Faça Você Mesmo: Aromatizador de Ambiente Caseiro

Pessoal, primeiro quero agradecer os comentários do último post! Obrigada por estarem sempre participando, mesmo que seja rindo de mim… kkkkkkkk

Mas voltando, usamos muito aromatizador aqui em casa. Adoramos chegar em casa e sentir aquele cheirinho bom de lar. Sabe como?!

O problema é que os preços atualmente andam caros pro meu gosto. Cheguei a pagar mais de R$50 por um potinho desses. E o pior: não exala aquele perfume que você sente assim que abre a porta!

Uma vez comprei um furrequinha nos EUA, que estava na promoção, e paguei o equivalente a 10 reais na época. Gente, como era bom! A casa tinha um cheiro delicioso o tempo inteiro, e nem precisava virar o palitinho!

Enfim, como tudo aqui em casa, resolvemos fazer o nosso próprio. E aí que a Liz ensinou como fazer no site dela, e eu claro, quis tentar:  http://www.quebaderna.com/2013/09/aromatizador-ambiente.html

Receita de aromatizador de ambiente com varetas de madeira

  • 200 a 250 ml de álcool de cereais (eu usei bidestilado)
  • 50 ml de água
  • 50 ml de essência
  • 10 ml de fixador
  • corante a gosto

Em uma vasilha, é só misturar todos os ingredientes e colocar no freezer por 5 dias para macerar. Se não for possível colocar no freezer, é só deixar macerar em frasco fechado em local escuro por 10 dias. Coloque no frasco e corte as varetas de madeira. Para esse com varetas, é importante ir virando as varetas!

Na minha cidade eu não encontrei pra comprar, então comprei no ML. O link é esse aqui (o link é só da essência, mas comprei tudo nele, pra pagar só um frete):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536829631-aaa-essncias-puras-varios-tipos-escolher-100-ml-r-700-_JM

A única diferença é que quase não se encontra o álcool de cereais pra comprar aqui no Estado, mas o bidestilado pode substituir ele sem problemas (pelo menos foi isso que li por aí).

Pra medir, usei um medidor de vidro da cozinha (não fica cheiro) e coloquei tudo numa garrafa pet e deixei 10 dias dentro de uma mala.


aromatizador

Depois disso, foi só colocar nos potinhos. Eu aproveitei as embalagens e palitos dos aromatizadores que tinha aqui em casa, mas pode ser usado palito de churrasco e qualquer outro frasco que tiver em mãos.

aromatizador 2

Eu não usei tudo, porque queria testar essa receita e ver se acertava. Ah, e resolvi não usar corante… Gastei cerca de R$31, incluindo o frete, e dá pra fazer mais de um litro de aromatizante, ou seja, bem mais em conta que comprar por aí (pelo menos do que por aqui na minha cidade).

Ficou bom? Ficou, o cheiro é delicioso!!! Ficou exalando o cheiro como eu queria? Não. Queria que o cheiro fosse mais presente… eu viro os palitinhos e aí dá pra sentir, ele toma conta do ambiente, mas pouco tempo depois, você não sente mais nada. E eu agora estou pensando onde foi que errei.

E não povo, não é porque meu nariz se acostumou e nem que o cheiro está fraco, ele só não dura. Quando chego do trabalho e abro a porta da sala, não sinto nada… só se eu for lá e virar os palitinhos.

Aí a pergunta é: o que eu coloco a mais pro cheiro permanecer mais tempo no ambiente? Não pra ficar mais forte, mas pra ficar mais “constante”?

Deu pra entender?! Será que é questão de proporção, tipo, colocar mais fixador, ou menos fixador, ou mais álcool, ou pode ser o tipo de produto usado? Onde foi que errei, no álcool bidestilado?

E agora, quem poderá me defender?!

 

Anúncios

77 comentários em “Faça Você Mesmo: Aromatizador de Ambiente Caseiro

  1. Ola , não sei si e isso que ta impedindo seu aromatizado te fixa mais o cheiro mais a agua tem q ser mineral !!!! Sem cloro sem bactérias nehuMa.bjs

  2. No meu caso eu nao estou achando os frascos…Quando acho é em grande quantidade…Ta dificil..

  3. Primeiramente as varetas devem ser de bambu e não as de churrasco (madeira) as de madeiram não ficam empreguinadas, só umidecidas. Quanto a amiga lá no topo que disse que o aromatizador ficou com uma porção de óleo, é só colocar um pouco de RENEX (compra no mesmo local que vende essências e fixadores), ele dissolve as partículas de óleo, não precisa usar muito. Um truque que aprendi (com o vendedor da loja): misturar a essência no fixador antes de colocar no frasco e umidecer as varetas (por completo, não só as pontas) assim elas ficaram empreguinas e quando mergulhadas no aromatizador já pronto ela fica turbinada…… afinal o responsável para exalar o cheiro no ambiente são as amigas varetas…. Lembrem-se, só serve as de Bambu. espero ter ajudado!!!!

