

Sai mau agouro!

Ajudar uma entidade diferente

Nunca falei sobre isso aqui no blog, porque não quero dar a impressão que estou nos promovendo. Acho que caridade se faz em silêncio e sempre mantivemos isso pra nós. Porém esse ano, além de mudar de instituição (acabamos ajudando a mesma por comodismo) resolvi comentar isso aqui com a idéia de incentivarmos outros a fazerem também. Temos o dia-a-dia muito ocupado, e às vezes isso passa despercebido. Quem sabe com esse lembrete, de retribuir tudo de bom que temos, não levamos outras pessoas a retomarem essa idéia de ajudar, ou até mesmo a começar? Em breve falaremos sobre a instituição escolhida e daremos idéias de como poderá participar (se estiver dentro das suas condições).

Passear em cidades próximas

DSC09446

Gente, moramos próximo a lugares muito bonitos, e há anos não vamos lá passar o dia. Definitivamente algo a se fazer esse ano!

Nos desafiar, tentar algo que não acreditamos ser capazes

DSC03322

Todo ano eu nos desafio a tentar alguma coisa nova. Agora em 2012 Namorido e eu fizemos um mergulho de 10m de profundidade nas águas cristalinas do Caribe. Como valeu a pena! Vencemos o medo e curtimos cada segundo (além de riscar um item da minha lista de “coisas pra fazer antes de morrer” haha). Não estou pensando em pular de pára-quedas (por enquanto isso não me atrai), mas vamos ver que oportunidade surgirá durante o ano (já temos algo em mente).

Projeto 365

Esse eu já comecei. Desde o dia 1 estou tirando uma foto por dia. Não criei um tema em específico, vai da inspiração do dia mesmo.  Apesar de termos literalmente milhares de fotos, às vezes sinto que perdi ótimas oportunidades por pura preguiça, ou que não consegui captar o que aconteceu. A idéia é depois montar um álbum com elas, pra nos lembrar de tudo o que aconteceu durante o ano de 2013. Esse projeto ganhou uma página especial:

365

Então é só clicar ali na aba de cima pra acompanhar mais de perto nossos dias. Não sei ainda de quanto em quanto tempo vou atualizar, vamos vendo durante o ano… mas prometo que vou me esforçar a fazer isso de forma freqüente! E pode ser que o formato mude, enfim, tentativa e erro!

Ler 13 livros

IMG_1043

Adoro ler, e faço isso sem parar desde criança (como vocês já estão carecas de saber). Mas desde as férias acabei abandonando um pouco, estudando pra monografia e terminando o semestre na facul. Nesse ano a meta é economizar tempo em outro lugar, mas não deixar de ler praticamente um livro por mês. Dessa pilha aí de cima, só li dois… vergonha!

Fazer novas amizades

Somos pessoas abençoados com ótimos amigos. Eles não são nem de longe o tipo de gente que citei em cima.  Mas às vezes esse conforto de estar perto de pessoas que te conhecem e te apoiam, te impede de conhecer pessoas diferentes, que trarão outras experiências para a sua vida. Esse ano a meta é nos abrirmos um pouco mais, e incluirmos mais pessoas no círculo de convivência, nos dar a oportunidade de conhecer nossos colegas (os que parecem legais) um pouco mais a fundo e quem sabe começar uma grande amizade.

Manter o foco no que é importante

IMG_6938

Não quero perder o meu tempo no que não tem importância pra mim. Não quero gastar minha energia com o que não me acrescenta nada. Não quero gastar horas sentada na frente da TV todos os dias. Não quero focar em problemas pequenos. Quero focar nos meus objetivos, e quero focar da forma correta. Às vezes acabo me envolvendo de tal forma em alguns projetos, tentando a perfeição, que perco o foco do mais importante: ser equilibrada e me contentar com um bom resultado. Não tenho que ser excelente em tudo. Pra muitas coisas ser boa basta.

E quero relaxar. Um dia na praia, um dia em casa assistindo filme, jantando com amigos…  são todas excelentes formas de investir o tempo. Quero cuidar de mim e da minha pequena, mas maravilhosa família que formei com o Namorido.

