Faça Você Mesmo: Estante pro Escritório

Eiiiii… como estão todos, bem?! Aqui estamos muito felizes com a participação de vocês no nosso último post… obrigada a todos pelo carinho! Então, levamos tempo pra postar mais um né?! Mas é porque a pessoa aqui precisou de tempo para dar uma organizada de leve nas fotos… acreditam que ainda não consegui encontrar várias ?! Tá tudo bagunçadooooo… bom pra aprender! E daí que umas das primeiras que consegui juntar foi o PAP da estante do escritório. Vamos então começar daqui?

Eu queria muito uma estante da Ikea. O mal de ficar na internet é isso, queremos coisas que não encontramos por aqui, só lá nas Zoropa e nas América. E na falta de uma pra comprar, o que fazemos?! Atormentamos o marido Fazemos!!! A parte boa, é que podemos fazer do tamanho que bem queremos!

Lembrando que aprendemos enquanto fazemos, então não deixe de ler as observações que estão juntas com as fotos, porque iremos comentar o que faríamos de diferente, o que aconteceu, etc.

Partiu?! E dessa vez tem até desenhinho… aeeeeeee… não é pouca porcaria não!!! Aí no desenho tosco, poderão ver as medidas, a quantidade e onde cada  peça foi montada. Usamos MDF de 1,5 cm, e os parafusos… bem, esses não lembramos a especificação… desculpem! Mas na loja onde comprarem o MDF poderão te ajudar com isso.

Desenho Estante

A primeira coisa que fizemos, foi começar a furar as peças. Usamos uma broca de 2,5 mm pros furos onde entrariam os parafusos.

IMG_1446
Em seguida, usamos uma broca de 8mm nos mesmos furos. O objetivo é desbastar um pouco o lugar onde a cabeça do parafuso ficará, assim ele não ficará pra fora, permitindo a utilização de adesivos de acabamento, como verão a seguir.

IMG_1448

Pra base, marcamos onde os parafusos entrariam…

IMG_1449

… e em seguida furamos com a furadeira. Esse passo poderia ser pulado, porque o parafuso entra facilmente no MFD mesmo sem o furo guia, mas percebemos que o MDF começa a rachar assim, então, sugerimos que não pulem esse passo!

IMG_1456

Um dos motivos de mandarmos cortar o MDF fora, é porque na serra de bancada que temos, o acabamento não fica bom… tá vendo esses quebradinhos?! Isso porque cortamos aqui em casa, então esse pedaço não está no desenho acima. Usamos dois parafusos de dentro pra fora pra prender essa parte no final e dar mais sustentação à base.

IMG_1453

Depois de montada, ficou assim:

IMG_1458

Começamos então a trabalhar nas peças identificadas pela cor azul no desenho tosco. Medimos e marcamos onde ficariam todas as divisórias. Tá vendo os dois tracinhos ali? Eles marcam onde faremos os furos.

IMG_1462

Nós temos essa espécie de base de furadeira, que ajuda a centralizar o furo, e usamos para furar mais de uma peça de uma vez.

IMG_1464

IMG_1465

Depois de furado, prendemos as primeiras divisórias com cavilhas, essa espécie de pino de madeira. Usamos apenas metade de uma cavilha para cada montagem que verá a seguir.

IMG_1467

Montamos as laterais, mas logo percebemos que a forma mais fácil para leigos como nós, era prender primeiro o “interior” do móvel, e colocar a parte de fora por último. Então se for fazer, monte somente o “miolo” e deixe a parte externa para depois.

IMG_1469

(Detalhe da montagem)

IMG_1470

Nas divisórias presas as laterais, usamos cola e pensamos (inocentemente) que seria o suficiente pra manter no lugar. Hahaha. Nunca! Use parafusos. No final, usamos somente parafusos pra essas peças e foi suficiente!

IMG_1471

Detalhe de montagem…

IMG_1473

Achando que a cola ia secar e manter o MDF no lugar…rsrsrs.

