Vamos Falar de Dinheiro?

Lembram quando postei aqui que eu iria dar uma parada pra falar de organização, de como ela se encaixa na nossa vida? Depois do último post, onde falei da falta dela devido a quebra de rotina, achei que seria uma boa oportunidade pra falar um pouco sobre como as coisas são normalmente, fora da confusão que acontece de vez em quando. Como eu tinha dito aqui, pretendemos escrever uma série, baseada em perguntas recorrentes, principalmente em nosso email:

 1-      Vida Financeira

2-      Objetivos e Visão

3-      Viagens

4-      Rotina da Casa

5-      Rotina da Cozinha

Então pra começar, vamos falar de dinheiro?

DSC00147

PS: Eu tava mostrando o quanto estava rica só com nota de 1 na mão! KKK

Esse é definitivamente um dos assuntos que mais geram discussão entre um casal (pelo menos nas estatísticas que andei lendo por aí), mas independente de ser casado ou não, saber cuidar de seu dinheiro influenciará diretamente na realização de muitos dos seus sonhos.

Não sou do tipo que gosto de ler livros que falem sobre o assunto (assim como auto-ajuda e etc), gosto de alguns artigos bem curtos e objetivos quando estou querendo saber de alguma coisa em específico. Então o que vou falar aqui nada mais é do que a nossa opinião pessoal, e contar como fazemos aqui em casa. Por favor não pensem que achamos o nosso jeito o certo, achamos certo pra nós dois, mas o importante é que cada um ache o jeito certo pra si e pra sua família.

Mas enfim, voltando a nós dois: Uma das coisas que tanto O Namorido quanto eu achamos muito estranho, é quando uma mulher casada fica falando que não pede nada ao marido, e algumas vezes “joga na cara dele” que aquilo ali foi comprado com o dinheiro dela. É igual o homem falar com orgulho que nunca pediu a esposa pra lavar um prato, ou uma roupa pra ele, e que tudo que ele usa, ou faz, é fruto de seu trabalho individual. Dizer que é independente do outro, seja em qual aspecto for, não irá necessariamente te elevar a outro patamar. Outras mulheres tem o famoso discurso: o meu é meu, o dele nosso… Enquanto há homens que não aceitam que a mulher dê um palpite sequer quanto a questão financeira, nem deixam ela saber quanto ele ganha. Aliás, vocês sabiam que a infidelidade financeira é ainda mais comum do que a conjugal?! Nós acreditamos que a vida de um casal é pra ser compartilhada, e isso sem sombra de dúvidas envolve desde a rotina da casa até a forma como o dinheiro o será gasto. O perigo quando cada um tem o seu, é que você pode acabar gerando dentro da família divisão social, ou seja, um gasta com tudo o que gosta, enquanto o outro conta moedas, o que no final pode gerar ressentimento, onde um acha que se sacrifica mais que o outro.

Mas e aí, como se faz? Como falamos não existe certo e errado, o certo é o jeito que funciona para o casal, e se inclusive você se enquadra em um dos comentários acima, mas vive feliz desse jeito, não importa o que Namorido e eu pensamos… viva do seu jeito e seja feliz!

Mas aqui está como nós fazemos:

xx

PS: Apenas fictícia, caso a letra esteja muito pequenininha e vocês não possa ver… rsrs

Aqui em casa nós consideramos o orçamento do mês a soma do meu salário com o do Namorido, e  partir daí planejamos o que fazer com o dinheiro (vamos falar de planejamento em outro post). Não tem essa de pedir ou ordenar, tomamos as decisões em conjunto. Embora tenhamos contas separadas, temos acesso a conta um do outro, o que facilita na hora dos pagamentos e do planejamento. No início do mês, já sabemos quanto podemos gastar com “supérfulos” e por isso no geral não nos consultamos pra gastos menores, a menos que estejamos envolvidos em um projeto muito grande, como a construção da casa, onde cada centavo fazia falta. Aqui vão alguns hábitos que achamos que valem a pena:

– Compramos tudo a vista (se tiver desconto) e quando não tem, parcelamos no cartão pra ganhar milhas, mas mantemos aquele dinheiro que tínhamos separado no início na conta, como se tivéssemos usado pra comprar o bem.