Manter o blog sob a perspectiva correta

IMG_1360

Não tenham dúvidas quando falo que amo isso aqui. Aqui eu posso falar de obra e decoração sem ninguém me achar uma chata. Aqui eu tenho pessoas que dividem um ideal, de tornar o lar mais bonito, de aproveitar pequenos momentos em casa, de cuidar bem de sua família, de viver uma vida alto astral. Sou apoiada e motivada por vocês, em cada post. Mas às vezes, eu me cobro tanto, que travo. Quero postar todos os dias, ou quero responder cada um dos comentários sempre.  E cá entre nós, com o ritmo de vida que temos, não dá pra trabalharmos toda noite e todo fim-de-semana pra manter o blog atualizado com o que eu acho que tem ser. Por mais que adoremos a nossa casa, temos outras coisas que precisamos, ou gostamos de fazer também. O blog tem que ser um espelho da nossa vida, não o contrário.  E como o título fala, é a história de nossos dias, que não se resumem apenas a projetos na casa, ou decoração. Ter isso em mente me ajudará a relaxar e a postar com mais freqüência. Não posso esquecer que esse espaço é pra diversão e que sou uma pessoa como outra qualquer, e que por mais que eu tente, nem sempre vou conseguir estar presente aqui como eu gostaria, ou responder a todo mundo todas as vezes, e que isso está OK, que isso não dará a entender que eu não dou a vocês a importância que vocês dão a mim. E por favor, não deixem de comentar, mesmo que eu não responda sempre, eu preciso do feedback de vocês.

Visitar mais meus avós

IMG_1545

Sou abençoada com um casal de avós maravilhosos. Minha avó aliás, é uma das minhas melhores amigas, e uma das mulheres que mais admiro. Tenho também uma avó por parte de mãe que já está beeem velhinha. Existem coisas na vida que não podem esperar. Vou precisar ser muito planejada, mas pretendo ir com mais freqüência ainda a São Fidélis esse ano.

Conhecer 3 lugares diferentes

Ano passado conseguimos cumprir esse  mesmo objetivo, além de termos revisitado alguns lugares que adoramos. Conhecemos:

Penedo

IMG_8301

San Andrés

IMG_9232

Cartagena

IMG_0869

A meta pra esse ano é conhecer mais três. Não só porque acho esse número bem real, mas também porque 3 tem tudo a ver com 13… hehehe

Olhando o tamanho dessa lista, sei que será desafiador. Mas a ideia é ter certeza que aproveitaremos o percurso enquanto seguimos em direção ao nosso destino.  Nem só de trabalho, estudo ou grandes eventos vive o homem. E você poderá acompanhar o andamento dela na página 13 em 13:

13

Sempre que eu fizer um post a respeito, vou colocar um link permanente nessa página, pra ficar mais fácil na hora de checar o que foi feito ao longo do ano.

Pras metas e projetos da casa, vou fazer outro post e vou fazer também um levantamento do que realizamos nesse quesito no ano passado. Quanto as nossas metas pessoais, e financeiras, vou fazer um post sobre como planejamos aqui (sempre rola um pedido a respeito), embora eu não vá citar as metas em si (talvez uma ou outra, vamos ver).

Então é isso, post longo, mas precisava ser assim. O que acharam das 13 ideias? Alguém aí se animou a tentar também? O que querem se desafiar a fazer pra aproveitar esse ano em grande estilo?

34 comentários em “13 em 13

  1. Estou adorando seu blog!
    Tenho alguns ideais de vida como o seu, me fez pensar mto, preciso parar de pensar em fazer e começar a pôr em prática.
    Adorei a cozinha tbm. Parabéns à vcs que sejam mto felizes.
    Obrigada por me fazer bem hj! 🙂
    Parabéns Jú!! bjo.

    • Muito obrigada Pri! Aqui é um cantinho pra nos incentivarmos a colocar a mão na massa e realizarmos nossos somhos! Mil beijos

  2. Parabéns pelo blog! Me identifiquei tanto em relação a se livrar de “coisas toxicas”, leu meus pensamentos.Faço das suas palavras as minhas.

