Faça Você Mesmo: Cavalete pra Mesa

Eiiiii… mais uma vez fiquei um tempo sem aparecer, né?! Mas precisei mesmo de um tempo pra me dedicar ao trabalho e a facul, que ficou em segundo plano nesse período, mas que tive que correr muito atrás para não perder em nenhuma matéria. Ainda estou esperando o resultado de algumas provas, mas estou bastante otimista!

Enquanto isso, vamos retomar o ritmo do blog?! Temos muitos projetos em andamento aqui em casa, nenhum concluído, mas acho que vocês não irão se importar se mostrarmos assim mesmo, não é?!

Então, sem mais delongas, vamos direto a tentativa de PAP. Tentativa porque o negócio é tão fácil, que nem nos preocupamos muito com os detalhes. Aqui em casa resolvemos aproveitar uns pedaços de madeira: um que encontramos na rua e outro que tínhamos por aqui. Aparentemente elas estavam horríveis…

1

Mas sabe, de vez em quando precisamos olhar com outros olhos pras coisas… e vocês vão ver no final que valeu a pena… mas enfim, cortamos a madeira…

a

2

E terminamos com o seguinte:

8 peças 75cm x4 cm x 2 cm chanfradas

2 peças 65 cm x 5,5 cm x 3 cm

2 peças 55 cm x 5 cm x 2 cm

4 peças no maior tamanho: 39 cm no menor 36 cm x 5 cm x 2 cm

3

Não sei se perceberam, mas algumas estavam cortadas assim:

4

Isso nós cortamos montando como se fosse um quebra-cabeça, a gente ia montando, e riscando o que deveria ser cortado…

5

7

A mesma coisa para a parte de cima… prendemos como ficaria depois de montado…

8

… e usamos um pedacinho como molde…

9

… riscamos o que precisava ser cortado…

10

11

… e cortamos com a serrinha mesmo… fácil assim!

12

13

E foi dessa forma que cortamos todas as que precisávamos.

14

O mesmo princípio usamos pra marcar todos os furos que fizemos com a furadeira, pra depois colocarmos os parafusos.

15

Com tudo cortado e já furado, foi só montar. Primeiro a parte de cima…

16

…depois, a parte debaixo. Nessa hora, se tiver alguma folga, aproveite pra consertar…

17

Terminamos de montar já no escritório.

18

Não envernizamos ou pintamos, porque na verdade ainda não nos decidimos… por enquanto está sem nada, e vamos deixar pra terminar só quando as paredes do escritório estiverem pintadas. Então por enquanto, temos esse depois…

19

Ainda não está bonito, mas garanto que irá ficar.

20

Quanto ao tampão, é de vidro temperado de 8mm. E agora chegamos em um detalhe que quero reforçar: a necessidade de pesquisar preço. Mas gente, pesquisar com vontade, e chorar desconto, sem medo de ser feliz! E daí que liguei pra 8 lojas diferentes. E daí que o preço variou de R$280,00 a R$150,oo, que foi o preço que consegui com pagamento a vista em dinheiro!

Antes de fazermos esses cavaletes, eu pesquisei o preço de mesas já prontas, e a mais barata que encontrei na época foi de R$300, e mesmo assim, nada do meu gosto. Aí fui ver cavaletes prontos… nem acreditei nos preços! E a madeira?! De qualidade inferior! Aqui em casa usamos madeira de primeira (ipê), e como custou ZERO, esse foi o valor total da nossa mesa: R$150,00… com o tamanho exato que eu queria, e ainda a possibilidade de ter um acabamento na cor que eu quiser! Uhuuuuu… isso sim é negócio!

Então, ainda não está bonita, mas está sendo mega últil! Aliás, teve um post em que algumas meninas me perguntaram que mesa era essa (entre elas a Iara) que não conheciam… Então, é essa aí…rsrsrs. Vergonhoso, mas tenho que confessar: ela fez um ano em maio! E continua sem verniz, sem tinta, sem nada… vida real, fazer o que né?!