– Temos apenas um cartão de crédito, assim acumulamos as milhas juntos, ganhamos desconto na mensalidade e facilitamos o controle da conta.

-Mantemos um email só para promoções: sou cadastrada em todas as lojas possíveis e leio praticamente todos os dias, acompanhada da nossa lista de desejos, e se acho uma oportunidade, ligo pro Namorido, aviso da compra e lanço na nossa planilha de controle (sim, essa atribuição é minha…rsrs).

– Mantemos uma pequena poupança para casos de emergência (por exemplo quando roubaram nossa casa e precisamos comprar algumas coisas de novo e instalar sistemas de segurança, foi graças a ela).

– Tentamos levar uma vida livre de dívidas (mais sobre isso quando falarmos de planejamento).

– SEMPRE pesquisamos, e pesquisamos e pesquisamos. Gostamos de boas coisas, mas temos paciência pra esperar a hora certa e o preço certo.

DSC00319

– Checamos as contas e atualizamos a nossa planilha de controle uma vez por semana, assim temos certeza que estamos dentro do planejado. Isso inclui extrato do cartão de crédito.

É claro que nem todo mundo gosta de misturar tanto assim as contas, o dinheiro… existem casais que preferem distribuir as contas, tipo, eu pago isso, você aquilo. Outros preferem colocar uma colaboração proporcional ao salário, tipo, 50% de cada um vai pra pagar as contas e cada um gasta do seu jeito o resto. Como já dissemos, isso é uma decisão pessoal.

Praticamente tudo o que falamos acima se enquadra inclusive pra famílias onde existe uma fonte única de renda. O fato de alguém da família (tanto o marido quanto a esposa) não trabalhar, não o exclui de participar ativamente nas decisões sobre o orçamento, muito menos de colaborar com os objetivos da família.

Enfim, esperamos que tenham gostado desse primeiro post e um dos objetivos não é só responder aqueles que sempre perguntam como fazemos, mas abrir um espaço pra discussão… Então, como é na sua casa? Faria diferente? Quem é mais de gastar, você ou o outro?

E quem gostou do primeiro post da série, por favor fale pra saber se devemos continuar ou não…

PS: Se você comentou no último post, vai lá que eu respondi um por um!!! Yessssss!!!

Anúncios

38 comentários em “Vamos Falar de Dinheiro?

  1. Boa noite amigos, conheci o blog por acaso. E acredite, me arrempedi ¬¬ ……..de não ter conhecido antes 🙂 Eu e minha noiva estamos planejando “usar a mesma escova de dentes” agora em 2015, e nessa busca de novidades e dicas bem caseiras, pois nossa casa não é como “Nárnia”, (ela parece e é pequena ao entrar), acabei encontrando a dica do Post de como criar uma estante em mdf. Enfim, resolvi ler os posts anteriores e gostei muito. Queremos agradecer pela iniciativa e, desde já, seguiremos. Grande abraço.

    • Kleber,
      Ri muito com o “Nárnia”! KKKKK
      Fiquei super feliz com o comentário, e pode deixar que em breve vamos postar mais coisas que fizemos… sempre lembramos a todo mundo, que se nós fazemos, qualquer um faz! rsrsrsrs

      Grande abraço e aguardamos vcs aqui mais vezes!

  2. Descobri o post de vcs por acaso… pois procurava referencias da cor vapos de agua, suvinil… bom avhei vcs… e estou adorando o blog… vou esmiuçar todo o material que voces postaram aqui…
    O primeiro post que parei pra ler foi este, depois vou pro de planejamento… como bom mineiro, gosto de ter as finanças bem resolvidas… rs…
    Parabens pelo Blog…

    • Oi Junior,
      Primeiro, mil desculpas pela demora em responder, mas se acompanhou o blog ultimamente, deve ter visto que eu não estava numa fase muito boa…
      mas agora que tudo está se arrumando, estou colocando a vida aqui no blog em dia.
      Fiquei muito feliz com seu comentário, e agradeço de coração ter tirado um tempo para comentar.
      E espero que não tenha desistido de nos visitar…rsrsrs

      Grande abraço e mais uma vez, obrigada!