  3. Cara que postaçoooo rsrsrs
    olha achei muito legal você ter falado de tudo isso, porque a gente tem mania de fazer projetos apenas na cabeça e acabamos esquecendo ao longo do ano. Pelo menos as coisas da reforma eu deixo anotado mas pensando bem é bom anotar tudo que queremos fazer mesmo, porque fica mais fácil de visualizar e você mesmo se cobrar o que ta faltando fazer.Espero que vocês sejam bem sucedidos em todos os objetivos acima, fiquei muito feliz de saber de todos. Gostei de você ter falado da instituição, aqui nas poucas condições que temos tentamos ajudar a quem precisa, não ajudamos nenhuma instituição mas fazemos nossa parte e é com certeza recompensador!Legal também você ter falado de amizades e do blog, porque de um tempo pra cá eu tenho perdido amigos, eu tenho amigos da igreja e tenho amigos fora dela também, mas acho que onde tem respeito dar tudo certo mas de repente com algumas pessoas a gente simplesmente não tem mais assunto sabe?! As pessoas não entendem a fase que você ta passando e simplesmente ignoram o que você gosta e se acham prioridade!!Mas estou feliz assim, “quem nada nos acrescente nenhuma falta nos faz”. BEIJÃOO CASAL!

  4. Oi linda!!! como é bom fazer planos e tenho td certeza que vc irá conquistar tds os objetivos e sonhos!!! Quanto vi a foto de uma viagem que vc fez a Penedo , como vc esteve perto de mim e eu nem sabia!!! Me inclua nessa lista de amizades profundas e venha me visitar quando passar por Penedo! bom fim de semana bjus!

  5. Muita energia e força vocês já tem, e o que basta é ter vontade de realizar as coisas, o ser humano pode tudo! é só querer, e querer é o primeiro e mais importante passo, é isso aí!
    Tenho muitos planos para esse ano e também pretendo me afastar de pessoas que só colocam a gente pra baixo, tô fora!
    Bjs e não vejo a hora de ver as fotos de todas as realizações! Viva 2013!!!

  6. É só começar amiga…qd agnte d´o 1º passo o restante vem na sequencia e só vc ´q decide a hora de ir em frente ou parar! Adorei as metas..a minha esse ano, é trocar o teclad q tá o óhhhhhhhh..nem dá pra falar comazamigas direito rsss…bjssss

  7. Pura inspiração..

    Todos os projetos sao MASSA, inclusive a reeducação alimentar que vc fez. Menina, a foto que vc ta com seus avós tava com a bochechas salientes. Rsrsrs. E agora ta magrinha.. Linda!
    Quer dizer que a senhora teve pra bandas do nordeste?? Ai ai.. Poe na sua lista Aracaju – Se e me avisa qdo vem pra sairmos pra dançar um forrozinho no cariri, ou comer um carangueijo na passarela do carangueijo, ou ainda tomar “uns bons drik” na barraca de praia Parati, comer um pastel no bar do Alves.. Bom, nao faltam opções.. To te esperando hein!

    Bom final de semana pra vc, nega.

  8. Faz tempo que acompanho seu blog, mas nucna comentei, e hj, lendo seu post, me deu uma vontade de ser sua amiga… que coisa estranha, né?
    Mas foi exatamente isso que senti, vc é uma pessoa super pra cima, cheia de planos e que corre atras de seus objetivos… PARABÉNS POR SER ASSIM!!! Te admiro pra caramba, mesmo sem conhece-la! Um super beijo, Cris

  9. Ola Juliana, li tudo e adorei! Me deu até inspiraçao de correr e ir escrever no meu Diario, coisa que nao faço faz tempo! Admiro sua vontade em escrever e amo o jeito como vc escreve! Vou te enviar um email com o titulo ” depois de 21-12-2012… Se puder leia, sao dicas e conselhos que tem um pouco a ver com tudo que vc escreveu! So acrescentaria na sua lista aprender um novo idioma! Que tal Francês, aí a gente poderia trocar emails nessa lingua que eu adoro! Tudo de melhor para vc e namorido! Bisous Patty