  4. Olá pessoal. a resposta para manter o aroma por mais tempo é muito simples: troquem as varetas por varetas novas assim que elas estiverem encharcadas. A vareta de madeira é o condutor do aroma, quando estão encharcadas param de conduzir. Deixem as varetas encharcadas no sol para secar, e depois podem usa-las novamente. Abraço.

  5. BOA TARDE,SOU NOVA NESSE RAMO DE ARTESANATO RSRS QUERIA FAZER UMAS LEMBRANÇINHAS PRA O MEU CASAMENTO,SÓ QUE NÃO SEI QUE ESSENCIAS USAR,TEM UMA DICA PRA ME DA?RSRSR.

  6. Bom dia Ju, fiz a receita mais a minha essência não misturou ficou o óleo em cima , mais o cheirinho esta ótimo. na estética ficou feio. existe essência a base de agua?/

  7. Oi Claudia, boa noite. as proporções é que estão meio falhas, como faço sempre em maior quantidade, aqui vai a dica: 600 ml de álcool de cereais, 100 ml de essência de sua preferência (as importadas são melhores), 250 ml de agua destilada (ou filtrada) e 50 ml de fixador, corante de sua preferência (uma gotinha porque se colocar muito as varetas ficam coloridas). Deixar macerar por algum tempo em um local escuro, pode colocar dentro de uma caixa (não é obrigatório). Esta pronto para uso, faço para vender e o cheiro sempre permanece como os comprados em loja. Um abração.

    • Oi Cassia, também quero fazer aromatizante para vender e gostei da sua receita. Gostaria de saber , se possível, o endereço na internet para comprar os produtos.
      Moro na divisa do Est. do Rio e Espírito Santo e aqui não tem nada, o jeito é comprar pelo site.
      Se você puder me informar, será ótimo.
      Obrigada,
      Vilcinea Tardin

  8. Eu acho q eles colocam os aromatizadores nas saidas de ar condicionado, por isso cheiro mas duradouro. Alguem sabe me dizer se posso usar essencia de aromatizador de ambiente pra fazer velas? É que tenho varias e queria tentar fazer uma vela com elas.

  9. Amo sentir um cheirinho gostoso dentro de casa, é aconchegante e muitas vezes eu acabo passando pano no chão com amaciante kkkk, limpa, dá brilho e perfuma!
    Certa vez comprei um kit aromatizante na 25 de março, mas não sentia o cheior e dei pra minha mãe, ela disse que só sentia o cheirinho quando passava perto do aromatizador.
    MInha irmã ganhou um com cheiro de chá verde, muito gostoso, ela deu pra minha mãe, era um vidrinho bem pequeno, mas durou muuuuuuito tempo.
    Nem me arrisco a fazer por aqui…ando tão desastrada que vai que num dá certo!

    Bjs

    • Val, dá certo, porque cheira até mais do que um que comprei pronto. Mas estou a procura de um que cheire de verdadeeeeeeeee… sabe como?! Beijos

  10. Oi!!! Comprei o aromatizador Bom Ar Air Wick, é muito bom e dura uns 35 dias aqui em casa, eu tinha uns vidrinhos bem bonitinhos daí passei ele para meu vidrinho e coloquei no lavabo, ficou lindo, cheiroso e durável, mas tem que pesquisar preço viu, aqui onde moro o valor varia entre 25 a 35 dilmas!

  11. Acho q o problema é a quantidade, pra 50 ml de essencia, eu uso 130 ml de alcool e só 20 ml de água, mas algumas essencias parecem exalar mais q outras….

  12. meninas
    reclamei com a vendedora de uma loja de roupa de cama( onde costumo comprar aromatizador) que o meu o cheirinho fica muito pouco no ar.
    A mesma disse que eu preciso além de virar as varretas borrifar o produto.
    Pois é isso que elas fazem para a loja permanecer cheirosa.