  3. Eu e meu noivo estamos planejando nosso casamento, porém desde muito cedo… com o relacionemto recente (1 ano), já juntamos nossas contas e nossa renda. Eu administro o dinheiro, mas ele sempre fica ciente de tudo. Ele não gosta de opinar muito… como faço tudo anotadinho num caderno de despesas… ele sabe de tudo… e concorda com a forma que é feita. Juntamos dinheiro numa época, e conseguimos comprar nosso primeiro carro (usado.. mas o nosso).
    Mesmo depois de 7 anos de relacionamento… e depois de tanto fazer planos… dessa vez conseguimos juntar dinheiro suficiente para comprar o trivial da nossa futura casa.
    Convenci ele de poupar dinheiro (ele gasta muito), mas atualmente ele está desempregado, e não conseguimos guardar nada ainda.

    Continue sim com esses posts… ADORO o blog de vcs!!!!

  4. Ju, aqui fazemos como vcs, com a planilha de excell tbm. A diferença é que colocamos TUDO no cartão para acumular milhas. Assim, vou lançando diariamente (essa tarefa tbm é minha) os gastos com cartão e vou conferindo com o extrato do banco. Como não temos salários fixos, mantemos uma reserva para o caso de meses ruins… Afinal, eles acontecem… Não tem esse é meu e esse é seu. O que é mais caro é pensado em conjunto e com definição de prioridades…

    Beijos

  5. Vocês podem fazer um post indicando as melhores lojas online :), seria legal porque sempre estamos procurando alguma loja que seja confiável e que tenha um preço em conta.

  6. Olha eu aqui de novo!!! Muito bom essa aulinha de finanças. Aqui em casa funcina muito parecido com a sua e com isso dá par nós começarmos a realizar nossos sonhos e conquistas de bens!!!! bjão

  7. Eu adoro esse blog e acho que vocês têm personalidades afim e projeto em comum. E eu sinto um desejo de abençoá-los. E continuem, porque vocês nos inspiram e emocionam também. Abraços.

  8. Olá, aqui em casa no início, enquanto compravamos o lote e construimos nossa primeira casa, tudo era dividido, tudo estava anotado em uma agenda, as entradas e as saídas, hoje depois de alguns anos, temos divisão das finanças, já estamos morando em outra casa bem maior, mas agora dividimos os pagamentos, quem ganha mais paga mais quem ganha menos paga menos, algumas contas ficaram comigo outras com ele, mas toda vez que temos que adquirir algo de maior valor, sempre conversamos e pesquisamos muuuuito, até conseguirmos oque procuramos, ninguém faz nada por conta, afinal de contas somos uma família, e isso inclui nossa filha, ela participa de tudo, ou quase tudo. Mas ambos temos acesso as contas do outro, não existem segredos financeiros kkkk, bjs adorei seu post.

  9. Terminamos a obra da nossa casa há 3 meses, ou seja, ainda estamos voltando a respirar aos poucos, pois obra é um gasto muito grande, e quando acaba ainda tem um restante dela pra pagar. Enfim espero conseguir voltar em breve a ter somente o gasto normal que toda casa tem, para conseguir mobiliar os cômodos do jeito que sempre sonhamos, aos poucos, claro! rsss
    Ah, com certeza esses posts devem continuar! Me identifico muuuiiitoo com o blog de vocês e adoro tudo o que vocês escrevem!

    Beijos.

  10. Aqui em casa e quase assim… juntamos os R$ e a responsavel por pagar as contas sou eu! Passamos muitos apertos no inicio do casamento! Casamos muito “novos” e na epoca ele estava desempregado! 2 anos e meio depois conseguimos arrumas todas as contas e fazer novos planos! Reformar a casa, trocar de carro! Mas tudo com mta pesquisa de preço e de necessidade! Comprar por impulso e um grande erro, e erramos tanto no inicio que aprendemos! Agora estou aprendendo a pensar antes de gastar! e pra fala a verdade estou mais mão de vaca que ele e ficoo feliz com isso! Vida a 2 e realmente a 2! nas alegrias e nos apertos! E uma coisa posso dizer, passamos aperto de grana, mas isso nos provou o quanto nos amamos, pq com todos os problemas sempre estivemos juntos e muito unidos!