    Par IPAD de PattyBiscuit

  10. Adoro seus posts, adoro como vc é detalhista é escreve tudinho…
    Bem tenho algumas considerações a fazer. A primeira é como a vida mais saudável te fez bem, vc tá linda na foto que postou sobre isso!
    A segunda é que seu cabelo fica lindo mais enroladinho.
    Tbm adoro viajar, e nossa meta esse ano é fazer 3 viagens. Algum dica desses locais lindos perto de onde mora? A primeira é agora em março, pra comemorar meus trintão!
    E sobre ficar longe de gente que te puxa “pro lado negro da força” é a melhor coisa a fazer, essas pessoas atrasam a nossa via.
    Dos livros que postou tbm só li 2, os dois do Gabriel!!!! 🙂
    E sobre o projeto 365, só posso dizer que adorei!!!!! Uma ideia que vou acompanhar, e quem sabe um dia, copiar!
    Bjão

  11. É engraçado como existe pessoas que vc nem conhece, nunca viu, e se espelha nas coisas boas que vc posta, bom esse cara sou eu!!!!! Amo seus posts, mudei muita coisinha em minha casa (conheci o blog atraves do post do seu bazinho que não tinha lugar pra fica, eu estava na mesma situação que vc) e daí em diante tudo o que vc posta vou copiando rssss… e esse post foi bem inicio de ano mesmo, acho que era tudo o que eu precisava. bjs!!! fica com Deus, amo vcs. Sugestão, quanto a conhecer 3 lugares, sou de Olinda, sei que vc gostou daqui, querendo voltar é só me comunicar.

    Niedja

  12. Adorei a idéia Ju, vou fazer uma listinha tbm, mas a minha não posso divulgar no blog kkk, temos alguns projetos para 2013 que ainda são segredo para alguns amigos e eles sabem do nosso blog kkkkk.
    Hummm, fiquei com vontade de conhecer Cartagena, parece uma cidade antiga.

    Bjs, eu leio todos os posts, mesmo se não conseguir comentar em todos, estou sempre por aqui viu, ainda estou me adaptando à mudança, um dia aprendo a administrar meu tempo como vc, te admiro pra caramba!!!

  13. Muito inspirador! Muito legal! Estou começando a entender a importancia do planejamento nas nossas vidas até nas pequenas coisas parece que a nossa vida nao passe sem ser vivvida. Que vc possas cumprir seus planos excelentes e tenho certeza que Deus te reserva planos ainda maiores. abs

  14. Que post mais empolgante e motivador! Amei, dá vontade de sair correndo e fazer a nossa lista tb!
    Outra coisa que super concordo e tb fico revoltada é das pessoas usarem o tempo como desculpa pra não fazer as coisas, ninguém tem tempo, mas quando se quer se da um jeito!
    E mais importante que tudo, focar no que nos faz bem, chega de gastar energia com pessoas ou com coisas pequenas que não valem a pena! (esse é o meu principal objetivo esse ano) aprender a dizer não a tudo aquilo que não me faz bem!
    Toda sorte do mundo pra vcs e muito sucesso em toda essa lista bacanérrima! bjão

  15. Vocês são ótimos, não tenho blog mas sempre acompanho o Dias a Dois e acho extremamente inspirador, nunca comentei mas acho vcs demais!!!
    Estou tentando tb me reeducar alimentarmente falando, achei o máximo o quanto vc perdeu, ficou ótima e eu achava que não conseguiria fazer isso, pois perder 7 Kg pra mim já seria de uma ajuda enorme!! Vou tentar tb,mas vc procurou um preofissional ou fez sozinha???
    Adorei tb o projeto de conhecer 3 lugares, ano passado eu meu marido conhecemos 2 apenas, esse ano queremos aumentar esse número.
    Continuem e espero que as metas sejam todas cumpridas e estarei aqui pra conferir isso!
    Bjocas

  16. Gostei muito… posso sugerir uma boa leitura? Não sei se posso mais vou fazer assim mesmo: Leia a Bíblia (pelo menos alguns versículos por dia). Outra sugestão que me intrometo em dar é incluir no item “manter o foco no que é importante” um tempo para Deus… tire um tempo do seu dia para simplesmente falar com Deus… converse com ele, agradeça por tudo o que ele tem feito em sua vida… você vai gostar, tenho certeza… no mais… muita paz!!!