IMG_1474

Em seguida, entra mais uma prateleira (azul no desenho tosco), e furamos a prateleira junto com a divisória. Nessa hora é preciso que alguém segure a divisória, pra ela não sair da posição… isso não está sendo mostrado, porque alguém tem que tirar foto, e claro, Pituca como sempre não quis ajudar…kkkk. Mas é sério, dê atenção a essa parte e use um esquadro pra ter certeza que a divisória está reta.

IMG_1475

Mais cavilhas…

IMG_1476

IMG_1477

O motivo de ter atenção nessa parte, é porque mesmo usando o esquadro e tomando muito cuidado, ainda assim é fácil errar… e qualquer erro nesse móvel fica muito perceptível.

IMG_1478

Mas caso isso aconteça, basta retirar a divisória e aumentar o furo…
IMG_1481

… checar se ficou na posição correta e passar cola pra firmar a cavilha.

IMG_1483

IMG_1484

IMG_1485

Depois que todas as divisórias e prateleiras estavam no lugar, colocamos a última prateleira.

IMG_1486

Dá pra notar que a lateral continua solta?!
IMG_1487

Começamos a prender então a parte externa de tudo. Fizemos isso de baixo pra cima, prendendo a primeira prateleira à base.

IMG_1489

Daí começamos a prender as laterais… IMG_1490

IMG_1491

Lembram das divisórias que usamos cola?! Depois que vimos que não dava certo, furamos pra usar parafusos… e além disso, deixamos essa parte para o final, bem depois de prendermos as laterais do móvel.

IMG_1492

E prendemos nas laterais, de dentro pra fora. Na foto abaixo dá pra ver os 3 parafusos que usamos, bem como as fitas de acabamento que começamos a colar.
IMG_1590

Aliás, essa é outra lição aprendida! A fita de borda deve ser colada antes de se montar o móvel, sempre que possível. Pras laterais não seria, porque usamos duas placas de MDF pra ficar com a espessura final que queríamos, mas a parte interna teria sido muito mais fácil de fazer se tivéssemos colado antes!

IMG_1594

Pra todas as vezes que usamos parafusos, nós desbastamos como mencionamos lá em cima, e usamos os adesivos pra dar acabamento.IMG_3598

Depois de tudo pronto, ficou assim:

Estante

Infelizmente não consegui achar as fotos com os detalhes do acabamento de perto, e nem uma melhor da estante pronta. Mas depois, quando eu tirar outras do escritório, aproveito e mostro essa parte. De qualquer forma, dá pra ter uma ideia geral de como fica, não?!

Quanto gastamos?! Olha, faz tempo… não lembramos mais, e quem disse que encontro o valor em algum lugar?! Então isso iremos ficar devendo… mas lembro que gastamos menos de 400 na época. Muito bom pra algo exatamente do jeito que quer, não?!

Esperamos que oPAP tenha ficado claro… fizemos o melhor possível! hehehe. E esperamos também que tenham gostado! 😉 Tudo muito simples, feito com poucas ferramentas e nenhum conhecimento…kkkkk. Mas o que isso mostra?! Que se nós fizemos, qualquer um pode fazer! Quem se animou?!

79 comentários em “Faça Você Mesmo: Estante pro Escritório

  1. Tenho que tirar o chapéu pra vcs. Vcs são feras. Acompanho vcs desde quando fui fazer minha escada. Tem muito tempo que não acompanho, depois da escada veio outras coisas, outras coisas e estamos com dois filhotes lindos… Atá… Onde conseguiram aquele suporte para centralizar o furo da furadeira? Grande abraço e continuem inspirando pessoas

  2. As lojas colocam a Fita de acabamento basta fazer um desenho, um projetinho e marcar as faces e as partes para eles aplicarem, sai baratinho.

    Parabéns! Não me canso de fuçar teu blog! 😀

    • É isso mesmo Thiago! Facilita bastante. Na nossa cidade só um lugar aplica e o preço acaba sendo um pouco mais elevado, então preferimos aplicar nós mesmos. Mas quem tiver possibilidade, acelera muito o processo.

  3. MELHOR BLOG DO MUNDO! Explica o passo a passo, os erros cometidos, mostra fotos e o texto é muito engraçado. Parabéns!!!

