Falando Sobre Organização

E aí que no início do ano, fizemos um post onde falamos do nosso projeto 13 em 13, e falei que voltaria depois pra falar de outras metas. Bem, não vou entrar na lista agora, porque tenho literalmente dezenas… kkkk. Mas posso adiantar que uma delas  é fazer posts com assuntos muito pedidos por vocês. Eu acabo respondendo pessoalmente muitos emails e muitos comentários em posts antigos, e cheguei a conclusão que seria melhor pra todos eu fazer logo um post a respeito.

Uma pergunta frequente é como organizamos a casa, ou a comida, as finanças… etc, porque querem entender como damos conta do trabalho, da faculdade, da rotina de limpeza, e ainda ter tempo, dinheiro e disposição pros projetos, viagens e afins. Eu sempre rio, porque eu não me acho referência em nenhum desses assuntos. Na verdade eu não me acho referência de nada. Aliás, eu me acho referência da típica mulher moderna que tenta desesperadamente corresponder com as expectativas que ela  cria pra si mesma. Ou seja: a loka!

Mas enfim, como vira e mexe alguém sempre toca nesse assunto, resolvi escrever alguns posts a respeito, e vou tentar organizar por categoria:

1-      Vida Financeira

2-      Objetivos e Visão

3-      Viagens

4-      Rotina da Casa

5-      Rotina da Cozinha

Vai ser um pouco complicado saber até onde ir com cada um deles, porque no final tudo está interligado, mas acho que assim eles não ficam tão longo.

Pra começar, quero dizer que eu não era uma pessoa tão organizada como costumo ser atualmente. Levou tempo e várias tentativas até eu descobrir o que funcionava pra mim. Na verdade as pessoas costumavam achar que eu seria do tipo  que não saberia fritar um ovo, e que seria um tanto quanto preguiçosa. Hahahaha. Adoooro me lembrar disso, porque eu fui uma adolescente assim, meio devagar e sem saber o que faria da vida. Mas as coisas mudaram dentro de mim, portanto, as coisas mudaram ao meu redor. E essa pra mim é a regra básica, você tem que decidir por si só a mudar o que te incomoda. Isso é algo muito pessoal e em seu próprio tempo. Não adianta tentar puxar alguém, essa jornada tem que ser com as próprias pernas.

Não existe milagre, as coisas não mudam de um dia pro outro. É preciso dar um passo de cada vez, e ter disciplina e determinação.

Outra coisa a ser levada em conta é que cada um de nós tem mais facilidade pra uma coisa que pra outra, e é importante pensar nisso na hora de distribuir as tarefas na família. Aqui em casa por exemplo, eu sou a principal planejadora. Eu que mantenho nossa planilha de orçamento atualizada, pesquiso preços, faço pesquisa de produtos e etc, porque Namorido simplesmente odeia. Ele agenda os pagamentos, estuda a forma de utilização/instalação do que compramos, e compra peças e acessórios necessários pros nossos projetos, que eu também não gosto.

Mas uma coisa é fundamental: todos precisam estar comprometidos com os resultados. É preciso sentar e conversar pra entender quais são as expectativas e dificuldades envolvidas, bem como manter a comunicação constante, pra que ninguém se sinta sobrecarregado no final. Uma vez que a rotina é estabelecida, passa a funcionar tão normalmente, que a gente nem percebe.

Outra coisa que eu tento fazer é simplificar ao máximo. Não tenho cartões de afazeres como sugere o sistema fly lady, não tenho planilha altamente elaborada com previsto x cumprido e muito menos anoto cada centavo que gasto. Esse extremo de organização simplesmente não funciona pra minha família. Mas pode funcionar pra sua.

E mais do que tudo, o senso de valor é estritamente pessoal. Uma coisa importante pra mim, pode significar nada pra você. Algo que tenho o maior prazer em investir dinheiro pode ser extremamente supérfulo pra você. Não tenho pretensão de ditar regras, falar o que é certo ou errado ou de tentar convencê-lo a seguir o mesmo que nós. Nossa intenção é matar a curiosidade de vocês e apresentar mais uma idéia no meio de tantas outras que existem, que você poderá aproveitar – ou não!