  11. Olá amigos, esperam que estejam bem. Bom aqui em casa apesar de só o marido trabalhar no momento somos bem iguais a vcs, todo o dinheiro que entra em casa é dos 2, e não temos problema nenhum em relação a isso pelo contrario ficamos até indignados quando vemos nossos amigos dizendo que são totalmente ao contrario mas fazer o que né, nem todo mundo entende o que é viver junto né?!
    Super beijo casal!!

  12. Aqui em casa fazemos exatamente assim. Aliás, desde antes de casar, ainda noivos, já juntavamos nossos salários para pagar as contas (foi assim que pagamos os gastos do casório). Tbm temos contas separadas, mas juntamos os redimentos para pagar tudo, e o que sobra vai para poupança. Gastos menores fazemos sem avisar antes o outro, mas tbm uma vez por semana atualizamos nosso planilha de contas. E tá dando certo. Já ouvi muitas críticas, de pessoas que não entendem essa forma de adm. as contas, que acham que isso quebra a individualidade do outro, mas acho que quando dividimos uma casa, uma vida, enfim, já deixamos um pouco nossa individualidade de lado. Não conseguiria viver bem sabendo que meu marido (que no momento ganha mais que eu) gasta com o que bem quer e eu fico contando migalhas para pagar a minha parte das contas. Aqui em casa pensamos assim: as contas são dos 2 e o dinheiro tbm, sem divisões. O que sobra ou vai para poupança ou vai para nossa diversão JUNTOS como viagens ou saidas.
    Beijocas e tou adorando saber como vcs dão conta de tanta coisa!
    p.s: Ah e no outro post, vi que a pituca continua linda e faceira, mesmo com a fraldinha.kkk
    p.s.2: A bebel tá bem melhor, amanhã vai tirar os pontos da cirurgia e o vet falou que ela tá vendo tudo, a cirurgia foi um sucesso! 🙂

  13. Nossa Ju, que legal… Eu confesso que aqui em casa não temos tanto planejamento assim, dividimos as contas por igual e o restante do salario casa um gasta como quiser… E eu particularmente sou uma máquina de gastar dinheiro !!! Rsrsrsr um beijao…

  14. Ótimo post ! Amo o blog !!!
    Já tentamos fazer anotações dos centavos diários, mas é muito cansativo. Então tentamos manter um certo planejamento para não darmos passos em falso.
    Depois da licença maternidade não voltei a trabalhar, então meu marido segura as pontas sozinho, mas aqui o dinheiro é NOSSO e resolvemos tudo juntos.
    Acho que resolvendo juntos, o parceiro se sente querido e importante para a relação.
    Um grande abraço

  15. Continuu-a!Continuu-a!
    Adorei o post,eu e meu marido,somos recem casados e estamos em duvidas,sobre como tratar nosso dinheiro,se junto,se separado,se misto,estamos fazendo uma consultoria financeira para casais e esperamos nos organizar,me identifiquei muito com você,Parabens pelo blog

  16. Oi Ju…aqui em casa é exatamente igual aí na sua…td as claras e muiiiiiiiito bem planejado, marido se amarra numa planilha e anota td…a gente consegue planejar basicamente td…tem dado muito certo por aqui! Bjssssss

  17. Oie! Fiquei tão feliz com seu comntário (e visita) ao meu blog! Mas, não sei o que fiz, removi boa parte dos comentários do blog todo, estou indo dormir revoltada.
    :/
    Lamentações a parte, achei seu post perfeito, embora, infelizmente, não “sirva” pro meu tipo de vida. No meu primeiro casamento tudo funcionava como o seu. Tudo era em comum. Separei, casei novamente, e hj é tudo diferente. Temos contas separadas e não prestamos contas do que gastamos ou ganhamos. Parece estranho (e é), mas tem dado certo. Qud preciso de help, peço sem problemas, mas pago. E agora, com a reforma do apê, o grosso é com ele, mas estou ajudando nas compras dos móveis, eletros, etc. Justo, né?
    Bjs!