  13. Oi Juuuuu aqui é a Fran, tudo bem contigo?? Menina minha mãe ama brincar com as essências, ela “retempera” todos os amaciantes dela, coloca mais fixador e os cheirinhos que ela gosta. Sem falar do meu cunhado (maluco da química), vive fazendo uns perfumes assim “genéricos” para nós kkkkkkk! Ai, mas o que eu ía te dizer era o seguinte, o segredo do cheirinho está no fixador meu coração de chocolate. Os fixadores que nós encontramos por aí a torto e a direito são os nacionais, e a qualidade não é assim tão boa. Para o cheirinho ficar “Dahora”, tem que usar os fixadores importados, são um tiquinho mais caros… porém, a qualidade e durabilidade é outra. Vou perguntar para o cunhadão se existe mais alguma recomendação (se não me engano, esas misturas tem que ser feitas em potes de vidro… para descansar também!) Beijão doida… saudades de tu! Xau xau

    • Fraaaannn… saudade de vc mule!!! Opa, pede o cunhadao ai a dica do fixador que fiquei suoer interessada nesse babado!
      E ve se nao da uma de Juliana, e para de sumir.
      Beijocas

    • Olá Fran, não sei se verá minha resposta. Mas segui a barra e não vi outros comentarios seus. Gostaria de saber sobre o fixador, como marca que indica ou fornecedor. Se ver essa mensagem e puder responder agradeço de verdade

  14. Oi !! Tbém fiz estes aromatizadores e é assim msm… Só virando a varetinha é q sinto o cheiro, logo dps some… Se vc descobrir, conte pra gente !!… Comprar pronto sai mto caro e tbém não garante a duração do cheiro !!
    Ah ! E qto à cortina romana… bem, digamos q o resultado não agradou e o post foi bem engraçado… Como sempre, adorei – msm dando errado !!
    bj

  15. Jú, quanto tempo não vinha aqui no blog…Eu simplesmente amo tudo, suas dicas, enfim tudinho…. Rir muito com o lance da cortina. Eu nunca fiz aromatizadores, sempre comprei, mas confesso q gostei da ideia e vou tentar fazer tbm, é muito bom deixar a casa perfumada. Bjim e não some viu?!!!!

  16. Oi Ju,eu acho que pode ser o tipo da essencia que esta usando,as que sao a base de agua,saem muito rapido,tenta uma a base de oleo,Ou vcpode trocar os aromatizadores por velas em gel,tem umas bem discretas e delicadas,e o perfume dessas velas duram muito tempo,nao e necessario em acende-las,por si só ja perfumam o ambiente.Esperoque de tudo certo ai,beijokas.

    • Ah Ju,e vc pode também fazer saches com sagú,e so misturar o alcool de cereais com a essência e jogar por cima do sagu,deixa uns 3 dias no vidro tampado e se possível no escuro,e depois vc faz saquinhos de tule,e espalha pela casa,esse ja fiz fica ótimo. Da pra pendurar no varões das cortinas,em vários lugares,e dependendo da essência,ela fixa por um tempo bom viu.Bjokas

  17. Oi Ju, vou te dá uma dica, se vc é daqui do Rio de Janeiro, lá na Rua Senhor dos Passos nº 54 , tem uma loja que tem tudo para aromatizadores e superbaratos as coisas, lá tem as essências, os potes , Álcool de cereais, tudo muito barato. Os potes por exemplo paguei 3,00 reais e já com os palitos. Espero que tenha gostado da dica.

  18. Oi Ju!!! aqui em casa ou na loja é o mesmo problema!! Gastamos uma fortuna nesses aromatizantes e nada snifff…
    Vou tentar o seu quem sabe eu paro de gastar dinheiro e ecomomizooo kkk bjus

    • Pois é Cris… temos dois comprados prontos que não são melhores do que esses que fizemos e ainda são mais caros…

  19. Oii Ju, eu também adoro tudo que perfuma a casa, mas realmente no mercado tudo é muito caro, achei bacana esse ” faça vc mesmo”, mas fiquei com medo de fazer e ficar assim como o seu, rsrs vou esperar mais dicas, rsrs será que não tem que colocar mais fixador, para fixar mais o cheirinho? ou será o corante que vc não quis usar? quando descobrir me fala que vou testar, rsrs

    • Andressa, vamos tentar com outras proporções pra ver se tem diferença. Mas olha, temos dois comprados prontos aqui em casa que não perfumam como queríamos também, só que custaram bem mais caro…
      Beijos

    • So um até hoje de todos que comprei tinha um cheiro que tomava conta da casa! Todos os outros so virando a vareta… mesmo os comprados prontos… sniiiiiff

  20. Oi

    Desses de vareta, nunca fiz. Mas uso óleo essencial nas lâmpadas – pingo umas gotas (com elas apagadas, é claro) e, quando acendo… Shazam!