Enfim, essa explicação toda é pra dizer que: vamos falar a respeito do que querem saber. Então, nos contem, o que mais querem saber por aqui? Algum assunto em específico? Perguntem aí que iremos responder tudo (ou quase tudo…rsrs).

Mas agora é a sua vez: organizado ou desorganizado? Gostou da idéia de mostrarmos como fazemos por aqui? Quem começou o ano com a meta de se organizar melhor?

Ah, e como não tem fotinha aqui, tem algumas em Projeto 365. Passa la pra ver só…

Anúncios

19 comentários em “Falando Sobre Organização

  1. Ai Ju, eu sou super organizada em relação a trabalho, limpeza.. mas é um outro tipo de organização, seguir regras acho que não consigo, kkkk. As vezes posso anotar na agenda pra não esquecer quando tenho varios itens pra lembrar, mas, sem chances pro resto!!! Estou há 4 meses tentando levar meus exames pro cardiologista, acho que nem vale mais.. oq fazer? kkkkkkkkkkkk
    Mas talvez eu precise me organizar assim quando eu me mudar pro nosso ap, contas a pagar, gastos, etc.. af vai fundir..

    Bjs amiga, boa sorte pra vc! 😉

  2. Jú por favor me socorre

    tah tudo errado aqui
    não consigo fazer comida todo dia
    não consigo fazer exercicio
    não consigo organizar as coisas
    tem mil projetos andando menos que lesma
    as finanças naum vou nem falar o especial do banco ja eh parte do salario
    os meu lindos ( cachorros) estão abandonados
    a roupa acumula
    e naum consigo me organizar por favor poste logo uma luz eu preciso muito muito mesmo

    uffa beijos vc ja eh minha ídola então eh soh te seguir que da certo kkkk

  3. É sempre bom receber dicar de organização, aqui em casa, minha irmã tira o maior sarro, diz que temos um sistema militar de organizar as coisas, kkkkkkkk, é difícil manter tudo em ordem, mas temos que tentar o máximo possível, bjs!!!

  4. Olá! Tenho lido muito seu blog depois que eu e o namorado decidimos comprar um apartamento e morar juntos… em 2013 vou ganhar um namorido! hehehe Estamos na fase da reforma… está tudo bem por hora! Com relação a isso de “organização financeira”, eu e ele usamos (cada um o seu) um programinha grátis on line que chama Yupee… nele você registra as despesas (e os ganhos), lança compras no cartão de crédito e ele já vai te atualizando quando já está comprometido nos meses seguintes… bem bacana e sem neura! Ele manda e-mail lembrando dos dias das contas a pagar! Pra gente tem funcionado. Bem, fico sempre no aguardo de novos posts! Um beijo!

  5. Aiiiiiiii que legal!!!!!Tô curiosa já!Por aqui as coisas não são mto equilibradas,o marido põe o $$$ em casa e eu tenho q me virar na administração deste din din,eu como não sou nada organizada,mas tento ser, fiz uma bagunça no nosso orçamento…afff…pra melhorar,vendi a casa(detalhe, com a família de sapos e com um lagarto de brinde)e comprei um terreno de frente pro mar,agora tô me virando pra tentar construir.Vou fazer(tentar fazer,hehe) um blog sobre a minha construção.Depois te mando um link.Bjo lindona!