  18. Aqui em casa, é um pouco diferente. Estipulamos um valor mensal que depositamos em uma conta conjunta. Esse será o dinheiro para pagar as contas da casa. As despesas pessoais com roupas, sapatos, cabeleireiro etc cada um paga a sua.
    E também temos no excel um controle, discriminando as despesas.
    De qualquer forma, cada casal tem o seu jeito de organizar e se esta dando certo, continue assim, né.
    Beijos e fique com Deus

  19. Menina, até perece que vcs leram o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi.
    Não sou casada, não tenho namorado, namorido, pretendente (sim tô na pista pra negócio, inscrições abertas para homens, idade máxima 45 anos. kkkkkkkkkkkk!!!!), mas uso um sistema parecido, até porque sou eu quem terá que dar um jeito se o orçamento estourar. E dar um jeito não inclui pedir ajuda dos pais, vender o que já conquistei ou o próprio corpo. Logo, controle absoluto é a palavra de ordem por aqui e quem estiver disposto a entrar no sistema que venha pra somar.
    Adorei o post!
    Bjos

  20. Muito legal falar disso, a gente vê como esse assunto muda de casal pra casal. Aqui em casa fazemos exatamente igual, temos planilha, a renda dos dois é conjunta, e não existe o meu e o teu dinheiro. Única coisa diferente, é que cada um de nós tem um cartão de crédito e um orçamento previsto pra gastar ao longo do mês com esse, por exemplo: 500,00 reais para cada um. Assim, a gente mantém a individualidade de comprar as coisinhas do dia a dia, sem precisar consultar um ao outro, ou até mesmo presentear o outro, sem ter que sacar dinheiro da conta onde fica todo o montante, ou ainda um ficar sabendo quanto o outro pagou por ver o mesmo extrato, mas ao mesmo tempo, não fica ah esse é o teu dinheiro, esse é o meu. Não conseguiria conviver com segredos financeiros, acredito que a transparencia é fundamental para o relacionamento. Adoro seu blog! bjoo

  21. Olá!
    Seu blog é uma delícia de se ler…
    Eu ainda não me casei, mas posso dizer que desde o início esse assunto financeiro sempre foi bem dialogado entre nós… já que saberíamos que nos casaremos em breve porque não começarmos a treinar bem antes?!
    Eu sou do tipo que gosto de planejar e colocar na ponta do lápis os gastos… a minha renda é maior que ao do noivo, e já li muito a respeito e o que é bom vou pegando rs… e comento com ele e sempre concorda comigo…
    Caso dê certo, voltarei para relatar a vocês
    Bjos

  22. muito bom!
    adorei as dicas…
    planilha sempre funciona…
    nós também utilizamos, embora sempre falte no final do mês, ou melhor, nunca sobra no final do mês.
    não fico sem almoçar fora aos domingos, depois dar uma voltinha por aí,
    e com o combustível só aumentando…
    fica meio impossível.

  23. Oi Ju!
    Sempre leio seu blog e adoro. Temos muita coisa em comum, a casinha nova, o gosto por viagens desde as mais simples: acampando, como as viagens com mais conforto! E outras coisitas… Fiquei assustada qdo vi que até sua tapaware é igual a minha… kkk E tbm preciso de porta bolo com tampa!! hahaha
    Gostamos de ver como vcs lidam com os detalhes da vida a dois!!
    Ja aprendemos muito com os “passo a passo”!
    E a vida financeira tbm é administrada como vcs, temos planilhas e juntamos o salário dos dois… só que aqui quem gosta de gastar mais e pechinchar é o marido… kkk Sempre em comum acordo!
    Continue com o assunto, estamos ansiosos!! bjs

  24. Oieee!
    Nós aqui também somos assim, só nos falta organização (sonho ter tudo em planilhas!), quero ser assim quando crescer! rsrs
    Também planejamos muito, mas algo está errado pois não estamos conseguindo balancear bem o orçamento….espero ansiosa pelo próximo tópico!

    Bjão! Adoro suas visitinhas no meu espaço!

  25. Como eu e meu marido vamos construir uma nova casa, vendemos o carro e ficamos somente com a moto. Confesso que é difícil ficar sem carro, principalmente nos dias de chuva, mas não queremos ficar com dívidas. Nós conversamos e decidi sair do meu emprego e começar a estudar integralmente para concurso público, mas antes fiz uma poupança para não ficar sem dinheiro. As vezes temos que abrir mão de algumas coisas, para realizar nossos sonhos no futuro. Bjs.

  26. Puxa, que post edificante! Obrigada por dividir conosco algo tão íntimo. Fui muito edificada com a sua experiência e dos comentários sobre suas experiências. Acredito que vc deva sim continuar escrevendo sobre o tema. Foi muito prazeroso aprender com essas experiências! Super bj.