Bem, as coisinhas que começamos a mexer não param por aí, mas isso é assunto para outros posts…

Então, me digam, vai valer ou não a pena, quando ela estiver prontinha e toda arrumadinha?! E o preço final então?! E o que acham, continuamos a mostrar os projetos em andamento, mesmo que não estejam terminados?

66 comentários em “Faça Você Mesmo: Cavalete pra Mesa

  1. Parabéns pessoal pelo seu site, achei ele procurando racks para tv, e sempre dou uma passada para ver mais coisas legais.

  2. Olá, primeiramente parabéns o site é show de bola. Pretendo fazer os cavaletes ,mas tenho uma dúvida em relação aos parafusos, foi usado aos pares? Qual tipo?Obrigado.

    • Oi Thiago,

      Primeiro, obrigada! Fico feliz que tenha gostado do nosso cantinho.
      Quanto aos parafusos, foram usados aos pares sim, não temos os tamanhos porque usamos os que tínhamos por aqui.

      Boa sorte, e te aguardamos mais vezes!

  3. Olá, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo, vou casar em dezembro e sempre gostei de trabalhos manuais, achei o site de vcs pesquisando sobre “como fazer móveis de mdf”, o site está muito bacana parabéns, Já tinha pesquisado sobre os cavaletes pra usar com porta pranchetada pra fazer mesas do home oficce mas nunca achei explicando direitinho como fazer assim como vcs explicaram.

    Eu e minha noiva utilizaremos muitas ideias daqui na nossa casa!

    Uma sugestão seria criar um post das ferramentas básicas para se ter em casa, para fazer nossas próprias coisas.

    Parabéns, Jesus abençoe o casal!

    • Olá Ewerton!

      Ficamos super felizes que tenha nos encontrado e gostado daqui. Pode deixar que vamos postar sobre isso sim, só voltarmos de férias… hehehe

      Grande abraço e muito sucesso ao casal nesse desafio!

  4. Adorei o seu blog! Nos casamos a cerca de 3 semanas e estou louca para decorar nosso AP, uma das blogueiras (a Val) me indicou seu blog, e estou amando cada detalhe, muito bom gosto, parabéns!
    Beijos

  5. A pessoa some, não fala nada.. Eu hein! Pelo tempo sem postar to começando a achar que eles já devem ter levando outra casa sozinhos. Será? :/
    Rsrsrsrsrs

  6. Adoro o blog, e tenho uma dúvida. Coloquei pastilha na parede da pia da cozinha. Posso furar para colocar aquela barra para pendurar utensílios? Já procurei na internet, mas não acho nada falando a respeito.

  7. Olá!!! Mandei um e-mail pra vocês mas deve estar abaixo dos 736 que chegam… Encontrei o site há uns 4 meses quando resolvi comprar um cooktop e aproveitar minha bancada em “L” e pesquisei fotos na internet e encontrei um diário sobre obras e afins… Adorei e me viciei… Olho todos os dias e fiquei super feliz com o novo (já nem tanto assim) post sobre os cavaletes para mesa (que adorei é claro!!)…
    Então resolvi postar um comentário aqui…. Beijos e aguardando mais um post..

    • Oi Ana Paula!

      Estamos muito atrasados com os emails… desculpe! Rsrsrs
      Fiquei super feliz em receber seu comentário e pode deixar que em breve eu posto… as coisas por aqui estão um pouco complicadas, mas ja ja se ajeitam.
      Mil beijos e obrigada pelo carinho!

  8. Oi Juuuuuuuuuuuuu, obrigada pelo conselho, a gente cai, mas Deus ajuda a levantar.
    Realmente foi um período difícil, mas estou superando e logo voltarei a postar.

    Mas cadê vcs? Adoro seus posts e vcs sumiram!!!