  6. Oi Ju,
    Acho que vc falou tudo! Comprometimento e dedicação, isso faz com que tudo funcione!
    Eu adoro tudo relacionado a organização, mas entre ler sobre o assunto e colocar em pratica exite uma grande diferença. Estou a 1 ano em obra, no momento moro num quarto, o outro quarto tem caixas até o teto e todo resto da casa ta um caos, cimento, entulho, andaimes, paredes só no tijolo. Nem sei como não chutei o balde ainda hahaha Uma loucura! É exatamente isso que penso hoje, “obra é pra gente louca” haha e como não sou certa… hahaha A casa esta meio por conta, tento manter o básico para sobrevivência. Eu cuido das finanças, sou ótima nisso, pq construir uma casa com quase 120,00m² com pouco dinheiro não é mole, muitas planilhas, o noivorido cuida das compras o que precisa para obra. Vamos tocando assim, um dia eu chego lá, e te mostro como ficou! (assim espero).
    Estou super curiosa para saber mais sobre a organização de vcs, como já falei, vcs são pura inspiração, e com certeza vou tirar muito proveito desses posts. Assim como tiro de tantos outros! bjão
    Ps. Adorei as fotos do projeto 365 showwwwwwww!!!!!!!

  7. Oi… Eu vivo louca tentando me organizar, quero todas as dicas possíveis e, ao contrário de você, minha casa é grande e antiga, precisa mesmo de muitas reformas, mas adoraria ter tudo bem organizado. Também tenho dois filhos de 19 e 14 em faculdade e escola particulares, aí já viu né? Precisa mesmo de super organização pra fazer o dinheiro virar elástico, principalmente sendo funcionária pública estadual…rs. abraço.

  8. Na foto “14- Vida ativa” você estava caminhando no calçadão da praia dos #editado#? Eu conheci na hora, se não for é muito parecido (idêntico)!
    Eu caminhava sempre no calçadão, não tem coisa melhor, assim que eu melhorar volto a vida ativa também.

    Beijos ♥

    • Vanessa, quem sabe a gente nao acabe se esbarrando entao, hein?! Porque vc esta certa, la mesmo… Hihihihi. So editei o nome pra ficar menos exposto, ta?! Mil beijos e vamos caminhar juntas um dia!

      • Que legal saber que vc mora na minha cidade que eu chamo carinhosamente de “Lugarzinho no meio do nada”.

        KKKKKK agora que caiu a ficha! um dia eu falei para o meu marido que um cara de Hilux tinha roubado os tijolos de uma menina do blog e ele me perguntou onde era esse lugar que roubam tijolos de Hilux, eu disse que não sabia, mas que deveria ser bem longe. Que bobinha eu sou!

        Eu estou com saudades das minhas caminhadas no calçadão, assim que eu ficar melhor vou voltar a ativa é quem sabe a gente se esbarra.

        Beijos ♥

  9. Oi Ju,
    Eu tenho planos sim de me organizar melhor em 2013…estamos no meio de uma reforma e eu “enfiei” tudo dentro dos armários pra esvaziar as caixas, mas não tem quase nada organizado… Vou tirar férias pra ver se consigo arrumar tudo. Vou te contando minha sina e compartilhando dicas de organização, já que vou contratar uma “personal organizer” para ajudar a otimizar e usar melhor os espaços que tenho. Quanto a vocês acharem tempo eu até entendo, mas e energia? Disposição? Dá umas dicas aí!

    • Projeto 365???? Perdi algo???? Onde ???? rs…… adoro seus posts, é sempre bom ver como as pessoas se organizam, bjooo

  10. Taí uma coisa que sempre quis saber… como vc faz tanta coisa?????? Quero todos os detalhes, pois pelo que vejo aqui, vcs dão conta de tudo direitinho….
    Aqui em casa tbm tentamos dividir as tarefas, cada um fica com o que mais gosta, mas não temos tanta empolgação para colocar a mão na massa como vcs…acho que por isso fico tão espantada com os projetos e a linda casa do casal, pois realmente exige muito tempo e dedicação. Mas olha, olhando os posts remotos, quando só tinha o terreno ou o muro que caiu pq o pedreiro não fez como vc pediu, imagino o orgulho que vcs devem sentir de hj ter um lar tão lindo e um casamento tão bacana!
    bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s