  4. Nossa super me animou para fazermos uma pra nós tbm ,tenho um ateliê de costura e preciso urgente de uma estante assim. Obrigada pelo pap ,amei. Beijosssssssss

  5. Olá Casall, saudadesss!!!
    Deixa eu te contar uma novidade, estou trabalhando em uma
    loja de planejados, acredita?! Sai da obra, estava muito cansativo menina!
    Estou feliz trabalhando lá, afinal adoro essa profissão de fazer projetos.
    Mas sabe que na nossa casa mesmo é dificil, só Jesus!!!
    E como vocês sempre me salvam nos projetos que quero fazer rsrsrs
    Estou pensando em fazer uma estante de nichos, como meu ap é pocket e
    eu sou louca, prefiro fazer os nichos separados, caso me de a louca de separar tudo um dia kkkkkkkkk
    Super beijooo

    • Ebaaaaaa saudade de vc tb Aline! Nossa, muito feliz por vc… imagino como deve ter coisa bacana no seu trabalho! E achei a ideia de fazer os nichos removíveis fantástica!!!!
      Faz e mostra pra gente… uhuuuu

      Beijão

    • Me lembro que quando era criança (bem criança mesmo, uns 30 anos atrás) minha mãe tinha uma estante de nichos azul marinho. Se achar foto eu compartilho. Deviam ser nichos de 50x50x40cm em chapas de 1cm (cabiam os discos de vinil em pé). E para ficar unidas e firmes utilizavam presilha de metal como se fossem chapas de 10x3cm dobradas em U. Cada lateral do nicho recebia duas presilhas.
      As medidas estou tentando puxar da memória mas dá para ter uma idéia de como era.

  6. FICOU ÓTIMO!!!!!

    SHOW. PARABÉNS

    Thaísa “A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo.”

  7. Oiiiii!!! (Já me sentindo íntima pq fiz um comentário no post anterior…rsrsrsrs)
    A estante ficou ótima!! Adorei!! Por causa do post do rack, acabei tb me aventurando com este tal de MDF e tenho que dizer: adorei o resultado! Montei uma bancada, usando cavaletes como base, e prateleiras e ficou muito show. Agora estou tentando fazer um revisteiro de parede lindo que achei no site da Oppa. Assim que ficar pronto, mando uma foto para vcs!! A inspiração e execução foi toda copiada aqui do blog… Bjksssss

    • KKKK
      Isso aí Margareth! Fico toda empolgada quando vcs me contam que estão fazendo e que vão me enviar fotinhaaaaaa… ebaaaa… yupiiiiii…
      Mil beijos e na expectativa aqui!

    • Oi Daia! Que bom ver vc aqui!
      Tenho lido seus posts quietinha… acompanhando pelo celular eu quase não comento.
      Mas depois passo lá pra colocar o papo em dia.

      Mil beijos linda!

  8. Ju, que lindo… ficou ótimo!! Vocês estão me saindo ótimos marceneiros… rsrsrs e com muito bom gosto, Parabéns!!!! Novidade: em breve terei um deck em casa… vendemos o ape antigo, compramos um ape num prédio novo e estamos reformando tudo, comprando os moveis… tudo a partir do zero!! Estamos nas nuvens por aqui… depois te conto mais. Beijos pra voces!!

    • Ebaaaaaaa!!!! Doooooida pra ver o ap novo!! Manda logo as fotos?! Quer me matar do coração?!?!?! To esperando seu email! rsrsrsrs
      Beijão!