    Bjs

  9. Bem inspirado em vcs comecei a fazer mil e uma coisas na minha casa com meu marido!!! e como vcs me ajudaram muito qdo quiserem tirei fotos para compartilhar com vcs!!

  10. Parabéns,Ju! Está ficando ótimo! Aqui em casa, eu e meu marido estamos fazendo os armários da cozinha usando quatro janelas que encontramos na rua. Acho que tb vai ficar legal!

  11. Como sempre arrasaram!!!! Idéia BBB (boa, bonita e barata)!!!
    E por favor não só pode como deve postar coisas inacabadas, até ideia no papel tá valendo hahahaha Só não vale sumir mais!!!! hahaha
    Espero que tenha dado tudo certo na facul!!! Estava aqui com pensamento positivo!!! bjão

  12. Juuuuu!!!!! Ficou um espetáculo. E vamos combinar que esse gasto foi quase irrisório né, pra uma mesa tão linda assim! Parabéns MAIS UMA VEZ!
    Menina, fiquei doida que não pude te responder antes, estou de férias, no nordeste e acessando bem pouco a internet. Mas vejo os comentários pelo celular !
    Como vc está?
    Manda e-mail pra gente bater papo !
    Bjossss

  13. Uauuuuuuuuu arrasou! Ficou demais! Super muito mais barato kkkk! Tb to assim por aqui, eu mesma fiz o painel de tv da minha varanda com custo zero, pq as ripas de madeira eu ja tinha! Passa lá!
    Bjaum

  14. Que saudades que eu estava de vocês!
    Ju acho que vou chamar meu irmão pra ver como é facim facim de fazer os cavaletes custo zero que eu tanto quero rsrs.
    Vocês sabe que todas as ideias de vocês,ele é que faz pra mim por livre e espontânea pressão.
    Não sei se o chamo agora pra ver …não sei se preparo o terreno primeiro…rsrs.
    Outra abstinência de vocês não sei se sobreviverei!
    BEIJOS

  15. Olha! achei lindo assim mesmo, rústico, atual, moderna, tudo de bom, adorei, vocês hein! sempre postando coisas maravilhosas e práticas, sem contar o custo. Aguardo anciosa mais post, bjs.

  16. Encontrei o blog hoje enquanto faço umas pesquisas pra ajudar minha tia em uma reforma! Estou encantada, muita coisa linda, principalmente o jardim de inverno, por causa dele que encontrei aqui! Adoro gente esforçada e que faz as coisas com as próprias mãos, a sensação é ótima né, depois ver tudo pronto e saber que você que fez… beijos

  17. Adorei o seu blog … Já tenho acompanhado a uns dias em silencio … rsrsrs
    Quando minha casinha ficar pronta vou aproveitar muitas das suas dica.
    Bjuuus

  18. Não está pronta ainda a mesa? Sério? Nem parece! Ai, preciso confessar… Morro de inveja da capacidade que vocês têm de fazer o que os outros pobres mortais vão pra loja comprar! Mas ainda não desisti de fazer meu rackzinho pra sala.E quando eu fizer faço questão de te mostrar, mesmo que fique tudo torto e capenga!

  19. Que mesa linda Ju .. Boa Idéia sabia? Estou precisando de uma aqui em casa!
    Aqui na minha cidade tem uma vidraçaria que as vezes colocam estes vidros temperados na rua para quem quiser pegar , acredito que seja alguma peça perdida cortada errada !! Acredite se quiser , esses tempos marido passou em frente e perguntou , e trouxemos para casa 2 vidros temperados grandes , um comprido para fazer um aparador e o outro igual o da sua mesa , ainda não sabíamos o que fazer com ele , vou mostrar para o marido!!

    Que bom que gostou do nosso laguinho , faz um aí vai ficar lindoooo!! Como está as plantinhas do seu terreno , e o pergolado continua por lá?? Estamos pensando em fazer um pergolado em cima do nosso laguinho e colocar acrílico !!Projetos da vida !