  17. Parabéns Juliana!
    Ler seus posts sempre me motiva.. Esse foi muito motivador! Você está linda! Essa é uma das minhas metas para 2013…Ficar mais saudável, mais bonita, mais feliz!

  18. Ju amei o post!!! Imagine que eu estava perdida depois de uns meses mal de saúde e comecei a fazer o mesmo semana passada, mas certamente sua listinha tá bem mais completa! Vou copiar várias metas, pq nunca me identifiquei tanto com uma pessoa como vc! Até me livrar dos chatos que me desanimam e conhecer novos amigos era minhas metas tb!!!
    Quanto aos avós, meu maior arrependimento foi estar trabalhando longe quando minha avó faleceu, fiquei com a cabeça cheia de “e se…” eu tivesse isso ou aquilo… Curte eles mesmo! É algo não não tem preço!
    Parabéns pelas vitórias de 2012 e vc continue a nos dar essa alegria e força em 2013!
    Sou muito feliz por me sentir amiga de vcs convivendo aqui!!! rssrs
    mil bjus e felicidade pra essa família linda!!!

  19. O ano passado fiz um caderninho de sonhos para 2012 deu super certo, agora estou fazendo o de 2013,e meio ano começou excelente,confesso que as minhas metas naum são tão ousadas como a sua kkkk (financeiramente falando)mas vou me empenhar muito para superar as minhas expectativas,e com vc nos inspirando ajuda muito e vc naum tem ideia do quanto…
    Gde bjo e um excelente fim de semana…..

  20. ARRASOU!!!! Como sempre!!! Isso aí, tem coisa que não podemos deixar passar né? Desejo de coração que consiga realizar todas as metas em 2013!!!! Um beijãoooooo

  21. Ju, bom dia! PARABÉNS! É assim que se faz, bola pra frente, inspirando a todos, viu como é fácil ser exemplo. Vamos continuar aqui com ou sem post, dando força mesmo que de longe pra nos contagiar com o seu auto-astral, vou pensar nos meus objetivos e já já te conto. Beijos, Irene Brito.

  22. Menina quanta coisa legal nesse post,espero que voc consiga concretizar todas as suas metas e saiba que voc est servindo de insentivo pra eu sair do comodismo que estou. Bom fim de semana. Bjinhus 😉

    Date: Fri, 11 Jan 2013 02:30:45 +0000 To: tami_t1@hotmail.com

  23. Nussss adorei os planos!!! 😀
    Vou ficar acompanhando e torcendo por tds essas realizações e isso me animou a fazer um planejamento tbm!!!
    Bjssss e ótimo final de semana!

  24. Voçes são um espectáculo!!! Parabéns por terem tanta vida e tanta vontade de viver!
    Fiquei inspirada para fazer algo do genero, pois às vezes, na rotina que a vida nos impõe esquecemo-nos de VIVER realmente e de fazer coisas diferentes e que de facto nos deixam felizes!!

    Obrigado por este post maravilhoso!!

    Beijos

  25. Uau!!! Vc é realmente otima no planejamento… Eu nunca imaginei planejar tudo dessa forma, mas gostei!! Vcs são realmente pessoas muito especiais e por isso o blog chama tanto a atenção de todos!! Parabéns..
    adorei as idéias, vou pensar em algumas coisas pra fazer tbem e depois te falo. Grande abraço.

  26. Nossa, 13 metas maravilhosas, me animei a fazer também, principalmente quando falou dos seus avós, me emocionei muito. Sempre fui muito ligada aos meus avós, mas desde que me mudei (moro a alguns km de Penedo) me afastei um pouco deles, ano retrasado perdi meu avô paterno e só me restou minha avó paterna que infelizmente é bem debilitada e eu a abandonei um pouco. Esse seu post me fez abrir os olhos para isso, obrigada!
    Beijos e que todas essas metas sejam cumpridas com louvor e alegria!

Deixe um comentário