      • Vou tirar umas fotos amanha e te mando… mas por enquanto ainda não tem nada… está na fase do quebra-quebra… rsrsrs

      • Caracaaaaaa… tô muito feliz por vcs! Fico imaginando como devem estar se sentindo! Feliz mesmo! rsrsrs
        Tô esperando as fotos…rsrsrsrs
        Bj

  9. Show de bola… vocês sempre superam as expectativas!!! Ansiosa por outra postagem. Grande abraço pra vocês e mais uma vez parabéns…:)

  10. Oi, adorei a estante ficou muito legal parabéns!!
    Também queria uma dessa proquarto do meu filho mais nem eu nem marido temos dom pra serviços manuais rss.
    Bjs e voltem com mais novidades

    • Kkkkkkk
      Márcia, eu sempre falei que tenho duas mãos esquerdas, mas mesmo assim dá pra fazer… acredite! Rsrsrs
      E pode deixar que em breve tem mais post com nossas invenções de moda!
      Beijocas

  11. como sempre arrasando no PAP
    minha namorada pediu preu fazer uma penteadeira para ela, e eu to meio encucado com este projeto… principalmente por ter poucas ferramentas e tal, mas acho que vou acabar encarando nesse esquema de pedir para alguma serraria cortas as madeiras pra mim.
    até pq se eu sismar de comprar a serra ferrou, vou acabar transformando a garagem aqui de casa em marcenaria e o carro vai parar lá na rua de vez hahahaha
    mas parabéns pelo post, vai ser um prazer voltar a ver isso daqui sendo atualizado com frequência. além disso, vocês estão quase me convencendo a fazer uma dessas daqui para ela tb hahahah

    beijão =D

    • Adoooooro esse modelo de mesa/estante… e quase fizemos aqui! Honestamente, não acho que precise investir numa serra nem tão cedo… mais prático e melhor mandar cortar tudo do jeito que quer… no que depender de nós, só compramos cortada agora! Rs
      E acho que deve siiiiiim fazer! Viu como dá certo sem muitas ferramentas?!
      Arrasa aí e mostra pra gente! Rsrsrs

      • eu to te devendo até hoje minha estantezinha/criado mudo né? pra qual email eu mando as fotos? decidi mandar as fotos mesmo com o projeto não 100% terminado pq a tentação de compartilhar é maior hahahahaha
        eu to pensando em fazer pra ela meio q d surpresa, o que eu vou mudar nessa ideia que eu te mandei seria que ao invés deu fazê-la em L faria reta, para aproveitar o espaço lateral/embaixo de uma janela que ela tem no quarto.
        provavelmente teria que comprar as madeiras cortadas mesmo, mas assumo que me divirto cortando as madeirinhas.

      • Hahahaha
        Homens! Não sei porque vcs são fissurados nessas máquinas.
        Manda as fotos pro nosso email: dias.adois@hotmail.com
        Acho que essa seria uma surpresa e tanto! Com certeza ela irá amar! Aproveita que o fds tá chegando… dá tempo de se organizar pra fazer…kkkkk… é, adoro colocar uma pilha! Uns amigos nossos falaram que vão proibir as mulheres de conversar comigo, porque no final só sobra trabalho pra eles! kkkkkk

      • Enviei lá, infelizmente não achei as fotos do PAP, estão em algum backup perdido aqui em casa hahaha (pra vc ver quanto tempo estou empurrando esse projeto XD)
        se puder depois dar a sua opinião sobre a estantezinha ficaria bem feliz =D

      • Obaaaaaa… mais tarde um pouco qd estiver no computador te respondo. Adooooooorooooo!!!! 😉

  12. Oi!!! Ficou muito legal! Recebeu meu email?? rsrsrsrsrs
    Não consegui entender porque você colou as peças nas laterais (porque foram necessárias essas peças)
    Colocar fita de borda é bem mais fácil antes da montagem, mas vocês vão pegando o jeito com o tempo. Aliás colocar fita de borda é um saco! 🙂
    Vou publicar no blog uma solução para não terem mais que usar parafusos e adesivos, espero que gostem 🙂
    Beijos!

    • Marluce, to sem computador, então não to checando email (aqui no tablet eu acho um saco a forma como ele abre)… mas assim que puder eu vou lá ver. As laterais colocamos porque eu queria espessura dobrada em volta, e na nossa cabeça assim era mais fácil. Tem outro jeito?! E ensina meeeeesmo pra gente, que daí usamos na próxima! Kkkkk
      Adoro suas dicas e tenho certeza que vou amar essa tb!
      Beijão!