    É claro que só dá certo com lâmpada incandescente, que querem me proibir de usar por decreto, mas estou fazendo um estoque vitalício delas HAHAHAHA (por essa a Dilma não esperava). Nas lâmpadas eletrônicas a luz é fria, não dá. E nas halógenas o óleo queima rápido demais.

    Tive insônia de tanto rir com o caso da cortina romana.

    bjs

  21. Oi Jú!!!!!!! Eu tb amo casa cheirosa o que eu faço:
    *Tenho vários aromatizadores (difusores) distribuidos pela casa (sala/escritorio/banheiros)
    *Utilizar um spray sense gleide (tenho na cozinha)
    *Gavetas/guarda-roupas/sapateiras (saches uso mon biju)
    *Aromatizador para roupas de cama
    *Pra passar pano no chão (aquele tapinha no dia a dia) uso essencia coala lavanda.
    Vc pode usar tb aqueles aparelinhos bom ar/gleide de colocar na tomada tb são legais.
    O ruim de fazer uso de gleide/bom ar, é que não são cheiros exclusivos, diferente de quando fazemos em casa, ou compramos em lugares mais “sofisticados” leia se caros!!!!!
    Bjo

    • Luh… encontrei outra psicopata por cheiro igual a mim… hahahaha
      So não sou muito chegada a bom ar, acho os cheiros enjoativos… o restante adoro todos!
      Mas acho que vc ainda está me ganhando…rsrsrsrs
      Mil beijos!

  22. Olá,

    Eu sempre gastava horrores com esses aromatizadores, mas nunca duravam. Até que testei o da Air Wick. É perfeito e dura muito, quase dois meses. E o preço gira em torno de 30 dilmas.

    Beijos

    • Liz, vou testar com outras proporções, uma com mais essência, outra com mais fixador e ver a diferença entre elas…
      Mil beijos

  23. Oi Ju…
    Também sou viciada nesses aromatizadores e faço os meus e realmente tem esse problema do cheiro sumir rápido, ja testei varias receitas a que durou mais tempo é assim 250 ml de álcool de cereais, 250 ml de água mineral ou destilada, 30 ml essência de sua preferencia, e deixa no escuro por uns dias, não uso fixador pois não vi diferença no efeito durador do cheiro… olha que já faço os meus a mais de anos, o que percebi é que qto mais essência mais cheira!!! mas nunca fica igual ao comprado! quero saber o segredo deles também!!!

    bjs

    • Ju, vou fazer um com bastante essência e ver como fica! Mas seria tão bom se o cheiro ficasse igual ao de algumas lojas, ne?! Daquelas que vc entra e o cheiro toma conta de vc…

      Beijocas

  24. oi ju tudo bem?
    adorei os ultimos posts, parabéns…
    então, nunca fui um aluno exemplar em quimica, mas uma coisa eu aprendi nesses aninhos de ensino médio, alcool é um elemento que evapora muito rápido, talvez por isso vc não sinta “durabilidade” no cheiro…
    talvez fosse bom você usar outra material mesmo…

  25. Ju…. bem assim mesmo… o cheirinho nao fixa…… ja fiz varios de varias maneiras…. e nada….. Vou pesquisar e depois conto se descobrir alguma novidade…. bjsssss

  26. Ju, você é demais!
    Adoro quando tudo dá certo, mas quando não dá tão certo assim, morro de rir com seus comentários!!! Hahahah

    Confesso que também já tentei fazer esses aromatizadores, mas realmente não fica duradouro! Só virando o palitinho e por alguns instantes.

    Aqui no RJ tem um centro comercial chamado Mercadão de Madureira, muito conhecido. Lá vende tudo pra fazer, mas mesmo pegando indicações com os vendedores não deu certo!!!

    Se conseguir descobrir como fazer a casa cheirar igual a essas lojas de roupas de cama, grita!!!rs

    Beijos

      • Oi Claudia, obrigada pelas dicas! Colocamos sim, e o líquido está durando, mas o que não dura é o cheirinho no ar, só indo lá e virando as varetas. Mas temos dois que compramos prontos que tb não perfumam como gostaríamos, então ainda estamos no lucro…
        Beijocas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s