  27. Aqui em casa fazemos mais ou menos como vcs…só não temos a parte da entrada, porque o salário fixo é o meu, meu marido é autonomo, então não dá para prever antes quanto teremos, mas marcamos tudo que gastamos para ter um controle maior. E não tem o que é meu é meu… se eu quero comprar algo para mim compro e pronto, assim como ele. Mas procuramos manter as contas corretas para não passar nenhum apuro!!! Beijos mil

  28. Ei Ju, adorei o post!
    Aqui em casa também vai tudo para um bolo só! Mas não tenho paciência para planilhas!!! Fico sentindo que transformei minha vida num escritório… Também pesquisamos muuuuiiiito!

  29. Olá,
    Parabéns pelo post, não sou de comentar mto, mas leio todos post. Lá em casa a receita é exatamente a mesma, tem funcionado super bem, não temos dividas, temos todo o conforto que precisamos dentro de casa e sempre com umas economias caso necessite ou para adquirir alguma coisa de valor mais elevado. Mas conheço mtos casais inclusive na família em que a renda é cada um por si e Deus por todos, pelo que vejo não funciona mto bem, pois um está sempre bem e o outro contando as moedas como vc falou.
    Obrigada por vcs dividirem a rotina de vcs, tudo de bom pra vcs.
    Abraços

  30. Olá Ju!
    Gostei muito do Post, na verdade até pouco tempo eu não entendia como as pessoas casavam e viviam discutindo gastos. Mas como vc comentou, cada casal tem um comportamento com o dinheiro… Nós aqui em casa fazemos exatamente como vcs, odeio planilhas, sempre anotava só na agenda os objetivos e gastos, mas depois que casei a planilha fez toda diferença porque marido se organiza melhor assim…
    Faço o mesmo que vc, olho os emails de promoção todo dia e ligo pra consultar marido quando vejo uma boa oportunidade, marido faz o mesmo qd está na rua ou viaja e encontra por bom preço algo que precisamos. Temos contas separadas e cartões tb, mas ambos utilizamos todas as contas e cartões de acordo com data de fechamento e pagamento.
    Você citou algo que devemos ter muito cuidado: infidelidade financeira… vc não faz ideia das história e problemas que viraram bola de neve que já ouvi por conta disso. Entendo que casamento ou qq outro tipo de união é exatamente isso: unir as vidas, incluindo tudo… Fica maior a cumplicidade, maior o amor e força pra superar obstáculos e tenho a sensação que conseguimos ir mais longe…
    Bom já falei muito! rsrs
    Não vejo a hora de ler os próximos posts! Muito obrigada por dividir!

    Bjussss

  31. Olha, eu já tentei esse negócio de planilha de gastos, mas com a gente não deu certo, pois é…odeio ficar atualizando e batendo os saldos das contas e dos relatórios…perdia muito tempo pq sou muito detalhista.
    Por enquanto só ele trabalha fora, mas mesmo quando eu estava trabalhando, as decisões financeiras cabiam aos dois, como ele tinha um salário maior do que o meu, ele pagava as contas mais altas e eu acabava sendo a responsável pela compra de enxoval, roupas e calçados dos dois, mas o valor a ser gasto com tudo era decidido em conjunto, se eu via uma promoção de algo que precisávamos, ligava pro marido pra ver o que ele achava.
    Agora as coisas ainda são assim, mesmo a renda sendo 1 só.

    Bjs.

  32. Cada um tem uma receita. Eu li “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” e achei interessante por falar justamente isso: cada casal encontra sua receita. Porm, ensina coisas bsicas como juros, investimentos, economia, etc… A nossa receita a seguinte: cada um tem sua renda, sua conta individual, seu carto de crdito, mas dividimos as contas. No gostamos muitos desses controles de planilhas, tabelas, etc. Economizamos sempre, e quando atingimos o valor para a nossas metas: compramos, dividindo o valor por 2! Tem funcionado bem com a gente!

    Em 26 de fevereiro de 2013 23:07, Dias a Dois

  33. Concordo com vc em número, gênero e grau. Seria ótimo se todos os casais pensassem e agissem assim. Eu sou uma das que torcem pelos outros posts, tá bom?
    Beijão e fica com Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s