Fiz Como em Dias a Dois: Rack de MDF

Olá! Como passaram o FDS? O nosso foi ótimo, apesar da chuva que insistiu em dar o ar da graça uma hora ou outra. Não vou entrar em detalhes agora, mas já já mostro nossa aventura…hehehe.

Que mais? Váaarios leitores novos por aqui… a vocês, que sejam super vindos ao nosso cantinho. Nos e nossos leitores somos meio malucos de vez em quando, mas somos gente boa!

Enquanto nos organizamos por aqui, que tal aproveitarmos a oportunidade pra vermos mais um projeto feito com todo capricho por um casal de leitores do blog? Eles me enviaram as fotos há séculos, mas eu enrolada que sou, esperei 2013 pra mostrar pra vocês… Então, sem mais demoras, apresentamos o Thiago e a Karolina:

Tudo começou quando eu e minha amada namorada (noiva, quase esposa) resolvemos nos casar. Começamos a pensar no que deveríamos ter em casa e a planejar tudo que gostaríamos de ter… Foi assim que procurando no google sobre tutoriais do tipo “Faça Você Mesmo” acabei chegando ao post do rack que a Juliana e o Leandro fizeram, a partir daí tive duas certezas: que eu era capaz de fazer e que não eram apenas os norte americanos que gostavam disso! Desse tempo todo até atualmente, eu fui adquirindo ferramentas, observando o que faziam, conhecendo outros blogs e aprendendo com as dicas, até que finalmente, dentre outras coisas que já fizemos, o rack saiu do papel! Deixando a história de lado, vamos ao que interessa:
A primeira dica que seguimos foi comprar o MDF já cortado, isso reduz o tempo de trabalho e a necessidade de ferramentas extras de maneira considerável. Em minha cidade (Goiânia-GO) é possível comprar o MDF cortado, cobram R$ 1,00 por cada corte feito, por isso é bom pensar bem antes quantos e quais cortes serão feitos nas chapas de MDF. Esse que utilizamos na construção do rack nós ganhamos, por isso não tenho como dizer com certeza o custo. Foram 2 chapas de MDF branco revestido dos 2 lados, de 15mm, que deram origem a 4 peças de 1.60 x 0,50m para a base e o topo, e 8 peças de 0,50 x 0,50m para as divisões/colunas. Como podem ver abaixo:
Rack Tv 053
Utilizamos um modelo diferente de MDF do usado no tutorial original, primeiro porque foi ganhado e segundo por conseguir um resultado mais rápido, nos casamos dia 14/12, e esperar por processos de secagem de massa, lixamento, pintura… não era uma opção. Lixamos com uma lixadeira orbital (mais uma dica vista aqui) e um pouco de maneira manual, pois esses MDF revestidos são bem difíceis de lixar! Não reparem a terra, nesse cantinho ainda vai terá um jardim… 🙂
Rack Tv 062
Bastante cola de contato e bem espalhadinha…
Rack Tv 067
Depois da cola espalhada com a espatula dentada, tudo coladinho de maneira bem cuidadosa, pois essa cola depois de encostada uma parte na outra fica muiiito difícil de ajustar se ficar torto. Detalhe para o sistema caseiro de prensar as partes coladas, são pacotes de argamassa, embaladinho pra não sujar é claro! 🙂
Rack Tv 069-
Enquanto lixávamos as partes maiores, deixamos as menores secando, depois de uns 40 minutos começamos a brincadeira da montagem… posicionando as partes, marcando onde furar.
Rack Tv 080
A parafusadeira estava com a bateria fraca e nos deixou na mão várias vezes durante a montagem, pois estávamos usando tanto para furar quanto para colocar os parafusos. Na fixação foram utilizados 4 parafusos em cada coluna, não sei a referência dos parafusos, mas foram compridos o bastante para atravessar o MDF do topo e chegar nas colunas.
 
Rack Tv 083
Rack Tv 085
Depois depois de parafusar todas as partes centrais, mais cola, e adicionadas as partes que esconderam os parafusos… e outra vez o sistema de prensagem de alta tecnologia…
 Rack Tv 099
Rack Tv 101
Para chegar no ponto que se pode ver acima, começamos por volta das 15:00hs do domingo e terminamos +ou- às 22:00hs. Poderia ter sido mais rápido se não esperasse a cola secar, parafusadeira sem carga, ajudante que abandona o barco no meio… mas é parte da diversão! 🙂
Sábado passado, enquanto acontecia o chá de panelas (só para mulheres), terminei o trabalho com a ajuda de meu sobrinho, passamos as fitas de borda na mesma cor do MDF e colocamos os rodízios (rodinhas), não tive como tirar muitas fotos dessa parte porque foi bem corrido…
 Rack TV 2 004

Aqui podem ver o resultado final e o detalhe já dos rodízios (ainda não tinha limpado a cola também).