    Bjusss!!!

  20. Juuuuu você foi lá em casa, que delícia! Eu amei sua visita lá no Ninho. Ei menina, e já voltou com projeto novo… que belezaaa! Aos pouquinhos vai ficar lindão. Essa vida de trabalha, estuda, facul, fica tensa com a nota (faz cagada na prova e depois fica rindo com cara de What??- é eu fiz isso… e depois fica rezando pelos sonhados pontinhos pra passar de vez, mesmo que seja assim de raspão) é de deixar qualquer um louco e sem inspiração de postar. Mas o immportante é que vc voltouu eeee!

    Beijinhoss e inté!

  21. Como assim ainda não está bonita? Pra mim a mesa já está linda!
    Eu escolheria o verniz como acabamento (e gostei da ideia que deram de colocar uma prateleira na base).
    E SIM, queremos ver os projetos em andamento!

  22. Marido prendado o seu . Felicidade hoje no dia dos namorados. Uma ptina mostrando mesmo que a madeira antiga, aplicando uns restos de tinta. No sei explicar, mas espero que voc entenda. Parabns.

  23. Vocês sempre trazendo para nós uma solução boa e barata e que causa o mesmo efeito de comprar um produto já pronto! Basta usar a criatividade e a mão na massa. Por falar em mão na massa, nós estamos quase terminando a reforma do nosso apto (uma das causas da ausência de posts no nosso “Uma só vida”), e se tratando de reforma sabemos que cada coisa economizada vale muito! Valeu pela dica! ;)!

    #Ansiedade a mil por hora para ir ao nosso “Lar doce lar”!

  24. Essa mesa é show de bola, eu só descobri ela depois que já tínhamos comprado a nossa, dessas bem simples e comuns.
    Terminar um projeto pode ser demorado,mas acho que acontece com quase todo mundo, mostra os em andamento mesmo , somos curiosos!
    Me dei até o final de julho para decidir minha vida profissional, até lá, vou tentar fazer uns projetinhos aqui em casa.

    Bjs Ju, boa sorte com as notas!!!

  25. Olá! Excelente idéia!!!
    Você acha que eu posso fazer um aparador e colocar no meu hall de entrada neste mesmo estilo?

  26. Ju, aqui também tenho vários projetos começados e não acabados. É horrrível, eu sei, mas leva tempo até tudo estar concluído. Não dá para trabalhar, cuidar da casa, estudar e ainda fazer todos os projetos DIY de uma só vez.

    Adorei essa mesa de cavalete e aparentemente ficou bem simples. Agora, falta só a parte mais fácil, que é pintar ou envernizar. Por ser um ipê, eu iria direto para o verniz.

    Beijos!

  27. Olá Ju! que bom vc está voltando com os posts…adóooooro! Muito bacana o PAP da mesa de cavaletes e ainda + se falando de reaproveitamento e sustentabilidade mto bom! Eu quero fazer tbm, só que pensei em um aparador, sabe aquelas mesas ou até msm aparadores (brancos) de apoio p/ festas? Então de guloseimas, bolo, salgados e etc… então essa é minha ideia eu tenho um espaço bem bacana pra isso. Eu e meu marido fizemos um espaço gourmet onde nós iremos morar provisoriamente enquanto nossa casa não fica pronta, optei por fazer esse espaço primeiro pra não perder o ritmo das nossas reuniões com familiares e amigos…
    Abraços e bem-vindos!!!