  13. Ficou linda!

    Mas sabe a parada da serra? Se for aquela Black & Decker de bancada que vi em algum lugar por este blog, dá para serrar MDF trocando o disco de corte por outro de 250 mm e 80 dentes. Se é que vcs já não fizeram isso…

    bjs

    • Ryta, nós não conseguimos cortar direito nem com essa… vi um video no youtube de um marceneiro ensinando a diminuir esses defeitos usando a serra bem baixinha, cortando um lado do mdf de cada vez. Mas como aqui em casa não temos bancada de trabalho, nem quisemos arriscar. Mas acho que é possível sim, com a técnica e o disco de corte correto 😉

    • Vlw já vi, muito legal, agora preciso arranjar tempo pra fuçar o blog todo, como eu fiz com o Dias a Dois…rsrsrsrs

  14. Ficou linda!!! Pra variar vocês arrasam e incentivam a gente….tô bem desenhando um outro armário, aqui quem tem habilidade é o sogro, então mês que vem tem móvel novo! 🙂

    bjuuus

  15. Gente!!! Parabéns pelo esforço e dedicação que vocês tem!!! Fico com uma pontinha de inveja, mas uma inveja boa, sabe?
    Grande beijo e continuem essa casal maravilhoso!

  16. Oi Ju, UAUUUU!! Parabéns pra vcs pois ficou linda!! Amei o resultado!!
    Juro que não dá para ver defeitos, se tem eles ficaram imperceptíveis, sério!! Depois tira uma foto bem de pertinho para eu tirar essa duvida, kkkkk….
    Tenho um marido maravilhoso que faz de tudo, mas ele não se mete a fazer móveis, kkkk Parabéns pra vcs!! Aplausos, aplausos, aplausos, rsrs ficou shoWW!! Por isso que amo esse cantinho,Pura inspiração!!
    Bjão queridona!!

    • Kkkkkkk
      Andressa, pode deixar que vou tirar mais fotos e beeeeeeem de pertinho, com a estante cheia de bagulho do jeito que ta. Kkkkkkk
      Se não der pra ver os defeitos, pelo menos veremos que é forte e aguenta o tranco! Kkkkk
      Mil beijos minha linda!

  17. Estou para começar a montar meu apartamento que acabei de receber as chaves e lendo muitos blogs, felizmente, recentemente, esbarrei no de vocês, LI ELE TODO, peguei várias dicas e estou muito disposto e empolgado para fazer eu mesmo tudo que conseguir. Realmente a maneira como vocês explicam os PAP´s é muito clara, ideal para pessoas como eu que nunca fizeram nada, sem falar nas dicas do uso dos eletrodomésticos. Se tudo der certo, pretendo fazer o mesmo que vocês, criar um blog para ajudar outras pessoas que queiram seguir o mesmo caminho. Agradeço pela ajuda que o blog já me deu, e lhes parabenizo pelo belo trabalho!

    • Que coisa boa ouvir isso Adalberto! Tenho certeza que irá conseguir e que valerá muito a pena! Sempre repetimos que se nós conseguimos, qualquer pessoa consegue, basta começar!
      Um grande abraço e esperamos te ver aqui novamente 😉

    • Obrigada Pablo! Mas olha, qd o projeto é grande não pode pensar muito não, senão perdemos a coragem… tem que dar a louca e começar…rsrsrs
      Abração

  18. vc sabe sou fã demais de vcs dois! preciso de vcs lá em casa para me ajudar fazer o armarinho debaixo da churrasqueira.. o que vc acha ? heheheh faço o churras.. pago a cerveja e vcs me ajudam nessa! hehehehe I NEED YOUR HELP COM FAÇA VC MESMO! hehehe
    FICOU OTIMO!
    beijos!

  19. O acabamento de vocês é profissional, muito perfeito. Realmente vale a pena esperar pelas postagens!

    Continuem em busca de fotinhos para nós!

    • KKKKK isso sim é apoio! 😉
      Rodolfo, te garanto que tem defeitos… mas a gente larga eles pra lá e vê a parte boa…rsrsrs

Deixe um comentário