Rack TV 2 010
Thiago e Karolina
Ohhhh… fala pra mim que não ficou o máximo?! Com certeza poderiam ter um blog! Tutorial perfeito! Thiago e Karol, muito obrigada a vocês por gastarem tempo pra vir dividir com a gente sua história e a ajudar a motivar cada vez mais pessoas a colocar a mão-na-massa! Estou toda orgulhosa do lado de cá… hehehe
E pessoal, mais uma vez, como sempre gosto de falar, se nós conseguimos, com certeza vocês conseguem! Querem lembrar do nosso PAP? Está aqui. Esse foi nosso primeiro projeto com MDF… quem for lá vai me ver de cabelo liso e curto, sala vazia e branca e jardim de inverno inexistente…hahaha. E o principal: vai ver as trapalhadas de um casal completamente inexperiente que comprou uma folha inteira de MDF… hhahaha. Viu só como a gente evolui com o tempo?!
Mas contem, e vocês, o que acharam do resultado? Quem está mais animado a tentar algo diferente em sua casa levanta a mão!
Anúncios

19 comentários em “Fiz Como em Dias a Dois: Rack de MDF

  1. Boa tarde…Ficou muito bom o rack. Sou de Goiânia também. poderia me dizer onde compro o MDF cortado, já reduziria e muito a mao-de-obra…

    • Olá Marcelo. Sei de onde encontrará o MDF para cortar, no caso você leva suas medidas, compra a chapa de mdf e eles cortam nas medidas que informar. Na Casa do Marceneiro e na Madeireira Tobias, eles cobram se não me engano R$ 1,00 por cada corte, ambas as lojas tem filiais em Campinas. Há ainda a Leroy Merlin, que apesar do preço bem acima do que o dessas lojas que citei, tem a comodidade de funcionar todos os dias e a noite também, sem falar que cortam na hora.

  2. Gostei demais!
    Vendo vocês fazerem parece tão fácil, mas sei que se tentar não vou conseguir, meu marido conseguiria mas…aí é outra historia né….agora não, quem sabe um dia…etc…kkkk

  3. Amigaa quero uma banheira igual a sua! É linda de viver!
    Onde eu compro?
    Desejo que 2013 traga muitas felicidades, projetos e saúde pra vocês.
    Curto muito o teu blog.
    Bejocas

  4. Thiago e karoline!!! Uau… Ficou muito bom!! Vocês também levam jeito pra construir coisas legais, adorei a idéia de usar alta tecnologia durante o do projeto!! Rsrsrsr assim como voces eu tbem to me ‘preparando’ para iniciar uns projetos aqui em casa, em março vou me dar de presente de aniversário uma serra eletrica e uma parafusadeira!!! Ja que voces (assim como nos!) Tbem são loucos por ‘faça voce mesmo’, mostrem pra gente sempre que fizerem algo novo… Nota somos super curiosos !!! Um grande beijo ao casal e muito boa sorte no casamento!! Ju e le, desculpa o sumiço dos últimos dias, sabem como é né, to entrando no período pre-férias e a coisa ta ficando quente no trabalho!! Vou responder seu email ainda essa semana. Grande beijo a voces tbem!!

    • Obrigado pelo comentário e elogios! Também estou louco pra comprar uma serra circular da Makita, mas o recurso financeiro ainda não permitiu… Boa sorte em seus projetos! 🙂

  5. Oie Ju, tudo bem ? Adorei o post, ficou show, e bem legal esse poder de inspiração nas pessoas não é ?! Seu blog inspirou o meu também estou aperfeiçoando ele abraços . (antigo Futura Casinha)

  6. Olá…boa tarde…
    Apaixonei-me pelo seu blog! Tornei-me uma seguidora…
    Gostaria que você me visitasse também…Meu blog é:
    http://www.giseemcasa.blogspot.com.br
    Fique a vontade para me dar dicas e puxões de orelha também (kkk)
    Se gostar me siga e leve alguns amigos para batermos um bom papo!
    Aguardo sua visita. Gise

  7. O casal está de parabéns, ficou perfeito!!!!
    Eu e meu noivorido tb estamos loucos para colocar em prática vários projetos. Não vejo a hora de poder mostrar!
    Não canso de dizer que vcs são pura inspiração (está aí a prova)!!!!!
    bjs

  8. Ficou ótimo, parabéns ao casal!!!
    Ai Jú e tbm fiz, mais depois que compramos os sofás o rack ficou grande e acabou virando gabinete de pia, shuashuashua!!!

    Bjsssss

  9. Oi Ju!!!!! Muuuito legal como vcs nos inspiram!!!! Ficou lindo o rack deles!!!! Beijo grande e to a-man-do s novidades do blog! Beijo!

  10. Quando tiver a minha casa com toda certeza farei o meu, além de sair mais barato, fica na medida que você quer e do jeito que você deseja!
    Beijos e parabéns ao casal pelo rack, ficou lindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s