  28. Bah Achei muito legal esse projeto e até já me deu idéias…
    Descobri o blog de vocês por causa dos DIY ou PAP e desde então fico na torcida por novidades… pois adoro fazer coisas em casa também…
    Sobre postar projetos mesmo sem finalizar acho que dá pra fazer tranquilamente, pois nesse faltou apenas pintar, mas a idéia do projeto ficou concluída e deu pra entender perfeitamente.
    Parabéns pelo blog, admiro muito.
    Abração…

  29. Primeiro, parabéns aos dois pelo veradeiro e honesto JEITINHO BRASILEIRO, e é claro pela linda casa. Estou seguindo-os a pouco tempo e já admiro o casal, quanto aos cavaletes vou com certeza aproveitar a idéia. Sorte e continuem assim.
    Ivan, Marilia-SP.

  30. Showww, vcs são muito talentosos mesmo. Parabéns! E SIIIIMMM Queremos ver os projetos em andamento. Ah, queria te dizer que sou outra pessoa dps que conheci seu blog e li sobre pesquisa de preços e que diferença isso faz, como joguei dinheiro fora aff mas to esperando aquele post que vc prometeu sobre planejamento, como vcs fizeram pra construir, viajar, decorar etc… tudo ao mesmo tempo?? To aqui torcendo pra vc ir bem nas provas e voltar aqui rs bjos

  31. Bem legal… espero que consigam aprontar em breve…rsrs… porque já é uma ideia para o nosso escritório…rsrs. Mas as coisas são assim mesmo, devagarzinho se chega lá. Bjs pra vcs.

  32. Ficou muito bom, e melhor, com um ótimo material que seria apenas mais um estorno pro meio ambiente se vcs não o salvassem rs. Ju desde que leio vcs começamos vários projetinhos que já tinha prometido te enviar, mas os estudos não nos deixam né rs. Tô na maior correria com trabalho, provas e construção! Seu post além de uma ótima ideia, foi uma pausa na minha correria! Não suma de novo, mostre o que estão aprontando vai!!! bjusss

  33. Ficou bem bonita…eu colocaria uma prateleira nessa base desse cavalete…e pintaria de preto! 🙂

    Nem me fale de estudo…eu tbm to morrendo de estudar! Te entendo! 🙂

    bjusss

  34. Juuuuuu… Que saudade!! Noooossa, estava me segurando pra nao te mandar uma msg pra saber como estavam as coisas, rsrsrss eu estava parecendo um viciado com crise de abstinencia… Entrava 3x por dia no blog pra ver se tinha atualizaçao. Rsrsrs acredito que todos os seguidores do blog estavam com saudade da positividade com a qual vcs encaram a vida!! Que bom te-los de volta!! Mas vamos ao PAP… eu gostei do cavalete, e como sempre vcs tem muito talento pro faça vc mesmo. Acho que pintado de branco vai combinar melhor com o estilo da casa de vcs. grande beijo. Felix

  35. Vocês são o casal mais prendado do Brasil! kkk
    Amei a mesa, já tinha pensando em uma assim pra nossa casa e ela seria amarela!!!
    Obrigada por matar minha curiosidade. E Espero que passe logo em todas as provas pra poder mostrar os outros projetos em andamento pra gente.
    bjão

  36. Parabéns, o blog está lindo e vocês, além de muito fofos, conseguem trazer essa aura de leveza em tudo que fazem. Estou tentadíssima a adquirir a minha side by side da Samsung graças a vcs, e a mesa de cavaletes ficou maravilhosa. Vocês tem o toque de Midas!
    Novamente parabéns pelo blog, virei fã assídua!

  37. Claro q ta lindo sim! Moderno, inclusive. E melhor com Madeira q teoricamente era lixo.. Mt bom!
    Quer dizer q a senhora vai passar em algumas matérias na sorte? Ta certo isso dona Juliana? Rammmmm. Hihihihihi.
    Tava c saudades

    • Sorte nada! Me matei de estudar! kkkkkkk
      Mas olha, mesmo estudando muito, vou confessar que está sendo por pouco, hein?! rsrsrs

      Agora, se eu passar em tudo, volto de vez aqui pro blog (ui, tá parecendo até promessa!) hahaha

      Beijocas

Deixe um comentário

